quinta-feira, 7 de junho de 2018

O 'ES' TRADICIONAL

    Não desejo absolutamente trocar o ES pós-fixado(usado hoje no fundo). Jamais tive esta pretensão. Antes quero ter mais uma opção de empréstimo simples, no modelo prefixado. E colocá-lo na vitrine do portfólio já existente. Toma quem quer, faz uso quem melhor julga ser oportuno, ou não. No âmago da questão, a meu ver, está um nicho mercadológico tipo "pão quente" no qual os atuais usuários deste produto em outras instituições financeira pudessem transferi-los (espécie de portabilidade) para o nosso fundo de pensão, com vantagens para ambos os lados. Seria criado um limite extra para o prefixado, algo em torno de R$ 40 mil, o qual seria adicionado ao limite existente (160 mil).
     Que fique bem claro que as três rendas agregadas no ES-pós-fixado estão permeadas no percentual fixo mensal. Digamos que a taxa seja de 1,2% ao mês, assim ficaria distribuída: 0,43% para o atuarial; de percentual variável do INPC (de 'x' a 'y', podendo 'x' ser até negativo); o restante, iria todo para o FQM. Em números fica mais fácil de entender: 0,43 do atuarial é fixo (0,43 x 12 = 5,16% a.a.), 0,27 (inpc, é variável); nesta caso sobraria 0,50% para o FQM que é um percentual alto, compensando meses em que o inpc for maior. Em resumo: 0,43 + 0,27 + 0,50 = 1,20.
       Assim quase foi desenhado para alguns menos espertos entenderem melhor. Há uma margem de manobra entre FQM e INPC. Quanto menor o segundo (INPC) maior será o ganho para o fundo de quitação por morte. E o ATUARIAL continua em 5% ao ano, viu Wilson Luiz?
          Espero que o fundo tome logo essa atitude "bom pra todos", menos àqueles das instituições financeiras que hoje exploram os pós-laborais com uma taxa de juros elevada. Está tudo bem explanado, basta colocar em prática mais um produto que garante o atuarial (5%a.a + INPC) e dá alvissareiro colchão de liquidez ao fundo de quitação por morte. Alô, alô Marcel Barros, por favor, ouça meu ulo!

48 comentários:

JOÃO LOPES RODRIGUES disse...

AÇÃO IR 1/3 PREVI AÇÃO IR 1/3 PREVI AÇÃO IR 1/3 PREVI AÇÃO IR 1/3 PREVI

Senhores!

Gostaria de agradecer ao Ari Zanella, à Anaplab, na pessoa do Gilvan, bem como ao advogado Thiago Ramos Küster, relativo ao feito que se segue:

- Em 20/12/2016, depois de um “eterno cansaço” quanto à condução da Anabb no que se refere à ação judicial IR PREVI 1/3, nº 144606020104013400, providenciei minha desfiliação junto àquela associação (após 30 anos de casamento!).

- Na sequência, dei entrada em nova ação judicial, agora de forma individual, através da Anaplab, a fim de pleitear o mesmo objeto (devolução do imposto de renda cobrado em duplicidade). A nova ação, ajuizada no estado de Santa Catarina, teve início em 02/2017; sendo proferida a sentença favorável cerca de 10 meses de seu início. Registre-se que a “ação coletiva” junto à Anabb “arrasta-se” há cerca de 8 anos (no meu caso). E ainda, houve retardamento de minha nova ação em Santa Catarina haja vista a Sra. Anabb não ter providenciado tempestivamente a exclusão de meu nome na ação anterior, quando do meu pedido de desfiliação. Segundo consulta àquela associação, a mesma assim se pronunciou: “no caso de sua desfiliação, você não poderá participar da referida ação por ficar na condição de não sócio, uma vez que a ANABB apenas representa os seus sócios”.

- Assim, nesta data, cerca de 1 ano e 4 meses após o início da nova ação, recebi junto à instituição bancária, os valores devidos relativos ao imposto de renda depositado em juízo. O caso é, pois, “letra morta”!

