domingo, 11 de agosto de 2019

EVANGELHOS SEMPRE SÁBIOS

   O evangelho deste domingo de agosto, 11, é pródigo em revelações e sabedoria divina. Lucas capítulo 12:32-48:


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
32 “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33 Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34 Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39 Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

A quem conhece a palavra e não atua para praticá-la será muito mais cobrado no juízo final. Portanto, mãos à obra! O Senhor virá como um ladrão, quando menos se espera. E se não estivermos vigilantes e atuantes poderá nos surpreender, e sermos tolhidos da vida eterna. É muito séria a nossa luta pela salvação. Merece reflexão permanente! "Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar!"
Quando refletimos nas palavras de Jesus, vem à nossa mente a futilidade desta vida terrena. Para que servem os bens materiais que brigamos para acumular? Terão valia no reino de Deus? Nenhuma. E no entanto há muita briga entre nós para a sobrevivência. Esquecemos das palavras do sermão da montanha: "Buscai primeiro o reino de Deus e tudo o mais vos será dado por acréscimo."
Bem explicado, bem entendido, disseminado no mundo todo, o evangelho tem ressonância em bem poucas pessoas, provando de uma vez por todas que "muitos serão os chamados mas poucos os escolhidos." (Mateus 22:14)

5 comentários:

Lydio disse...

Evangelho simplesmente claro sobre a inoportuna importância que damos a esta vida terrena em contradição à Vida Eterna. Que o Espírito Santo nos ilumine.

Aproveito a oportunidade para divulgar o nome de um grande santo contemporâneo, dos maiores que podemos conhecer: faleceu em 1968, Santo Padre Pio era italiano e foi um exemplo de vida sacerdotal.

No Youtube pode-se conhecer melhor o Padre Pio pelo canal "Regina Fidei". Vale a pena conhecer.
Lydio

Soupreviplano1 disse...

Prof. Ari,
Aprecio suas pregações cristãs porque são verdadeiras.
Mas cá entre nós, não adianta o senhor querer concorrer com o Edir Macedo, o Valdomiro Santiago ou com o RR. Soares, eles já conquistaram o lugar na mídia. Tirá-los de onde estão é quase impossível.
Que tal o senhor voltar a defender os direitos dos aposentados? As eleições vem aí, não permita que nenhum bajulador tome o seu lugar.
Você tem mais competência do que um tal de ....
Abraço.

Pétrea disse...

Isso mostra q a religião verdadeira não estaria entre as "grandes"(Babilônia), pois poucos seriam os escolhidos.

Unknown disse...

O que significa "rins cingidos"?

Ari Zanella disse...

Cingir significa rodear, circundar.

Rins cingidos no significado bíblico é "esta vigilante e à disposição" de Deus, pronto para o serviço.