segunda-feira, 10 de setembro de 2018

ASSOCIAÇÕES DEVEM OPINAR

    Uma desengonçada opinião dada pelo Bode Velho, articulista que é muito bom no teclado, mas somente nele, comunicava num comentário anônimo a mim dirigido, que "as associações não têm o direito de sugerir voto na CASSI, que o eleitor é soberano e que ninguém deveria influenciá-lo (sic)."
     Evidente que a decisão final é do eleitor (e somente dele). Porém, ele precisa receber todas as informações possíveis (os prós e os contra) a fim de decidir-se embasado em fatos, não simplesmente votar para ver-se livre de uma obrigação, em outras palavras, votar por votar.
      Nesse sentido, a campanha deflagrada pelo campeoníssimo JB Medeiros, autêntico condor dos píncaros andinos, que prega o voto NÃO, é tão importante para o eleitor quanto as opiniões dos mestres João Rossi Neto e José Aristophanes Pereira, que sugerem o voto SIM.
      Por falar no estupendo Dr. Medeiros, aquela informação dada por ele por ocasião de sua renúncia ao Delib da PREVI, teve seu desfecho na semana passada quando a Litel (PREVI e Bradesco) assinou um Acordo judicial com o senhor Daniel Dantas para o pagamento de 2,4 bilhões de reais, de um montante inicial de 4 bilhões. O prejuízo foi grande, e deve ser apurada a responsabilidade do Conselho Deliberativo do fundo, órgão máximo decisório na PREVI. Ao soar o congo, quem pagará esse prejuízo milionário somos todos nós, pobres associados. E quem agiu e perdeu nada sofrerá?  E os nossos bem remunerados advogados? E os dirigentes do fundo? Virão novamente com essa velha história de decisão colegiada.
                              DANIEL DANTAS, EX-PARCEIRO EM NEGÓCIOS, DEU UM NÓ GÓRDIO EM NOSSO FUNDO.


49 comentários:

Anônimo disse...

Com um corpo técnico altamente capacitados, estranho que isso tenha ocorrido.
Prejuízo joga pra plebe perdulária que não aplica a cartilha de educação financeira. Aliás, em casa de ferreiro o espeto é de pau.
Moral nenhuma para dar conselhos. É como o Beira Mar fosse aconselhar usuário de drogas

rafa disse...

PREJUÍZO DE R$2,4BILHÕES E A SOLIDARIEDADE DO FUNDO

Paga-se tal fortuna para o sr Daniel MENDES Dantas, aquele dos 2 HC de outrora, lembram, e a PREVI não deveria postar texto chamando a atenção dos associados para os prejuízos decorrentes de levianas ações judiciais?

Ora, bolas, mas o que são R$2,4 bilhões??

Agora, uma simples ação RMI que se ganha com alguns colegas no polo ativo, todos idosos, a PREVI e o BB, mesmo tomando multa por recursos procrastinatórios, arrastam e postergam o pagamento da revisão por mais de 10 (dez ) anos ...

Nessas ações a Justiça manda que se recolham TODOS os atrasados ( pelo BB e pelo associado ), de modo que o Fundo Previ NÃO tenha nenhum prejuízo para os demais associados. E mesmo assim a PREVI não paga nem aceita acordos.

Esse Daniel Dantas é um ET? um deus? Ganha todas contra a PREVI!!!

E quem paga?

No mínimo nossos representantes deveriam instaurar um processo administrativo para apurar responsabilidades, se comprovada a veracidade da matéria, é claro.

Anônimo disse...

Pois é, Prof Ari. O outro fala em influencia na decisão, que quem vota NÃO é porque é voto de cabresto, é voto induzido.
No entanto, ele tenta induzir o voto no SIM, por duas vezes quando posta nos grupos.
Já na PREVI, quando a Bolsa sobe e fecha com ganhos, tome nota da direção exaltando a governança, as decisões. Quando a dita cai e traz resultado negativo, silencio. Na verdade é que depende-se da Bolsa, já que quando se depender de outros investimentos, como em empresas participadas, aí aparece o tal (costumeiro) "deficit conjuntural". Vide BRF, INVEPAR, PARANAPANEMA, SAUIPE, etc.etc. e todas com conselheiros na administração. Se os nossos administradores, regiamente pagos por sinal, fossem tão capazes quanto se alardeia, não era para estar MUITO mais confortáveis a PREVI e a CASSI.