Mais uma vez, agradeço a todos os envolvidos.

Era isso!

FERNANDO LAMAS disse...



Saudações cordiais a todos.

"CONGELAMENTO E RESTRIÇÕES DO ES"
Caro Professor Ari e demais colegas, um dos benefícios deste blog, para mim, sem adulação, é encontrar pessoas da altura moral e técnica do esperadíssimo ex-Diretor do BB, o Aristophanes, concordam, colegas? Hoje, porém, sem arranhar o enorme respeito que lhe devoto, valoroso longevo, permita-me o que vejo como ligeira reparação, no seu comentário(16:06h): congelamento e restrições, sobre o ES, INIBIRAM, ATRAPALHARAM, RETIVERAM, mais feitos exitosos da "sagrada governança", no período mencionado e desde sempre. Digo isso, baseado nos méritos dos muitos comentários, todos autorizados, lúcidos, técnicos, equilibrados que por aqui passaram e passam. De outro modo, desprestigiar o ES é "gol contra" os resultados da Previ. Portanto e perdoem-me a repetição e com todo o respeito, Previ, eu só vejo uma explicação, sobre a antipatia da entidade, nesse caso: o ES é tratado política e não tecnicamente. Desculpa pelo alongamento, Professor e grato por tudo 3 segue um sincero PAZ E BEM!

"As palavras da boca do sábio agradam."
Eclo 10,12a

CADÉ ARAUJO (Professor) disse...

Caro professor Ari, o cenário atual da economia brasileira é de assustar qualquer analista financeiro. O dólar em viés de alta, devido a problemas internos; falências das instituições brasileiras; indefinições politicas, pib em queda livre; inadimplência crescendo em razão do desemprego, violência e baixas expectativas empresarias. Diante deste quadro é preciso que a previ promova algo para amenizar a vida dos seus associados. Uma alternativa de curto prazo, seria uma melhoria nas condições do ES. Poderia alongar o prazo, mudar de pós-fixada para pré fixado, aumentar o limite para 200 mil(até porque já há um limitador financeiro forte (margem consignável)). Enfim, temos que provocar algum beneficio em nossas aposentadorias. A situação não está fácil para ninguém.
Cadé

PAULO disse...


Bolsa caindo 6,5%!!!A PREVI com 60% em renda variável, quando deveria ter no máximo 30%!!

Cade Araujo disse...

Ari, registro o meus parabéns ao colega João Lopes que obteve êxito em sua ação do imposto de renda. Eu sou um dos que faz parte da ação coletiva da anabb. O processo não evolui. Fiquei p da vida quando recentemente recebi uns papeis para assinar e aderir ao pagamento de 300,00 para manutenção da ação. Não entendi e nem gostei da cobrança. Até porque se já pagamos uma mensalidade não precisamos pagar honorários de advogados. Pois, ele vai receber a sua parte na ocasião da quitação/recebimento da ação. Estava tentando entrar com uma ação individual. Hoje, animado com a noticia de João Lopes, vou entrar via anaplab.
Quanto ao ES prefixado é uma ideia muito boa. Ou seja, ficaria as duas opções pré e pós fixada. Resta-nos torcer para que aqueles que decidem nos concedam algum beneficio financeiro.

Considerando que já faz um bom tempo que não ocorre nenhum mudança no ES. É possível que ocorra alguma novidade que venha nos ajudar nestes momentos difíceis que estamos vivendo.

Cadé

Anônimo disse...

Grande colega Fernando Lamas,

Como é sábio o homem temente a Deus!


Por isso os blogs não chapa branca incomodam tanto. A sensatez e senso de justiça, aliados a fundamentações técnicas desmontam toda farsa da ilha da fantasia.

O que posso desejar a todos os colegas de bem é que tenham bom ânimo, e saibam que essas pessoas são influenciadas por "forças do mal" que dominam suas atitudes. A maioria das vezes a justiça terrena é incapaz de pagar a eles o preço a que se venderam.

divany silveira disse...



