quarta-feira, 3 de março de 2021

PEDINDO QUE MINISTRO SE AFASTE (Por Aristophanes Pereira)

 

VÁ EMBORA, Dr. PAULO GUEDES!

Aristophanes Pereira

         Uma das coisas mais difíceis, para o ser humano, tanto no plano material, físico, como nas associações imateriais, psíquicas, é enxergar a realidade, como ela é, ou entender as relações cognitivas, pelo que elas dizem. Desde o começo das civilizações científicas, o homem levou milhares de anos para se certificar de que o planeta que habitamos gira em torno do Sol e, ainda hoje, muitos juram que essa mesma Terra é plana. Vivemos uma permanente incerteza, em relação ao que nos cerca, e interagimos em meio a dúvidas e incompreensões com o próximo.

 

         Vejam como é difícil perceber a realidade: Em uma entrevista divulgada hoje(2/3/21) pelo canal Primo Rico, do youtuber Thiago Nigro, o supostamente lúcido ministro da Economia, Dr. Paulo Guedes, faz diversas e demoradas considerações, em tom de defesa, para se dizer tranquilo, “certo de que está ajudando o Brasil” e que só vai embora se alguém mostrar que “estou fazendo algo muito errado”.

         Pela concessão que ele fez, sem explicitar quais seriam as qualificações exigidas do “alguém” que poderia, eventualmente, se contrapor à sua conduta pública, resolvi, mesmo com minhas modestas credenciais, mostrar-lhe o que ele está fazendo de muito errado. Quase cúmplice de um crime de lesa pátria.

         Economista acreditado, entre muitos de sua Escola e alhures, Posto de Combustível vital, para abastecer um governo pretensamente liberal e progressista e Ministro-Plenipotenciário da Economia, o Dr. Paulo Guedes, incoerentemente, demonstra não enxergar a absurda realidade, tão próxima de si. No campo da Psicanálise é passível de identificar-se como um surto da Síndrome de Stockholm, quando o indivíduo vitimado passa a ter afeição e indulgência pelo seu agressor.

         Já transcorridos mais de dois preciosos anos, de um período de quatro, ele não percebe e não entende que está prestando serviços e apoio a um (des)governante que o maltrata – errático, desagregador, personalista e avesso a um projeto de reconstrução nacional – na pessoa de um antigo capitão indisciplinado, de um manjado ex-deputado de factoides e de interesses clericais, de um presidente destrambelhado – o qual, em recente opinião do sensato e experimentado senador Tasso Jereissati, “é um cara que precisa ser parado”.

         Na sua desarrumada entrevista, com pedaços de ingenuidade, patetices e exagerada resiliência, o Dr. Guedes chega a dizer que “tem noção de compromisso enquanto puder ser útil e gozar da confiança do presidente”. Não dá pra entender e assimilar essa “confiança presidencial”, que sabota os seus projetos de reformas, desacredita e humilha seus auxiliares de maior expressão estratégica, como nos casos notórios da Petrobras, Banco do Brasil, Programa de desestatização, dentre outros. Foram puxadas de tapete e frituras que beiram a insensatez, o deboche  e a estupidez, com repercussões patrimoniais danosas e descrenças nos mercados, em prejuízo do País.

         Além disso, na sua formatação de homem público, com princípios éticos mais apurados, como pode o Dr. Guedes negar solidariedade e fazer cara de paisagem perante colegas sacrificados pelas vaidades, facciosismo e voluntarismo do seu Presidente?  São episódios notórios que respigam manchas na História, como a saída de corretos generais (Santos Cruz e Rego Barros), de dedicados e competentes ministros (Mandetta, Nelson Teich e Sérgio Moro) e de inúmeros outros meritórios funcionários, barrados em suas missões de bem servir ao Brasil.

         Não, Dr. Guedes! Sem desmerecer sua dimensão funcional, seus currículos acadêmico e empresarial e seu declarado propósito de “se tornar um ser humano melhor”, curvar-se a tais níveis de ignominia é um desserviço ao país. Servir com tão cega dedicação a um presidente imprevisível, individualista, ostensivamente incompetente, e incapaz de dar uma diretriz organizada, em momento tão  grave para o nosso pais, é um erro notório e incomensurável, do qual o senhor só poderá se redimir, ao se libertar dessa equivocada ilusão e for embora.

PS.: Sem opção exequível, não escondo que ajudei a eleger o Sr. Jair Messias Bolsonaro, em 2018, como via de tirar o Brasil de um mal já conhecido e experimentado. Tinha esperanças de que era possível um ponto de inflexão, para algo melhor. Engano, desencanto e frustração, mas continuo no bom combate.

Jaboatão dos Guararapes-PE,2/3/21. 

Imagem copiada de site do Google.

16 comentários:

Paulo César Fernandes disse...

Mestre, existe um assunto extremamente importante, que muitos têm feito vistas grossas,que eu gostaria de ressaltar. Parte vazadas das chamadas mensagens hackeadas comprovam a existência de Ativistas Esquerdistas do Judiciário tramando contra o Presidente da República, inclusive com as participações de Moro e Dalangnol.Infere-se daí a desenvoltura e o atrevimento da instalação da Supremocracia, 11 ungidos que fazem o que querem na hora que bem entendem,fico me perguntando até quando.A Lavajato foi espetacular, o Lavajatismo é execrável. No mais pelo bem do Brasil, BOLSONARO até 2026.

