domingo, 10 de novembro de 2019

CARUSO EXPÕE A VERDADE NUA

Ernesto Caruso

O julgamento no STF, neste outubro rosa, das Ações Declaratórias de Constitucionalidade é a ponta do iceberg diante do impacto na sociedade do que pode ocorrer devido ao mais novo remendo na jurisprudência.

Concordes com a prisão em segunda instância manifestaram-se os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Roberto Barroso e Luís Fux. Contrariamente, até a sessão do dia 24/10/19, posicionaram-se os ministros Marco Aurélio, relator, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

Alguns aspectos do voto do ministro Lewandowski requerem acurada observação.

De início diz o ministro, “Antes de proferir meu voto, recordo que ao ser empossado no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal... assumi o solene compromisso de cumprir a Constituição e as leis da República, sem concessões a opinião pública ou publicada e nem a grupos de pressão. E desse compromisso jamais me desviei...”.

O compromisso está previsto no Art. 15 do Regimento Interno, § 1º, “No ato da posse, o Ministro prestará compromisso de bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituição e as leis da República.”. Só isso.

No entanto, apesar da firmeza do intróito ao voto, a nação brasileira assistiu o fatiamento do Art. 52 da Constituição, cujo parágrafo único diz “limitando-se à condenação... à perda do cargo, com inabilitação... para o exercício de função pública.”.

Mas, para Lewandowski, que presidia o Congresso na sessão do impeachment de Dilma Roussef, a Constituição foi respeitada a despeito da opinião pública, pressões e pareceres de renomados juristas.

A reforçar a infidelidade, além da cristalina expressão ”... perda do cargo, com inabilitação... para o exercício de função pública”, ou seja, por adição/conexão, um elemento com o outro, basta ler o Roteiro para a sessão de julgamento, nos itens resumidos:

- “26. Antes da votação, o presidente formulará o quesito que deverá ser objeto de julgamento...: cometeu a acusada, a senhora presidente da república... os crimes de responsabilidade... que lhe são imputados e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública...? - 27. Os Senadores que entenderem que a acusada deve ser condenada à perda do cargo e à consequente inabilitação, pelos crimes... responderão...”.

A recordar lições do idioma, a preposição “com”, tipo de relação considerada conexão, a ligar palavras em processo de subordinação (regência) o primeiro, antecedente, regente, o segundo, consequente, regido.

Precavendo-se quanto ao futuro e para assegurar a liberdade dos que têm em mente, dá uma aula sobre a rigidez das Constituições, a admitir as modificações, por legisladores ou pelos juízes, mediante interpretação, mas ressalta: “ela jamais poderá vulnerar os valores fundamentais sobre os quais se sustenta”.

Chega onde deseja, ao abordar as cláusulas pétreas, definidas na Constituição Federal, Art. 60, § 4º, “os direitos e garantias individuais”. Daí, aborda o tópico da “presunção de inocência, com toda a certeza, a mais importante das salvaguardas do cidadão”, farol que fundamenta o seu voto e como ação preliminar, dá o recado ao Congresso Nacional, onde já tramita emenda a barrar ou esmaecer a impunidade.

Acaricia. Chama os colegas de compreensíveis, mas ingênuos por acreditarem que assim melhor contribuirão para combater a corrupção, e, a seguir, admoestá-los: “Nem sempre, contudo, emprestam a mesma ênfase a outros problemas igualmente graves, como o inadmissível crescimento da exclusão social... desemprego... sucateamento da saúde pública e... esfacelamento da educação estatal, para citar apenas alguns exemplos...”.

O voto da ministra Rosa Weber não surpreendeu. Textos conflitantes, das posições assumidas, “prendendo ou soltando” em função da colegialidade, para sintetizar na discordância do que praticava em vários processos que relata, para, conclusivamente acompanhar o voto do relator das ADC.

Vejamos: “... Voltou a prevalecer, desde então, 17.02.2016, neste Supremo... a tese de que não comprometida a presunção de inocência pela execução antecipada da pena... E minha postura... foi a de acatar o entendimento sedimentado pelo Plenário... decidir em conformidade com a jurisprudência do STF... e em respeito ao princípio da colegialidade - meio de atribuir autoridade e institucionalidade às decisões desta Casa...”

