domingo, 13 de outubro de 2019

SANTA DE CASA FEZ MILAGRES

No próximo domingo, na praça do Vaticano, vou assistir à canonização de Irmã Dulce.Irmã Dulce não é apenas a primeira santa brasileira, ela é a primeira CEO brasileira a ser canonizada.

A Organização Social Irmã Dulce é o seu primeiro milagre. Franzina, saúde frágil, ela não tinha a rigor condições físicas de fazer nada nem de segurar um copo de água.

Mas seu hospital de mil leitos construído sabe Deus como é obra do seu empreendedorismo. O hospital começou num galinheiro nos fundos do convento e hoje tem 40 mil m².

Conheço bem a história da santa porque Irmã Dulce, que tinha sérios problemas pulmonares, era paciente do meu pai, médico pneumologista. Meu irmão André Guanaes, quando residente, também foi seu médico.

Ele conta algo que é típico da situação de tantos CEOs no Brasil: os problemas respiratórios de Irmã Dulce pioravam todo fim de mês. E ele sempre a escutava dizer: dia tal eu tenho 3 milhões para pagar, isso é problema de Santo Antônio, isso não é meu problema, isso é um problema dele.
O problema era de Santo Antônio, mas era ela quem ia pedir a Antônio Carlos Magalhães, a Ângelo Calmon e a outros poderosos da Bahia e do Brasil.


Ela era santa com os pobres, mas não era santa com os ricos. Com esses, ela era pragmática. Como uma boa CEO, conversava com todo o mundo. Com a direita, com a esquerda, com o que está entre as duas e além. Sua relação com o grande líder espírita da Bahia, o igualmente santo Divaldo Franco, é maravilhosa. Foi, assim, maior que a igreja que agora a canoniza.

Escrevo este artigo emocionado porque conheço a história de perto —de seu início no bairro pobre de Alagados até os atuais 2 milhões de atendimentos ambulatoriais, 18 mil internamentos e 12 mil cirurgias por ano. Como uma pessoa que dormia sentada por causa dos problemas pulmonares pode tocar uma obra desse tamanho? Milagre.

Tudo na Bahia que eu nasci e cresci era destinado a ajudar as obras assistenciais de Irmã Dulce: bingo, quermesse, show. Era tudo para ela pagar o seu fim de mês.

Nesse mesmo espírito, estou participando de uma iniciativa artística na Bahia para celebrar a nossa santa. 77 artistas da música baiana foram a estúdio gravar a música de Irmã Dulce. Ivete Sangalo, Luís Caldas (que criou a música axé), Margareth Menezes (que vai cantar no Vaticano) e dezenas de músicos talentosos gravaram com dedicação e disponibilidade que nunca vi.

Decidi me dedicar cada vez mais a causas sociais. Sou orgulhoso e odeio pedir, mas isso não combina com obra social. Dou do meu e dou de mim e fico imaginando o que a frágil Irmã Dulce passou para ampliar, modernizar e manter a cada fim de mês seu hospital de mil leitos.

Uma obra dessa não se faz só com bondade, mas com determinação, com disciplina, com empreendedorismo.

Ela era focada, cercou-se dos melhores, aplicava orçamento base zero (era uma Beto Sicupira de hábito) e tinha um modo peculiar de levantar fundos: ficava na sala de espera do futuro doador e só saía de lá quando o próprio se dignava a recebê-la. O povo da Bahia é testemunha.

Por isso, 15 mil baianos vão a Roma no dia 13 assistir à canonização. E, no dia 20, Salvador vai parar para ver a missa de sua canonização no Estádio da Fonte Nova.

Irmã Dulce não é uma santa católica. Ela é uma santa baiana. São devotos dela a mãe de santo, o ateu, o pastor e até o padre. Desafio a Harvard Business School a escrever o estudo de caso de Irmã Dulce, a primeira CEO brasileira a ser canonizada pelo Vaticano.

(Nizan Guanaes)

                         Irmã Dulce da Bahia, hoje canonizada pela Igreja Católica.

Nota do Blog

O blog não compartilha, necessariamente, com todas as afirmações do caro articulista, mormente quando compara a santa irmã Dulce a uma pretensa santidade do conferencista espírita Divaldo Franco. Fica o registro.