ANTONIA disse...

Prof. Ari, vou mudar meu voto e votar NÃO.

Ari Zanella disse...

Fazendo uma autocrítica ao receber um email de um colega de Brusque-SC, cheguei à conclusão de que estou me excedendo em rebater comentários políticos. Nem devia entrar nesta seara, não é objetivo do blog que trata especialmente de assuntos da CASSI e da PREVI. Irei policiar-me mais doravante, Mil perdões aos colegas ofendidos!

Anônimo disse...

"TER UM BOM CORAÇÃO, SER GENTIL E AMOROSO; JAH É UMA ORAÇÃO"

ricardo o.c. albuquerque disse...

Ari
Parabéns. Assim é que se fala. Abraços. ricardo

Anônimo disse...

Sr. Ari,
E o Empréstimo Simples alguma notícia?

Blog do Ed disse...

Mestre e amigo Ari Zanella
Sejamos democráticos. Que este blog continue o espaço da liberdade:que nele se trate do que é atualíssimo, candente no momento (até do sexo dos anjos...) A liberdade é a base da criatividade...e a base da liberdade é a diferença... O importante é a convivência dos diferentes e até dos opostos, que é o ambiente da cultura e do progresso!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


"Há mais coisas entre o céu e a terra do que"... PREVI, CASSI e BB. O blog é NOTA DEZ, porque não se restringe tão somente a abordar esses assuntos, mas abrange todas as áreas do conhecimento humano.

Anônimo disse...

Prof. Ari gostei do posto no Site da Previ:
A Previ sempre perto de você
++++++++++++++++++++++++++++
A ouvidoria vai adotar a partir deste mês contato ativo com os beneficiários para saber sobre variov aspectos das necessidades e demandas.
Parabéns à Previ.

Anônimo disse...

Parabéns Prof.
TODOS devem opinar desde que não façam guerra com quem pensa diferente.Acho muito útil conhecer a opinião dos colegas e das associações para poder fazer a minha própria avaliação.

Anônimo disse...

Digníssimo Sr. Ari Zanella,

Penso que comentários políticos neste momento tem tudo que ver com o seu blog.

Por favor, continuemos com a liberdade da qual nos facilita o seu blog.

Aqueles que devem alguma coisa a alguém por favores/obséquios, por ideologia ou por simples simpatia podem se posicionar, mas deixem que aqueles que não compartilham com tendencias de esquerda também tenham a palavra assegurada.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Também não gosto de comentários políticos. Bolsonaro neles!!!!!!!!!!!

Lidio Costa Reis disse...

Ari e demais colegas,

Na esteira do tema Daniel Dantas, gostaria de falar sobre a elogiada e alardeada governança da PREVI e, ainda, sobre a participação nos conselhos de administração das empresas participadas.

Sobre a governança do nosso fundo, ela é muito boa, excepcional nos artigos publicados pela PREVI, a prática demonstra outra coisa.

Quanto aos conselheiros nas participadas, o jornalista Augusto Nunes, no programa da Jovem Pan, os Pingos nos Is, relata que um caso muito interessante.

Antônio Carlos Magalhães era ministro das Comunicações, que o convidou para a chefia da ABN-Ag.Brasileira de Notícias. O convidado trabalhava na VEJA.

Ele recusou o convite alegando que era o segundo salário da Editora Abril e que a chefia da ABN tinha, financeiramente, seus limites legais a observar e a troca não seria interessante.

O ministro contradisse dizendo que, se aceito o convite, o salário da ABN seria apenas uma parte do que ele ganharia, a indicação para conselhos de algumas estatais lhe proporcionaria ganhos suficientes para superar o da revista VEJA.

Por exemplo, tão logo admitido na ABN, a primeira indicação seria para o conselho da hidrelétrica de ITAIPU. O jornalista falou que não teria tanto tempo disponível para se dedicar aos diversos conselhos de outras estatais que o ministro sugeriu.