Prossegue: ... em processos da minha Relatoria lavrei no mínimo dezoito acórdãos... e proferi sessenta e seis decisões monocráticas, aplicando a jurisprudência prevalecente de que não obstaculizada pelo art. , LVII, da CF a execução antecipada da pena. A eles há que acrescer meus votos, idênticos, nos processos da relatoria dos demais Ministros do colegiado.”

Não se pode olvidar daquela conversa interceptada em que Lula fala a Jacques Wagner, “Se homem não tem saco, quem sabe uma mulher corajosa possa fazer o que os homens não fizeram.”. Citando a ministra Rosa.

Do ministro Barroso, a demonstrar a insegurança jurídica reinante naquele nirvana: “Desde a promulgação da Constituição de 1988 até 2009 – na verdade desde 1941 – sempre se entendeu possível a execução após a condenação em 2º grau... Aliás, nesse intervalo de 2009 até hoje, já houve quem tivesse sido a favor, contra, a favor e, agora, contra.”

Ufa! De enlouquecer.

Que o ministro Dias Toffoli honre o que asseverou na entrevista à jornalista Luiza Muzzi (O Tempo), ao que parece com muita convicção.

Não honrou.

O ultraje de toga à Nação Brasileira ao vivo e a cores ocorreu no dia 7 de novembro de 2019 na Corte, dita suprema. As palavras do ministro Dias Toffoli que condenaram Luís Estevão, abordadas na entrevista acima citada, servem agora para livrar outros corruptos do mesmo jaez:

- Repórter: “Como o senhor enxergou a reação do meio jurídico quanto à posição do Supremo sobre a prisão em segunda instância?

- Eu sempre tive comigo que não era necessário aguardar o recurso especial junto ao Superior de Justiça, nem o recurso extraordinário junto Supremo Tribunal Federal... mais de 26 recursos... se eu não tivesse tomado uma atitude drástica... ele estaria solto... último dia para a prescrição... artifício... inúmeros e inúmeros recursos...

Convicção de circunstância. Outros “luíses” tiveram ou terão mais sorte...

O mundo da decência caiu... 
https://www.youtube.com/watch?v=FIOgC3J5sIQ
(link da entrevista do Min. Dias Toffoli à jornalista Luiza Muzzi de O TEMPO)

28 comentários:

Blog do Ed disse...

Peço vênia para reproduzir meu comentário:
Penso que a Constituição existe para ser cumprida. Ela foi literalmente cumprida.
Agora, doutor Gilmar já pensou diferente, e, dizem, até escreveu livro para defender coisa diferente.
Dr Toffoli já pensou o contrário para prender empresário:
O ultraje de toga à Nação Brasileira ao vivo e a cores ocorreu
no dia 7 de novembro de 2019 na Corte dita suprema. As PALAVRAS do
ministro Dias Toffoli que CONDENARAM Luís Estevão, abordadas na
entrevista acima citada, servem agora para LIVRAR outros corruptos do
mesmo jaez:
- Repórter: “Como o senhor enxergou a reação do meio jurídico
quanto à posição do Supremo sobre a prisão em segunda instância?
- _“EU SEMPRE TIVE COMIGO que não era necessário aguardar o recurso
especial junto ao Superior de Justiça, nem o recurso extraordinário
junto Supremo Tribunal Federal... mais de 26 recursos... se eu não
tivesse tomado uma atitude drástica... ele estaria solto... último dia
para a prescrição... artifício... inúmeros e inúmeros recursos..._
Convicção de circunstância. Outros “luíses” tiveram ou
terão mais sorte...
O mundo da decência caiu..."
A sentença encherá os bolsos: das grandes bancas de advocacia.das bancas de advocacia compostas por parentes dos membros dos tribunais (pai, irmão, mulher, marido, filho, primo e amigo) e, aposentados, dos próprios ministros que votaram a sentença nefanda, se assim o desejarem.
A Constituição foi elaborada sob a batuta de três eminentes juristas (Ulysses Guimarães, Nelson Jobim e Bernardo Cabral), e votada por um batalhão de espertos advogados.
Edgardo Amorim Rego

Unknown disse...

Ari e colegas,
Nota-se um mutismo generalizado.
A sociedade está estupefata.
Poucos comentam porque não há o que falar.
No Brasil a nação está doente, a sociedade está doente, a justiça está doente.
A política está polarizada diante de milhares de cidadãos desempregados e famintos. Esquecem que a política existe para lutar pelos direitos e garantias dos cidadãos. Entretanto eles só pensam neles.
No momento em que a situação acenava com uma pequena melhora, veio a pá de cal que faltava.
Prevejo dentro de minha pequena sabedoria dias difíceis, com greves e invasões.
Quiçá abra espaço para o a poucos dias relembrado AÍ 5.
Que Deus tenha pena de nós.
Celio

rafa disse...

