sexta-feira, 8 de maio de 2020

A PALAVRA DO MESTRE



DESASTRE INCOMENSURÁVEL
Aristophanes Pereira
              A nossa percepção das “coisas” é muito pouco confiável, pois varia conforme a natureza, posição e grandeza de muitas variáveis. Tanto nas coisas do mundo físico, como nas coisas subjetivas. Para uns, o copo pode parecer meio cheio, para outros, meio vazio. Incontáveis civilizações passaram milênios, desenvolveram teorias e sacrificaram apóstatas, até chegarmos – quando o Brasil acabava de ser descoberto –  ao consenso científico  e religioso, de que o Sol é o astro central do Sistema Solar e a nossa Terra esférica é, apenas, um dos planetas, girando em torno dele. Pra variar, ainda tem muitos que acham que ela é plana...
         Essas distorções e dificuldades de percepção são mais agravadas pelas insuficiências físicas de muitos dos nossos sentidos. Só ouvimos sons dentro de uma estreita faixa de ondas sonoras, e só enxergamos dentro de curto espectro de radiações luminosas. No âmbito dessas formas restritas e enganosas de nos apercebermos do mundo físico, ao nosso derredor, padecemos, pra complicar, de insuficiências cognitivas graves, que ocasionam sensíveis distorções no processo de avaliação de determinados fenômenos: é a nossa estreita sensibilidade para a ordem de grandeza numérica de quantidades e medidas das coisas.
         Perdemo-nos nas insignificâncias das nano dimensões, como o tamanho de um vírus de 700 nanômetros(unidade que representa 1 milionésimo de milímetro) e ficamos abismados, quando nos explicam que o mais próximo buraco negro, a 1000 anos-luz de distância(um ano-luz igual a quase 10 trilhões de Km.), “acabou” de engolir uma estrela. Para a maioria dos viventes, mesmo ilustrados, a percepção da ordem de grandeza, no mundo real, varia entre tamanhos e quantidades em torno de 0,0001 e 1 trilhão! Abaixo, ou acima, desses valores, perdemos as referências. E para tantos não escolarizados, ficam entre a unidade e o milhar do “jogo de bichos”! Felizmente(ou infelizmente?) algoritmos da nova Inteligência Artificial(IA), combinados com a Neurociência,  desenvolvem-se para reparar essas naturais deficiências humanas.
            Por essas divagações um tanto abstratas, o leitor, talvez, esteja me considerando meio tonto, atoleimado, por desvios resultantes da longa reclusão social, das expectativas da doença pandêmica, dos riscos de morte, das mortes de milhares e do terrorismo do noticiário, nas incontáveis mídias. Não! Estou bem, equilibrado e consciente de todas as inquietações físicas e existenciais deste grave momento.
         Tais elucubrações decorrem da exagerada e enganosa repercussão que se tem feito, nos anúncios e explicações do fenômeno pandêmico, dos diversos aspectos resultantes da doença viral. Infectados, doentes, reclusos, recuperados, mortos, testados, vacinas e remédios e tantas outras variantes de vitimados, direta ou indiretamente, pela Covid-19. Tudo isso ilustrado por imagens repetidas e requentadas de cemitérios, funerárias, hospitais e ruas fantasmagóricas, bem como informes, avaliações, comparações, porcentagens, gráficos em linhas, colunas e pizzas, curvas em sino, ou aplainadas, e progressões exponenciais com fatores aleatórios. Um alentado compêndio de matemática, geometria, estatística e contabilidade a que se adicionam outros números: os desastres na Economia, os juros, o dólar, a Bolsa e os bilhões dos auxílios, para abrandar as penúrias de milhões. Só não conseguiram, ainda, reproduzir mensagens e entrevistas do Além!
         Essa síndrome de pânico midiático, expandida pelo disse-me-disse, e deturpada pela nossa natural incapacidade de discernimento, no que respeita a ordens de grandezas e relações comparativas, soma-se ao posicionamento atrabiliário do Governo, pelo comportamento dúbio e abusivo do presidente da república, tanto no irreverente desprezo pela “gripezinha” e desmonte das ações de saúde pública, como pela provocação de inadmissível e corrosiva instabilidade institucional. Está tudo na contra mão do que deveriam nos entregar, em momento tão grave e letal: A união de todas forças de governos e governados, na dimensão heroica e compreensiva de um plano nacional, inteligente, integro e coerente, sensato, didático, reparador e elucidativo dos males decorrentes da grave epidemia que a todos aflige.
         Começamos a pandemia com o ufanismo de um épico resgate transcontinental de duas dúzias de brasileiros, reclusos na China. Agora, estamos no meio da matança, “sem lenço, sem documento”. E sem um médico-chefe confiável, para interpretar os números do que poderá ser um desastre incomensurável.

