domingo, 5 de julho de 2020

CHAPA DOIS - MAIS UNIÃO

      Em uma semana começa a votação na PREVI para escolhermos o novo diretor de Seguridade, uma diretoria das mais importantes tendo em vista referir-se exclusivamente e prioritariamente a nós associados. Lógico que todas são importantes mas a Seguridade nos envolve diretamente.
     Há muito tempo essa diretoria vem sendo controlada por uma só tendência ligada a sindicatos e cargos, política peculiar de partidos políticos, a qual não deve continuar, sob pena de continuidade perniciosa, pois temos que ter em conta a salutar alternância de comando. O que a atual diretoria pode fazer pelo associado está deixada de lado principalmente nesses severos períodos de pandemia que assola nosso país.
    Apoiamos 100% a chapa 2 - Mais União cujo candidato - Ítalo Lazzarotto - tem a juventude e a capacidade de mudar o nosso relacionamento no binômio PREVI X ASSOCIADOS.
    Sabemos das dificuldades que teremos pois é notório o uso da "máquina" de propaganda que está sendo utilizada pela chapa opositora. Praticamente 100% dos beneficiários do fundo estão sendo alcançados através dos emails cadastrados. Quase todos já recebemos propaganda da chapa da situação e não podemos dizer o mesmo da chapa da oposição. A injustiça já começa por aí, aliada a um baixo interesse dos aposentados e pensionistas, abalados com o peso da idade e dificuldades e no trato com a operacionalização digital da votação.
    A ANAPLAB dedica-se integralmente em apoio à chapa 2 - Mais União e conclama a todos para a RENOVAÇÃO dessa diretoria, que repetimos, trata diretamente com os associados. Temos certeza que o relacionamento será bem melhor.
     Portanto, arregacemos as mangas sem pestanejar, fazendo o necessário uso das redes sociais para conquistar novos votos para a chapa 2 - Mais União. Contamos com cada um de vocês para mudarmos os rumos na política da diretoria de Seguridade. A Afabb-RS e a Afabbj (Joinville) já se engajaram na tarefa. Alie-se você também, caro amigo, pelo bem geral da PREVI e dos previanos.
 

66 comentários:

Unknown disse...

Caro Ari,bom dia!Votarei Chapa 2,seguindo sua orientação. WILLIAMS SILVA-9843050-5

Lucia Siza disse...

Chapa 2 na cabeça

Rasec disse...

Além de votar na 2 precisamos divulgar para os colegas.

ganem disse...

Colegas. A caixa de previdencia da caixa, suspendeu ate novembro o desconto do emprestimo. Vejo nossas associacoes caladas, sera que nossos problemas acabaram, esqueceram que ainda dependemos da " FORCA " desssas associacoes para defenderem nossos interesses. Pois e atraves delas que podemos clamar por melhorias e ou no caso amenizar o momento que vivemos.

Ari Zanella disse...

Boa noite Ganem,

Na atual diretoria vai ser difícil conseguir essa suspensão. Eles já se mostraram muito reticentes até para conceder os dois meses que acabou em junho.

Unknown disse...

Só mudará os diretores e nada mais!Pedir a Deus que não piore, começando com participações para o equacionamento do plano.

WILSON LUIZ disse...


“CAIPIRAS” 7 X 1 “ELITE” INDUSTRIAL

Sobre a matéria anterior, gostaria de meter minha “colher de pau” sobre as lúcidas postagens dos colegas Edgardo e Aristophanes, frente aos quais sou mero aprendiz.

Por que o agro-negócio brasileiro é respeitado e temido pela concorrência no mundo inteiro, e nossa indústria está “caindo pelas tabelas”, sem qualquer condição de competitividade de seus produtos?

Poderia escrever páginas e páginas sobre o assunto. Décadas atrás participei, na Direção Geral, de amplo estudo sobre a política de crédito do BB, tanto na agricultura como na indústria. Na agricultura, formaram-se duas correntes, uma favorável ao subsídio ao crédito e outra, na qual eu me incluía, que achava que o benefício deveria ser sobre a produção.