Acho esse embate equivocado.

O STF tem decidido de tudo ultimamente.

Acontece que nesse julgamento da 2a instância soltaram o Lula.

Vejam que estava tudo combinado:

Prendeu o tal 9 dedos ANTES das eleições etc.

Agora, passados 10 meses e o Bolsonario eleito, soltem o Lula ...

Tudo estava mais ou menos combinado para tirar a esquerda do poder, no que CONCORDO PLENAMENTE.

Mas, esfriem a cabeça e analisem calmamente

QUEM DEU O VOTO DE MINERVA NÃO FOI O LEWANDOSWISKI NEM O TOFFOLI!!!

Foi a Rosa Weber!!!

Os votos de Celso de Melo, Marco Aurélio, Gilmar ( agora ), Lewandoviski e Toffoli eram previsíveis!!!


Quem deu o voto de minerva foi ela, a Rosa Weber!

E o voto da Carmem Lúcia foi muito estranho, incoerente e sem pé nem cabeça.

E o Fux é nosso???
E a filha dele DESEMBARGADORA NOMEADA com 37 anos na "justiça" fluminense??? Com notável saber juridico ...

Quem é ele para cantar ( kkk ) de galo assim??

Então, colegas, baixemos a bola e aceitemos esse Brasil que está aí.

Vejam a MUDANÇA DE JURISPRUDÊNCIA referente à Cesta Alimentação!!!

Há mais de vinte anos era de um jeito, DE REPENTE MUDOU TUDO!!

E a Súmula 288 do TST sobre a RMI/PREVI/ESTATUTO DA POSSE???

De repente o Toffoli decidiu que SOMENTE A JUSTIÇA COMUM julga RMI sobre contrato de previdência complementar!! ( fevereiro de 2013 )

Ele é um visionário? Um Rui Barbosa?? Quem é ele para decidir isso?

Porque decidiu assim? Não acham estranho?
Pensem bem ....

Anônimo disse...

"Primeiro criaram a "progressão de regime", reduzindo as penas dos criminosos a 1/6 da sentença, e nós ficamos calados.

Depois estenderam a "progressão de regime" aos crimes hediondos. Achamos estranho, mas continuamos em silêncio.

Criaram a "visita íntima" para que os criminosos fizessem sexo na prisão, e ficamos quietos. "Eles também têm direito", nos disseram. Até os estupradores.

Criaram a "remissão de pena por leitura" para reduzir ainda mais a pena para cada livro "lido" pelo preso, e achamos interessante.

Depois criaram as "saidinhas temporárias" em 7 feriados por ano, e nada dissemos.

Criaram o “auxílio reclusão”, maior que um salário mínimo, a ser pago aos criminosos presos, e muitos de nós o defenderam como uma medida justa.

Quando o CNJ criou a "audiência de custódia", com a única finalidade de verificar o bem-estar do preso e livrá-lo da cadeia em 24 horas, nem fomos informados.

Depois criaram o ECA e a Lei do SINASE, garantindo a impunidade dos criminosos com menos de 18 anos. Nem ousamos sussurrar qualquer protesto, temendo ser acusados de querer "encarcerar nossas crianças".

As ONGs dos "Direitos Humanos" se uniram contra a construção de presídios. Depois, diante das celas superlotadas, pediram piedade para os criminosos. "O Brasil prende demais", anunciaram em uma grande campanha. Acreditamos em tudo isso. Esquecemos das vítimas.

Demonizaram a polícia, e assistimos passivos à caça aos policiais.

Ensinaram às nossas crianças, por todos os meios possíveis – até na escola - que drogas são inofensivas, e fazem parte de um estilo de vida descolado e moderno. Depois glamourizaram os traficantes - "meros comerciantes varejistas" - e continuamos assistindo às novelas, minisséries e filmes sem protestar.

Proibiram o cidadão de portar armas, ao mesmo tempo em que facções passaram a portar armamento de guerra - e nos convenceram que assim estávamos mais seguros.

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

Até que um dia percebemos que todo mundo já tinha sido assaltado.

Até que passamos a viver com medo permanente.