MESTRE, AMIGO, POR QUEM OS SINOS DOBRAM ??????

Neste momento pre-revolucionário que vivemos,Mestre e amigos, por
quem os sinos dobram.? E porque eles batem tão tristes ? Será que
anunciam novas crises para os cordeiros do PB-1 ? Nos meus 35 anos
de vida bancária acostumei a ver os latifundiários expulsando os
pequenos produtores de seus pequenos sítios,muitas vezes até com
crueldade excessiva ,pois usavam incendiar plantações,cujo fogo
chegava até as proximidades das habitações, pondo em polvorosa as
pessoas adultas e especialmente as crianças.Os tempos mudaram, mas
nada mudou no quesito das violências contra grupos politicamente
desamparados ou mesmo integrantes de expressivas organizações
cartelzadas que expandem seus interesses por todas direções, às
vezes ou muitas vezes de maneira agressiva lembrando os grandes
cartéis que modificaram seu modus atuandi para avançar sobre cor-
porações mais fracas politicamente ou com lideranças fieis a ou -
tros parceiros. E então vem à minha mente as invasões que a minha
geração presenciou com horror promovida pelos senhores de terra com
anuência dos poderes da época e hoje usando dos vacilos do direito
e da força política que se constitui numa ajuda relevante, esses gru-
pos vão se apossando do patrimônio dos antigos serventuários que
sem força política, monetária e união, repito, união, além daqueles
que se sentem mais confortáveis e seguros ao lado dos grileiros mo -
dernos que invadem todos os ativos que possam satisfazer sua gula
interminável.E assim nós ,hoje na situação de pequenos produtores ,
fomos atropelados pela gula dos grupos econômicos e a poupança que
fizemos ao longo de anos que se transformaram em décadas e,porque não
dizer a caminho de seculo, não temos autonomia para nem mesmo plei -
tear algum benefício de qualquer ordem, sem que tenhamos a ordem
do invasor , que nunca emite esta ordem; e assim a nossa vida como
o patrimônio que conseguimos vira uma pantomima insalubre uma ver-
dadeira desordem.


Anônimo disse...

PAULO disse...

Bolsa caindo 6,5%!!!A PREVI com 60% em renda variável, quando deveria ter no máximo 30%!!

07/06/2018 15:32


POIS É !

Será que alguma vivalma na Diretoria do BB Guloso, PREVI e outras que indicam CONSELHEIROS nas Participadas pensa em SAIR DA RENDA VARIÁVEL e perder seus GETONS de 60 mil ao MES?

Essa conversa de DESINVESTIMENTOS EM RENDA VARIÁVEL é o maior engodo.




Anônimo disse...

Estimados colegas,

Depois dessa do João/Anaplab vou consultar um advogado e ver se dá para denunciar ao Ministério Público a atuação da entidade que, ao que parece, protela, por motivos não explicados nem informados, ad eternam os processo 1/3.

Como se faz a desfiliação e o recebimento de valores aportados para a ação, que já está chegando na adolescência?

Anônimo disse...

Boa Noite a todos. Com relação ao empréstimo simples a ultima alteração do limite ocorreu no mês de setembro de 2016, ou seja, quase dois anos com o mesmo limite. Diante da difícil situação da economia, reajuste irrisório em nossas aposentadorias, muitas contas a serem quitadas, deveria haver uma sensibilização por parte da Previ no sentido de efetuar alteração do limite e do prazo do ES, a fim de que os aposentados tenham um alívio financeiro. Por que não alterar se a contratação está atrelada a existência da margem consignável? Acredito que existam muitos colegas(inclusive eu) com margem suficiente para contratação de valor significativo de ES, porém, em função dessa limitação, estão contraindo dívidas no mercado a juros escorchantes piorando ainda mais a situação financeira. Se poupamos por longos trinta anos, alguns por mais tempo ainda, porque nesse momento que estamos precisando de uma pequena parte das nossas reservas somos jogados aos leões?

Adaí Rosembak disse...