O incentivo à produção beneficiaria os que realmente trabalhavam, e não os muitos “picaretas” que se aproveitavam do custo baixo do crédito para desvio de finalidade, inclusive fazendo aplicações financeiras no próprio BB com este dinheiro conseguido com custo abaixo da inflação, infelizmente subsidiar o crédito foi a posição vencedora; um exemplo paradigmático desta política nociva foi o já clássico “escândalo da mandioca”, ocorrido décadas atrás; sobre a política de crédito industrial pouco se discutiu, falava-se que era pressão dos barões da indústria, satisfeitos com o "status quo" vigente nos tempos da ditadura.

Por que ocorre esta abissal diferença de competitividade entre nosso setor agrícola e o industrial? Na minha opinião, é muito simples: ao contrário do que se esperaria, em determinado momento de suas histórias, os “caipiras”, como eram conhecidos os produtores rurais, disseram chega, vamos esquecer o governo e cuidar da vida. Com muito trabalho e competência, alcançaram níveis de produtividade invejados no mundo, investindo em tecnologia, principalmente com a ascensão de jovens empreendedores, com a cabeça no século 21, já os arcaicos defensores da dependência do governo foram se afastando, aos poucos, eram estes que nunca “tinham condições” de pagar suas dívidas junto ao BB.

Paradoxalmente, a “elite” industrial, que estudava em Harvard, Oxford e USP preferiu, por comodismo, avançar rumo ao século 19. Se escudaram na reserva de mercado, consequência do elevado imposto de importações, mamaram gostosamente nas tetas do governo, com incentivos fiscais que custam R$ 370 bilhões de nossos impostos anualmente e vários etc. É uma pena, se esta “elite” influente tivesse pressionado o governo para criar condições para eles serem competitivos, como redução da carga tributária(seria possível com a redução dos incentivos fiscais), fazer uma reforma no sistema de impostos, o mais caótico do mundo, incentivos ao aprimoramento dos trabalhadores, etc...

Realmente, no momento, não poderíamos competir nos setores de altíssima tecnologia, como Inteligência Artificial ou telefonia 5G, mas seria possível enfrentar a China na média tecnologia e produtos semi-duráveis, como carros, televisores, refrigeradores, roupas, etc.

O lamentável é que nós, indefesos consumidores, pagamos a conta, obrigados que somos a comprar produtos inferiores aos importados por preços extorsivos. A última vez que troquei de carro, adquiri um importado com três anos de uso pela metade do preço de um similar novo “made in Brazil”; além do mais, somos reféns de fornecedores externos, há 60 dias quero comprar um televisor, mas está em falta, o fabricante alega que não recebem peças da China.

BRASIL SIL SIL





Paulo César Fernandes disse...

Caro Mestre, estamos juntos: Chapa 2.

Cadé disse...

Caro mestre, chapa 2, vamos envidar esforços. Temos que mudar alguma coisa no comando.
Cadé

Milton H Jacobsen disse...

Chapa 2 na cabeça

Blog do Ed disse...

Ganem
Você é baiano? Você é parente do notável diretor Ganem, do BB, das décadas de 60 e 70 do século passado, que terminou a vida ativa como diretor da Wolkawagen?
Edgardo Amorim Rego

Blog do Ed disse...

Wilson Luiz
Entendo que a industrialização agora é processo de evolução muito difícil, mas absolutamente prioritário, para que o Brasil se torne, de fato, um país rico e com o povo vivendo as delícias da fruição da vida moderna que é proporcionada pela tecnologia de ponta. Creio, como indica, o nosso querido diretor e Mestre Aristophanes, que a trilha é ter como base a liderança que se alcançou na área da produção agrícola, que se avizinha muito da área farmacológica, que o ataque virótico atual demonstra estar ainda debilitada, e o Brasil possuir muitas e proeminentes inteligências em atividade nessa área de pesquisa. Pode-se imaginar o que significa de faturamento uma indústria farmacêutica poderosa e avançada?
Edgardo Amorim Rego

Odan disse...

Chapa 2 na cabeça.

Aristophanes disse...