Jaboatão dos Guararapes(PE), 7 de maio de 2020.

Imagem de antigo almanaque: Lição dos jumentos, no Google.

20 comentários:

Blog do Ed disse...

Análise objetiva. Solução. a meu ver, correta: união de todos os cidadãos na realização de plano de construção nacional. O problema é que político não se une, porque só age no interesse próprio de deter o poder. Esse é o mal fundamental da democracia. Cidadãos instruídos e corretos, grande democracia; cidadãos ignorantes e mal educados, péssima democracia. A democracia é o menos ruim dos regimes políticos, porque ela é a cara do povo.
Edgardo Amorim Rego

Paulo disse...

A sociedade está altamente dividida e polarizada, se ficássemos todos em casa, no início, por 20 dias, o vírus teria se enfraquecido, poderíamos todos sair juntos e vencer esse vírus, mas como uns defendem que podem sair, outros que devem ficar, não colocamos em prática a união.E, divididos como sociedade, somos vencidos e conquistados.S.M.J

Ari Zanella disse...

Amigo Paulo,

A cidade de São Paulo tomou essa providência inicial, sendo o governador e o prefeito adeptos do isolamento social, teve período em que 75% da população obedeceu o isolamento por 14 dias. Então deveriam ter decretado a quarentena de 40 dias direto. O que eu não compreendo é como Minas Gerais tem um número tão reduzido de óbitos enquanto SP tem o oposto. Penso que a prevenção e o cuidado deve vir por primeiro: Uso de máscaras SEMPRE, lavação constante das MÃOS, DISTANCIAMENTO (2m), ZERO AGLOMERAÇÕES. Santa Catarina tem 65 óbitos. Joinville, a cidade onde moro tem 700 mil habitantes e apenas 06 óbitos.

Paulo disse...

Mestre Ary, o que eu acho que aconteceu em São Paulo, foi justamente não ter feito Lockdown no início, deveria ter fechado por 30 dias com mais que 95% da população, somente médicos, enfermeiros, farmácias e supermercados funcionando.A grande são Paulo sozinha tem aproximadamente 22 milhões de pessoas, mesmo atingindo pico de 75%, no máximo, vamos fazer uma média de 60%, o que seria ainda uma boa média nesse ínterim, sabe-se que foi menor, com dias chegando aos 40%, no melhor caso, de 75%, ainda são5,5 milhões de pessoas circulando, é muita gente!Some-se a isso, que boa parte da população de São Paulo não pode fazer o mais básico nessa pandemia, lavar as mãos, pois não possui água tratada para isso.Além disso, muitos barracos, sobrados, com condições insalubres e ocupados por muita gente.Joinville é um caso fora da curva, com IDH acima dos 800, penso que, na minha humilde opinião, não sou detentor da verdade, possa ser isso, um grande abraço!

Unknown disse...

'Santa Catarina tem 65 óbitos. Joinville, a cidade onde moro tem 700 mil habitantes e apenas 06 óbitos.

09/05/2020 10:49'

O SUL è MEU PAIS.

PR SC RS tem 350 ÓBITOS ACUMULADOS no ANO !!!

Em SP e RJ morre MAIS do isso TODOS os DIAS !!! ???
- é o PT-PSDB cumprindo a meta do PCC Chinês.
- tem muito óbito engordando a lista por Covid, tudo para aumentar a fatia dessas UFs, na divisão dos 120 bilhões da MP da "Guerra".

Com certeza em SP-RJ-AM-MA-PA-CE-PE a Saúde Pública é precária e FUNCIONÁRIOS de HOSPITAIS PÚBLICOS não têm EPDis e estrutura adequados.

Contudo, nos contratos sem licitação desses Partidos, ocorrem superfaturamentos de 300 a 700 por cento - busque no google.

Não bastou a exportação intencional do C-19, a China continua alimentando a morte.
- a ironia fica por conta que lá eliminaram 30, 300 ou 3.000.000 indigentes.
- aqui indigentes das UFs campeãs de Covid engrossam a lista do Dória&Witzel&Cia.

Vai faltar massa de manobra nas Eleições.

https://www.defesa.tv.br/crise-do-covid19-a-china-inunda-a-europa-com-materiais-medicos-defeituosos/


Paulo disse...

