TWITTER

quinta-feira, 17 de julho de 2025

GRANDIOSIDADE DO IMPÉRIO NORTE

Estados Unidos, seu PNB e seu impacto de ultradominância mundial.


O mundo ainda está tentando entender o que é poder. A maioria olha para o tamanho do exército, o número de habitantes, a quantidade de portos ou a balança comercial. Mas isto é visão de colônia. De peão. De quem pensa que estatística faz império.

Poder de verdade não está no que você tem, mas no que você não precisa pedir.

Os Estados Unidos são a única nação do planeta que, se quiser, pode desligar o mundo. Não no botão da guerra, mas no da produção. Porque enquanto os analistas aplaudem o PIB, o verdadeiro trono está no PNB — o Produto Nacional Bruto. E ele não é só número. É o retrato de um império que lucraria mesmo se estivesse em coma.

Trinta trilhões de dólares. Este é o PNB dos EUA. Trinta trilhões produzidos, investidos ou controlados por americanos — mesmo quando a fábrica está em Xangai, o chip em Taiwan e o navio ancorado em Singapura. Agora pare e imagine: e se metade disso fosse trazido de volta? Não o lucro, não os dividendos — mas a linha de produção inteira. As fábricas. O maquinário. Os operários. O suor. O aço. A inteligência. O código. Não é repatriação de capital. É repatriação do mundo.

Coloca isto dentro das fronteiras americanas e você cria uma economia de 45 trilhões de dólares, com base energética própria, consumo interno inigualável, inovação autogerada, inteligência artificial a serviço da fábrica — e tudo isto blindado por porta-aviões e pelo dólar.

A China? Sufoca. Porque o milagre chinês não foi criado em Pequim. Foi criado em Michigan, Silicon Valley, Kansas, Indiana — quando empresas americanas decidiram terceirizar a espinha dorsal do mundo para reduzir custos. O que Trump propõe agora é simples: a espinha dorsal volta para casa. E com ela, o comando central.

Enquanto isto, o chinês médio ainda vive com mil reais por mês. O yuan continua sendo uma moeda que ninguém quer guardar. E a população, que é gigantesca no número, continua rasa no poder de compra. É uma economia de escala sem densidade. Um colosso estatístico de pés comunistas e caixa ocidental.

E aqui está o truque: os EUA não precisam exportar para sobreviver. Eles exportam por esporte. O consumo interno americano movimenta 70% do próprio PIB — algo que nenhum país sequer ousa sonhar. Isto significa que eles podem produzir, vender e lucrar sem sair do próprio quintal. E quando exportam, exportam para aliados que dependem deles militarmente, diplomaticamente, energeticamente, tecnologicamente — em tudo.

Japão? Protetorado elegante.

Alemanha? Satélite OTAN com vinho e culpa.

Brasil? Buffet de commodities esperando bênção alfandegária.

Coreia do Sul? Base militar com Wi-Fi.

Europa? Museu com bandeira azul.

China? O fornecedor descartável da festa para a qual não foi convidado.

Isto não é arrogância. Isto é estrutura. Isto é o que acontece quando um país descobre que pode dominar o mundo sem invadir ninguém, apenas trazendo tudo de volta e dizendo: “agora é daqui pra fora”.

E quando o mundo perceber que está preso ao dólar, à proteção militar, ao algorítmo americano, ao suprimento de semicondutores, aos satélites americanos que geram dentre outras coisas o sistema de GPS mundial, às redes sociais, à cultura e ao sistema financeiro, já será tarde demais.

Não haverá terceira via. Não haverá BRICS. Não haverá multipolaridade. Só haverá órbita. E no centro estará um país que parou de emprestar sua produção para os outros e decidiu trabalhar para si.

Esta não é uma revolução. É uma retomada divina do que sempre foi deles. O império está de volta. Mas desta vez, sem pedir desculpas.


verdade absoluta👆🏼


Diogo Muguet

Economista, Matemático,  Assessor Parlamentar, Analista Político,  Calvinista e de Direita.”







13 comentários:

João. disse...

É professor, a supremacia dos Estados Unidos como império global, é baseada não apenas na força militar ou no PIB, mas no poder de controle econômico, tecnológico e produtivo mundial via PNB. Os EUA têm a capacidade de dominar sem invadir, apenas centralizando o que já é seu — e que o mundo depende dessa estrutura mais do que percebe. Não adianta muito ficar falando bravatas aqui. Entendo que tempos a nossa soberania, mas o diálogo para solucionar conflitos é muito melhor do que tentar demonstrar que podemos bater de frente e que não seremos prejudicados em larga escala. Agora também parece que o Executivo, Legislativo e Judiciários, resolveram a medir forças. A harmonia entre os Poderes previstos na CF, fica para depois.

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/live/Y8Ai-hGt8WE?si=HJB58XpTgZ6u2Rcz

Anônimo disse...

LULA e seus ministros se acham no direito de prender opositores, explorar os pobres e até roubar os aposentados do INSS, porem não vê neles (as vítimas) o direito de pedir ajuda a quem unicamente pode ajudá-los. Por quê? Socorro TRUMP!!!

Cadé disse...

Professor muito bom e oportuno o texto. Obrigado pelo compartilhamento. Fica com Deus amigão.

Anônimo disse...

A SOBERANIA É DO POVO
- a Constituição reza
- o EMFA garante
- o CN e o Judiciário cumprem.

Quem não pensar assim é TRAIDOR DA PÁTRIA.

Anônimo disse...

Concordo e lembro:
SE o CCP financiou as 1.000 mulas do Byden
SE o Banco Santo guarda $ sujo da América do Sul
SE o código fonte foi destruído.
SE a PF tem 2 Bandas
SE o EMFA veste ceroulas vermelhas…

O Messias será Cruxificado…

Anônimo disse...


Onde tem P Tem C

https://youtube.com/shorts/iTtnwqWZ3uo?si=5XcI1ZKECaA3P4QR

Anônimo disse...

8 hienas perderam o Visto USA
- é definitivo e atinge a família

Outras Sanções, SMJ, empresas BRA com $ nas Bolsas (Ambev, JBS, etc.,) também vão mergulhar no lodo que o Jumento arrumou.

Façam o L agora ignóbeis desqualificados do CN e Judiciário.
Alcolunbre e Hugo Motta - DOIS DESQUALIFICADOS do AP e PI com -1% do PIB nacional ESCOLHIDOS a dedo para VENDER votos.para o CCP.

E dizer que por aqui navegam quem defende o PT e sua Matilha LGPT!

Anônimo disse...

BRADOCK - herói Ameticano.

Assista - revelou tudo!
Políticos e Empresas que se venderam ao CCP

https://www.youtube.com/live/ZX4MeZKCiA4?si=Qx8FDP9ahMk66WYA

Anônimo disse...


Acabou !!!

Até os pelegos da GNews emgasgam quando falam da “Lei kimikomiMIX…
- autoriza o Congresso USA a caçar CorruPTos no Planeta…

??? Companhias Aéreas BRA serão
Impedidas de entrar no USA ???

https://youtu.be/pW4JeNwwdwU?si=IMWyR56UAeRDvyaF

ADMY disse...

ANOTEM! As eleições presidenciais de 2026 vão ser parecidas com as últimas da Venezuela onde o ditador MADURO, amigo do LULA, se reelegeu sem voto suficiente mas foi reconduzido ao poder.

Anônimo disse...

Excelente texto!

Anônimo disse...

Não adianta discutir aqui….. São todos cegos… ou coniventes