13 comentários:

edmilson lopes de sousa. disse...

Sem dúvida,a irmã Dulce, para mim, é Santa !Ari, você sabia que partiu quinta feira, uma caçamba voadora com quase 50 políticos? O digníssimo Vice Presidente , sua mulher e mais uma meia dúzia de autorizada, tudo bem, tudo correto. Os demais, gastando 400 dólares diários de nossos impostos, não concordo. Com isso, já está na minha gargante o brado Lula Livre.Vivemos numa democracia,posso falar,estou desiludido com o governo Bolsonaro, infelizmente.Os mais observadores falam que essa cambada de político foram para lá, bater fotos para usar nos seus santinhos na próxima eleição. Faz sentido. A Santa irmã Dulce não apoia essa politicagem. Viva Deus com o seu mundo !

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

"NÃO, NECESSARIAMENTE"
Caro Professor Ari, foi ótima a intenção do estimado Nizan, ou seja, quis o colega destacar a grandeza humana e espiritual da pequenina, em estatura, Santa Dulce dos Pobres Que, na realidade, agora, acolhe o mundo todo no Seu coração, eis que VE-NE-RA-DA, na Igreja toda. Pobres, ricos, cultos, incultos, todos, sem exceção, podem invocá-La. Aliás, acolher, foi a sua especialidade, concordam? Único porém, como o senhor destacou, igualmente, não, necessariamente, subscrevo, o caro Nizan que não economizou da emoção. Mas agradeço ao senhor, Professor e ao colega Nizan, pela postagem.

Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós!

Blog do Ed disse...

Sei que Ângelo Calmon de Sá, meu muito estimado ex-aluno,quando se tornou Presidente do Banco Econômico, mantinha contribuição para as obras assistenciais de Irmã Dulce, a hoje Santa Dulce dos Pobres.
Edgardo Amorim Rego

Cadé disse...

Show de bola professor, a Santa Dulce dos Pobres é sem dúvidas o melhor exemplo do poder de Deus.
Cadé

Unknown disse...

Não esqueçamos das diárias de R$26.000,00 pagas pela Anta em Paris, com mais dezenas de "assessores".

U$6.500,00

... pode ProTestar.

https://www.otempo.com.br/politica/dilma-se-hospeda-em-hotel-com-diaria-de-r-26-2-mil-1.779483

https://www.otempo.com.br/politica/dilma-se-hospeda-em-hotel-com-diaria-de-r-26-2-mil-1.779483

http://blogdopco.com.br/gastos-da-comitiva-da-presidente-dilma-em-paris-geram-polemica/

Soupreviplano1 disse...

Sem querer polemizar, mas já polemizando: Irmã Dulce era preconceituosa em relação aos ricos? Ela fazia discriminação de classes sociais, ricos e pobres? Então qual é o motivo da denominação Santa Irmã Dulce DOS POBRES? Tenho quase certeza que que a recém canonizada freira baiana não está gostando nenhum pouco disso!

Que santa Irmã Dulce nos proteja das investidas dessa diretoria da Previ contra nós, aposentados, pedimos!

Amém!

Unknown disse...

Ari,
Fui católico até os 50 anos.
Depois passei a questionar de como pode alguém que não ressuscitou ir para o céu?
Inclusive o próprio Jesus Cristo só foi para o céu após sua ressurreição.
Em 1 Tessalonicenses 4, 16-17, o apóstolo Paulo nos diz que a ressurreição ocorrerá após a volta de Jesus. Ressuscitarão primeiro os que morreram em Cristo e depois os estiverem vivos (em Cristo) serão arrebatados e subirão entre nuvens ao encontro de Jesus.
Portanto, todos que morreram em Cristo aguardam a volta de Jesus quando ressuscitarão.
A Bíblia especifica que há apenas um interlocutor entre Deus e os homens: Jesus.
Ari, caminhando a pé, do Cairo (Egito) até Jerusalém são 7 dias de caminhada. Os israelitas demoraram 40 anos. Isto porque Deus esperou que aqueles que foram idólatras morressem para só então entrarem na Terra Prometida.
Pergunto: na cidade de Aparecida quem cura, quem concede graças etc? Nossa Senhora Aparecida. Deus e Jesus são citados, mas todos os pedidos são para N.S.Aparecida.
Isso ocorre também em Fátima (Portugal) e em todos os locais onde os "santos' são venerados".
Deus diversas vezes reclama do homem que venera a criatura e não o Criador.
Agradeço se pensar a respeito.
Celio

Nelson F. Neitsch disse...


