terça-feira, 23 de dezembro de 2025
MENSAGENS QUE TODO SANTO ANO NOS BRINDAM
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
VAMOS FESTEJAR!
A liberação da lista da lei Magnitsky conseguida pelo ministro Moraes foi muito comemorada pelo próprio e por um grupo de amigos.
Enquanto mais de mil velhinhos (as) presos injustamente (não cometeram crime para permanecer tanto tempo presos) continuam dependendo para serem liberados de uma "anistia" de dosemetria, fajuta e não cabível pois a dor e o sofrimento da injustiça somente se resolve com a liberdade ampla, geral e irrestrita.
Num período em que assistimos a incríveis escândalos na esfera federal - o caso do Banco Master é "sui generis" pelo envolvimento de ministros do próprio STF e de seus "escritórios de advocacia" capitaneados por esposa e filhos; o caso de 08.01.2023 (daqui a 22 dias terão passados 3 (três) anos de prisão, sem que ninguém das pessoas de bem cobrem justiça dos responsáveis pelo desrespeito à CF.
Este é o Brasil do nosso tempo. Já dizia Rui Barbosa, candidato derrotado à presidência em sua época: "De tanto ver triunfar as nulidades..." Veja texto na imagem abaixo.
domingo, 14 de dezembro de 2025
FIM DA CRACOLÂNDIA EM SP?
Guilherme Muraro Derrite, profissão policial, pós-graduado, deputado federal licenciado para assumir a Secretaria de Segurança Pública-SP tem feito um trabalho espetacular no Estado de São Paulo, o mais rico do Brasil.
São pessoas como ele que ajudam a colocar o Brasil nos trilhos. Silenciosamente agem com o pensamento exclusivo no bem-estar de toda a comunidade. Oxalá este exemplo se arraize no Governo Federal e tenhamos uma redução drástica dos beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família. O BF tomou uma dimensão exagerada com muitos preferindo o auxílio gratuito ao emprego formal. O apóstolo Paulo que emprestou seu nome à cidade e ao estado paulista, diz em II Tes 3:10 "Quem não trabalha que não coma" obviamente não se referindo aos impedidos de trabalhar como doentes e crianças. Ora, não são poucas as empresas que se queixam de não conseguir mão-de-obra pelo fato da pessoa já ter a renda fácil do Bolsa Família.
E para não dizer que não falei da PREVI o nosso fundo continua no mesmo caminhar, trocando as ações da Faria Lima pelo velho e seguro mercado de renda fixa. Afinal, não há mais objetivo de distribuir superávits. É mais tranquilo e suficiente pagar as pensões em dia como feito até hoje. Assim não são cobrados os caros dirigentes e a vida segue com seus salários nababescos. Está bom assim para nós?
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
DEUS SE ENVOLVE EM POLÍTICA?
Pastor Antônio Júnior, quase 16 milhões de inscritos no Youtube, diz que sim. No vídeo, Juninho realça o poder espiritual nestes dias caóticos que o mundo vive. É uma mensagem cristã para as turbulências vividas por cada um de nós. Reflexões indispensáveis para o nosso espírito, para a edificação do nosso coração.
Como diz certa música de Arnaud Rodigues (Índio do Uruguai), a vida é de quem corre menos em busca de mais. Tenhamos calma, muita paciência, pois o tempo que vivemos é próprio de grande tribulação. O melhor que fazemos é rezar bastante, orar muito, tendo em vista que Aquele que nos guia não dorme. O próprio Cristo nos diz que peçamos sem parar, com insistência, que a graça do Pai cairá sobre nós. Lembrar sempre das três virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade.
As reflexões do Pastor Antônio Jr. são dignas de um autêntico discípulo de Cristo.
sábado, 6 de dezembro de 2025
REFLEXÕES SEM SEGUNDAS INTENÇÕES
Mil perdões àqueles que não querem que eu trate do tema por aqui. Mas, infelizmente, estamos visceralmente afetados por ela. A política nos escraviza economicamente. Ficamos à mercê da política corrupta, rasteira, sem perspectivas de melhoras futuras. Esta teia de aranha está bem caracterizada.