Prezado Wilson Luiz.
Comentário competente e apropriado – o seu – para mostrar erros que tanto deformaram políticas setoriais de desenvolvimento. Não adianta chorar sobre o leite derramado, mas aprender com eles, para aprimorar novos caminhos. E o novo caminho da Agricultura, sem tanta interferência do Estado, está dando resultados auspiciosos. Não atrapalhar já é uma grande ajuda.
Construir uma nova Industria é bem mais complexo, haja vista a grande necessidade de capital tecnológico e intelectual. Além de não robustecermos a formação desses bens intangíveis, muitas cabeças preciosas fugiram do Brasil.
Aproveito para fazer um esclarecimento, retirando do “escândalo da mandioca” a dimensão “paradigmática” que você lhe concedeu. Falo como testemunha da época, não como Diretor da DINOR, que já tinha sido extinta, com a grande reforma(1979) que criou uma nova estrutura diretora, em Brasília, e espalhou superintendências pelos estados. Eu era Diretor de Planejamento, apesar de não ser um entusiasta da reforma. Na dimensão creditícia, o financiamento à mandioca, em uma pobre região do sertão pernambucano, é “troco inexpressivo”, comparado com financiamentos a outras culturas e atividades regionais como cana-de-açucar, cacau, pecuária, atc. O realce que se deu ao desvio, praticado por um gerente mau caráter, atingia a figura do Banco do Brasil, indiretamente, e envolvia políticos dos grotões nordestinos. Isso, somado ao estúpido assassinato de um diligente procurador, que trabalhava na investigação do caso, montou a formula perfeita para um escândalo de formatação rocambolesca, tão ao gosto da grande imprensa, quando se trata de realçar as “mazelas do Nordeste”.
E pra falar de outros números, noves fora isso,lembro que 1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais.


Unknown disse...

Também vou de chapa 2.

Unknown disse...

... "PG comentou que Fundos estariam quebrados".

1 - talvez em face alta Taxa de Investimento dos Ativos em Renda Variável;

2 - talvez pela longevidade crescente dos Assistidos e do cenário obscuro da Economia;

3 - talvez porque o Equilíbrio dos Fundos sempre foi Fantasioso para justificar ALTOS SALÁRIOS e DISTRIBUIÇÃO de Superavits... PREVI, PETROS, VALIA.

PREFIRO NÃO COMENTAR . . .

DIVERTAM-SE nos links:

https://int.search.myway.com/search/GGmain.jhtml?p2=%5EBYU%5Exdm242%5ELMPTBR%5EBR&ptb=ABDA7177-B499-4C4A-897C-09FCC944B3E3&n=785905ce&ln=pt&si=51554950497&tpr=hpsb&trs=wtt&brwsid=8D53DC99-9120-4B96-B7C7-6990B44E5195&searchfor=quem+fiscaliza+os+fundos+de+pens%C3%A3o%3F&st=tab

WILSON LUIZ disse...


O TEMPO NÃO PARA

Caro Aristophanes, concordo com você, o escândalo da mandioca foi merreca perto, por exemplo, das benesses concedidas ao setor sucro-alcooleiro.

Também estou de acordo com sua colocação que, hoje, é muito difícil e custoso ser competitivo no setor industrial; perdemos um tempo precioso e que não volta mais.

Na década de 1970, a China era um país feudal, começou a ser notado no cenário internacional com a visita de Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos, em 1972; já o Brasil vivia, sob a ditadura militar, seu falso “milagre econômico”, naquela época nosso PIB era maior que o chinês. A China, em que pese atitudes condenáveis de uma ditadura, partiu para um verdadeiro “milagre econômico”, hoje seu PIB é mais de 13.4 trilhões de dólares, já nosso regime ditatorial cedeu às pressões de nossa elite retrógrada, a economia começou a ser dopada por reservas de mercado e créditos subsidiados, não se implementou um projeto desenvolvimentista de verdade, o resultado é que hoje temos um PIB ridículo de 1.88 trilhão de dólares.

ELE FAZ O QUE DIZ?

O presidente Bolsonaro apresentou alguns sintomas do covid 19, como tosse, febre alta e desconforto físico, será que está tomando sua sacrossanta cloroquina?

R.I.P.

Morreu, aos 91 anos, Ennio Morricone, genial compositor responsável pela trilha sonora de mais de 500 filmes. Grande perda para os que amam o cinema, como eu e o Professor Ari.

CHAPA 2 CHAPA 2 CHAPA 2

Se não for possível melhorias, “tem que manter isso, viu?”.

Blog do Ed disse...

