TWITTER

sexta-feira, 9 de maio de 2025

NOSSOS DIRIGENTES GOSTAM DE VIAJAR

 Meus caros amigos:


     Em meio a graves escândalos na Previdência Oficial nosso presidente viaja, com dois dias de antecedência, para a Rússia, a fim de participar de meras homenagens à nação comunista onde se reunem os ditadores Putin, Maduro, Xi-Jin-Ping mais o de Cuba que nem sei quem é.

      Quanto à nossa Previ, recebi uma Carta da Diretoria Executiva que enaltece os feitos do fundo desde sempre e tentam amenizar os efeitos maléficos dos bilhões perdidos no ano findo. Eu já conheço esta turminha de grandes beneficiários do fundo, com altos salários e gratificações anuais. Uma hora essa mordomia vai acabar, se Deus quiser. O que a Previ pode e deve fazer é olhar muito mais para o Associado, na questão perene do ES. Façam a correção/juros aos moldes do mercado financeiro (prefixado) e deixem flutuar apenas a FQM. Melhorias são sempre bem-vindas. O fundo não visa ao lucro. Não em cima dos associados. Ou, caso não queiram mexer ali, paguem o BET atrasado (12 parcelas) e eliminem a contribuição mensal Previ. Mas façam alguma coisa!

        Gostei da escolha do Papa Robert (americano). Deve ser bem melhor que Francisco que cometeu algumas heresias que certamente Deus não aprova. Pelo menos, Leão XIV é mais moderado. Não é fanaticamente de esquerda como o seu antecessor.

       Um caloroso abraço a todos. Orem pelo mundo cada vez mais belicoso. Amem-se uns aos outros. O Mestre não tarda a voltar. Amém!



29 comentários:

João. disse...

Esse é o nosso País. Se candidatar é capaz de ganhar novamente, apesar de todos os escândalos e farra com o dinheiro público e dos aposentados. A Previ e outra, somente gastanca e tentando justificar o injustificável. Em benefício nosso é nada, haja vista, o ES. Ninguém renova, um absurdo as correções. Ficou pior que o empréstimo imobiliário, que graças a Deus líquidei.

Anônimo disse...

O que está acontecendo com o ES, amigo Ari? Tenho um com 8 parcelas pagas, e estou tentando renovar como de costume, mas não consigo. Dirigentes da Previ não renovam. O que mais me assusta é o saldo devedor, quanto mais pago mais aumenta. Já liguei pra 0800. E sem o menor interesse em ajudar, dizem apenas que não tenho margem. O que faço?

Glaucia disse...

Boa noite ,a Previ disse no site dela que ninguém da previ teve desconto indevido ,mais uma vez faltando com a verdade, eu sou prova viva tive desconto sim, cancelei três vezes ai voltava o desconto de novo por muito tempo eu paguei o que pior nunca houve o ressarcimento.

Aristophanes disse...

Prezado Ari Zanella e colegas doBlog
Reclamos desesperados e indignados são anotados, frequentemente, em numerosos comentários, aqui no blog, qualquer que seja a motivação diversa da postagem da vez. São comentários relativos ao Empréstimo Simples-Rotativo. O modelo de “consignado” oferecido pela Previ aos seus participantes(Planos 1 e Futuro).
Trato, aqui, somente do Plano 1, e volto a um assunto recorrente, sobre o qual já me manifestei, ao longo de muitos anos, no antigo Ari Zanella, no extinto Blog do Medeiros e, agora, no retorno do Zanella. Foram análises, avaliações, planilhas do Excel, enfim: considerações que me levaram, em síntese, a apelidar o ES-R de um verdadeiro “Frankenstein”: Uma excrescência da Matemática Financeira que nos jogou, todos nós – tomadores e o próprio emprestador(Previ) – numa armadilha da qual não temos como sair, sem uma providência corajosa da própria Previ. Ou externa!
O último gargalo, que está afetando os tomadores, estourou com o recrudescimento da inflação(acima de 5,5%, Selic de 14,75%, a.a., e a aplicação do elevado INPC de 1,46%, em fevereiro último, combinado com a modalidade de RENOVAÇÃO, facultada após o pagamento de somente 1(uma) prestação. As margens para renovação foram, assim, quase totalmente absorvidas e, até, superadas, pela amortização devida no respectivo mês. Amortização essa que segue uma formula ESDRÚXULA e ABSURDA, combinando CORREÇÃO MONETÁRIA, DUAS VEZES, NUM PERÍODO DE 30 DIAS[(20 a 30) +(1 a 20)] + JUROS ATUARIAIS + FQM(até 7,00%). E ainda teimam em afirmar que não há COMPOSIÇÃO, da primeira sobre a segunda...
Em paralelo, ocorre, no dia 20, o pagamento da prestação “fixa”, mensal, que no seu cálculo e composição já INCORPORA JUROS(numa metodologia que desconheço), QUE VARIAM DE 1,25% a 1,4% a.m. Toda essa distorção termina exigindo e redefinição da prestação, anualmente(em prazos longos) e até um ajuste final, no término do pagamento, quando não houve renovação.
Para a Previ, tem sido cômodo conviver com essa GRITANTE ANOMALIA, vez que é quase imune à inadimplência, por ser gestora da FOPAG, tem lucro com os empréstimos, e ainda posa de conselheira, alertando os velhinhos, para os riscos do endividamento.
Melhor fariam se examinassem e copiassem fórmulas mais sensatas, existentes no Mercado de Consignados, ou em outras instituições de previdência complementar.