Caro Amigo Ari Zanella,

Considero você e a Rosalina de Souza os melhores especialistas no que tange ao ES. Simplesmente sabem tudo.
É um universo de dados.
Confesso que muitas vezes me perco tal a massa de informações.
Vocês já pensaram em implantar na ANAPLAB um curso nessa área.
Seria uma inovação muito bem vinda.
Eu, por exemplo, seria um que até pagaria outra mensalidade.
Pensem nisso.
Um grande abraço deste amigo.

Adaí Rosembak

Anônimo disse...


Pessoal !!!
Já temos a certeza de que a dilação do prazo e o aumento do valor do ES não acontecem por puro capricho pessoal da parte de quem tem poder para decidir. Pois tecnicamente já está mais do que provado que alterações nesse sentido não chegam a fazer nem cócegas nas reservas da Previ.

Cuidado, todo reinado tem seu fim, e triste!

Gde.abraço

Edmilson lopes de sousa disse...

Bom dia, Colega João Lopes Rodrigues. Se possível, fineza fornecer o nr de seu celular(tim). Meu caso é parecido com o seu i.r. um terço. Minha ação é do século passado. Já sair da anabb faz 4 anos e nada, dizendo eles que os honorários seriam de 15%. Mesmo assim, nada. Você bem que poderia, se quizer, me orientar pelo celular.Grato,edmílson.

Edmilson lopes de sousa disse...

Bom dia Ari. Entendi quanto ao CDC do BB. Chegou a mensagem no meu celular. No momento,graças a Deus , estou capitalizado. Aviso aos Colegas que, no nomento o BB está botando para quebrar. Para Funcionários, a notícia boa é: aplicar em no BB em LCI a 89% do CDI(6,39%), valor mínimo de R$500,00, carência de 90 dias, prazo de 3 anos.Essa proposta supera até o BB PRIVATE E DERROTA A c ECONOMICA FEDERAL. Transferi da CEF para o BB Januária mg. Ari, fineza fornecer o fone de Gilvan pois, se for possível, vou tirar a ação ir um terço da anabb, de onde sai faz 4 anos.grato,edmílson.Tx líquida da aplicação:89%x6,39%=5,68% a.a.

Anônimo disse...

Participantes do Fundo Previ,

Existe um estado pré-revolução em nosso meio.
Cresce a cada dia.
Seguramente, vislumbro, desta vez não escaparão os malfeitores que torturam os idosos e os menos favorecidos.
Há um sentimento de frustração com a democracia opressora vigente.
Me causa pavor em vaticinar que muitos opressores e talvez oprimidos venham perder suas vidas, nas caças desenfreadas que certamente irão ocorrer.
Me arrepio em ter pensamentos ditos pessimistas, mas - quando se aperta um gato contra a parede ele vai saltar no que estiver em sua frente -, sem dó nem piedade, muito certamente para salvar sua pele, sua vida.
Ingênuos aqueles que acham, tem o mau hábito de pensar, que nada vai acontecer com eles ou aqueles a quem protegem ou amparam.
Rezemos para que os poderosos tenham consciência do que está se passando em todas as esferas de administração em nosso país.
Estou ficando cansado de tanta notícia perversa, bandida, depravada, despudorada, criminosa dos que detém o poder, segundo se lê em toda a imprensa nacional brasileira.
Tudo o que digo está nos jornais, nas revistas, nos canais de televisão, inclusive internacionais que falam a nosso respeito.
Transcrevo o que leio, não invento nada.
Não sou inventor, muito menos criativo, sou um humilde aposentado com suas preocupações "futuras"...

Onde está a verdade?

Ghost Writer










Ari Zanella disse...

Que belo texto o do amigo Edgardo Amorim "O Objetivo da Hermenêutica Advocatícia é o Cliente", pode ser lido clicando ao lado desta postagem, bem no topo.

Anônimo disse...