Hoje,eu diria, é consenso que o Estado, conforme prenunciaram Alice Amsdem e Robert Wade, precisa interferir no início do processo de desenvolvimento para criar nichos de competitividade, onde as empresas cresçam mantendo-se competitivas por sua própria criatividade, e continue vigilante para que se mantenham competitivas.
Edgardo Amorim Rego

Unknown disse...

Prezado Ari Zanella, é tempo de mudanças!! Fico muito honrado com sua opção pela Chapa 2 - Mais União. Dedicarei todos os dias do meu mandato para trazer mudanças importantes e mais transparência para todos os Associados. Aproveito o momento, e peço aos demais colegas que acompanham seu trabalho, para que avaliem nossas propostas, nossos candidatos e suas trajetórias dentro do BB. Precisamos de muitos apoiadores para nos ajudar a vencer. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!

ÍTALO LAZZAROTTO JÚNIOR
Candidato a Diretoria de Seguridade
Chapa 2 - MAIS UNIÃO

Lázara Rabelo disse...



Caro Ari Zanella, fico muito feliz com esta sua
decisão de apoiar a Chapa 2.
E eu, com certeza, também vou votar na Chapa 2
e estarei torcendo muito e desejando, que a
Chapa 2 seja a vencedora desta Eleição da PREVI.

Lázara Rabelo de Araújo

Blog do Ed disse...

Mestre e amigo Ari Zanella
Gostaria de receber informativo do programa e personalidades que compõem a Chapa 2. Nada recebi acerca da Chapa 2! Agrada-me isso que promete Dr. Lazzarotto: TRANSPARÊNCIA. Tenho no meu modesto blog um texto sobre esse assunto, que, aliás, é um mote de minhas ideias no blog.
Edgardo Amorim Rego

Henrique Augusto disse...

Bom dia. Alguém pode me ajudar? Não entendi porque no Site da PREVI, minha margem consignável aparece negativa - R$ 444,00. O que de extraordinário aconteceu. Que pena, agora em julho completo a 6 sexta parcela do ES, renovando, daria um troquinho, mas o que fazer. Eu só queria entender.

Henrique Augusto disse...

Porque a margem consignavel aparece negativa no site da PREVI. Alguém saberia responder?

Unknown disse...

Ari e amigos,
O problema de Brasil é a corrupção, que é endêmica.
E principalmente a impunidade.
A Lava Jato tentou dar um basta na situação, mas não consegui. A maioria, praticamente, já saiu da prisão.
Por isso é devido a isso, neste momento voltou a corrupção, afinal de contas ninguém vai ser punido mesmo.
Vou de chá 2 na Previ.
Celio Vilela

Odan disse...

a partir de 13.07 a gente vai varrer esses aproveitadores.

Ari Zanella disse...

Não vai ser fácil Odan. Mas peço que não os julguemos pois como diz o Evangelho devemos amar até os nossos inimigos e fazer o bem a quem nos persegue e nos odeia, para que sejamos filhos do Pai Celeste. Desculpe não publicar um de seus dois comentários.

O melhor que podemos fazer é compartilhar a chapa 2 - Mais União - em nossas redes sociais.

Jeanne disse...

Minha margem do ES também está negativa na Previ. Acho que é por conta da prestação suspensa do empréstimo e que dia 20, ela se regularizará. A minha margem negativa equivale a 30% da prestação(negativo) mais o que estava anteriormente disponível. Vou aguardar dia 20 para confirmar.

Blog do Ed disse...

Não estou entendendo o grande ministro Celso de Melo, nesse despacho em que isenta o Gel Heleno de ameaça contra a CF. Claro, o Gel. não anda por aí conspirando contra o STF. Não é isso. Mas, não posso aceitar o antimilitarismo. O antimilitarismo é tão crime quanto o racismo, é tão contra o diferente quanto o racismo. O militar é tão cidadão e ser humano quanto o civil. Porque, então, somente o civil é democrata e livre, e o militar é ditador e escravagista? Eisenhower foi general, livrou o mundo do nazismo, do fascismo e do comunismo soviético, e foi Presidente do país, exemplo democrático, segundo muitos sábios históricos. Em geral, o general brasileiro é tão democrata e liberal quanto os mais eminentes civis liberais e democratas brasileiros.
Edgardo Amorim Rego

Gilberto disse...