Uma simples Nikon p900, ao nível do mar, pode mostrar como a terra é esférica, a observação dos astros também, a observação, aliás, de tudo que gira com grande velocidade, ou em algum momento, há bilhões de anos rotacionou, como a nossa lua.A ciência é exata, os homens não, esses são parciais e manipulam a ciência ao seu interesse, infelizmente, claro, há pontos e teorias divergentes sobro o princípio do universo, a teoria da evolução e tantas outras.Mas mesmo a ciência muda, por exemplo Newton afirmava que um corpo caía, porque a Terra exerce uma força de mesma intensidade, direção e sentido contrário à força que ela também recebe.O caso da maçã, a terra não sobe até a maçã, pois possui massa infinitamente maior.Então a maçã sofre o maior deslocamento em relação ao dois corpos, claro, que a Terra se desloca, mas é imperceptível, irrisório, ínfimo.No século XX, Einsteim, sepulta a física Newtoniana, ao demonstrar que a maçã na verdade não cai, mas a Terra, por ter uma massa tão grande, cria uma deformação no espaço-tempo, e nós temos a impressão que a a maçã cai.Sua teoria foi vista a pouco tempo, quando uma estrela, que deveria se esconder atrás do nosso sol, pode ser avistada, quando o nosso sol, pela sua enorme massa, curvou o espaço tempo, e a luz, que se propaga em linha reta no espaço, curvou e a estrela pôde ser vista.Muitos mistérios cercam o universo, certo é que somos poeira de estrelas, energia em trânsito, graças a uma homeostase ( tendência ao equilíbrio) nos mantemos vivos, aí vem a idade, sim, a maldita idade, nossa homeostase diminui e cada dia temos mais tendência à entropia, ou seja, à desorganização, ao caos e a tornarmos matéria bruta (inorgânica).

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezados Colegas,
No pós "Desastre incomensurável", tão bem descrito pelo Diretor Aristophanes Pereira, o presidente Bolsonaro não terá serventia nem para candidato a vereador das menores cidades deste país. Êta home teimoso!

Cuidem-se!

Paulo disse...

Nikon p900

É uma baita câmera!https://www.youtube.com/watch?v=mfshAzV0FN4

Unknown disse...

Amigos,
Onde isso vai parar?
Acho que o Brasil precisa se unir e ter um plano de saneamento nacional, com adesão de todos.
Mas, para isso seria necessário estabelecer um teto para os salário tipo R$ 20 mil.
É um bom teto e nem isso os políticos, aposentados de estatais e outros cacifes deste país aceitariam.
Mantidas as condições atuais e com a fome e o desespero aumentando logo logo iniciarão os saques a supermercados e lojas.
A tendência é a decretação de um estado de sítio, o exército na rua e guerra civil.
Sei que parece que estou exagerando mas, o que você pensa para tudo isso que tá acontecendo?
Nas condições atuais a situação não suporá 15 dias, quiçá 30.
Que Deus tenha misericórdia.
Celio

Sérvio Rugga disse...

Amigo, faz muito bem em permanecer Unknown. Com esses pensamentos tão fantasiosos e neuróticos, incorretos, certamente faria pessoas próximas a si, enfiarem as cabeças na areia de tanto pejo caso revele sua ID. Precisas avançar espiritualmente para entender que a sociedade muda, que o tempo passado não existe mais, que é só lembrança, saudade. Muita Saúde.

Unknown disse...

Sérvio,
Não sou desconhecido não, sou o Celio, o Celio Vilela e com pesar escrevi aquelas linhas.
Não podemos comparar o Brasil com a Europa e China.
No Brasil o desespero começa a tomar conta da população, alguns pela fome, outros pela exaustão dos recursos médicos.
Há estado que a fila para uma vaga em hospital tem mais de mil pessoas.
E o que fazer?
O grande problema é que a doença, antes restrita aos mais abastados, agora caminha para as periferias.
E nas periferias fica difícil colocar as pessoas em casa já que muitas comem a tarde o que conseguiram pela manhã.
O que fazer, repito.
E a fome, agora incipiente, tende a recrudescer e o próximo ato é o desespero. E com o desespero vem a invasão a supermercados.
Espero estar exagerando pois se isso se concretizar a coisa ficará difícil.
De repente você tem uma polpuda aposentadoria e por isso me critica.
Não se engane, exceto se você for cidadão europeu.
Celio

Unknown disse...