Acho que a Anabb tem motivos bem claros para não querer o fim da ação IR 1/3 Previ.Eles sabem que a maioria se mantém associada por conta da ação.Cabe sim uma denúncia até ao Juiz pois ele deve tomar medidas se verificar que isso está ocorrendo. O problema é que dificilmente é a parte autora a que tem interesse em protelar e por isso seria preciso explicar a ele o interesse da Anabb. Como sugeriu o colega acima pode ser possível uma atuação do MP e eu acho que também da OAB que já foi contra ações desse tipo promovida por sindicatos e associações ainda mais se o interesse da ação visa a manutenção dos associados.

Ari Zanella disse...

INPC DE MAIO - 0,43%

No mês de maio/2018 o INPC foi alto. Se o ES prefixado estivesse em atividade o mês de maio teria a seguinte distribuição dos rendimentos de 1,20% ao mês:

Atuarial 5% a.a. - 0,43%
INPC maio/18 - 0,43%
FQM - 0,34%

O Fundo de Quitação por Morte de 0,34% representa um percentual anual de 4,08%. Esta taxa é cobrada no PÓS-FIXADO (atual) às pessoas que têm mais de 80 anos, portanto, se um associado de 65 anos (que paga no pós 1,2% a.a.) se estivesse no PRÉ estaria pagando 4,08% ao ano no mês de maio.

Quanto não aumentaria o saldo do FQM, não é mesmo? E notem que normalmente o INPC é muito mais baixo. Mais uma razão insofismável para adotar o ES´Prefixado.

Anônimo disse...

Ghost Writer,

Perfecto o seu pensamento registrado de maneira brilhante.
A falta de pudor alcançou limites muito perigosos.
E é ainda mais preocupante porque nos passam a impressão de que estão com a ideia de raspar o tacho, mesmo com prisões sendo feitas.
Os seres "supremos" resolveram soltar a bandidagem na maior cara dura.
Nem o alerta dado pelos caminhoneiros sensibilizou ninguém dos 3 poderes.

Deus tenha misericórdia do nosso Brasil

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
Estimados colegas,

Depois dessa do João/Anaplab vou consultar um advogado e ver se dá para denunciar ao Ministério Público a atuação da entidade que, ao que parece, protela, por motivos não explicados nem informados, ad eternam os processo 1/3.
07/06/2018 19:02"

Concordo que se deva inquirir a ANABB judicialmente.

Porém eu lhes adianto o motivo:

TEM MAIS DE R$1 BILHÃO EM DEPOSITO JUDICIAL NO BB . . . quanto vocês Gerentes agora Aposentados pagariam de taxa para manter essa micharia?

Então calculemos:
R$250,00 de retenção mensal;
x 13 meses x 8 anos: R$26.000,00 x 50.000 sócios substituídos:

R$1.300.000.000,00

SABEMOS QUE A RETENÇÃO É MAIOR QUE 250,00 e são MAIS de 50.000 os associados.

Qquer dúvida pergunte ao Camilo.


divany silveira disse...




Mestre Ari e colegas,

Impressionou-me sobremaneira o texto do colega Ghost Writer que me

passa a impressão de ser uma pessoa sensitiva que capta com antece-

dência o que pode acontecer amanhã e as prováveis consequências que

poderão advir se nós humanos, que temos capacidade de raciocínio, nâo

focarmos um pouco nos mandamentos da religião, qualquer delas, que pre-

ga que devemos ter um olhar e ações positivas para aqueles que nos pro-

curam com problemas para os quais se sentem incapazes de resolver. Is-

to vale especialmente pára muitos que, tendo oportunidade e condições

de servir se fazem de surdo/mudos e deixam passar a ocasião de ser exa-

tamente o que Jesus sempre pregou : o provedor do que alguém reclama

e que lhe pertence.



Anônimo disse...

Será que os nossos tetranetos(os mais novos) verão o desfecho dessa ação IR 1/3 Previ, pelo que eu fui informado ainda estão juntando Petições?

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Alguns colegas criticam a Anabb sem razão. O meu processo de 1/3 I.Renda foi ajuizado em fev. 2002. Passaram-se somente 16 anos...Ainda não recebi nada. Não está dentro do prazo não...? Vou pesquisar junto à Anabb.