Pois bem, "...cargos nos conselhos das estatais seriam apenas pro-forma, você não precisa participar das reuniões, tudo é feito à distância, basta assinar as atas das reuniões...", disse o ministro. O jornalista não aceitou a oferta.

O que eu contei aqui, ouvi de viva voz do Augusto Nunes, cada um que faça seu juízo sobre essas nomeações para conselhos das participadas da PREVI, cargos tão bem remunerados e de pouco trabalho.

Coisas do nosso Brasil.
Lydio

Anônimo disse...


Esperar que seja apurada as responsabilidades do Conselho Deliberativo só se for noutro mundo. Quem tá dando risada é esse senhor que vai embolsar uma bolada federal. Se nem o fim antecipado do que estão nos devendo deu em alguma coisa imagine esses 2.4 bi. A agilidade vem quando se trata de cesta-alimentação em ações ganhas na Justiça de boa-fé. Aí estão querendo quebrar a Previ não é mesmo? Quanto ao resto são investimentos na melhor das intenções em benefício do Fundo. Não é verdade? Será que o Bradesco ainda está nesta Empresa ou vai sobrar só para os inocentes?

Aristophanes disse...

Prezado Prof. Ari Zanella.
Fiquei em dúvida sobre a modernidade do aeroplano da foto, no blog. Para melhor avaliação, peço o obsequio de informar:
1.Fabricante e ano.
2.Modelo e significado do emblema vermelho, na cauda
3.Autonomia
4.Turbinas
5.Se opera no Brasil, em especial no Nordeste e
6.capacidade de manobra, nos sentidos: centro, direita e esquerda.
Grato. Aristophanes

Aristophanes disse...

PS. Peço esclarecer se o nome completo da companhia aérea é MESSIAS BOLSONARO.
JAP

Ari Zanella disse...

Mestre e Amigo Aristophanes,

A única coincidência é o nome do candidato. Nada além disso. A Companhia opera no Japão, em linhas domésticas, e as cores são iguais à bandeira do Japão. JAL - Japan Air Lines.
Fico lhe devendo as demais respostas, sempre bem-vindo nosso eterno diretor!

Anônimo disse...

Ari gosta de complica sempre com estas ideias de Direita do Bolsonaro.

Anônimo disse...

Pallocci municiou a Greenfield com documentos sobre os fundos d de pensão.
Significa que ...

Ari Zanella disse...

Cordial amigo das 23:13

Rapaz, estou muito animado nesta eleição. Mas que cada um escolha aquele candidato que achar melhor. Forte abraço.


Visualizações do blog nesta segunda-feira: 02.037

Anônimo disse...

Havia uma musiquinha que era executada sempre na abertura de um conhecido programa dominical de TV, antes da entrada do sorridente apresentador.
Era mais ou menos assim : O Fulano vem aí lalaralaralala...
Adaptando para os dias atuais : O P... vem aí (delatando) lalaralaralala ..., abalando companheiros. Movendo mundos e Fundos.

Anônimo disse...

CASO D.D.

OAB - Art. 34, inciso IX

Dispõe que: “prejudicar, por culpa grave, interesse confiado ao seu patrocínio”;
Refere-se a hipótese na qual o advogado, por culpa grave, acaba por prejudicar o cliente. Desta forma, caberá responsabilização disciplinar, a qual não isentará o advogado da possibilidade de representação na esfera cível e criminal.

CABE representação junto à OAB ou CNJ...

QUEM tiver acesso aos documentos da Ação do Fulano CONTRA a PREVI, favor apontar o dedo ao CNJ e OAB.

Anônimo disse...

Colegas,

Texto extraído do O Antagonista.

"Exclusivo: Palocci relata propina a ex-presidentes de fundos de pensão
Economia 10.09.18 23:10
Por Claudio Dantas
Em seu depoimento à força-tarefa da Greenfield, já na condição de delator, Antonio Palocci contou sobre vantagens ilícitas recebidas pelos presidentes dos fundos de pensão.

Ele cita Ricardo Flores e Sérgio Rosa, da Previ; além de Wagner Pinheiro (Petros) e Guilherme Lacerda (Funcef)..."