Prezados Amigos, boa tarde
Com relação as colocações sobre a MC do ES negativa, já telefonei à respeito e estou aguardando a resposta e providências para regularização.
Qualquer novidade vamos divulgar.
Grato e fiquem com Deus

Odan disse...

Blogger Jeanne disse...
Minha margem do ES também está negativa na Previ. Acho que é por conta da prestação suspensa do empréstimo e que dia 20, ela se regularizará. A minha margem negativa equivale a 30% da prestação(negativo) mais o que estava anteriormente disponível. Vou aguardar dia 20 para confirmar.

08/07/2020 10:55

A MINHA TAMBÉM, ASSIM SENDO, A PREVI NÃO PODERÁ VOLTAR A DEBITAR AS PRESTAÇÕES DOS EMPRÉSTIMOS EM SER, ISTO PORQUE, PRESSUPÕES QUE ELA NOS EMPRESTOU SEM EXISTÊNCIA DE MARGEM REGULAMENTAR PERMISSÍVEL.
JUSTIÇA NELA.

Paulo disse...

Sanção mp 936 garante, finalmente, manutenção convênio previ x inss.
Graças a Deus

Henrique Augusto disse...

Obrigado Jeanne. Temos mesmo que aguardar a "síndrome" do dia 20. Pra eles (PREVI), deve ser tão simples explicar. O que acontece é que chego a pensar que eles não sabem o que é ansiedade. Muito obrigado, Jeanne

Unknown disse...

Prezado Zanella...

Fico contigo, na chapa 2.
E o principal fato é de nunca ter visto ou tomado conhecimento que o diretor de seguridade, Sr. Marcel tenha tomado alguma atitude digna em favor dos aposentados, aliás, nem sequer deu satisfações quanto a algum pleito.
A PREVI é dos aposentados, creio que mereciamos mais respeito.
Abraço cordial...

WILSON LUIZ disse...


CRÔNICAS DA PANDEMIA 2

QUEM É SENSATO TOMA TUBAÍNA, NÃO TOMA CLOROQUINA

O exame do presidente Bolsonaro deu positivo para covid-19 e, já de saída, ele disse que estava tomando cloroquina. Os inúmeros estudos sobre este produto não comprovaram qualquer benefício no tratamento contra o vírus, já seus efeitos colaterais, como risco de complicações para pacientes com problemas cardíacos são amplamente comprovados; o que o presidente não diz é que ele faz dois exames diários das condições do coração, cfe. noticiou o site O Antagonista.

TRISTE ALEGRIA DO POVO

O futebol voltou aos campos, em vários países da Europa, e também no glorioso campeonato carioca. Assisti alguns jogos, dá para passar o tempo, mas ao mesmo tempo é deprimente ver as arquibancadas vazias. A paixão da torcida é essencial para o espetáculo, assim como não admitimos assistir um filme sem trilha sonora. Em abril/2019, assisti, pelas quartas de final da Uefa Champions League, Manchester City x Tottenham. Foi um jogo épico, o melhor a que assisti nos últimos tempos. Até 48 minutos do segundo tempo, o time da casa estava se classificando, quando sofre um gol e é eliminado; passou-se de um barulho ensurdecedor ao silêncio total da torcida, uma verdadeira tragédia grega. Sem torcida, este jogo não seria nada.

Jairo disse...

Vamos de chapa 2.

Gilberto disse...

Prezados Colegas, boa noite
Conforme havia comentado sobre a MC do ES estar negativa, solicitamos à Previ que verificasse o que ocorria.
Recebi à pouco informação de que houve inconsistência no cálculo da MC para os que solicitaram a suspensão.
Tão logo rode a folha de pagamento haverá a regularização das MC.
Grato

Henrique Augusto disse...

Muito obrigado

Henrique Augusto disse...

Se eu tivesse lido antes, teria economizado um lexotan rsrs. Muito obrigado, Gilberto

Miro disse...

https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/34672-inquilino-do-mourisco-tera-que-pagar-o-aluguel-integral-a-previ.html

Paulo disse...

Vou de chapa 2 também.

Blog do Ed disse...