Concordo plenamente com o comentário acima, do Célio. A Bíblia é enfática ao dizer "Erreis por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus" - Mateus 22:29. Jesus Cristo é o Único caminho para chegarmos a Deus. Ele mesmo disse: "Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim" João 14:6. Sem querer desmerecer a vida de piedade de alguém que passou por esta terra, devo dizer que, a Palavra de Deus, não autoriza nem outro caminho para se chegar a Deus.

Paulo disse...

É, em suma, em questão teológica, os atributos divinos (onisciência, onipotência, onipresença) não podem ser compartilhados além do Deus Trino, logo, nenhum anjo ou pessoa ainda que em um corpo glorificado, ou espírito na eternidade, poderia , ao mesmo tempo, realizar tais façanhas, eu respeito a fé católica, mas os erros teológicos são primários, de fácil visualização.A Bíblia nos diz que há apenas um mediador entre Deus e os homens, Atos 4:12, nada mais.

Anônimo disse...

Os Santos e Santas e a N.Sra.Mãe de Jesus, não levam ninguém à Deus, eles intercedem por nós e levam nossos pedidos à Jesus Cristo e este sim os leva a Deus pai todo poderoso.

edmilson lopes de sousa. disse...

proximadamente 259.000 resultados (0,32 segundos)
Resultados da pesquisa
Resultados da Web
Fundo de pensão do BB passará a aceitar parentes dos ...
https://oglobo.globo.com › Economia
12 horas atrás - SÃO PAULO - A Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, passará a aceitar a adesão de parentes de funcionários do BB a partir do primeiro ...
Em família - Previ

Unknown disse...


SÃO PAULO - A Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, passará a aceitar a adesão de parentes de funcionários do BB a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A fundação - a maior do país, com patrimônio de R$ 203,4 bilhões - é o primeiro grande fundo de pensão de estatais a anunciar o chamado plano família.


Esse formato é uma das principais apostas de crescimento do setor e, na prática, permitirá aos fundos de pensão competir por novos clientes com a previdência privada oferecida pelos bancos.

O Previ Família vai permitir a adesão de parentes consanguíneos de até 3º grau, o que engloba de bisavôs a bisnetos. Tammmbém poderão se tornar participantes familiares até o 2º grau, o que abrange de cunhados e sogros até tios e netos do cônjuge.

A data de lançamento ainda não foi determinada, mas ocorrerá até março, segundo José Maurício Coelho, presidente da entidade

O plano será apartado dos outros que a Previ oferece a funcionários e seguirá o modelo de Contribuição Definida, pelo qual o participante escolhe quanto contribuirá cada mês, podendo ajustar os valores quando preferir.

O valor do benefício lá na frente será determinado pela rentabilidade desses investimentos, de acordo com o
perfil de risco pelo qual o participante optar - algo semelhante à previdência privada tradicional.
________________
Notícia do Jornal O Globo, desta data.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

PÁGINA VIRADA!
Caro Professor Ari, a intenção do Nizan foi ótima, mas, inevitável, o assunto virou desvirtuação e discussão, no bom sentido, histórica e cansativa, entre irmãos separados, católicos e não católicos. Indiscutível que A SANTIDADE É ÚNICA DO PAI. Assim, esquecemos que a luz divina do Pai é refletida em qualquer pessoa QUE FAÇA A SUA VONTADE, seja ela cristã, budista, espírita, muçulmano, atéia..."O Espírito Santo sopra onde quer"(Jo 3,8). O que faz a Igreja Católica é relevar e destacar e homenagear e recomendar aqueles cristãos que TRAZEM MAIS INTENSAMENTE a luz divina para a humanidade, sempre necessitada, pelo Seu testemunho de serviços e, muitas vezes, de sangue. Discutir a solidez dessa prática?? Página virada, com todo o respeito. PAZ E BEM!

"Sede santos, como o vosso Pai celeste é santo." Mateus 5,48