E agora meus estimados Colegas?

Ghost Writer

Anônimo disse...

Se vc JA IR pensando em ORDEM E PROGRESSO será melhor do que se vc ficar me PeTelhando com essas ideias de desordem e caos.

O Brasil necessita de pessoas com Deus no coração


rafa disse...

TUCANO PRESO EM CURITIBA?

Assustei com a notícia na Globo agora cedo!

Achei que era mentira.

Prenderam o Beto Richa e esposa.

Tempos estranhos esses atuais.

Anônimo disse...

E não é que o Palocci falou ?
Aguardemos o "contraditório" dos citados.

Anônimo disse...

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$



Mas e a Excelente Governanta do Fundo da Pensão da Dona Zefa?

$e as deci$ões $ão colegiada$, então o colégio todo supostamente $e beneficiou


$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

Bolsonaro leva o primeiro turno, mas tomba como um elefante abatido contra qualquer candidato tamanho eleitorado avesso às suas grosserias contra as mulheres que são 52% do eleitorado, somente mulher de rico que leva chifre, aceita ser a outra, apanha de boca fechada vota em um apedeuta como esse!

Anônimo disse...

Ainda bem que o deus do Bolsonaro nada tem em comum com o Deus dos evangelhos!Ou você acredita no deus de Bolsonaro, ou você acredita no Deus da Bíblia, os dois são incompatíveis!Um é amoroso, não xinga, não insulta, é contra a humilhação e o recasamento,e a ira, o outro permite Pastor, político se casarem n vezes, xingarem, mentirem, disseminarem ódio, humilharem as pessoas e libertarem rancor

James Paiva disse...

Caro Ari,

No atendimento do Bebeguloso apareceu uma tela para Simular - Proposta Cassi.
Pisei no acelerador do atendimento e fui informado que a contribuição, em caso de aprovação da proposta, totalizaria R$327,09 para o titular e R$ 222,65 para o dependente.
Fui pesquisar em FOPAG's anteriores e encontrei número MENOR.
Pergunto: Alguém já pesquisou em FOPAGs para confrontar o valor informado na tele de autoatendimento do Bebegulo?
Se pesquisou, o que encontrou, valor Maior ou Menor que o informado?
Mostre, por favor, o que encontrou na pesquisa, isto serva para "repercussão Geral" no site do Ari.

obrigado de james

Anônimo disse...

O Palocci falou no "Bom Dia Brasil" que antes do Lula ser Presidente da República, em 2002, o PT conseguiu colocar um presidente na Previ, e que isso beneficiou....
Quem era o presidente da Previ em 2002?

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Gosto muito do seu blog, mas acho melhor jair acostmando com posts mais enxutos, com no máximo, 17 linhas.

divany silveira disse...



Mestre Ari, buenas tardes !!!
Gostei da sua decisão de não se envolver em questões fora do Blog,pois
o Blog cresceu e estava AMEAÇANDO o temperamento afável do nosso ami-
go e mestre. Há algum tempo, notei que o Chefe estava estressado e co-
mentei via um email mas notei que o Mestre demonstrou uma indiferença
e não respondeu com a clareza de sempre ; foi quando concluí que o nosso
Ari estava sendo possuído pela IRA e isto IRIA trazer prejuizos ao blog.
Agora, felizmente, que o nosso lider está no caminho certo, onde sempre
esteve com brilho, dou-lhe os parabéns pela decisão madura e não poderia
deixar de mencionar que o seu trabalho é magistral, inteligente e uma de-
cisão sua preocupa até o autor dessa mensagem que não podemos esquecer :
"a liberdade é a base da criatividade e a base da liberdade é diferença!.
O importante é a convivência dos diferentes". A mensagem do ED Amorim diz
bem como este espaço está entranhado na gente , sem falar no outro Player
de Recife, Aristophanes, sábio e amigo do Blog e dos mineiros da Sudene,

divany silveira disse...




