quarta-feira, 3 de outubro de 2018

REVISITANDO "IF" DE JOSEPH RUDYARD KIPLING


REVISITANDO O IF(SE) DE KIPLING

       No próximo dia 7, domingo, se realizará uma eleição, de âmbito nacional, para diversos níveis de governo, dentre os quais sobressai a escolha de um novo presidente da república.
        Depois de um conturbado período de transição – com o sabotado e enfraquecido “Governo Temer”, incapacitado de superar a avassaladora crise que encontrou –  chegamos, penosamente, ao ponto de inflexão que assinalará sensível mudança de rota a ser tomada pelo Brasil. É uma eleição cujas avaliações prévias apontam a sequência de dois caminhos, radicalmente distintos e de consequências profundamente marcantes para o país.
        Nesse provável cenário de irreconciliável polarização, dos 13 candidatos que se apresentaram, alguns embolaram no “centro”, cansativos e sem clareza de propósitos, enquanto outros tantos se perderam na insignificância de suas mensagens.  Tanta confusão possibilitou o prevalecimento das mensagens de dois símbolos e porta-vozes das distintas diretrizes que o país poderá escolher e seguir, à esquerda ou à direita.
        Essas duas alternativas nos levarão para uma próxima escolha plebiscitária, de consequências profundamente distintas, o que nos coloca diante de uma grave reflexão sobre os efeitos do nosso voto, SE for dado a um ou outro, dos dois candidatos: JAIR BOLSONARO ou FERNANDO LULA HADDAD.
              Divagando, com preocupação, sobre minha própria opção de voto – ainda que liberado legalmente, aos 87 anos, de exerce-lo – visualizei a festa democrática que se aproxima, e lembrei-me dos sábios questionamentos elaborados por Rudyard Kipling, ao longo de seu famoso poema “SE(IF)”. Pedindo licença ao laureado escritor, imito, respeitosamente as dúvidas embutidas no “Se”, e formulo meus SE’s para os eleitores brasileiros, sem pretensões poéticas:

***
Se você crê, conscientemente, no Estado Democrático de Direito que construímos, sob os princípios de nossa respeitável Constituição/
Se você acredita que essa nobre construção da Justiça – ainda que em andamento – propiciou o surgimento de novos diques de proteção contra enchentes de malfeitores, sem distinção/
Se você confia que instrumentos, como a “Operação Lava a Jato”, cumprem uma ação justa e correta, no ajuizamento e punição de agentes nocivos, a exemplo do “Mensalão”, do “Petrolão,  da “Lavagem de Dinheiro”, do “Caixa 2”  e de outros crimes de colarinho branco e assemelháveis/
Se você entende que o julgamento, condenação e prisão de criminosos qualificados nos crimes acima exemplificados, sob a égide de verdadeira Organização Criminosa, são medidas justas e merecidas/

Se você não aceita e deplora que, já arranhando os limites de tolerância da Lei, o chefe dessa Organização Criminosa – presidiário Luiz Inácio LULA da Silva –   exerça, com subterfúgios, o seu comando, por via de mandatários  e paus mandados, apelidados de “postes/
Se você lembra, sem paixões, que o “primeiro poste”, conhecido como “presidenta Dilma”, criou o caos que se abateu sobre o país,  e teve de ser impichada, na forma constitucional, depois de criminoso estelionato eleitoral, deixando no colo de seu vice, Temer,  10 milhões de desempregados, inflação descontrolada de 10,7%aa., PIB negativo de 3,8%, indústria arrasada e descrédito internacional, dentre outras mazelas/
Se você não aceita outra experiência com o novo poste Haddad, criado de supetão e acompanhado de uma jovem vice-presidenta, sectária militante do PCdoB(Partido Comunista do Brasil) e defensora dos ideais bolivarianos da URSAL(UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS DA AMERICA LATINA)/

Se você não aceita o lema, segundo o qual “os fins justificam os meios”/
Se você não bate palmas ao eterno guerrilheiro Zedirceu, quando proclama que  “é uma questão de tempo para o PT tomar o poder”/
Se você não acata a debochada  a farsa do “Lula é Haddad” e vice versa, e você não engole a  mentira que anuncia “com o PT o Brasil será feliz de novo”.

