TWITTER

quarta-feira, 9 de abril de 2025

PREVI EM ESTADO PERICLITANTE

      O Plano Um da PREVI está em equilíbrio?

     O ano de 2024 foi péssimo para os investimentos da PREVI, tanto no Plano 1, como no PREVI Futuro. No caso do Plano 1, os resultados até Novembro/2024 mostraram um déficit de R$ 14 bilhões, o que consumiu todo o superavit acumulado até 2023. Mais, o mês de Dezembro/2024 também foi péssimo para os investimentos, o que indica que o Resultado Anual de 2024 seria (ou será) mais deficitário, levando a um desequilíbrio bilionário no Plano 1.

No entanto, agora em Janeiro/2025, a PREVI divulgou algumas mudanças atuariais e, principalmente, um Acordo com o Patrocinador para que o BB assuma a sua parte no incremento das Reservas Matemáticas dos benefícios majorados por Ações Judiciais. Isso deverá impactar os Resultados de 2024 (Janeiro a Dezembro), o que só saberemos quando forem divulgados (Março/2025). Então, parece haver uma chance de que o Plano 1 permaneça em tênue equilíbrio ao final de 2024, pelo menos na Contabilidade.

Sendo muito otimista, considerando que o risco de que novos benefícios sem o correspondente incremento da Reserva Matemática esteja superado, ainda há outros riscos importantes para o Plano 1: (I) o de aumento de longevidade dos Participantes e Assistidos; (II) risco de incremento das pensões cujo cônjuge apresenta grandes diferenças de idade; (III) pelo lado dos investimentos, o risco é não obter uma rentabilização adequada, o que ocorreu em 2024.

(Extraído do Informe AFABB-RS nº 4 2025)



quinta-feira, 3 de abril de 2025

A JUDICIALIZAÇÃO NA COOPERFORTE

       Tenho recebido alguns comentários de anônimos sobre a rigorosa cobrança judicial, inclusive com bloqueio de valores em conta corrente, por parte da Cooperforte em seu setor de Recuperação de créditos.

              Creio que a Cooperativa seja uma instituição que tem obrigação de ajudar seus cooperados, sendo a sua conduta inadequada para conseguir inadimplência zero. Nenhuma das maiores instituições bancárias brasileiras recorrem a este expediente extremo, de resultados duvidosos. Nenhum cooperado dá calote por maldade ou má-fé, absolutamente. Além disso, há outras maneiras de coerção como impedir o cooperado de operar com outras instituições através do registro no Serasa.

        Triste saber que ainda há bloqueios de valores baixos (soube de relato de 239 reais) que o correntista quiçá necessita para o próprio sustento alimentar. Temos indiretamente como um dos responsáveis por isso a nossa PREVI que no passado nos roubou doze parcelas do BET (do 50% do patrocinador nada retiraram), e manutenção (que parece permanente) da cobrança da verba C800 contribuição pessoal mensal.

          Que a Cooperforte reveja seus procedimentos pois sempre existiu em qualquer contabilidade 3% de provisão para devedores duvidosos. Porventura, não há em cada abril a distribuição de sobras? Ora, se há sobras há lucro. Portanto, sem necessidade de tanto rigor a quem - por ene motivos - não pôde honrar seus compromissos.



terça-feira, 1 de abril de 2025

IDEIA GENIAL PARA REAVER CELULARES ROUBADOS

 


    Zap é uma forma de dizer o aplicativo Whatsapp ou simplesmente Whats. É uma ideia que pode dar certo desde que os bandidos ainda estejam de posse dos objetos roubados, e (mais importante) dispostos a obedecer direitinho a ordem governamental. Parece piada de primeiro de abril mas não é. (Que bom que fosse...)

       


         Eu me esforço bastante para entender o atual governo federal mas diante de tantas coisas surrealistas que ocorrem, definitivamente perdi o senso de tudo o que seja sensato.

           Quando os resultados aparecerem eu retorno para contar a vocês. Bem provável que saberão bem antes pela notável mídia tradicional (Globo e seus puxados). Certamente farão reportagens das maiores delegacias focando milhares de aparelhos resgatados, fazendo a nós incrédulos a perguntinha:

--Viram? Vocês que não acreditam num governo tão genial! E nós vamos ter que engolir sem água.

sexta-feira, 28 de março de 2025

PRISÃO DOMICILIAR PELA PRESSÃO POPULAR

 

                                                   IMAGEM JOEDSON ALVES - AGÊNCIA BRASIL


       O super Ministro Alexandre de Moraes concedeu nesta sexta-feira, 28, a prisão domiciliar para Débora Rodrigues dos Santos, mãe de dois filhos que eram privados da presença da mãe há dois anos. A cabelereira havia escrito com batom na imagem da justiça a expressão proferida pelo outro ministro em Nova Iorque, Luís Roberto Barroso, a expressão "Perdeu mané". Débora foi condenada a 14 anos de prisão por isso, pena que nem ao presidente Lula fora dada por mais que merecesse.