"Mas, para isso seria necessário estabelecer um teto para os salário tipo R$ 20 mil.
Celio 09/05/2020 18:59"

Concordo que TODAS AS REMUNERAÇÕES de funcionários Públicos da ATIVA e APOSENTADOS deveriam ser revistos.

1 - cumpra-se, retroativamente, a norma do TETO de Ministros do STF.
2 - eliminem a acumulação de benefícios (fica só uma), preservando se for da Previdência Privada Oficial (INSS, fundos), mais Previdência Pública.
3 - revisem-se todos as remunerações, partindo do TETO e reduzindo-as conforme a complexidade, merecimento de cada função.
4 - É uma vergonha vários cargos Públicos Federais e Estaduais terem remuneração arquitetada fraudulentamente para atingirem o TETO, mesmo para cargos subalternos nos Tribunais, Assembleias, até sem concurso público.
5 - CN e STJ podem chegar a uma solução com segurança jurídica.
6 - existem várias legislações na U.E. que regulam e freiam abusos aqui cometidos - internalize-se esses normativos.

A PREVI poderia dar o exemplo.

ab

Ari Zanella disse...


"A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão." Aldous Huxley.

Paulo disse...

Sempre questionei se isso que vivemos é democracia. O legislativo não representa os anseios do povo. E não adianta dizer que não se sabe votar. Alguém garante que os votos sempre são computados para quem o eleitor escolheu?
Quando se tira vantagem política, financeira da mortandade de milhares de cidadãos não existe solução. Aí já extrapola o aceitável. Que diferença dessas pessoas para Hitler? Stalin? Cortez? A maldade desses carniceiros se iguala a quem tenta roubar o país no meio de uma pandemia. Me desculpem meus colegas, mas tá indigesta demais essa situação. Estão preparando uma bomba relógio com capacidade de destruição incalculável.
Oxalá esteja totalmente enganado

Unknown disse...

"Paulo disse...
Oxalá esteja totalmente enganado

11/05/2020 16:11"

Disse tudo e bem.

É isso!

Ari Zanella disse...

Amigo Paulo,

Disse tudo e muito bem. Você não está enganado. A situação é muito delicada para o nosso país. Atrás desse vírus fabricado em laboratório está toda uma mudança genérica e atroz para dominar a humanidade. Os reinos deste mundo, astutamente instruídos por Satanás, estão agindo a mil por hora. Eles não estão preocupados com as mortes. Estão preocupados em implantar seus tentáculos no mundo todo, usando a pandemia como arma. "O mundo jazz no Maligno" disse João.

Blog do Ed disse...

Ligo a televisão e ela me informa: um hospital estadual do Rio não pagou o salário mensal dos enfermeiros que trabalham na assistência aos doentes da coronavírus. Aqui no Rio, já morreram 67 desses profissionais, vítimas do contágio dessa peste. O profissional se expõe até a morte e não tem, no fim do mês, como alimentar-se. O Bolsonaro está errado e o Doria, o Dino, o Witzel, a esquerda malandra está certa?
Edgardo Amorim Rego

Miro disse...

Jetons, bônus, verbas de representação e demais benesses nunca atrasam.

Sérvio Rugga disse...

Hurley era contrário a todos regimes autoritários. Abominava Mussolini e Hitler. Agnóstico, era amigo do grande mestre hindu Jiddu Krishnamurti. Diria que era um viciado em LSD e etc..., mas sua biografia diz que eram só experiências psicodélicas. Bem lembrado. Grande escritor, sem dúvida.

Ari Zanella disse...

- Jornalistas, parlamentares, governadores, prefeitos, juízes do STF e outros podem falar o que quiserem, menos o Presidente da República, este não!

🇧🇷 E você, o que está fazendo? Batendo panela? Vendo a Globo e a CNN? Quando é que você vai se dar conta que já roubaram teu emprego, tua liberdade, tua privacidade, teu direito de livre expressão, tua segurança, teu futuro, enfim, já estamos numa ditadura... Basta derrubarem ...🇧🇷O PRESIDENTE Bolsonaro🇧🇷 para virarmos uma Venezuela."

🔺Lembro mais uma vez o que disse o Terrorista Zé Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão:
"NÓS VAMOS TOMAR O PODER, QUE É ➡️ DIFERENTE DE GANHAR ELEIÇÃO."⬅️

🇧🇷 ESTAMOS PERDENDO TUDO, MAS COMO *OTÁRIOS, CONTINUAMOS ACEITANDO O QUE A MÍDIA FALA! DESLIGUEM
A TV....!!!
PARA VIRARMOS VENEZUELA SÓ FALTA A
ECONOMIA FALIR