Trump está negociando com gente da pior espécie a fim de capturar Maduro vivo, na minha opinião. É o que se deprende deste vídeo de Bruno Musa. Eu não defendo nenhum político. Sou de direita - todos sabem - mas o que Jair fez foi rachar ao meio a direita brasileira. Escolher (com o coração) seu filho Flávio como pré-candidato ao governo, em detrimento a nomes mais bem preparados, foi um verdadeiro tiro no pé. Não se faz política com laços familiares. Será que esteja pensando em livrar sua pele agradando ao Lula? Não deu para entender.
O dado concreto é que estamos vivendo um período sombrio em nossa história, A bandeira nacional sendo esculachada pelo vermelho sino-soviético com seus satélites.
Somos sapos que entramos na água fria, aparentemente boa para viver. Todavia, o caldeirão está começando a esquentar...
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
NOVEMBRO É MÊS DE AUMENTO NO LIMITE ES
Começamos novembro na expectativa de aumento no limite do empréstimo simples, embora o aumento puro e simples beneficie apenas pequena parte do público-alvo, no geral os que possuem a famigerada margem consignável. Há os que possuem limite disponível (a maioria), mas não têm a famosa MC.
Os dirigentes eleitos não se importam muito com os associados mais necessitados. Preferem jogar no time do Patrocinador (BB), agindo sempre em consonância com o poder central. Com cautela, previnem os tomadores de crédito para que se precavenham de um endividamento excessivo, a ponto de torná-los inadimplentes. Eu mesmo já devo os 300 mil e pago religiosamente 4 mil e umas 4 centenas de reais aos cofres abastados de nosso fundo.
Hoje é isso. Gostaria de falar sobre a nossa atual situação política, mas em respeito a alguns caros colegas, abster-me-ei do assunto. Esta postagem desafoga a postagem anterior que graças a você está perto das 10 mil visualizações. Obrigado a todos!
DINHEIRO DIGITAL BRASILEIRO (DREX) POR ORA FOI ABANDONADO.
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
ES TÃO NECESSÁRIO
São tantos os questionamentos sobre o empréstimo que a Previ devia abrir um grupo no zap só para responder as dúvidas dos usuários. Ontem o colega conhecido por Admy quis saber por que o ES, até ano passado, era renovado a cada seis meses e disponibilizava um valor razoável ao tomador; e hoje, mesmo com doze parcelas pagas consignadas na Fopag, não é mais disponibilizado. Tais perguntas deveriam ser respondidas com mais objetividade pelo fundo, mesmo porque o associado é a prima causa da existência da Previ.
O meu interesse já é pelo aumento de limite, posto que possuo Margem Consignável, porém, o limite de 300 mil já está todo tomado. Vale ressaltar, ainda, o interesse de muitos em saber de como fazer para estar livre da prestação no mês subsequente à contratação. Neste quesito, por experiência própria, deve-se realizar a contratação com intervalo de 2 (dois) dias úteis entre a contratação e a efetiva realização do crédito.
Exemplificação prática: Se desejamos concretizar a operação no mês de outubro, devemos buscar os últimos dias do mês: 30 ou 31. Se optarmos pelo dia 30, o crédito será realizado dois (02) dias úteis após, ou seja, 03/11; já se a opção for para o dia 31/10, o crédito será efetuado somente em 04.11 (que é o segundo dia útil após). Assim procedendo o débito de novembro não será devido, sendo a primeira parcela para 20.12.2025.
Toda vez que realizamos a renovação, antes de apertar o botão "Contratar" é dado um resumo da operação com valor líquido, data do vencimento, data do crédito, data da primeira parcela etc.
Lembrando que a direção do fundo é avessa (contrária) à suspensão de débitos mensais de parcelas, pelo fato de onerar o empréstimo.
Fica à disposição nos comentários qualquer indagação do caro colega. Informações úteis ou novidades serão sempre bem-vindas. Pedimos, gentilmente, a não postarem informações que não ajudem a esclarecer. Uma ótima semana a todos.
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
IA - PARA O BEM OU PARA O MAL
Quer queiramos ou não, a Inteligência Artificial (IA no português ou AI no inglês), é uma biblioteca virtual a nos explicar tudo o que queremos conhecer. É como se consultássemos com médicos especialistas, cientistas prêmio Nobel ou qualquer outra área do conhecimento, tudo absolutamente de forma gratuita.