      Com a decisão, a acusada vai deixar a cadeia e cumprirá prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. Débora deverá usar tornozeleira eletrônica, não poderá usar redes sociais nem ter contato com outros investigados. Ela também está proibida de dar entrevistas para a imprensa, blogs e podcasts nacionais ou internacionais sem autorização do STF. No caso de descumprimento, ela deverá voltar para o presídio. ( Este parágrafo foi retirado do site www.agenciabrasil.ebc.com.br)

        O fato ocorre na mesma semana em que foi negada a prisão domiciliar ao idoso Jaime Junkes, igualmente preso no fatídico 08/01 e condenado também a 14 anos de prisão. Ele está com câncer avançado cuja doença prevê a pena em domicílio para o devido tratamento. Estranhamente o ministro Alexandre de Moraes negou a concessão da prisão domiciliar ou mesmo hospitalar, já que o caso talvez requeresse uma internação. Pode ter ocorrido que os advogados que fizeram a petição ao ministro não tivessem incluído um laudo médico atestando a doença. Não se conhece o motivo real pelo qual o senhor ministro tenha negado o pedido. Certamente o irmão Jaime não suportará o período prisional em virtude de ser uma doença terminal e já em estado avançado. Que o Deus do impossível tenha piedade e compaixão de nosso irmão Jaime Junkes.

      Então concluímos mais uma postagem com uma boa e outra má notícia. Bom fim de semana a todos e fiquem com Deus!🙏🙏🙏

 

quinta-feira, 27 de março de 2025

EMPRÉSTIMO SIMPLES: IOF + TAXAS

     


      O ES tem juros baixos embora tenha agregado a correção pelo INPC mais a famosa FQM, no meu caso dois por cento ao ano. Além disso, temos a garfada do IOF e da taxa de administração (deveria ser dispensada a meu ver).

Fiz um simulado agora em março, apanhando a renovação dos meus quatro empréstimos, alguns com a metade já paga e resultou nestes números:

Valor total do empréstimo:      282.997,27

Valor líquido a ser creditado:     88.737,32

Valor da prestação inicial:            3.971,44

Quantidade de prestações:   120

VALOR DO IOF (Mamma mia!):     3.117,35

Taxa de Administração PREVI:         565,99

       Não quero ser leviano mas pagar mais de 3 mil reais para o Ministério da Fazenda que não controla gastos, gasta mal, é o mesmo que jogar dinheiro no ralo. Todo mundo sabe que nesse governo as despesas são astronômicas. Só a primeira dama (apelidada de dona Esbanja) foi ao Japão uma semana antes do marido e ninguém pode investigá-la pois teve decretado sigilo de cem anos de seus gastos pelo ilustríssimo senhor presidente.

       Estamos em maus lençois. Um ministro do Supremo é seguido em suas ousadas decisões quase unanimemente, outro ministro diz em uma reunião partidária "Vencemos o bolsonarismo" e em Nova Iorque respondendo a uma interpelação popular disse: "Perdeu Mané!". Flávio Dino, um comunista assumido, foi ministro da Justiça de Lula e Cristiano Zanin advogado de Lula na Lava Jato. O STF tem lado político e não é a direita. Temos um inquérito do fim do mundo em curso pelo ministro Moraes. Há seis anos perseguindo a direita e apenas a direita. Por acaso, alguém sabe se algum político de esquerda ou de centro perdeu seu mandato ou autoexilou-se por medo? Nenhum. 

Bem amigos, queiram desculpar-me se saí um pouco do tema. É empolgação contra tantas injustiças. Abaixo deixo um vídeo para esclarecer a tentativa de Lula em "ajudar" os endividados com empréstimo lastreado no FGTS.


      Ah! Para não esquecer que este empréstimo também tem o famigerado IOF, viu?

terça-feira, 25 de março de 2025

PARA QUE SERVE VICE-PRESIDENTE?

      Nosso bem-amado presidente está no Japão e lá ficará até quinta-feira desta semana em viagem de negócios. Na comitiva estão três sindicalistas cujas identidades não consegui apurar. Também a excelente senhora ministra do Meio Ambiente Marina Silva acompanha a delegação.

      O fato inusitado é Lula não passar a presidência a seu vice Geraldo Alckmin, ainda que por apenas quatro dias. Já não o fizera antes por ocasião de seu internamento hospitalar. Seria esta uma prova que Lula não está afinado com seu vice? A imprensa (CNN) diz que Alckmin assumiu a agenda e os compromissos mas não o cargo. Confira no link abaixo:

https://encurtador.com.br/Z9ZhS

      Aliás, o vice fez uma declaração sobre inflação pelos alimentos que superou o nosso eloquente presidente. Veja no curto vídeo abaixo:

Será que é isso mesmo? O presidente do IBGE já opera alguns métodos heterodoxos em relação ao cálculo do IGPM. Pelo jeito o Brasil descobriu uma forma inteligente de maquiar a inflação. Aguardamos se vai funcionar na prática.

      Hoje só vamos focar neste tópico. Não vamos falar da decretação de prisão de um ex-presidente pela Primeira Turma do STF. Isso a imprensa vai noticiar bastante.

Foi decretada agora há pouco a prisão do doutor Sebastião Coelho, advogado de Filipe Martins. A coisa vai ferver...

sexta-feira, 21 de março de 2025

GOVERNO LULA SE MOVIMENTA PARA TROCAR COMANDO NA PREVI

       Após a repercussão negativa da auditoria do TCU que investigou o rombo de mais de dezessete bilhões, o governo se apressa para apagar o incêndio com a velha e surrada troca de comando. A notícia está em O Globo cujo link deixo a seguir:

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/03/21/governo-lula-se-movimenta-para-trocar-comando-da-previ.ghtml

       Caso o governo acerte no alvo, com mudanças que recaiam em nomes técnicos e conhecedores de mercado, os resultados bons deverão aparecer. Entretanto, se optar por escolhas políticas, ou seja, como moeda de troca para apoio político, já sabemos de antemão que os resultados serão desastrosos. O governo tem a chance de acertar, colocando no cargo pessoas competentes e tarimbadas para a função e que não deixem de olhar também para os donos do fundo de pensão, o maior da América Latina. Nos últimos tempos nós fomos "esquecidos" em melhorias notadamente para os associados com menor poder aquisitivo, viúvas e pensionistas.