Ingrid Estevan disse...

Bom dia, Dr. Ari Zanella.
Como sabemos, o TCU, a pedido de alguns membros da oposição, pediu uma auditoria plena na Previ para investigar o prejuízo de 17,7 bilhões de reais em 2024 e questionar a governança da fundação. A auditoria se estende, também, ao empréstimo simples?
Alguma associação teria respaldo jurídico para solicitar,? Penso que o momento é oportuno. Gostaria de saber sua opinião.

João. disse...

Bom dia. Professor Aristophanes. Lembro-me bem dos cálculos acima que o senhor apresentou no blog do Medeiros. Há quanto tempo isso? A previ tinha ventilado em fazer uma reforma significativa no Empréstimo Simples. Até o momento nada, nem cogita mais, apesar das inúmeros apelos e reclamações dos Associados. A Previ Gosta muito é de ficar se defendendo do que é postado na mídia. Porque não jogamos toda a situação na mídia então? Daí poderíamos até falar também do calote do Bet e volta das contribuições. Acho que poderia dar certo.

Anônimo disse...

Assunto para um
Audiência Pública na CCJ do Senado.
Requisita por um Senador do
RS e SC intimando:
MPF
PREVIC
PREVI
BB
ANABB
AAPPrevi
CNJ

AAPPREVI e/ou ANABB podem pedir a Audiência!?

Anônimo disse...

O Brasil e a desesperança no futuro.

Anônimo disse...

Boa noite o aplicativo da previ está com defeito?alguém tem o mesmo problema? Se poder dizer algum amigo

Anônimo disse...

Boa noite site da previ está fora do ar ?

Anônimo disse...

E meus amigos tudo muito difícil na previ nunca mais foi o mesmo antigamente era um prazer tudo hoje e só desânimo

Anônimo disse...

Acho ótima ideia!

Anônimo disse...

Já que os administradores do nosso fundo de pensão não dá bola mais pra nossos pedidos, que tal a gente buscar ajuda em outras autoridades? Por que não pedirmos socorro a quem verdadeiramente governa nosso dinheiro, o dinheiro do banco e da Previ? Senhor ministro Lupi, livre nós dessa contribuição !! Já chega! Alô Frei Chico, mande esses diretores pagar o BET !! ou tirar as contribuições Pessoal previ. Atenciosamente agradecemos.

Ari Zanella disse...

Não defendo quem quer que seja, no entanto, com os assaltos e roubos praticados por este (des)governo, há clara preocupação da tropa de choque corruPTa em desviar a atenção do gravíssimo estado de nossa economia, endemonizando o governo passado. Chegará uma hora em que não conseguirão mais aumentar impostos e a gastança desordenada. Menos mal que falta menos de seis anos para Jesus voltar. Mamma Mia!

Anônimo disse...

o poste urinando no cachorro acontece so no Brasil.

João. disse...

Professor, é no mínimo estranho que nenhum deputado do partido do governo tenha assinado a CPI do rombo nas aposentadorias dos velhinhos do INSS. Pelo contrário, estão pressionando para quem assinou desistir. É muita cara de pau. Como dizia o ilustre deputado e ex juiz, Dr. Sérgio Moro, para achar os culpados, é só seguir o dinheiro, ele deixa rastro. Daí e só bloquear bens e enfiar esse povo na cadeia, lugar que muitos deles certamente já conhece e não deveria ter saído.

Ari Zanella disse...

Amigos: Não percam hoje às 22h o Roberto Cabrini na TV Record estará fazendo uma reportagem investigativa (que o Cabrini faz muito bem) sobre a fraude no INSS.

Anônimo disse...

O Judiciário Brasileiro promove ou fecha os olhos para Injustiças, gerando demandas evitáveis.

Histórico de incoerências:

“Não tenho sossego.

Em 2007 até 2017
A SRF me cobrou o IRRF de uma RT iniciada em 1991, diferença salarial de período anterior.
Verbas Salariais tinham Caráter Indenizatório SEM Imposto de Tenda.