Anônimo disse...



Olá. gostaria de saber se o ES está parado. Não estão renovando mais ?

Anônimo disse...

Apesar dos inúmeros pedidos para efetuar mudanças no ES que possam beneficiar os associados, o Diretor de Seguridade da PREVI não o faz por um motivo simples: Isso lhe dá poder, o faz sentir uma pessoa importante, e mexe bastante com sua vaidade.

Sabe que tem o destino de muitos em suas mãos, que pode resolver ou dificultar a vida de famílias inteiras que dependem de suas decisões.


Venceu duas eleições, apesar de sua postura contrária aos anseios da maioria dos assistidos, que não compareceram às urnas naquelas ocasiões para manifestar sua rejeição ao Diretor.

Se sente inatingível, acima do bem e do mal, incapaz de se sensibilizar com a vida do próximo.

É bem verdade que muito desse poder vem da omissão dos votantes nas eleições em que ele se candidatou, e venceu.


Mas enfim, sua sensação de poder é bem maior que sua sensibilidade humana, se é que ele tem alguma.


Como diz aquele velho ditado: Dê poder a alguém e conhecerá seu verdadeiro caráter.


E finalizo dizendo que, quando mais se bate nessa tecla de mudanças do ES, mais sensação de poder ele acumula, pois sabe que não adiantará de nada esse clamor, a decisão será dele, só dele e de mais ninguém.





Anônimo disse...

Mestre, a sua digníssima pessoa, respeitado Presidente da Anaplab não poderia levar essa proposta do ES a Previ? Tenho certeza que irão considerar uma proposta vinda de pessoa tão influente

Anônimo disse...

CORRIGINDO O PRAZO DE RETENÇÃO 1-3 IR:
DECORRIDOS 62 MESES DE 09-2013 A 06-2018:
P300 PREVI BENEFICIO 09/2013 8.303,37
CP72 IRRF-DEPOSITO JUDICIAL PREVI 09/2013 434,56-

HOJE A BASE É 11.000,00 e a Retenção:
CP72 IRRF-DEPOSITO JUDICIAL PREVI 05/2018 624,30-
P300 PREVI BENEFICIO 05/2018 11.271,19

CONTINUA TENDO MAIS DE R$1 BILHÃO EM DEPOSITO JUDICIAL NO BB . . . quanto vocês Gerentes agora Aposentados pagariam de taxa para manter essa micharia?

Então RECALCULANDO:
R$434,00 de retenção mensal;
x 62 meses (5 anos e 9 meses): R$26.900,00 x 50.000 sócios substituídos:

R$1.345.000.000,00

SABEMOS QUE HOJE A RETENÇÃO DO EXEMPLO É MAIOR QUE 434,00 e são MAIS de 50.000 os associados.



Anônimo disse...

17:19,

Você está coberto de razão. Quanto mais o pessoal se sentir martirizado, maior será o prazer em negar qualquer mudança benéfica.
Agora, diz a Terceira Lei de Newton que:

“A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.”

O Ghost Writer pontuou brilhantemente que os tempos são "esquisitos" ...

Anônimo disse...

Prezados, o agravante maior é que também, muitos estados estão usando os depósitos judiciais para pagamento de contas públicas.Em se tratando um valor expressivo, imaginem....

Anônimo disse...

Sr. Ari Zanella,

NÃO ME CANSO EM DIZER QUE EDGARDO É UM GÊNIOOOOOOOOOOO!

Abraços

Ghost Writer

Anônimo disse...

Colegas,

Assistam o vídeo no YouTube, postado hoje, com o título:: Ana Amélia rebate Gleise Hoffman em resposta avassaladora.
Percebe-se claramente o desespero que está tomando conta dé certas pessoas

Anônimo disse...

A ação penal da Operação Lava Jato contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, foi liberada para julgamento nesta sexta-feira (8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. No processo, ambos são réus pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.