         Não poderá jamais acontecer de certos investimentos como na Vibra Energia (ex BR Distribuidora) ter como finalidade aumentar a participação da Previ na administração como seria o intento segundo especialistas. Por isso, qualquer investimento deve visar somente a bons negócios para trazer melhoria nos benefícios. Nosso grande exemplo é o fundo Valia, da CVRD, privatizada em que os únicos beneficiários são os participantes do fundo. Um dia quem sabe chegaremos neste estágio.


O SINDICALISTA JOÃO FUKUNAGA JÁ ESTARIA COM OS DIAS CONTADOS NA PREVI.

terça-feira, 18 de março de 2025

SOBRE O PROCESSO IR 1/3 PREVI

Bom dia. O processo do processo IR PREVI dado à União, findou ontem. O prazo concedido pelo juízo foi de 90 dias (úteis) em outubro/2024. A ANABB, naquela época fez "chamamento do processo à Ordem" que é quando alguma coisa no processo não está de acordo com as normas processuais, foge à normalidade processual. Naquela época foi demonstrado pelos advogados dos Autores de que a maioria dos participantes, autores do processo, são pessoas idosas com mais de 60 anos e que a medida seria meramente protelatória. Pois bem. Terminado esse prazo de 60 dias (úteis) a União, mais uma vez, não apresentou cálculo algum, e, em vez disso, pediu prolação do prazo por mais 30 dias (úteis) para apresentar esses cálculos. SERÁ QUE NOVAMENTE O JUÍZO VAI CONCEDER?????? Para quem quiser pesquisar os processos são: Principal 00144660-60.2010.4.01.3400 e paradigma 1084902.77.2023.4.01.3400. Minha opinião é de que o Juízo não vai mais conceder prazo para a União e mandar pagar pelos cálculos já apresentados pelos advogados Exequentes/Autores, quando muitos dos valores já estão depositados em juízo. A conferir.

        O comentário acima é de meu amigo João que sempre nos presta grande ajuda nas informações. Talvez agora esteja chegando ao epílogo um processo ganho mas que se arrasta por anos intermináveis. Agradeço ao amigo João pela colaboração.

          A nossa justiça infelizmente ao invés de cumprir seu papel e agilizar os processos fica presa ao terreno político. Já pensaram se o STF parasse de fazer julgamentos meramente políticos, criando atritos com outros países inclusive, especialmente com os Estados Unidos, se dedicasse exclusivamente às questões jurídicas? Quantas pendengas jurídicas que se arrastam anos a fio poderiam já estar resolvidas. A política não deveria habitar no Judiciário. Deveria ser um poder isento e independente. Ela deve permear unicamente os que detêm votos na democracia: Congresso Nacional e Presidência da República.



domingo, 16 de março de 2025

MESTRE ARISTOPHANES NO FACEBOOK

 A FADIGA DE LULA

Aristophanes Pereira


         Em Física, na parte de mecânica e, particularmente, na prática da engenharia, a “fadiga de materiais” é fenômeno muito conhecido e de notável importância. No popular, até as crianças sabem que, flexionando, compassada e continuamente, um material, como um arame, ou uma haste metálica, depois de algum tempo, ele “cansa”, enfraquece, e se rompe.

         Por analogia, podemos estender o conceito de “fadiga” a diversos campos de atividade e, em especial, ao comportamento de pessoas. Recentemente, vimos pela TV, um grave e óbvio caso de fadiga humana, quando o ex-presidente Joe Biden, num debate público, se dobrou, fadigado, à vista de todos. 

         Na minha longeva idade, identifico, facilmente, óbvias ocorrências de fadiga em humanos. É o que se passa com o presidente Luiz Ignácio (LULA) da Silva, que completará 80 anos, em outubro deste ano. Também, já amolece, o seu colega americano, oitentão, em julho de 2026!  Longe de mim preconceito contra os idosos... O problema é que eles são idosos mesmo!

         Lula, provavelmente, o brasileiro mais conhecido, no Brasil e no mundo, tem um currículo singular, rico de notáveis feitos e de grandeza histórica!  Entretanto, sua fadiga fica, a cada dia, mais evidente, notadamente, quando se entrega à sua incontrolável verborragia, carregada de impropriedades, que não podem ser relevadas. Denunciam o enfraquecimento do seu material e avilta a dignidade de seu elevado cargo.

         Em dia da semana passada, falando num acampamento do MST, Lula “redefiniu” a integridade geopolítica do Brasil, separando-a em diversos “lados”, dentre os quais ele declara pertencer, por opção, àquele que estava ali! Uma impropriedade odiosa, divisionista, para o presidente de todos os brasileiros! Dias depois, vocaliza uma imaginária disputa com o errático colega estadunidense, e adverte – no mesmo estilo da primeira dama com o Elon Musk  – que “fale manso com ele”, pois “não tem medo de cara feia” .  Coisa de menino buchudo! Ontem, ainda repercute no noticiário, empolgado, disse que colocou “mulher bonita” nas relações institucionais, para melhorar sua articulação com o Congresso... Descabida deselegância!

         A despeito desses deslizes, o Presidente Lula, nos quase dois anos que lhe restam, dos 12 que cravará na presidência do Brasil, poderia realizar transformações marcantes para o futuro do país. Deveria empenhar-se em um projeto de reparação nacional consistente e progressista. Contrariamente, a sua obsessão personalista, por mais um pífio mandato, atravanca a renovação de quadros e desestimula o surgimento de novas iniciativas. Pior, ainda, quando isso é corroído pela ferrugem ideológica e por associações perniciosas. Triste Brasil!


Jaboatão dos Guararapes(PE), 13/03/2025

quinta-feira, 13 de março de 2025

GESTÃO DE QUEM NÃO É DO RAMO DEU RUIM ANO PASSADO

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundo-de-pensao-de-funcionarios-do-bb-fecha-2024-com-deficit-de-r-316-bilhoes/


      'Infomoney' diz que concentração demasiada em ação Vale3 resultou num impacto negativo no rendimento do Plano Um de mais de 3 bilhões de reais. Falta diversificação na carteira? Concentração nos investimentos?

       Percebe-se a urgente necessidade de auditoria do TCU mesmo. Seria melhor uma auditoria externa independente mas aí já vira utopia. Não desejam sequer a oficial do Tribunal de Contas. Que dirá uma independente.

        Nos últimos dez anos a administração da PREVI está sempre sob o controle da esquerda. A falta de alternância de poder é maléfico para qualquer empresa com gestão compartilhada. Infelizmente está ocorrendo em nosso fundo.

            Enquanto isso o site da Previ anuncia as apresentações dos resultados que começou em 27/02 em Brasília e segue durante o mês de março Brasil afora. Nada noticiado sobre o déficit acima. Parem a gastança com "apresentações" inúteis e desnecessárias. Entra ano sai ano e elas nunca terminam.



O CARO LEITOR JÁ DEVE TER NOTADO QUE PARA O FUNDO  OS CENÁRIOS SÃO SEMPRE "DESAFIADORES". ORA, A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ESTÁ AFINADA COM A DIREÇÃO DA PREVI. POR ISSO, DEVERIA ESTAR DANDO SUPERÁVITES SUCESSIVOS...



domingo, 9 de março de 2025

PASSADO O CARNAVAL, O ANO COMEÇA NO BRASIL

     Os amados leitores já devem ter ouvido de há muito que no Brasil o ano só começa após o carnaval. Realmente é uma grande verdade.

       Por outro lado, o caso da auditoria na PREVI, prevejo que tudo deve mesmo terminar em pizza, por razões óbvias. Sendo o TCU um órgão de fiscalização do governo federal, alguém em sã consciência imaginaria um desfecho que desagradaria o nosso amado Lula? Muito difícil mesmo. Estou convicto de que tudo não passa de fogo de palha. Quisera eu estar enganado!

       O assunto que vai esquentar doravante é a prisão do Bozo. Não há dúvidas que isto ocorrerá. A cela já está sendo preparada pelo Exército brasileiro. Lula vai fazer com o "mito" o mesmo que fizeram com ele na sede da Polícia Federal em Curitiba. Lula é mestre em vingança. Vai ter o mesmo destino de Braga Neto, seu vice na chapa de 2022.

        Mas chega de falar de política. Senão a colega Tereza Fleury não me lerá mais. Justo ela por quem tenho elevado apreço e consideração. E o nosso grande Medeiros? Sumiu do mapa mesmo né? Está só viajando ou curtindo os deliciosos balneários de nosso querido Brasil. Se ele aparecer por Balneário Camboriú vou até ali visitá-lo e lhe oferecer uma rodada de frutos do mar...

      Quem tiver novidades por favor deixem-nos saber nos comentários. Sempre há colegas privilegiados que sabem de notícias úteis antes do blogueiro. Forte abraço e uma boa semana a todos.


DO ALTO DO MORRO BOA VISTA, NO CENTRO DE JOINVILLE, SE SITUA O MIRANTE COM VISTA DESLUMBRANTE PARA A BAÍA DA BABITONGA (PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL). À MARGEM DA BAÍA A PISTA DO AEROPORTO DE JOINVILLE NA ZONA LESTE DA CIDADE. NESTE DOMINGO DIA NOVE DE MARÇO A CIDADE COMPLETOU 174 ANOS DE FUNDAÇÃO.

sábado, 8 de março de 2025

VIDA QUE SEGUE, AGORA SOZINHO

      No dia dois de março o Senhor levou minha esposa Terezinha, acamada por quase seis longos anos, vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Neste período que incluiu a pandemia da Covid-19, passei por momentos dolorosos em face da impotência diante de doenças autoimunes, jogando-nos num calvário que pareceu interminável.

      Neste relato quero agradecer muito à Cassi que jamais deixou de prestar-lhe assistência com longas e custosas internações bem como quando em casa o serviço Home Care. Muito obrigado é pouco pelo tratamento recebido da Caixa de Assistência. O que conforta é que neste período a Terezinha foi muito bem cuidada por equipe de cuidadoras e profissionais de saúde. Valeu-nos ainda o auxílio recebido do SUS que doava bolsas de coleta de urina além de gazes, soro e todo material para curativos para as escaras que se revezavam na região sacra tendo em vista a posição horizontal da paciente. Nos últimos meses, visitá-la no hospital me prejudicava por vê-la num estágio de dor e sofrimento. Assim, a sua partida foi um alívio para todos os que a circundavam.