Colegas,

De antemão aviso que não tenho procuração do nosso Blog para cobrar de

ninguém, mas com o problerma de saude que estou quase vencendo, e uma no-

ticia de uma conhecida colega dias atrás resolvi ligar para o Gilvan pe-

dindo meu saldo devedor e perguntei se havia atraso de pagamento e fui

informado ,sem saber quem está , que há centenas. Como sabemos que o

Blog tem despesas e notando que o Teacher Ari tem estado nervoso, resol-

vi,por conta própria, trazer o problema para o grupo, pois sei que todos

vão querer ajudar.

Aristophanes disse...

Prezado Divany - O Pacificador.
A propósito, sabe informar se o aeroplano da J.AIR pode operar na zona mineira da Sudene?
Abraço do Aristophanes

Anônimo disse...

https://veja.abril.com.br/economia/dolar-sobe-e-bolsa-despenca-com-oficializacao-de-haddad-como-candidato/
Então, é melhor Jair pensando em um candidato que não derrube a Bolsa!

sss disse...

Só se for no dedo que aperta o gatilho e o coração está localizado na extremidade do rabo, como o de cobra. Tenha Santa Paciência! Se acredita em Deus respeite-O não citando seu Santo nome em vão.

Ari Zanella disse...

Grande Amigo Divany,

O blog não tem qualquer despesa. O blog é um e a Associação é outra, totalmente distintos e não ligados entre si.
Ocorre o seguinte. Antes tínhamos o DCO. Com o cancelamento unilateral da parte do BB mais da metade migrou para o modo "Transferência entre contas" no BB. Só que outros deixaram de transferir e por isso tivemos que suspender momentaneamente o prêmio pontualidade. A receita/despesa, apesar dos pesares, encontra-se equilibrada. (Pesa mais quando temos uma sucumbência a pagar). De todo o modo, agradeço pela tua solidariedade.

Anônimo disse...

UMA BOA NOTICIA:
11/09/2018
Previ se posiciona sobre notícias publicadas no âmbito da Greenfield.

"A Previ não coaduna com atos ilegais. Caso fique comprovado que o nome da Previ foi utilizado para vantagens indevidas, serão adotadas todas as medidas para reparação de danos."

OUTRA NAO TAO BOA:
G1...
Ex-ministro prestou novo depoimento ao MP; Palocci falou nas investigações da Operação Greenfield, que apura supostas irregularidades em fundos de pensão de estatais.

OBS: NÃO FOI O NOME...
FOI A PROPRIA PREVI QUE FOI UTILIZADA.
SERÁ QUE APENAS "FOI"...

O ex-ministro afirmou que o ex-presidente Lula interferia nos fundos.

“Antes de ele ser candidato a presidente naquela campanha vitoriosa de 2002, e quando pela primeira vez o PT elege um representante na Previ - o PT não era governo, mas havia eleito um representante na Previ, dos funcionários – e quem procura o presidente para procurar uma interferência nesse fundo é Emílio Odebrecht em nome da Braskem, que tinha sociedade com os fundos de pensão e estaria tendo por parte desse representante do PT muitas dificuldades. Então ele nos pede para interferir nisso. Esse foi o evento mais antigo de atuação que eu conheço dos políticos do PT em relação a fundo de pensão”.

FOI:
"foi o evento mais antigo"

E O MAIS NOVO ou FUTURO...

SERÁ QUE OS MEGA GETONS do BB, CEF, BR e seus Fundos são prêmio ou cala-boca...





Anônimo disse...

TRAQUINAGENS.

Já as detectaram "supostamente" entre o D.D. e o NUJUR da LITEL (BCO 237+171).

Que tal a ANABB e o NUJUR da PGFN suspenderem a traquinagem e nos pagarem o que está DEPOSITADO EM AG DO BB... ou estaria em outro Banco.

A ANABB não precisa forçar o retorno de Associados para cobrar mensalidades.

Afinal, vau ficar com 10% de R$1 Bi, ou meio Bi...

BOM QUE A ANABB NÃO OUSE ABANDONAR NENHUM EX-ASSOCIADO.

A OAB NÃO GOSTARIA DE SABER:
ART.34
XXI - recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele;

Penso que, pelo simples ESTADO LETÁRGICO dessa Ação 1:3 IR, cabe denúncia ao CNJ.




divany silveira disse...