Agora, cabe ao presidente da Segunda Turma do STF, Ricardo Lewandowski, marcar a data do julgamento de Gleisi Hoffmann . Celso de Mello é o revisor da ação penal e, de acordo com regimento interno da Corte, cabe a ele liberar o caso para julgamento após revisar o voto do relator, Edson Fachin.

Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-06-08/gleisi-hoffmann.html

Anônimo disse...

esse deposito judicial 1/3 IR, esta impactando na MC, o que nos impede de pleitear um valor maio do ES. alguem poderia interceder junto ao orgao competente para que houvesse um desfecho desse processo.

Anônimo disse...


Meus amigos, tá tudo dominado! Os petistas se apossaram definitivamente de nossa Previ, e das mãos deles ninguém mais tirará. Nem por meio de eleições. Por prova taí, as ultimas eleições que ocorreram de forma irregular, eles nem vão anular e muito menos dar a vitória para a segunda chapa mais votada. Portanto, as nossas esperanças de mudanças que estavam nas eleições não estão mais. E por isso pergunto: Para que eleições na Previ?
Abraço.

Anônimo disse...

O BB está sendo minado a galope. Se não resgatarmos o BB,
a PREVI vai para o buraco. A CASSI já foi. Boa parte das agências (pequenas) no país, de norte ao sul, o símbolo do BB (é um maderite nas janelas...). Temos de reagirmos.

Zewelto

sss disse...

Temos que resgatar plenamente, chova ou faça sol, é a Cassi. E ficarmos de olhos bem abertos sobre a previ.
Os aposentados recebem do inss, com complemento da previ. O banco ainda não intensificou seu propósito de deixar de ser patrocinador da previ porque têm "N" vantagens, dentre essas vantagens a de que os aposentados e pensionistas mantém suas contas com ele. Não obstante isso, caso ele resolva sair da previ, poderá levar a uma grossa enxurrada de ações na justiça para reaver dezenas de bilhões de reais que o banco pegou "emprestados" com a previ, ou estou equivocado?
E continua com a Cassi porque ha um termo de compromisso, e dá assistência, também, ao pessoal da ativa.

Anônimo disse...

Grande Zewelto,

Que bom que vc retornou

Anônimo disse...

Antigamente nós íamos ao banco e eramos recebidos reservadamente com cafezinho e água gelada.
Atualmente não vou mais a banco, pra quê? O dinheiro já saí por lá mesmo e nem vejo mais a cor.

Mas na quinta-feira, depois de 6 anos sem ir ao banco, eu precisei ir na agencia. Nossa...! Nem reconheci mas a minha agencia por dentro. Toda reformada mas de uma maneira que seus "donos fiquem bem longe!! A onde tinha poltronas macias colocaram bancos de madeira, no lugar dos tapetes não há nada, tinha 3 banheiros. Um destinado as damas, outro aos homens e um outro destinados aqueles com problemas de locomoções "hoje só tem um, e fedido.


Descobri que não tenho mas gerente de conta. É por senha, e te atendem quem estiver disponível coisa que nem sempre estão. Nunca enfrentei uma fila na minha? agencia mas nesse dia... Ufa! estava virando a esquina. Fui ás 9 horas saí ás 3 horas.

Que desanimo eu sinto quando preciso ir no BB.

Francisco Jose Lima disse...

Concordo dileto amigo Zé Welton.Com esta ação desastrosa de reestruturacao do BB, capitaneada pelo Itaú e com motivos óbvios de privatização, resta-nos pressionar e muito!

Anônimo disse...

E por falar em desconsideração aos aposentados, fui a agência (2391-4) da cidade em que moro e onde por quase uma década trabalhei, a fim de renovar a senha de minha conta na agencia 0532-0, em que recebo o benefício de aposentadoria da Previ, lá os "colegas" disseram esse tipo de atendimento, renovar a senha, lá em não poderia ter. Tinha que comparecer a minha agência de relacionamento.Pois bem. A distância entre as agências citadas é de 350 km. E as despesas que terei para ir até lá não saem por menos de seiscentos reais, mais ou menos metade do benefício que recebo. Diante disso pergunto: por que, para os aposentados, o banco complica tanto? Outra pergunta: A identificação biométrica através da qual faço saque do benefício, não é confiável? Para que serve, afinal, essa tal biometria?
Obrigado.