Em 2003 um cretino Legislador Tributário decidiu que teria IR regime de Caixa 27,50% mas ESQUECEU de isentar de IR os JUROS DE MORA que são isentos de IR na ÁREA CÍVEL, pelo seu Caráter Indenizatório…
PORQUE não são isentos nas Verbas Salariais?

A CASSI agora tá cobrando
Contribuições CASSI das RTs.
Desde 2010/2012
Pagas em 2016
O BB depositou na JT
JT não pagou à CASSI
O BB sacou as 2 cotas Empregado e Empregador no saldo final e não pagou a CASSI.”


Anônimo disse...

Ações Civis
Juros de Mora são isentos de IR.

https://www.google.com/search?q=juros+moratorios+nas+Acoes+Civeis+sao+isentos+de+IR%3F&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-br&client=safari&channel=35

Anônimo disse...

Tá no Google:

“Sim, de acordo com a jurisprudência, os juros moratórios em ações civis não são passíveis de incidência de Imposto de Renda (IR).
A natureza jurídica dos juros de mora é indenizatória, visando compensar perdas e danos causados pelo atraso no pagamento, e não são considerados como acréscimo patrimonial.

Elaboração:
Natureza Indenizatória:
Os juros de mora são entendidos como uma forma de indenização pelo atraso no pagamento, visando recompor o prejuízo causado ao credor.
Essa natureza indenizatória é um dos principais argumentos para a não incidência do IR.
Não Incidência do IR:
A Justiça, incluindo o STF e o STJ, tem decidido que os juros de mora não compõem a base de cálculo do IR, pois não representam um aumento de patrimônio do credor.”

Anônimo disse...

Bom Dia DD Mestre Ari.
Favor informar em qual Ação o TRF1 ou o que for, que intimou o BB a justicar a adoção de índice ou conversão de moeda em Planos Econômicos em 1988.
Pode ser crucial para a ACP da AAPPREVI e outras.
Querem passar o rodo novamente…?
Pois bem.
Aprendi no curso de Direito e sempre emparedei meus Advogados:
- quero construir o meu Direito;
- Súmulas são para Advogados e Juízes preguiçosos
- estudaram para que?

Sugiro todos pensarem em adotar o índice de correção menos impactante.
Quiçá resultando soma inferior a 40 s.m., Ação Cível no Juizado Especial.

Anônimo disse...

Pessoal eu sou pensionista , a 3 meses estar sendo descontado 876,00 do iNSS , liguei pra previr a resposta e que a previ mandou um e mail para o INSS para saber o porquê do desconto mas não receberam nem uma resposta , estar acontecendo com mas alguém?

Tereza Fleury disse...

Colega anônimo de 10:40. A Previ não tem nada a ver com esses descontos. Verifique diretamente no aplicativo MEU INSS para saber do que se trata.

Anônimo disse...

INSS… é só mais 1 dentre milhões de “Gópi” da PeTralhada.

O Golpe do Além

Mega 2720
Casas de Apostas e Lotéricas participaram do “Golpe de Sorte” e colocaram a culpa no Seriado Lost que assoprou 5 dezenas:
- por que não as 5?
- pq ninguém ganhou com 6?
- 2.967 acertos com 5:
R$1.813, cada aposta
- sacadas sem CPF no Caixa
- sacadas direto no site.
Confira no site Loterias:
SALVADOR BA:
12 apostas no site Lot Caixa
12 apostas nas Lotéricas
12 apostas no IBC C.C. Caixa
36 apostas que indicam 001 apostador que deixou 3 pegadas.

()conluio para driblar a RFB na hora do resgate.
- mas a CAIXA sabe o CPF de quem apostou no Site ou na Conta Corrente CAIXA.

Digite mega 2720

Anônimo disse...

- por que não as 5?
Corrigindo:
- por que só as 5?
- por que não as 6?

Porque o Gópi tinha que ser silencioso, sem CPF no resgate.

Confesso, muito engenhoso.

João. disse...

Agora a Previ inventou mais uma, como sempre para piorar. O site não tem funcionado mais aos finais de semana e durante a semana, somente após as 08:00 horas. Não sei pra que? Se for por segurança, tem a dupla identificação e se for por segurança de empréstimo também não tem problema, porque o sistema ainda é arcaico, só credita o dinheiro dois dias depois.

João. disse...

Quem pensava que o ES não tinha jeito de piorar, é só olhar o saldo devedor depois do abatimento das prestações deste mês. Entramos em uma fria sem precedentes. O empréstimo imobiliário foi parecido, mas tinhamos o imóvel para vender e quitar, este nem isso.

Anônimo disse...

O INPC de Fevereiro 1,48%
inflou o Saldo do ES nos dias:
- 01/04 a 20/04, amortizado em 20/04.
- de 21/04 a 30/04 também, causando forte impacto até 20/05.

Anônimo disse...

inpc de abril foi de apenas 0,48%. O cafe nao ta subindo, mentira.