Mas não é tudo mil maravilhas pois envolve sutilmente axiomas como o Bem e o Mal. O vídeo acima, de Renato Barros, que tem um canal no Youtube chamado "Questione-se" nos dá uma síntese do que é capaz a Inteligência Artificial, inclusive de fazer parte do sistema da Besta (666) previsto profeticamente para o nosso tempo.
Reflitam sobre esta nova realidade virtual. Deitem suas opiniões nos comentários. Façam o modesto blog do Arizinho bombar!
Conto com vocês meus amigos!😁😄😊🙇🙌🙏
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
UMA DÍVIDA QUE NÃO VAI SER PAGA
Aposentados do Banco do Brasil estão recorrendo à justiça para questionar acordo assinado em 2010 com o fundo de pensão Previ, que transferiu à instituição financeira metade dos R$15 bilhões em ganhos acumulados por um plano de aposentadoria.
Eles dizem que a divisão dos lucros de R$7,5 bilhões feriu a lei e pedem ressarcimento dos recursos.
Banco do Brasil e Previ contestam, mas a primeira decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre o assunto foi em favor de um participante do fundo.
Cristina Stamato, uma das advogadas envolvidas no caso, diz que há hoje uma centena de ações pedindo o ressarcimento, em um número de cerca de 85 mil participantes que podem recorrer à Justiça.
A disputa envolve o fundo mais antigo da Previ, chamado Plano 1, que tem atualmente 113.378 participantes dentre aposentados, pensionistas e trabalhadores ainda na ativa e registrou seguidos superávits entre 2005 e 2012.
Segundo a legislação, após o terceiro ano consecutivo no azul, o ganho deve ser dividido entre os participantes. Primeiro, com suspensão temporária dos pagamentos, e, depois, com aumento nos benefícios.
No fim de 2010, a fundação anunciou acordo com sindicatos e associações de aposentados para a distribuição da sobra acumulada entre 2007 e 2009. Aposentados e pensionistas ganharam o benefício entre 2011 e 2014.
Para os funcionários da ativa, foi criado um fundo para garantir o pagamento após a aposentadoria.
Nas ações, os participantes acusam a Previ e BB de manobra para aprovar o acordo e questionam a legalidade de resolução de 2008 do extinto Conselho de Gestão de Previdência Complementar que autorizou o repasse a patrocinadores dos fundos de superávits acumulados de planos de aposentadoria.
Em 2017, o MPF (Ministério Público Federal) derrubou a resolução na Justiça, alegando que tem "grave ilegalidade".
A decisão é usada pelos participantes que foram à Justiça como argumento para reverter a divisão dos lucros.
Na época, a proposta foi aprovada por mais de 80% dos funcionários do banco, mas os autores das ações dizem que a comunicação sobre os termos do acordo foi "parca, obscura e rápida".
Eles alegam que a proposta aprovada pela administração da Previ foi apresentada aos participantes do fundo em dezembro de 2010, quando esses foram convocados para a votação.
"Nessa época nada foi claramente falado sobre valores e muito menos que o Banco do Brasil, o patrocinador, também se beneficiaria da reversão da reserva especial em quantia igual à dos participantes e assistidos", dizem os escritórios de advocacia Stamato Saboya e Bastos Advogados Associados e Mauro Abdon Advocacia e Consultoria.
Embora réu nas ações, o BB não quis comentar o tema, direcionando as perguntas à Previ.
Em nota, a fundação afirmou que o Acordo de 2010 respeitou a legislação vigente na época.
"A destinação dos superávits da Previ seguiu a resolução 26/2008 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar", disse a fundação, acrescentando que recursos transferidos ao BB vêm sendo usados para quitar compromissos com a própria Previ.
Maior fundo de pensão do Brasil, a Previ é vista pelo mercado como exemplo de gestão e até o momento não foi atingida por denúncias que varreram o segmento de previdência complementar de estatais por irregularidades durante os governos petistas.
Participantes dizem, porém, que a fundação foi alvo de pressão política para beneficiar o banco.
Em 2009, por exemplo, com a apropriação de R$ 3 bilhões da Previ, o BB teve lucro recorde de R$ 10,1 bilhões.
DADOS
-R$ 15 bi foram os ganhos acumulados por um plano de aposentadoria da Previ entre 2007 e 2009. No fim de 2010, a fundação anunciou acordo com sindicatos e associações de aposentados para distribuição da sobra.