Até o dia em que o STF declara que só vai ser preso quem não tem um bom advogado.

Até o dia em que soltam um político criminoso que chegou ao mais alto cargo do país e mergulhou a nação na lama.

Esse dia é hoje.

E os protagonistas agora somos nós.

Roberto Motta"

Paulo disse...

Votei no Bolsonaro, mas concordo, o LUla foi preso para a "direita" assumir o poder, e com ela um bando de espertalhões,grandes empresários, magnatas das comunicações (Recorde e SBT), banqueiros e rentistas, para aprovarem a reforma mais cruel com o trabalhador e pensionistas!Agora aprovada a reforma da previdência não faz sentido que fique preso, até porque a lei 283 do CP prevê a prisão somente em flagrante delito, ou em decorrência de sentença judicial TRANSITADA EM JULGADO, a CF no artigo 5º também expressa que ninguém será condenado culpado até o trânsito em julgado, ora, caros amigos, não há que se falar em desvios ou arrepio da lei, apesar de discordar, precisamos de leis justas, e providencialmente uma constituinte para debelar essas 4 jurisdições que um réu com recursos pode recorrer.

Ari Zanella disse...

"Paulo, Paulo, Por que me persegues?"

Não concordo. Bolsonaro é honesto. Lula não é. As perspectivas com o primeiro são alvissareiras. Com o segundo, o caos.

Temos que considerar o melhor para o Brasil. Atitudes do STF e do Lula EM QUE AJUDAM O PAÍS?

Por que o STF quis liberar Lula? Isso ajuda o país? De forma alguma!
E o Lula, julgado pelo PLENO da 2ª Instância, conseguiu PROVAR sua inocência? Claro que não!

Meu Deus, as coisas estão tão evidentes que somente CEGO não vê. Ou finge não enxergar.

Hipócritas! Tem gente que não sabe distinguir a mão esquerda da direita!

Ninguém notou a mudança radical e os novos rumos do Brasil? E os novos investimentos chegando? E os avanços já obtidos?

E uma porção de viúvas chorando pelo Lula? Mamma mia! Tenha a santa paciência!

Blog do Ed disse...

Mestre Ari, para saber quem é o Lula bastam duas coisas, muito simples, e que consistem apenas nisto: OLHAR, olhar os vídeos primitivos em que ele propõe os seus planos de governo e olhar o semblante dos seus mais eminentes seguidores, aqueles insignes personagens que estão em seu redor nos discursos atuais. Espertalhões.
Edgardo Amorim Rego

gasampa disse...

Pessoal, somente para relembrar:

Enquanto o brasileiro perdia o emprego ou seu sustento, o Lula liberava R$ 500 bilhões aos amigos e R$ 50,2 bilhões aos países vizinhos. Enganou e zombou inclusive dos irmãos nordestinos, pois construiu um porto em Cuba e metrô na Venezuela e não completou o pequeno porto Luís Soares no Piauí e nem mesmo terminou a transposição do São Francisco, previsto para 2012. Hoje estamos com 14 milhões de desempregados e 14.000 obras inacabadas segundo o TCU. Muito sofrimento!

sss disse...

O mal dos eleitores do bolsonaro é incomodar-se em demasia com o Lula. Se o bolsonaro é esse poço de honestidade, essa maravilha toda, para que se preocupar, então? Aguardemos um pouco mais o tempo. O lula tambem não começou seu primeiro mandato já fazendo coisas erradas, ou foi? Eu votei na Marina, só nela, e em ninguem mais...

gasampa disse...

O exército ficou encarregado de pavimentar o trecho (o pior) da BR-163 no Pará, entre Moraes Almeida e porto de Miritituba. Faltam 3km. Depois de décadas de sofrimento os caminhoneiros que transportam soja e milho estão emocionados agradecendo o Dnit, exército, ministro Tarcísio e Bolsonaro, conforme vídeos publicados no youtube. Erma filas e mais filas, caminhões atolavam, acidentes graves etc...Essa estrada é na década de 70 e somente agora está sendo pavimentada...

gasampa disse...

Governo anunciou há algum tempo o maior programa ferroviário dos últimos 100 anos. Ferrogrão, FerroNorte, Norte-Sul, Oeste-Leste....Com esse programa as regiões ficaram interligadas. Já existe recursos para a Ferrogrão (900km) que vai seguir o mesmo traçado da BR-163, que tem um trecho que está terminando pelo exército. O Governo está investindo nessa região porque fica mais próximo da Ásia e Europa e com isso diminui o risco do produtor. Tem muitas BRs que estão sendo recuperadas nessa região.

gasampa disse...