Interminavel Aroeira do Sertão,também conhecido como Sir Aristophanes

Segundo notícias procedentes do poligono das Secas. o Nortminas como

os conterrâneos nossos falam estão mais preocupados não com aeroplano,mas o

Plano econômico. Satisfeito, Big Teacher.?

Anônimo disse...

Professor Ari,
Só esclarecendo por gentileza: Àquela transação que fizemos nos TAA para transferir a mensalidade da Associação não está mais valendo?
Abraço

Fabio Henrique Barbosa disse...

Resposta da Previ sobre o ES:

Atualmente, o teto de concessão para o Empréstimo Simples é de R$ 160 mil, com as parcelas limitadas ao valor da margem consignável do participante. Esse limite será mantido até o final de 2018.

Atenciosamente,

Gerência de Atendimento
PREVI

Anônimo disse...

Muito se fala que uma vitória do NÃO na votação da Cassi pode levar a uma possível intervenção da ANS, com claros prejuízos aos associados. Sim, o risco existe.

Porém, não seríamos os únicos a sofrerem as consequências. O BB também seria atingido, dada a gestão do plano ser de sua responsabilidade. Além disso, o prejuízo institucional do Banco seria enorme, afetando sua imagem perante os acionistas e a sociedade. Imaginem a repercussão de uma possível intervenção da ANS no plano assistencial da maior instituição bancária do país?

Esse terrorismo da intervenção tem sido usado de forma a dissuadir o associado de qualquer resistência quanto às mudanças estatuárias que estão sendo propostas na Cassi, e que dão a faca e o queijo na mão do BB, com consequências futuras duvidosas e que ainda desconhecemos, podendo se transformar num pacote perverso lá na frente.

Querem um exemplo? Distribuição do Superávit 2010. Aprovada em votação com extensa campanha feita pelo BB, que ficou com a metade para si e a outra metade a ser distribuída entre nós na forma de BET mensal, pelo prazo de 5 anos.

E o que aconteceu? Nosso BET foi suspenso em 2014, um anos antes do prazo estabelecido no acordo, mas o BB não devolveu a sua parte, ficando o prejuízo apenas com os associados.

Portanto, a história recente mostra que não devemos confiar inteiramente naquilo que o BB está propondo em conjunto com a CASSI, pois tal e qual a distribuição do superávit com a PREVI, o pacote posterior acabou sendo perverso apenas para nós, ficando o BB na sua zona de conforto, com a sua metade totalmente preservada e devidamente contabilizada. E quando iremos receber as ultimas 12 parcelas do BET suspenso? Só Deus sabe.

É por essas e outras vou votar NÃO. Não confio mais no BB e nem nas suas intenções e compromissos para com seus funcionários, sejam da ativa ou aposentados.

Sou plenamente favorável ao reajuste das contribuições, mas sem qualquer vinculação com mudanças estatutárias que possam embutir "gatilhos" futuros que podem se voltar contra nós mesmos.

Cláudio

Anônimo disse...



Só há uma maneira de se encostar estes margunais da politica contra a parede. A organização criminosa não vai parar só porque a gente, o povo quer, Vai ser preciso um presidente muito forte e decidido para isso. E parem de dizer que as mulheres não votariam no Bolsonaro. Desde quando mulher não gosta de macho? Isso é coisa de petista. Bolsonaro neles.

Anônimo disse...

A nota da Previ é a classica. Blá, blá, blá !!!
Se alguma coisa , de que delata o ex-ministro e homem forte do PT, de fato aconteceu, nos fundos a decisão é colegiada. Há a "governança que nos protege".
A conferir.

João Lopes Rodrigues disse...

Concordo plenamente com as colocações do colega Cláudio, 21:57.

Infelizmente, o que o BB faz é uma pressão terrorista, cuja finalidade é beneficiar futuramente a si mesmo, e só.

Acredito que as últimas posturas do BB e da Previ (não nos olham mais nos olhos. Aliás, nem nos enxergam mais!), são suficientes para percebermos que há pretensões ocultas nessa “afoitada consulta da Cassi”.

Acho uma pena que alguns colegas ainda sejam “corrompidos” por palavras e discursos previamente elaborados, cuja única intenção é de “enganar mais um besta”!

Era isso!