-113.378 participantes dentre aposentados, pensionistas e trabalhadores ainda na ativa estão na disputa judicial no mais antigo fundo da Previ, o chamado Plano 1;
-R$ 3 bi da Previ foram repassados ao Banco do Brasil em 2009 e ajudaram a instituição financeira a atingir o lucro recorde de R$ 10,1 bilhões.
Fonte: Bem Paraná
Nota do blog
Este texto foi publicado há alguns anos. Refletia os motivos das ações em curso, em sua maioria coletivas. Sem contar que até a execução dos pagamentos foi injusta: O BB ficou com todo o valor da divisão (7,5 Bi) enquanto nós levamos calote de 12 (doze) parcelas do BET.
Hoje cai bem refrescar a memória, mesmo sabendo que deste mato não sai mais coelho. Infelizmente a nossa Justiça está nas mãos do partido político e das mesmas pessoas que causaram todo este imbróglio. Como denota o título desta postagem, jamais veremos a cor do dinheiro.
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
CLASSE MÉDIA BRASILEIRA VAI DESAPARECER
quinta-feira, 25 de setembro de 2025
PREVI ENCERRA CICLO DE SUPERACIONISTA
Exclusivo: Previ encerra ciclo de ‘superacionista’ e aposta em diversificação
A Previ, maior fundo de pensão do país, está fechando um capítulo marcante de sua história no mercado acionário. Se no passado chegou a deter fatias expressivas em empresas, como 25% da Vale e 30% da Neoenergia, o momento agora é reduzir cada vez mais a concentração em ações e pulverizar participações.
“Não veremos mais uma Previ com grandes blocos de controle”, afirma Cláudio Gonçalves, diretor de investimentos, em entrevista ao InvestNews. O presidente João Fukunaga, no entanto, faz uma ressalva: a mudança não significa abrir mão de influência. Segundo ele, a Previ continuará atuando em conselhos de companhias consideradas estratégicas, com o objetivo de proteger os investimentos de seus quase 200 mil cotistas.
O reposicionamento do fundo dos funcionários do Banco do Brasil reflete a realidade do Plano 1 (PB1), criado para funcionários admitidos a partir de 1967, fechado para novas adesões desde 1997 e voltado a trabalhadores do BB admitidos até essa data.
É a “joia da coroa” da Previ: concentra cerca de R$ 230 bilhões em ativos e responde pela maior parte da folha de benefícios pagos pela entidade. Hoje, quase 98% dos 106 mil participantes do PB1 já estão aposentados ou pensionistas, o que torna o plano maduro e dependente de liquidez permanente para honrar os compromissos.
Por isso, a estratégia de investimentos é conservadora. Desde 2012, a Previ executa uma política chamada internamente de “imunização de passivo”, que busca casar ativos com obrigações futuras. A meta é reduzir gradualmente a exposição em renda variável para 24% até 2030, reforçando o peso de títulos públicos de longo prazo. Atualmente, cerca de 25% dos investimentos do Plano 1 estão em ações de empresas, em especial de Vale, Tupy e Vibra.
O ambiente atual de juros altos deu impulso à transição: só em 2025, a entidade realocou R$ 7 bilhões para NTN-Bs, títulos públicos atrelados ao IPCA, com taxa média próxima de IPCA +7,35% ao ano. Esse retorno está bem acima da meta obrigatória do fundo, que é de inflação +4,75% ao ano, garantindo maior ganho e previsibilidade no fluxo de pagamentos.
Girando a carteira
A guinada já é visível na carteira do fundo – no primeiro semestre, a Previ vendeu cerca de R$ 7 bilhões em ações de empresas.
Segundo levantamento feito pelo InvestNews, com base nos relatórios da Previ, de julho de 2024 a julho deste ano, o fundo zerou posição em empresas como Bradesco, Eletrobras, Ultrapar, BB Seguridade, B3, Raia Drogasil e Copel, somando cerca de R$ 5,5 bilhões. Só na BRF, o montante levantado com a venda das ações foi de R$ 1,9 bilhão, encerrando um investimento de quase 30 anos na dona da Sadia e da Perdigão.
“O trabalho é diário e não se pode prever market timing [dinâmica de preços do mercado] de renda variável. As decisões são tomadas conforme as informações chegam, considerando taxas de juros e dados econômicos. Há planejamento, mas ele é ajustado constantemente como um diário de bordo”, diz Gonçalves.