Miro. Banco chinesinho esperto. A China tasca um prejuízo do tamanho do mundo e o banco chinês ainda quer tirar vantagem em cima da previdência social brasileira... Depois o embaixador chinês fica todo sensibilizado com os destemperos do Wwintraub!... E ainda há juiz de 1ª instância brasileiro para ter pena de banco chinês em confronto com aposentado e pensionista brasileiro
Edgardo Amorim Rego

Blog do Ed disse...

Minha opinião. A proposta da Chapa 1 é muito mais competente que a da Chapa 2, inclusive não ilude ninguém, que me desculpe meu estimado colega Odaí, o que os candidatos almejam, na verdade, é remuneração substanciosa. No entanto, o principal candidato da Chapa 2 me parece muito mais consciente, desenvolto, que o da Chapa 1. Está difícil optar...
Edgardo Amorim Rego

Unknown disse...

Concordo!

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

PREZADOS COLEGAS,

EU VOTO NA CHAPA 2.

Paulo Beno disse...

Votamos agora....CHAPA 2.
Avisem colegas da ativa...

Felipe Osório da Silveira disse...

Feito, aqui em casa 2 votos para Chapa 2

Telma disse...

Paulo, onde posso acessar essa notícia? Está no site da PREVI ?

Ari Zanella disse...

Sua opção de voto foi:

CHAPA 2 - MAIS UNIÃO

Confirma seu voto?

Blog do Ed disse...

Foi fácil votar no Atendimento da PREVI. As coisas são fáceis quando os competentes a fazem e querem facilitar.
Edgardo Amorim Rego

Milton H Jacobsen disse...

Milton

Já votei chapa 2

CELSO BERNARDES disse...

COLEGAS

VOTEI NA CHAPA 2, FORA OS EMAILS QUE MANDEI PARA UNS 25 COLEGAS.
CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Paulo César Fernandes disse...

Votei na Chapa 2, votei na Mais União.

Unknown disse...

Votei chapa 2 e estou fazendo campanha!!!

Unknown disse...

Com certeza Eu e Minlha filha votamos na chapa 2

Felipe Osório da Silveira disse...

Impressão minha ou valor da CAPEC foi reajustado?

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Felipe Osório 14/07/2020 23:59
Felipe Osório,
Na CAPEC o valor dos seguros e das mensalidades são reajustada em janeiro de cada ano. Quando os segurados mudam de faixa etária as mensalidades são reajustadas e os valores dos seguros não.
Um abraço

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Ibovespa em alta de 1.77% agora, 15.07.2020, 10:53hs, chega a 100.440 pts.

Felipe Osório da Silveira disse...

Genésio Guimarães.
Certo verifiquei aqui mesmo e foi troca de faixa etária mesmo.

Henrique Augusto disse...

Contracheque disponível e margem consignável negativa no site da PREVI. Nem a 1 nem a 2

Paulo disse...

Bolsa a 102.000 pontos, chapa 2!

Unknown disse...

A minha capec foi resjustada

Gilberto disse...

Prezado Henrique Augusto, já abordei o assunto da MC, houve uma inconsistência quando da suspensão do ES e deverá ser regularizado após o crédito em conta.

Cátia Bezer7 disse...

Bom dia irmão!
Não sei se teremos o resultado esperando,tendo em vista esse divisor de águas.A Chapa 1 está trabalhando fortemente! Pairando dúvidas cfe.você citou.Seja o que Deus quiser!

Blog do Ed disse...

No Brasil, a via mais rápida para enriquecer é pelo ingresso na lide política, ingressar na liderança de um partido político. Curioso e suspeito método...
Edgardo Amorim Rego

Henrique Augusto disse...

Bom dia, Gilberto, muito obrigado pelo esclarecimento. É que a ansiedade é um sentimento tão absurdamente grande que faz com que certas "falhas" nos pareçam propositais. Aceite um abraço do seu colega extremamente ansioso rsrs. Muito obrigado

Ari Zanella disse...

Concordo com a Cátia Beser7 (16.07 00:36). A chapa 1 está trabalhando fortemente SEM PARAR e possui os telefones de todos os votantes, bem como, todos os e-mails, inclusive das pensionistas. Nós precisamos usar as redes sociais para convencer quem ainda não votou. Principalmente aposentados e pensionistas.