ENTÃO, MEU CARO ELEITORVOCÊ NÃO DEVERÁ VOTAR NO NOVO POSTE FINCADO PELO PRESIDIÁRIO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, QUE TEVE UMA ORIGEM PROMISSORA, MAS RENDEU-SE AOS MANDAMENTOS E PRÁTICAS DE UM PARTIDO DO ATRASO, DO ESTATISMO CORRUPTOR, DO ENGANOSO E ULTRAPASSADO SOCIALISMO COMUNISTA, DO APARELHAMENTO DO ESTADO E DA ETERNIZAÇAO NO PODER.

ENTRETANTO. SE VOCÊ ACHA QUE NÃO E BEM ASSIM, APROVEITE O POUCO DE ORDEM E PROGRESSO QUE NOS RESTA E VOTE PT,  PRO QUE DER E VIER.

Aristophanes Pereira, Janga-Paulista(PE), 1/10/2018

                   RUDYARD KIPLING DIZ QUE "NÃO EXISTE PECADO MAIOR DO QUE A IGNORÂNCIA."

31 comentários:

AULO MOTTA JUNIOR disse...

Caro Zanella,valho-me do seu blog,para dar um alerta geral aos nossos colegas aposentados e aos funcs da ativa,que tinham a esperança de renovar o ES com 06 prestações pagas.,Reclamei da Previ e não fiquei satisfeito com a sua resposta.,Há anos,assim c omo demais companheiros apertados,contavam os meses na esperança de uma renovação.,Atualmente,cito como exemplo o meu caso e alguns colegas que consultei,apesar de quitar 4 das 6 prestações pagas,apresenta um saldo de $87l,00., e até a 3a.,paga ainda apresentava um saldo negativo.,De alguns amigos aposentados,muitos apresentam saldos negativos.,Pergunto,que metodologia é essa.,Há quase 30 anos de aposentado,nunca deparei com situação dessa,,PELO OUTRO LADO,A PREVI NÃO DAR NEMHUM SINAL DE AUMENTO DE LIMITE OU PRAZO,OU ATÉ SUSPENSÃO DAS PRESTAÇÕES.,CADÊ A ATUAÇÃO DA NOVA DIRETORIA.

Anônimo disse...

Meu voto é para o Fernando Lula Haddad! Não compactuo com hipocrisia e falso moralismo! Não sou petista mas, tenho discernimento para ver o discurso de ódio e preconceito destilado pelo candidato. E aposentado do BB, os muitos antigos, não sabem o que venha a ser responsabilidade social, foram acostumados à época que funcis eram semideuses e até hoje só olham para seus umbigos.

Anônimo disse...

Mestre,
li esses dias que o cérebro
humano busca padrões para explicar
coisas que aconteceram ou vão acontecer.
não acredito em numerologia, mas
pensei no seguinte:

dia 7 (sete), 10 (dez) mandamentos,
a tábua de deveres: 7 + 10 = 17
1 (um) único mandamento: amai-vos
uns aos outros.
é primeiro turno! abr.

Ari Zanella disse...

Ao colega das 07:49

Acho que você está equivocado, no entanto, não deixo de publicar o contraditório.

Paulo disse...

Bolsa voltando aos 85.000 pontos!Graças a Deus!

Anônimo disse...

Colega 03/10/2018 07:49,

IMPRESSIONANTE, compactuas com LADRÕES E SEQUAZES A MANDO DO MAIOR ESTAFADOR DA ATUALIDADE, PRESO EM CURITIBA.

"tenho discernimento para ver o discurso de ódio e preconceito destilado pelo candidato."

Da sua frase acima, esquecestes de Fidel, de Maduro, de Putin, Morales e de muitos outros ASSASSINOS que defendem o ÓDIO contra a sociedade, aproveitando-se da falta de educação do povo mais humilde.

Se quiseres te envio algumas mensagens de ódio do teu Lula...

Anônimo disse...

Gente!
Fernando Haddad, candidato do PT, já afirmou que, tirar lula da cadeia, vai ser prioridade em seu governo. Isso quer dizer que na gestão dele o país não crescerá. Irá permanecer exatamente como está, corruPTos atrás das grades debochando da Justiça gastando milhões de reais dos cofres públicos com advogados, STF cuspindo na cara do povo, e a população, por sua vez, padecendo nas filas de hospitais, sendo assassinada nas ruas vítima da violência, MST invadindo propriedades, etc. e etc. É esse o futuro que você deseja para o seu país?

Direto de Paracuru, Ceará, José Admir de Paula, para o bloqueiro mais democrata de nossa Previ.
Obrigado, professor Ari.

Aristophanes disse...

Ari.
Permita-me acrescentar mais um SE:
Se certas pessoas raivosas - mesmo no anonimato - melhor avaliassem a preciosidade da Democracia, jamais votariam no retrocesso do fanatismo PTista, tolerante com adeptos de jararacas agressoras, mancomunado com o terrorismo dos MST's e protetor de ditaduras cubano-venezuelanas.

marcelino maus disse...

SOBRE:
Anônimo disse...
Meu voto é para...
03/10/2018 07:49

Má notícia para vc, o 17 já tem mais de 32%... se alcançar 36% das intenções, terá MAIS de 50% de votos válidos...

O fantasma Vermelho será neutralizado dia 07.10.
- os "marqueteiros" do DATAFOLHA vão odiar perder a boquinha dos "subsídios...

Sobre o ES 180 x 180, é impossível, pelo prazo.
MAS 180 x 120, é totalmente factível, sem risco ou prejuízo algum à PREVI.
- o CD não aprova porque são MAUS intencionados, pode ser retaliação às denúncias do MPF por irregularidades na BR-CEF-ECT e seus FUNDOS...

17 abraços a todos.

José Luiz da Silva disse...

Concordo com o colega das 07:49


"Meu voto é para o Fernando Lula Haddad! Não compactuo com hipocrisia e falso moralismo! Não sou petista mas, tenho discernimento para ver o discurso de ódio e preconceito destilado pelo candidato. E aposentado do BB, os muitos antigos, não sabem o que venha a ser responsabilidade social, foram acostumados à época que funcis eram semideuses e até hoje só olham para seus umbigos." (2).

Blog do Ed disse...

Volto a votar com os meus 92 anos, contra a ladroagem institucionalizada: 17 para acabar com a ladroagem!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Estou abismada!
Como a esquerda é vil!
Que Deus proteja e ilumine o anônimo das 7:49 e o cidadão das 12:11.

Cesar disse...

Ver o fim do PhuTê não tem preço.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Em tempos idos, "só o boato", de que o ES seria "mexido", me deixava fazendo os mais mirabolantes castelos no ar. Hoje, após pagar 07 (Sete) prestações e ainda estar com limite negativo de R$ 180.00, ao invés de aproximadamente R$ 3.500, positivos, sinto que o ES hoje para mim virou "um crocodilo".

Anônimo disse...

Cara,
Esse ódio foi disseminado pelo PT com o discurso do nos contra eles. O resultado tá na sua postagem, idiotalizou pessoas de mente curta.

Ari Zanella disse...

Mestre Edgardo (13:03)

Esta sua atitude de votar aos 92 anos NÃO tem preço! (priceless)

Anônimo disse...

E tem "Colega" que está abrindo o voto com uma justificativa impressionante, para tentar impressionar os demais, achando que tem pessoas sem dissernimento do que ocorreu. Por favor

Anônimo disse...

