terça-feira, 10 de março de 2020

II GUERRA APENAS EM TÓQUIO X CORONA VÍRUS


Aristophanes Pereira




REVERENCIANDO O 10 DE MARÇO DE 1945
         Há 75 anos, precisamente, no alvorecer do dia 10 de março de 1945, mês em que este octogenário completava seus 14 aninhos, 300 Fortalezas Voadoras B-29 – o mais moderno e tecnológico avião, utilizado no final da II Guerra Mundial, pelos americanos – apareceram, surpreendentemente, nos céus de Tóquio. Não era uma exibição pacífica, de uma parada aeronáutica. Vinham despejar, sobre a capital japonesa, com suas antigas edificações de madeira, 1.500 toneladas de bombas incendiárias, para consumar o mais mortal bombardeio da história da humanidade (History's deadliest air raid happened in Tokyo during World War II and you've probably never heard of it- Conferir em https://edition.cnn.com/2020/03/07/asia/japan-tokyo-fire-raids-operation-meetinghouse-intl-hnk/index.html.
         Cerca de 100.000 pessoas foram mortas e, aproximadamente, um milhão feridas, na maioria civis – adultos e crianças. Comparativamente, essa monstruosa mortandade – verdadeiro holocausto, ou genocídio, como se queira denominar civilizadamente – superou os 70.000 mortos iniciais de Hiroshima e os 46.000 de Nagazaki(conf. US Dept. of Energy: https://www.osti.gov/opennet/manhattan-project-history/Events/1945/hiroshima.htm), que viriam a ser bombardeadas em agosto do mesmo ano, com as emblemáticas bombas atômicas de notórias consequências.
         Como disse em artigo anterior(O VIRUS POP STAR-6/3/20), fiquei encucado com o alarde, quase pânico, que se vem fazendo, com os recursos da comunicação, sem precedentes, da Iternet, relativamente à doença provocada pelo novo Corona Virus Covid-19. Exageros pouco claros, cientificamente, e interesses geo-políticos obscuros.
         Na linha dessa perplexidade, causa-me profunda decepção a berrante diferença entre aquelas mortandades – calculadas, premeditadas, de um triste passado que presenciei –  e a histeria desproporcional que vêm fazendo, neste atual 10 de março, com esse vírus de 3ª categoria, alçado à condição de “pop star killer”. 
         Os mortos de Tóquio, em 10 de março de1945, merecem muito mais memória e reverências do que a meia dúzia de doentes do elitista Covid-19.
Jaboatão dos Guararapes(PE), 10/03/20.
Imagem copiada de https://edition.cnn.com/2020/03/07/asia/japan-tokyo-fire-raids-operation-meetinghouse-intl-hnk/index.html.

5 comentários:

Blog do Ed disse...

Artigo clarividente, sábio.
Edgardo

Ari Zanella disse...

Prezado amigo,

Saúde e vigor!

O artigo empolga pela análise detida dos fatos e pela eloquência dos números. Com efeito, os possíveis exageros observados na divulgação do vírus chinês podem mesmo ter objetivos subterrâneos/espúrios, que só interessam aos megaespeculadores das bolsas de valores e dos demais segmentos da economia — daqui e de outras partes do mundo. E não excluo desse grupo maléfico até países contaminados pelo vírus da ganância e da destruição, assim como aconteceu na catastrófica guerra de 45 e em outros conflitos mais recentes. Pena é que escritos da natureza fiquem restritos apenas — suponho — aos estreitos limites de umas páginas nas redes sociais. E não tenham vez nem espaço nas publicações mediáticas mais influentes — as mesmas que agora pisam no acelerador do pânico e embaraçam a vida de tantas nações. Parabéns, professor! Leitor assíduo dos seus artigos, fico na expectativa de ser distinguido com outros mais, sempre na mesma linha dos raciocínios lógicos, matemáticos, e na explanação lúcida dos temas mais palpitantes da atualidade.

Abraços.

Ruy Luís de Araújo,

Piedade, 11/03/2020

José Batista da Costa disse...

Eu concordo com você, a primeira vista parece que a internet amplificou o problema como se fosse um armagedon. Nas bolsas está sendo mesmo, nunca vi cair tanto, mas está parecendo pelas atitudes tomadas pelos governos, que há algo escondido que não querem revelar. Senti algo estranho na cara do Trump e nas declarações dele. Estranho também ele fechar voos da Europa inteira e não da Inglaterra.

Felipe Osório da Silveira disse...

Quero ver o impacto da bolsa na Previ. Catástrofe

Unknown disse...

A CHINA JÁ TEM A CURA...

ESPALHOU A BOSTA NO MUNDO...

AÇÕES DE MEGA EMPRESAS DESPENCAM

QUEM SE PREPAROU VAI GANHAR TRILHÕES!!!


- O PREÇO: SE FOR DE 3.000.000 DE CHINA, PRÁ ELES É TROCO.