        Agora estou me adaptando à vida solo. Precisamos nos cuidar pois as doenças não nos dão tréguas. Tenho sido muito bem tratado pela CliniCassi da minha cidade (Joinville). Duas médicas da família nos atendem aqui. Tomo uns oito remédios, alguns distribuídos gratuitamente pelo governo que nos dá um alívio no bolso.

          Um forte abraço a todos. Muitas orações nesta quaresma pois sem Deus nada somos. Estou o tempo todo orando e pensando em Deus. Compus uma frase que vos deixo para reflexão: "Tudo que me leva a Deus me eleva."



quarta-feira, 5 de março de 2025

QUANDO O CONOTATIVO GANHA OSCAR

      Finalmente o Brasil ganhou seu primeiro Oscar de sua história com o filme de Valter Salles interpretado pela atriz Fernanda Torres cujo título é "Ainda Estou Aqui." O tema foi a demonização da época política vivida aqui nas décadas de Sessenta e Setenta. 

      Impressionante a semelhança da chamada "ditadura militar" com os nossos dias atuais. Lá, artistas hoje consagrados como Caetano, Gil, Vandré compunham canções bombásticas como "Para Não Dizer Que Não Falei de Flores", "Sem Lenço Nem Documento", "London - London" e por aí afora. Hoje estes artistas estão calados e confortavelmente à sombra das benesses da Lei Rouanet.

        Entramos hoje no período quaresmal, início dos quarenta dias que culminarão na Páscoa da ressurreição de Jesus. Hoje é dia de recebermos cinzas na testa, conforme a tradição Católica, e ouvir a frase bíblica: "Lembra-te ó homem, eras pó e ao pó voltarás!"



terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

CNN MONEY ACOMPANHA CASO PREVI

     As notícias sobre o nosso fundo de pensão são atualizadas pela "CNN Money" cujo conteúdo não posso reproduzir aqui para não ferir os direitos. Segue então o link para que o leitor possa ver toda a matéria sobre o assunto:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/rombo-na-previ-pode-levar-a-processos-na-justica-entenda/

     Caso o TCU considere que houve  dolo ou culpa somente neste caso ocorrerá a responsabilização dos gestores do fundo. 

A PREVI foi em 2024 de contínuos superávit a um déficit muito preocupante. 

      Fiquemos atentos ao desenrolar da auditoria cujas conclusões serão amplamente divulgadas pela imprensa tendo em vista a relevância econômica para todo o Brasil uma vez que a PREVI é uma gigantesca fonte de recursos para o desenvolvimento do país.



ESTRATÉGIA "SEGURA" DE INVESTIMENTO EVITARIA ROMBO BILIONÁRIO NA PREVI.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

INSS VAI COLAPSAR

      Dois mil e trinta é o ano para a Previdência Social entrar em parafuso. Quem afirma é o presidente do TCU - Tribunal de Contas da União. A pirâmide social está se invertendo com o crescimento de idosos que se aposentam e a consequente desproporção em relação àqueles que contribuem para o pagamento dos aposentados.

        Daí a importância de uma previdência complementar. É ótimo enquanto a "governança corporativa" não comete deslizes. Aliás, o mesmo TCU está auditando a Previ azo em que a companheirada está emitindo "pareceres" antecipado. Agora temos a "declaração" de Paula Goto (mamma mia!) afirmando que o rombo de 14 bi não afeta a estabilidade do Plano Um.

        O pior é que nada há de animador para inverter a situação. O horizonte está carregado e não existe qualquer perspectiva de melhora no curto prazo. Oremos para que a nossa previdência privada não tenha o mesmo destino da oficial. Dois mil e trinta é logo ali.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

"CONHECI UM VELHO ÍNDIO DO URUGUAY"

      A letra da música que empresta o título a esta postagem foi escrita em 1976 por Arnaud Rodrigues, morto em 2010, para exaltar as qualidades do nativo das terras sul-americanas.

       O jornalista Alfredo Bessow que reside hoje em Portugal e tem o Canal de Brasília no Youtube faz uma triste comparação do Uruguai de hoje com o aguerrido e invejado país há 15 anos quando, por obra e ação de um presidente de esquerda, José Mujica, liberou o uso da maconha em seu país (2012) para desgraça de toda uma unida e pacata nação cravada entre o Brasil e Argentina, bicampeã mundial no futebol.

       Há bem pouco tempo o Brasil, através de sua Suprema Corte, resolveu liberar o porte para uso pessoal de até 40 gramas da erva viciante para delírio de traficantes e consumidores. Como dizia a espirituosa Dilma Rousseff: "Atrás de uma bola sempre vem uma criança". Coincidências à parte, parece que as desgraças deste mundo sempre acompanham os dirigentes de esquerda. Mamma mia!!!


CANÇÃO "ÍNDIO DO URUGUAI" ORIGINAL DE ARNAUD RODRIGUES.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

DIRETORIA DA PREVI EM DESESPERO?

      Um dos diretores da PREVI, Márcio de Souza, toma a dianteira do fundo para, precipidamente, justificar futuros relatórios que serão emitidos pelo TCU em auditoria já instalada.