Colegas,
Cada povo tem o governo que merece.
O Lula pegou um país ajustado economicamente e distribuiu benecies por 8 anos, acreditando, o povo, que aqueles recursos foram gerados por ele.
Depois veio a Dilma. Essa, coitada, o PT não quer nem ouvir falar dela mais Jogou a para Minas Gerais. Teve um governo medíocre, visto que pegou um país que ja sentia os efeitos da administração PT.
Agora nós apresentam o Hadad. Como prefeito de São Paulo nada fez. Agora se candidata ao governo federal. E muitos do povo, notadamente os que têm pouca consciência política, não veem a furada em que estão se metendo, novamente.
Sejamos francos, dias difíceis virão pela frente, não importa quem vença a eleição.
O problema é que com o Haddad corremos o risco de ver todo o esforço democrático que foi feito ir para o ralo.
Só para ilustrar no nosso cotidiano: os presidentes dos planos de previdência da Caixa, BNDES, Correios e BB foram nomeados pelo PT.
Nos Correios, quebraram o plano. Na Caixa e BNDES geraram déficits gigantes e os funcionários que estão pagando o pato.
Na Previ, havia um superávits de R$ 24 bilhões. Eles acabaram com essa montanha de dinheiro e corre-se io risco de termos que pagar o déficit em 2019, como fazem o pessoal da Caixa e BNDES.
Você escolhe. Depois não adianta chorar.
O PT me enganou uma vez.
De novo não.

Anônimo disse...

Bolsonaro 17 no primeiro turno!!!!
Única saída para o Brasil!
O resto é conversa fiada!

Aristophanes disse...

Colegas.
Sempre atento aos assuntos de nossa comunidade BB-PREVI-CASSI, notadamente da PREVI, de quem dependo(emos) vitalmente, sempre falei, mesmo com minha voz fraca, daquilo que me pareceu falha ou erro do nosso Fundo.
Hoje, entretanto, venho interromper o arrebatador debate político, para um registro especial, em favor da Previ. Refiro-me à nova página do BOLETIM DE DESEMPENHO(Plano1-Agosto18). Os parabéns vão para a clareza didática das informações, atualidade dos dados e, sobretudo, para a nova transparência que ela parece indicar.
Espero que isto seja o prenuncio de um novo relacionamento, coincidente com a Presidência renovada.
Que bom seria se uma novo boletim trouxesse, para milhares de colegas, uma notícia bem desenhada sobre "os mistérios do Empréstimo Simples", cujos congelamento operacional e asperezas de condições angustiam seus tomadores.

Anônimo disse...

Mestre Sr. Aristophanes, a sua verbalização impressionante é de nos deixar orgulhosos de termos colegas desta extirpe.
Contudo seu último parágrafo a respeito da solicitação dos "Mistérios do Empréstimo Simples" é de uma fidalguia de diplomata.
Esperamos que lhes ouçam.
Meus sinceros parabéns.
Gilberto

Anônimo disse...

A influencia da numerologia :
O numero 17 é um numero ligado a bons acontecimentos.
Vejamos : Bolsa num crescendo. Dolar num "caindo". Previ na transparencia .
Só falta o ES, que pode ser 17o x 17o.

sss disse...

Mestre Ari, dei uma resposta ao anônimo das 07:49, do dia 03/10/2018, mas parece que não foi postada, salvo engano.

Edmilson lopes de sousa disse...

anco do Brasil anuncia construção de usina de energia solar para abastecer agências

E prevê economia de R$ 82 milhões. O acordo instalará em Minas Gerais uma usina fotovoltaica para gerar energia limpa capaz de abastecer 58 prédios do BB no estado.