Paulo disse...

A culpa da direção da previ plano 1 estar nas mãos dessa chapa não é dos aposentados e pensionistas, a Chapa 1 foi vencedora entre nós, o problema é a artimanha usada pelos sindicalistas de colocarem eleição conjunta da PREVI para os dois planos, enquanto o número de aposentados do Plano 1 diminui, o do PREVI futuro sempre irá crescer, as promessas e o corpo a corpo com os da ativa é muito maior.Infelizmente, se prometerem PLrs gordas, comissões, e cargos na PREVI sempre iremos perder.Tem que separar as eleições, sem isso, sempre perderemos, e seremos invisíveis para o nosso plano, que sempre terá a gestão voltada para o PREVI Futuro!

Anônimo disse...

Prezados Ari e demais colegas,
BB responde às propostas entregues por nossas entidades:
"As Entidades que integram a Mesa de Negociação sobre a Cassi (ANABB, AAFBB, CONTEC, e FAABB) apresentaram ao Banco do Brasil, no dia 5 de junho, uma proposta transparente e consistente em razão das dificuldades enfrentadas pela Caixa de Assistência. No entanto, o Banco, ao contrário do que se esperava, informou, por meio de nota, nesta sexta-feira, 8 de junho, que não vai aceitar a proposta das entidades e que vai manter a proposta que ele mesmo apresentou para a governança da Cassi."
Tá bom pra vocês ou querem mais>>>? Nossa CASSI é muito mais importante do que ES e outros que tais...
Temos que ficar espertos e cobrar do Medeiro so tal do protesto judicial...

Ari Zanella disse...

Bem assim mesmo, caro Paulo. Os sindicalistas não abrem mão do voto em conjunto dos dois planos. Assim, somos sempre sempre vencidos por ele. Se bem que neste pleito achei que o PB1 ajudou demais a chapa 1. Talvez tenha sido um trabalho na surdina do Antonio Riede, da ANABB, que tem os emails daqueles que normalmente não votam.

Ari Zanella disse...

Ao colega que acha o melhor caminho é a justiça nos mande detalhes como entrar contra quem, com quais motivos e reivindicando o que. Podemos analisar, se viável, entramos, por que não?

Anônimo disse...

Colegas,

De acordo com o colega 20:41

" No entanto, o Banco, ao contrário do que se esperava, informou, por meio de nota, nesta sexta-feira, 8 de junho, que não vai aceitar a proposta das entidades e que vai manter a proposta que ele mesmo apresentou para a governança da Cassi."

IMPOSIÇÃO?

SE NÃO FOR COMO EU QUERO (bb) NÃO VAI TER NADA?

Democracia de alto nível, com dialogo aberto, honesto, sem subterfúgios - voto de minerva - enfim EU MANDO E PRONTO!

Quem comandou a CASSI até agora?

Quem impôs o desastre que se construiu durante os últimos anos?

EU SÓ QUERIA ENTENDER! ENTENDER, ENTENDER...

Ou a vaca se atola pra sempre ou vamos tirá-la rebocada?

Saudações domingueiras e vamos que vamos como diz o Doutor.

Ghost Writer










Anônimo disse...

- ALGUÉM poderia me informar por que a PREVI D O B R O U o valor dos juros do ES nos últimos dias?

Anônimo disse...

A proposta das "entidades", recusada pelo Banco, não era uma proposta que o Banco de fato iria considerar. Como afirmou, era mais protelatoria .
A Cassi realmente precisa de uma reestruturação . Não basta o Banco, bem como os associados, ficarem colocando dinheiro tal como em 1997, 2007, 2017 .

Anônimo disse...

Temos alguma informação sobre a aumento do teto do ES?