Uma obra simples: Governo Bolsonaro construiu em 06 meses uma ponte de concreto de 137m sobre o rio Rubim do Sul no Vale do Jequitinhonha. Fica na BR-367, via turística e de transporte de eucaliptos para Bahia. Com 60 anos de idade essa ponte era de madeira e quando chegava as cheias, lá se vai a ponte. Chegaram a tocar fogo nela! Mês passado foi entregue pronta. 60 anos em 06 meses. Custo da obra: 13 milhões. Custo do porto em Cuba: R$ 682 milhões.

gasampa disse...

A Millenium BioEnegia anunciou semana passada que vai investir R$ 4,4 bilhões na área de abrangência da Zona Franca de Manaus (Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia) para produção de etanol do milho e cana-de-açúcar e outros, gerando 36.000 empregos. Vai construir uma usina em cada estado. Somente para construir a primeira planta vai precisar de 1.500 trabalhadores. A Millenium já é referência na extração com filiais em outros países. A empresa agradeceu ao Governo Bolsonaro por ter flexibilizado as licenças para a região, semana passada. Ela vai investir pesado.

gasampa disse...

300 dias do governo Bolsonaro: Diminuição dos homicídios e estupros; aumento de apreensão de drogas; Ibovespa atingiu recorde de 109.000 pontos; menor taxa de juros da história; risco-país 117 pontos, o menor desde 2013, praticamente risco de calote zero; distribuiu mais de 860 ambulâncias Samu192 para os estados e falta ainda 199 veículos até o final do ano; 761.000 empregos formais criados; Lei da liberdade econômica; Projeto Futura-se; Lei do Selo Artesanal; Abertura da Câmara da Cerveja para incentivar a produção da cerveja artesanal que está crescendo no mundo todo; Investimentos em ferrovias e rodovias que estavam há décadas abandonadas; Distribui somente em Goiás semana passada 214 ônibus escolares que vai beneficiar 13.000 estudantes; entrada de investimentos já é o quarto no grupo do G-20; fundo soberano da Arábia Saudita já disponibilizou ao Brasil R$ 40 bilhões para ser aplicado onde quiser (o governo disse que vai aplicar parte em infraestrutura) e muito mais...

gasampa disse...

Desde junho os vagões que percorrem o trecho de Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT)já percorrem com dois contêineres em cada vagão. Esse sistema é conhecido como "double stack" pode levar até 03 contêineres por vagão. Carga geral: eletrônicos, grãos, congelados etc...e reduz o custo do transporte em 40%. Foram 68 vagões com 136 contêineres. É o primeiro da América Latina. Em breve vai percorrer também na Ferronorte com esse sistema. Prezado Ari, isso é para dar uma ajuda a você com o pessoal que não está acreditando no Governo.As propagandas foram cortadas para redução dos custos, como sabemos.

gasampa disse...

Veja só, Ari. Até mesmo uma medida simples que o Bolsonaro lançou: cancelar as cobranças nas carteirinhas estudantis e poder baixar pelo celular gratuitamente o PSOL já entrou com 55 emendas contra essa medida. UNE e UBES arrecadam e abastecem o PSOL.

gasampa disse...

BRs que estão sendo recuperadas/pavimentadas ou em breve serão: BR470/101; BR116/RS; BR163/164/MT; BR153/SP e BR101/RJ...etc...O governo está fazendo em pouco tempo o que muito governos não fizeram.

gasampa disse...

No livro de história das próximas gerações, constará o condenado de Curitiba, como um dos maiores traidores da Pátria pois destinou mais de 500 bilhões de reais a amigos e países vizinhos em prol de uma ideologia fracassada mundialmente.

Anônimo disse...