       As justificativas do fundo de pensão são as surradas e sobejamente conhecidas pelos participantes do Plano Um. Chama atenção a preocupação do presidente João Luiz Fukunaga em colocar seus peões na linha de ataque ainda que extemporariamente. Márcio procura citar cifras altas para impressionar bem aos moldes do que faz o governo central em Brasília.

         O castelo de areia estabelecido no palácio de cristal da praia de Botafogo está desmoronando. Ou já desmoronou. Já passou da hora de terceirizarmos a administração da PREVI. Se não privatizarmos a PREVI nos moldes como fez a Vale com seu fundo Valia, não passa 2025 sem valermos coisa alguma. Sem qualquer trocadilho.



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

CUIDADOS COM A LÍNGUA

      Não se trata aqui de zelar pelo órgão físico responsável por diversas tarefas preliminares do aparelho digestivo. Não. Aqui se refere ao sentido figurado das palavras proferidas ou escritas. Assim pensando quase que não nasce esta postagem.

        Então me vem à mente a linha vermelha que o dileto João Luiz Fukunaga ultrapassou ao afirmar que a auditoria em curso na PREVI sinalizada pelo TCU seria desnecessária. Ora, quem não deve não teme. É melhor deixar verificar para ver se está tudo em conformidade com a boa prática de governança corporativa do que antecipar-se na defesa de seus comandados. O rombo é real, não foi inventado e muito provavelmente advém de maus investimentos.

       Neste contexto, sugiro ao colega Fukunaga alguns versículos proverbiais do Rei Salomão:

“Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio” é um trecho do versículo 28 do livro de Provérbios da Bíblia. 
O versículo completo é: “Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio”. 
O significado do versículo é que, mesmo que alguém seja tolo, se ficar calado, será considerado sábio e inteligente. 
 


  A PREVIC também já se manifestou sobre 

a auditoria do TCU. Como ela é um braço do

Ministério da Previdência Social (governo) que

nada fez nos casos anteriores de rombos em 

fundos de pensão como Postalis, Petros etc.

Podemos ver a manifestação da PREVIC no

link abaixo:

https://surl.li/iedfpf

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

TCU VÊ NECESSIDADE DE AUDITORIA NA PREVI

     O Jornal O Globo através do blogueiro Lauro Jardim comenta que o TCU - Tribunal de Contas da União - pretende fazer urgentemente uma auditoria externa em nosso fundo de pensão.

       Igualmente um colega Anônimo comenta enviando o seguinte link:

https://www.portaltela.com/politica/governo/2025/02/05/tcu-determina-auditoria-urgente-na-previ-apos-irregularidades-em-gestao-de-recursos

          Nem imagino qual seja o objeto da investigação nem tampouco o órgão interno visado, porém é bem provável que seja na diretoria de Investimentos que é a responsavel pela aplicação dos recursos. Nada obstante, caso haja mesmo alguma irregularidade comprovada, deva respingar em toda a corporação posto que as decisões são sempre colegiadas.

Teria sido o fabuloso Conselho Fiscal da Previ quem teria alertado o TCU sobre possíveis anomalias? Não acredito.

      De toda forma aguardemos o desfecho deste possível desvio de finalidade, se houver.


APÓS PREJUÍZO DE QUATORZE BILHÕES, TCU ABRE AUDITORIA SOBRE A GESTÃO DA PREVI

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

PREVI SOLICITA AVALIAÇÃO. O QUE POSSO DIZER?

 

Olá Ari,

Esperamos que esteja bem. Como parte de nosso compromisso contínuo com a excelência no serviço, gostaríamos de entender melhor a sua experiência com a Previ.

Convidamos você a participar de nossa Pesquisa de Satisfação com a Previ. Sua opinião é extremamente valiosa par nós e nos ajudará a aprimorar e melhorar nossos processos. A pesquisa possui apenas duas breves perguntas e levará apenas alguns segundos para ser concluída. Sua resposta será mantida estritamente confidencial.

Avaliar agora

Agradecemos antecipadamente por seu tempo e feedback. Se tiver alguma dúvida ou precisar de assistência adicional, não hesite em entrar em contato.

************************************************************************************************

    O que eu desejo pedir mesmo a PREVI é que - tendo em conta mais de três superávites seguidos - fosse-nos concedido a distribuição deles, começando pela suspensão da verba C-800 PREVI CONT PESSOAL MENSAL.

    Mas como a pesquisa é dirigida para assuntos que só interessa a ela (Previ) não tenho ideia de como responder. Conto com a colaboração dos nobres leitores. Se me derem sugestões, vou fixá-las aqui no blog mesmo.

      O meu dileto amigo Gilberto Koelzer do meu querido RS me disse ao telefone que tem pretensão de ir ao Rio de Janeiro visitar pessoalmente os dirigentes da PREVI, com a finalidade de lhes expor algumas demandas reprimidas da parte do fundo. Falou-me que a CASSI quer lhe cobrar atrasados de Ação Trabalhista ganha por ele, sobre horas extras. O Gilberto é muito cuidadoso, ele tem todos os recolhimentos feitos à época. O homem está bem armado. Tenho dó do Fukunaga que é um novato e nem imagina o que aconteceu nas décadas de 80 e 90.

      Por hoje é só. Um abração fraternal a todos e um excelente fim de semana!

🙌🙌🙌😝😓💪💓💓💓🙏🙏🙏


Presidente da Previ esclarece dúvidas sobre

 Reclamatórias Trabalhistas

Tema impacta menos de dois mil associados e garante proteção do patrimônio do Plano 1

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

QUANTO CUSTA A NOSSA "DEMOCRACIA"?