O Banco do Brasil e a EDP, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico do mundo, assinou no dia 03 de outubro (quarta-eira), contrato para a construção de sua primeira usina para captação de energia por meio da luz do Sol. Ela será instalada na cidade de Januária, norte do estado de Minas Gerais, em uma área de 150 mil metros quadrados e a previsão é de que comece a operar em 2019. A energia produzida será utilizada para abastecer 58 agências do Banco no estado mineiro.

A usina do BB contará com 15 mil painéis fotovoltaicos que totalizarão a capacidade instalada de 5 megawatts-pico (MWp). Essa energia produzida de forma limpa e 100% renovável irá gerar 11 GWh/ano, o que corresponde ao abastecimento de 4,5 mil residências com consumo médio de 2.400 kWh/ano. Levando em consideração o consumo anual proveniente de energia limpa, a região deixará de emitir mais de 1 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 7 mil árvores.

Nos próximos anos, a expectativa do BB é de construir outras duas usinas em Minas Gerais, além da expansão do modelo para os estados de Goiás, Distrito Federal, Pará, Maranhão e Bahia.

Além da relevância ambiental representada, o acordo reforça o compromisso do Banco do Brasil de busca constante pela melhoria de sua eficiência operacional. A energia obtida possibilitará ao BB reduzir em cerca de R$ 82 milhões em um período de 15 anos a sua conta de luz, o correspondente à economia de 58% na conta de energia dessas unidades.

Os recentes projetos de eficiência energética desenvolvidos pelo BB, como a entrada no mercado livre de energia e a substituição das lâmpadas de todas as dependências por equipamentos de LED, além dos ganhos financeiros com redução de despesas, trazem benefícios ambientais como a produção de energia renovável, redução de emissões de CO2 e promovem a diversificação da matriz energética brasileira.

Para Nilson Martiniano Moreira, diretor de suprimentos, infraestrutura e patrimônio do BB, a usina solar do BB irá reduzir o impacto ambiental das atividades do Banco e contribuir para a cultura do uso responsável de recursos naturais. “Projetos como esse reafirmam o compromisso do Banco na adoção de ações que envolvem todos os aspectos da sustentabilidade e de critérios socioambientais em seus processos, práticas e negócios”.

Enviar Edmílson em Januária mg.

Ari Zanella disse...

Caro SSS,

Não recebi. Se puder reenviar...

Isaías Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KARLTON SILVEIRA disse...



Mestre Ari,

Grande Mestre, assim disse o poeta "Minha terra tem palmeiras onde can-
ta o sabiá ; as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá ". confes-
so que o nosso poeta foi muito feliz na sua assertiva. E porque falo
isso ? Falo ,pois fico deslumbrado com a desenvoltura desse gigante que
integra nossa comunidade de ex-funcis do Banco do Brasil.Há dias, ele
estava desenvolto no FACE,mais parecendo Neimar, discorrendo n'uma lin-
guagem escorreita sobre o momento político nacional que é delicado e
continua com uma performance de diplomata Inglês cutucando a PREVI onde
é muito admirado sobre possibilidade de uma ação humana e benfazeja de
liberar um aumento do Empréstimo simples, pois uma comunidade de milha-
res e milhares vêm encontrando dificuldades para custear o básico do dia
a dia, principalmente na educação dos dependentes, saúde, nas comunida -
des do interior os profissionais estão deixando de atender ou ,quando
o fazem, é observando a conveniência de suas agendas e não a necessidade
do associado , obrigando-nos a custear gastos que nunca estiveram nas nos-
sas previsões. Assim, o pedido feito pelo venerável Aristophanes no senti-
de a PREVI estudar um aumento do limite do ES é providencial.




Nanci Yasuhara disse...

E nos sem Cassi e sem Previ, pois vão terminar o serviço e acabar de roubar o que sobrou.

Edmilson lopes de sousa disse...

Nanci,dia 7, até as 17 h, Bolsonaro,certo?

Unknown disse...

Sua foto de perfil demonstra sua mente....

Ester Martins disse...

Oi vejam a entrevista do Bolsonaro na Record ontem está no YouTube sensacional