Prezado Professor, pois é e eu então que não concordo com o Sr e nem com o Paulo como é que eu fico. Está claro que existe um acórdão e as peças vão se mexendo com o andar da carruagem. É um toma lá da cá danado. Só confio no Moro. A propósito achao que passou desabercebido de 99,9% que viram o pronunciamento do Presidente ontem sobre a Bolivia. Disse ele: é por isto que sou a fovor do voto impresso - claramente fundamentando sua posição como se a votação na Bolívia fosse eletrônica. Consultei várias reportagens e fotos da eleição de 20.10 na Bolívia e a votação foi via cédula. E aí Professor tá brabo defender não! Votei e fiz campanha pro Bolsonaro - esquerda jamais. Mas ele está me decepcionando muito. Vamos ver como o clã vai votar a segaunda instância no congresso. Digo votar porque certamente não vai apoiar. Apoio do tipo: não assinei a lista - que transitou no congresso por pelo menos duas semanas - porque estava ausente de Brasília (palavras do Flávio). Abração Professor continuo seu fã. Pedro

Anônimo disse...

LULA LIVRE. Primeiros passos.
Visitou os amigos da organização Delúbio e João Vacari Neto.
E o amigo maior ANTONIO PALOCCI FILHO ? Não será visitado.
Coisas de "famiglia " ?

Ari Zanella disse...

Olá Pedro, muito obrigado, mas acho que não mereço.

No caso o Bolsonaro quis dizer é que no Brasil da urna eletrônica TEM que haver o voto IMPRESSO (da urna eletrônica) para eventual AUDITORIA.

Na Bolívia, foram usadas cédulas de papel e no caminho, entre o local de votação e a Central de apuração, foram trocadas as cédulas (dentro do baú de caminhão) por cédulas votadas em Evo Morales.

Ari Zanella disse...

Colega SSS,

Se o menosprezarmos, com a baixa cultura de nosso povo e pelo gigantesco poder de manobra do meliante, o homem faz coisas. Não percebestes que fez o STF libertá-lo. O diabo é esperto caro amigo.

Mas você não deixa de ter razão. Se Bolsonaro colocar o Brasil nos trilhos novamente, não perde a eleição de 2022.

Ari Zanella disse...

É isso aí Gasampa!

As estradas são concluídas porque à frente está o Exército, ocupando uma função que não é dele, mas desempenhada sem propinas ou corrupção. Assim o negócio anda rápido!

O mérito do presidente está em ter escolhido uma excelente equipe de ministros. Paulo Guedes é o melhor entre os ministros.

Blog do Ed disse...

Dr.gasampa sabe das coisas!...Espetacular! Continue informando, por favor.
Edgardo Amorim Rego

Adaí Rosembak disse...

Caro Ari Zanella,

Inquestionavelmente este foi o melhor artigo que já li em seu blog e, sem fazer comparações, talvez a melhor das notas que já tenha lido em todos os blogs de nossa área.
Parabéns também aos leitores de seu blog pelos lúcidos e aprofundados comentários. Li todos, um a um e mais de uma vez e, tenho certeza, de que também me usufruarei deles na elaboração de futuros artigos em meu blog.
Todos muito preciosos, bem informativos e bem elaborados, bem como suas respostas.
Parabéns renovados pela elaboração desta preciosa e bem oportuna peça.
Continue assim, mais e mais.

Meus sinceros parabéns.

Deste amigo e admirador

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

FALTOU COMPARAR O DESEMPREGO!

Anônimo disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2019/11/12/embraer-tem-prejuizo-de-us772-mi-com-impacto-de-custos-de-acordo-com-boeing.htm

ESSE GUEDES É UM FENÔMENO!

Anônimo disse...

Em apenas 10 meses de mandato Bolsonaro fez o que Lula e Dilma não fizeram em anos.
Fomos roubados todos esses anos por bandos de ladrões e o povinho não reclamava.
Entra Bolsonaro, e de cara, acaba com a tal lei Rouanet. Foi apartir daí que os artitas ficaram
gritando ELE NÃO!

O presidente esta abrindo estradas por esse País afora, levou água para todo Nordeste e assim acabando com a sede e irrigando plantaçãoes. Outra: Tinha muitos ricaços usando 3, 4 cartãoes do bolsa família. Aquilo que o povo tinha de direito, foi surrupiado por gentalha que não preciavam. O bolsa família foi dobrado e dado a quem tem direito.

Vi uma entevista com Bolsonaro onde o reporter perguntou: presidente, como acabar com os celulares dentro dos presidios? Ele respondeu: é só tirar as tomadas das cela e completou: é simples... tira as tomadas que eu quero ver onde vão carregar os aparelhos.

Não da ainda para reclamar. Eu creio que o presidente vai fazer muito por esse País(se não o materem) acho muito estranho terem soltado o bandido cara de rato.