     Quanto custa manter o "nosso" Estado Democrático de Direito? Somente o STF e STJ com o judiciário em geral são quase dois por cento do PIB (Produto Interno bruto) que no ano passado chegou a mais de 2 trilhões (US$) algo em torno de quase 12 trilhões de reais. É um valor alto demais para pagar um judiciário militante como o nosso.

      A economia que se pode fazer com o corte de mordomias e penduricalhos seria muito maior que o grande aperto fiscal aprovado em fins do ano passado na Câmara e no Senado.

Temos que fazer um grande protesto virtual em todo o Brasil, para baixar os salários dos magistrados, senadores e representantes da Câmara em 60%!

Retirar seus benefícios de telefone celular, pois eles podem pagar do seu próprio bolso qualquer plano!

Tirar direito a passagens aéreas gratuitas  e veículos blindados!

Privilégio de apartamento em Brasília!

Despesas de viagens desnecessárias! Nesse momento em que tudo se resolve pelo virtual!

Não  se pague mais horas extras! 

Nem alimentação em dias contínuos! 

Que paguem por sua saúde e pensão como todos os brasileiros!

Não há regimes especiais, só os criados por eles e para eles, que funcionem para todos os brasileiros 12 meses por ano! Toda mamata deve acabar! Ninguém é especial, todos somos iguais  e todos desfrutam de vinte dias de férias, por ano! Somente!

São tantos privilégios alimentados com dinheiro do contribuinte. 

Da mesma forma, temos que reduzir o número de senadores e deputados para cada Estado. 

Nós não precisamos de tantos. 

Eis o que ganha um deputado Federal com os penduricalhos:

R$ 47.700,00 (Salário);

R$ 94.300,00 (Verba de Gabinete);

R$ 53.400,00 (Auxílio Paletó);

R$, 5.000,00 (Combustível);

R$ 22.000,00 (Auxílio Moradia);

R$ 59.000,00 (Passagens Aéreas); 

R$ 17.997,00 (Auxílio Saúde);

R$ 12.100,00 (Auxílio Educação);

R$ 16.400,00 (Auxílio Restaurante);

R$ 13.400,00 (Auxílio Cultural);

Auxílio Dentista...

Auxílio Farmácia...

E outros, para LASCAR as nossas vidas! 

E o trabalhador R$ 1.518,00, para sustentar a família.????

Será que o problema do Brasil são os trabalhadores? Os aposentados? 

😡😡😡😡


Maiores economias do mundo em 2024 segundo o Fundo Monetário Nacional. (Fonte Wikipedia)

1º USA - 28 trilhões de dólares.

2º China - 18,5 trilhões de dólares.

3º Alemanha - 4,5 trilhões de dólares.

4º Japão - 4,1 trilhões de dólares.

Depois vem Índia (3,9), Reino Unido (3,4), França (3,1), BRASIL com 2,3 trilhões de dólares, Itália e Canadá.


            PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DO NINE FINGERS. (SÓ 04 MIN E 31 SEGUNDOS)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

DO YOU LIKE SAMBA OR PAGODE?

    Passando pelo Facebook do finado Carlos Valentim Filho, que nos deixou em novembro passado aos 96 anos de idade bem vividos, deparei-me com um pagodinho de Bezerra da Silva chamado Malandro Moderno. No caso deste descrito não parece ser tão moderno assim, já vem lá da década de 80, pintando e bordando e como diz a letra a sua sorte grande é viver no país da impunidade. Descrição perfeita, sem reparos.

        Sem passar a falsa impressão de que eu esteja querendo queimar o filme do grande Bem-Amado do Brasil.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

QUANTO TEMPO O BRASIL ANDARÁ DE RÉ?

      Cabo Elson é um brasileiro indignado como eu e você. Se reclamar desse resultado ele já teria aparecido. Tantas coisas ruins acontecendo que nos remete a reflexões...Será mesmo que depois da tempestade vem a bonança?

  Eu oro todo santo dia para a libertação da Vanessa Harumi Takasaki, presa na Penitenciária Feminina Sandra Aparecida Lario Vianna na cidade paulista de Pirajuí. Ela está na cela 258 do Raio 02 sem ter feito nada que justificasse sua prisão, apenas esteve em Brasília no dia 08/01/2023. Ao me agradecer por escrever-lhe disse-me: "Em um lugar como este aprendemos a dar mais valor aos filhos, à vida e nos detalhes que deixamos passar. Um simples gesto, uma palavra, faz a diferença. Aqui graças a Deus temos café quente e no final do ano deixaram entrar panetone. Às vezes temos de tudo e um pedaço pequeno já nos satisfaz e ser grato por tudo. As pessoas perderam o que Deus nos ensinou: Amar o próximo como a ti mesmo. Sua carta me deu confiança e espero que 2025 seja um ano de muitas mudanças. Agradeço pelas orações, tenho e terei fé inabalável no Senhor Todo Poderoso. Não são as pessoas felizes que são gratas, são as pessoas gratas que são felizes."

       Quem quiser escrever a Vanessa passo o endereço abaixo:

VANESSA HARUMI TAKASAKI

Rodovia Vicinal João Pereira Martins - Km 01

Raio 02 - Cela 258

CEP: 16604-900  PIRAJUÍ - SP

        Obrigado a todos por este gesto de gratidão e consolo. 😊😊😊💓💓💓🙏🙏🙏





quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA

      O IBGE é quem calcula mensalmente o índice do custo de vida. Tem como missão retratar o Brasil com as informações (índices) econômicos, sociais e de desenvolvimento. Sob sua égide estão o INPC que reajusta o salário dos brasileiros pela inflação, o IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, entre outros índices.