Ari Zanella disse...

Amigo Paulo César,

Eu concordo contigo e respeito as opiniões divergentes. Isso é democracia e liberdade de pensamento. Embora hoje eu esteja mais focado em Deus e Jesus Cristo, nosso único libertador. Fomos criados para o Reino dos céus, não para esse mundo.

Paulo César Fernandes disse...

Abraços fraternos, Mestre!

Blog do Ed disse...

Votei no Bolsonaro para livrar o Brasil do Lula e da Dilma Roussef. Aquele, para mim, o chefe da maior quadrilha de assaltantes do Tesouro Nacional (Presidente empossado, o filho, cuidador de animais no Butantan se torna sócio da maior empresa de telecomunicações do País) já organizada no Brasil, e esta, como as suas explicações comprovam, uma idiota. Creio que Bolsonaro faz o quanto pode, ao arrepio de fortíssima oposição política, no momento mais difícil da história do Brasil e talvez do Planeta, governo construtivo, com erros localizados, querendo seguir planejamento econômico fornecido pelo plano estratégico gerado no estado maior das Forças Armadas, o melhor elaborado no País. Acho que Bolsonaro e os filhos são políticos enodoados com a política administrativa do enriquecimento do político brasileiro mediante remuneração descabida e subterfúgios vários, principalmente de assessoria onerosa.
Edgardo Amorim Rego

gasampa disse...

Bolsonaro até 2026.

JOSE ADMIR DE PAULA disse...

Meus amigos,
Como deve ser classificado uma pessoa que defende um ministro (MANDETA) que recomendou as pessoas a procurarem um hospital somente quando estivessem agonizando, com dificuldades de respiração?
Como deve ser definido uma pessoa que prefere deixar o BB, Petrobras, etc. a disposição de políticos Ladrões a não privatizar?

O colega Aristóphabes Pereira me surpreendeu.

Respeitosamente

Abraços

Aristophanes disse...

Prezado Jose Admir de Paula.
Seu comentário, cifrado e enigmático, levando a distorções de entendimento, joga para o público um pedido de classificação e definição de minha pessoa. Não sou novato, nem esfinge. Aos 90 anos, ofereço um longo histórico de vida que permite, a quem desejar, fazer essa “classificação”, ou “definição”, agora, com sabor de patrulhamento.
Há muitos anos frequento o blog do Prof. Ari Zanella, que considero um amigo, do qual tenho recebido guarida, mesmo quando são notórias distinções de pensamentos e ideias. São muitos e diversificados os lugares por onde passei e, com clareza, deixei meu rastro e minhas digitais. Não vai ser tarefa difícil.
Fique à vontade, na sua proposta de investigação pública, mas seria estimulante a sua própria manifestação, de partida. Alegra-me a expectativa de conhecer meu currículo, escrito por tão nobre público.
Atenciosamente, José Aristophanes Pereira.

sss disse...

Vai sonhando, marcelino.

Ari Zanella disse...


Segundo o Bem Estar (conforme link abaixo - copiar e colar), a China registrou a PRIMEIRA MORTE devido ao CORONAVIRUS depois de 08 meses. Sendo assim (se for verdade) precisamos buscar na China o 'KNOW-HOW" para aplicarmos aqui.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/01/14/china-informa-primeira-morte-por-covid-19-em-oito-meses.ghtml

Desde o início da pandemia na China, morreram SOMENTE 4.635 pessoas.

Paulo César Fernandes disse...

Estamos Juntos, pelo bem do Brasil!

Unknown disse...

Mandeta e Moro dedicados e competentes? Continuo votando em Bolsonaro até o fim dos tempos. Confiemos no chefe. Ele é um homem sózinho lutando contra o sistema e precisa de nosso apoio incondicional. Além disso, a falta de alternativas... Enfim, o tempo se encarrega de provar as verdades. A "ivermectina" que o diga.

Ari Zanella disse...

Pessoal,

Enquanto dormimos não enxergamos a realidade. Assistam o vídeo de 10 minutos inserido no blog recém ativado TERCEIRA VIA. Basta clicar aqui ao lado esquerdo. Assista com vontade. Obrigado.

Ari Zanella disse...

Por favor, busquem esse vídeo no youtube. Eis o link para COPIAR e COLAR no seu navegador:

https://www.youtube.com/watch?v=MKw690dkIlg

Blog do Ed disse...

o político brsileiro é político para enriquecer, para fruir de renda que nçao consegue obter na atividade privada.
Edgardo Amorim Rego

MARCIO FLORES disse...

A opção Haddad, com certeza estaria nos conduzindo para um país bem melhor que o de Bolsonaro!
Além do mais, quem assumiria o Governo hoje, se Bolsonaro fosse impedido?? Quais perspectivas de melhora nos aguardam, com o STF, Congresso, Governadores e políticos em geral que temos??
A crítica, sem soluções exequíveis, se perde em si mesma!! Palavras ao vento!! Temos de atacar a origem dos problemas, enxergar quem trabalhou contra o Governo nestes dois anos, e não querer enforcar os que se sacrificaram para tentar levá-lo a bom termo!!
Com Bolsonaro até o fim, pois sem ele seria tudo infinitamente pior!!

sss disse...

Cruzes!!!