Mais recentemente, a Previ também vendeu toda a sua participação na Neoenergia por R$ 12 bilhões, bem acima da marcação que a empresa de energia tinha no portfólio, de cerca de R$ 10 bilhões, com valorização acumulada de aproximadamente 145%. O destino do montante, que ainda vai entrar no caixa da Previ, ainda será definido.
......................................................................................................................
https://investnews.com.br/negocios/previ-fim-ciclo-acionista-engajada/
(VEJA A MATÉRIA CHEIA NO LINK ACIMA)👆👆👆
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
O IMPÉRIO DA IGNORÂNCIA, DA ESTUPIDEZ E DA FALTA DE BOM SENSO
quarta-feira, 17 de setembro de 2025
O CLAMOR DOS MAIS CARENTES - UM APELO À PREVI
São recorrentes pedidos apelativos neste blog para que a PREVI solucione os graves problemas afetos ao ES (prioritário) àqueles usuários que lutam desesperadamente pela própria sobrevivência. O apelado agora é o novo presidente do fundo de pensão, Márcio Chiumento, recém empossado no cargo.
A seguir coloco duas posições de membros associados que abordam aspectos possíveis de revisão pela diretoria da PREVI:
ADMY deixou um novo comentário na sua postagem "O MELHOR VÍDEO REVELANDO SÓ VERDADES":
segunda-feira, 15 de setembro de 2025
O MELHOR VÍDEO REVELANDO SÓ VERDADES
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
ORAI PELOS QUE VOS PERSEGUEM E VOS ODEIAM
Pelos mortos da pandemia.
Pelas mulheres insultadas.
Pelos LGBTs perseguidos.
Pela população negra e quilombola. Pelos indígenas expulsos de suas terras. Pela fome, pela ciência negada, pela cultura atacada.
Pela democracia.
BOLSONARO CONDENADO!
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
UM VOTO DE RESGATE
terça-feira, 9 de setembro de 2025
DOUTOR MEDEIROS E AS DUAS LOIRAÇAS
Para descontrair das atuais questões nacionais garimpei no Facebook do Mestre Medeiros um episódio recente do nobre amigo (quantas saudades de seu blog) e trago até vocês, até para homenageá-lo nos seus quase 90 anos de feliz existência. Doutor, no alto de sua sapiência, nos diverte com seus escritos cheios de humor, para nos fazer dar boas risadas. O blog se curva ao seu estilo fenomenal bem a caráter de nossos melhores cronistas dentre os quais lembramos o recém visitante do céu, Luís Fernando Veríssimo.
sábado, 6 de setembro de 2025
OPORTUNIDADE DE OURO PARA O BRASIL
terça-feira, 2 de setembro de 2025
EMPRESÁRIA DO RS: SÓ FALOU VERDADES
ANDRÉ MENDONÇA VAI MELAR?
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
BRASIL FIGURANTE EM VEZ DE PROTAGONISTA
domingo, 31 de agosto de 2025
LIÇÕES DE HUMILDADE
No Evangelho deste último domingo de agosto, Jesus aborda com autoridade divina o eterno dilema entre a presunção de arrogância e a adoção de humilde em tudo o que fazemos (Este Evangelho está colocado no final da postagem).
Iniciaremos setembro no Brasil com um julgamento que não faz o mínimo sentido. Um poder da República, o judiciário, está determinado a execrar no maior grau de humilhação que um brasileiro jamais sofreu na história deste país: Um pobre coitado cercado por todos os lados de agentes policiais, mesmo usando tornozeleira eletrônica, agonizando em sua via crucis. Os mais perigosos ladrões e traficantes nacionais jamais receberam tamanha punição. Sérgio Cabral, condenado a 400 anos por corrupção, está bem solto nas ruas do Rio de Janeiro. Coisas de um tribunal que solta culpados e condena inocentes. Temos mais de mil presos sem crimes, alguns já partiram sem saber o porquê de suas prisões. Mamma mia!
Muitos não creem mas Jesus volta em muito pouco tempo (pelos meus cálculos em outubro de 2030) para julgar os vivos e os mortos. Bem aventurado aquele que encontrar graça diante Dele. Prestemos muita atenção no Evangelho de hoje.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,1.7-14
"Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar.