      O Instituto funciona desde 1938. Atualmente seu presidente é Márcio Pochmann, no cargo desde 2023 cuja gestão está gerando revolta por parte dos próprios servidores do Instituto que em carta aberta acusam o presidente de viés autoritário. Com efeito, vários diretores regionais já pediram demissão e o caso já chega ao Congresso Nacional para solucionar a crise. Bom lembrar que o retorno dos congressistas somente acontece em fevereiro, após o período de recesso pois eles trabalharam arduamente até quase o Natal para aprovar o pacote do Ajuste Fiscal.

        De fato, o comportamento do Instituto em relação aos índices nos últimos meses (índices oficiais) esiveram muito atípicos, todos favoráveis à administração do governo, provocando desconfiança da veracidade dos índices. Pela manifestação dos servidores e demissões espontâneas de diretores, os fatos parecem apontar para desvios de conduta do presidente do IBGE. (foto abaixo)


     O vídeo abaixo produzido pelo Dr. Amarildo Filho esclarece esta questão. O assunto nos diz respeito porque é o Instituto que divulga os índices dos quais a PREVI se vale para corrigir nossos proventos. Que tudo se esclareça e que volte à normalidade para nossa tranquilidade.



domingo, 19 de janeiro de 2025

O PAPEL DA SUPREMA CORTE

 O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro e tem como papel zelar pelo cumprimento da Constituição.


     Inobstante observamos uma série de desmandos que desvirtuam o devido processo legal. Por exemplo: A CF prevê que um processo deve iniciar nas instâncias inferiores e, se não resolvido, pode chegar às instâncias superiores, até ao STF. Tal não ocorre hoje ocorrendo o cúmulo de advogados sequer terem acesso aos processos de seus clientes. Isto é um absurdo.

            Conduções de processos à parte, chegamos à cereja do bolo: A militância política de nosso órgão máximo de Justiça. A ingerência é tanta que o cargo de presidente da República é conduzido por alguém protegido pelo sistema judiciário. A esquerda pode pintar e bordar que os ministros não se importam, entretanto se um deputado de direita ousar confrontar qualquer medida do governo (o caso mais recente foi o do PIX) é achincalhado como criminoso etc etc.

             O início do novo governo nos Estados Unidos nesta segunda, 20, promete importantes embates diplomáticos entre lá e cá. Das duas uma: Ou o Brasil sai mais forte nesta luta ou vamos perder feio. As nossas condições, numa análise preliminar, estão em grande desvantagem. Mas...Vamos que o menor vença o maior...Tudo pode acontecer! Mas que o mar não está para peixe, não está mesmo!

 

           VOCÊ CONSIDERA QUE O STF ESTÁ CUMPRINDO BEM O SEU PAPEL?

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

MAIOR IMPOSTO DO MUNDO - IVA

 


      O IVA - Imposto sobre Valor Agregado - aprovado pelos nossos "bons" deputados e senadores, à custa de pagamento de propinas (as famosas Emendas Parlamentares) cujo índice é de 28% (Vinte e oito por cento), o maior do mundo.

         O promulgador do feito, em insólito pronunciamento de poucos minutos, estava orgulhoso ter aprovado o que em até ditaduras é muito raro de aprovação. O "New Hatalcoolic" parecia vislumbrado em nos ferrar com o mais alto imposto de mundo, como se isso fosse algo bom. Não é. Muito breve ele sentirá o peso da mão de Deus que não aliviará sobre aqueles que oprimem aqueles que Lhe são mais queridos: Os pobres. Em Provérbios 29:2 diz: "Quando os justos governam o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme."

        Não quero convencer ninguém. Meu objetivo é apenas informar. Não pretendo ferir suscetibilidades.✌👋👏

O POVO É QUEM PAGARÁ A (ELEVADA) CONTA

      O limão é azedo e vai ter que ser chupado, queiramos ou não. O panorama deste ano será amargo. A realidade é dura mas é a realidade.

        O deputado cassado Deltan Dalagnol cuja base eleitoral é a capital paranaense, faz um relato indignado contra as atitudes insensatas tomadas pelo ministro do STF neste caso específico da não ida de Bozo para a posse de Trump. O problema maior, segundo Deltan, não é o cancelamento em si, são as consequências que certamente advirão pois medidas enérgicas contra o nosso já cambaleante Brasil, no comércio bilateral, serão inevitavelmente tomadas. Dalagnol cita, inclusive, uma verdade dita por Jesus no evangelho de Lucas 14:31-32 em que o nosso Salvador Jesus Cristo compara uma guerra (parábola) entre dois exércitos, um fraco e outro fortíssimo, sugerindo que no caso, a atitude mais sensata e sábia seria o reconhecimento de inferioridade por parte da nação em desvantagem.


       E as retaliações que afetarão os preços dos nossos produtos terão consequências desastrosas sobre o cidadão comum que nada tem a ver com essa história. O trigo (pão) subirá muito de preço e o café será artigo de luxo. O STF, querendo agir politicamente na função que não é sua, estraga ainda mais o relacionamento (já combalido) do Brasil com a nação mais poderosa do mundo.

"Dura Veritas sed Veritas".