terça-feira, 6 de agosto de 2019

SINOPSE DO PLANO DIVINO

   No meu outro blog Pão Celestial, em que venho colocando o evangelho diário, lemos hoje o evangelho de Lucas capítulo 9, versículos do 28b ao 36, sobre a transfiguração de Jesus no alto do monte Tabor.
     O episódio narra que Jesus levou consigo 3 discípulos humanos Pedro, João e Tiago. No monte, enquanto Jesus orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou alva e brilhante. Dois homens conversavam com Jesus a respeito de sua morte (que iria ocorrer em breve). Eram Moisés (que recebeu o Decálogo ou as tábuas dos mandamentos de Deus para o povo judeu).  Elias, o grande profeta do Senhor, que não morreu, subiu ao céu num redemoinho. Deus usou Elias para fazer chover fogo dos céus e ressuscitar mortos.
Estavam, portanto, em seis personagens. Três discípulos que como humanos sentiram sono e dormiram. Quando acordaram viram a glória de Cristo e dos dois que estavam com Ele.
    Com isso Cristo nos mostrou toda a história da humanidade: Moisés que aplicou a lei divina ao povo escolhido (Israel), Elias que desmascarou falsos profetas adoradores de Baal e Jesus Cristo o Filho do Deus vivo e Redentor da raça humana.
    Quem pode enxergar além nota que havia 3 personagens humanos, Pedro, João e Tiago, sujeitos aos limites da carne (fome, sede, necessidade de dormir); e 3 personagens divinos (trindade) com os corpos transformados em luz, a mostrar à humanidade o seu estágio definitivo e eterno, finda a vida terrena.
    O ser humano é sonolento. Tantas vezes Jesus repreendeu os discípulos que dormiam enquanto Jesus vigiava e orava. Cuidemos para que, quando Jesus voltar, não nos apanhe dormindo.
PROFETA ELIAS FEZ DESCER FOGO DO CÉU E RESSUSCITOU O FILHO DA VIÚVA DE SAREPTA. 

Nenhum comentário: