sexta-feira, 18 de agosto de 2017

OUVIDORIA RESOLVE?

    Faz pouco tempo foi implementada a Ouvidoria em nosso fundo de pensão. Tentei dela utilizar-me para acabar com uma prática sistemática em nosso fundo, a tal das respostas prontas com modelo padrão. Perguntei no 'Fale Conosco' em que mês do ano em curso seria implantado o novo limite do ES (havia 5 alternativas possíveis para a resposta: a) setembro b)outubro  c)novembro  d) dezembro e) ainda não definido
Pasmem para a resposta dada:


Nº de Atendimento: 77054394
e-mail: azarizanella@gmail.com


Senhor Ari,

Em atenção à sua solicitação, informamos que a PREVI realiza revisões permanentes nos parâmetros do Empréstimo Simples, visando a atender os interesses do conjunto dos participantes e mantê-lo como produto mais barato do mercado.

Para alongar prazos ou aumentar o valor dos empréstimos, é comum no mercado a prática da compensação do custo ou do risco, por meio da elevação de tarifas, da taxa de juros e de descontos sobre o valor do crédito. Para não onerar os seus participantes, a PREVI não segue tais práticas.

No Empréstimo Simples, são aplicadas as menores taxas permitidas aos fundos de pensão, conforme a legislação vigente, que é a Taxa Mínima Atuarial atualmente, o INPC mais juro atuarial de 5% a.a.

Para manter essa vantagem para os participantes, constantemente são monitoradas as variáveis que compõem o Empréstimo Simples de modo que assim que algum fator propiciar o redimensionamento das condições do empréstimo, a PREVI envidará esforços para a implementação da melhoria.

Esclarecemos ainda que a margem estabelece a capacidade de pagamento do participante, expressa pelo valor máximo da prestação do Empréstimo Simples que o mutuário pode comprometer.

A margem tem o valor equivalente a 30% da remuneração disponível, que corresponde à diferença entre a renda bruta e as consignações obrigatórias. Algumas das consignações obrigatórias são: contribuição da PREVI, verbas de Imposto de Renda, e verba de Pensão Alimentícia.

Uma vez encontrada a margem, dela serão debitados os valores das prestações do Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário vigentes para encontrar o valor da prestação máxima disponível para a contratação do Empréstimo Simples.

Atenciosamente.

Gerência de Atendimento
PREVI

O retorno desta mensagem não é monitorado. Caso necessite respondê-la, encaminhe sua mensagem por meio da seção Fale Conosco, opção Participante.

      Notem que aquilo que perguntei não foi respondido. Então liguei para a Ouvidoria para reclamar da resposta. E o que eles me disseram? Que eu tinha feito uma solicitação e que deveria fazer agora uma reclamação de que a resposta não me satisfez. Se a PREVI não me atendesse nessa reclamação, então sim, poderia recorrer à segunda instância, isto é, à Ouvidoria.
Daí então eu fiz a reclamação cuja resposta está abaixo:

Obrigado por entrar em contato com a PREVI.
Sua solicitação encontra-se em análise e o prazo para atendimento é de até 17 dia(s) úteis.

Gerência de Atendimento
PREVI

     A pergunta que não quer calar é: Será que haveria mesmo necessidade dessa demora na resposta de ATÉ 17 dias úteis? Fico imaginando o trâmite da pergunta dentro da sede. Primeiro é redirecionado para a mesa do computador de fulano; daí segue para beltrano, para finalmente chegar a sicrano (somente aí já se passaram 3 dias úteis. Sicrano analisa a reclamação e fica matutando porque não foi aceita a resposta padrão. Finalmente descobre que a dita cuja não continha o mês da implantação, conforme solicitado. Até chegarmos neste ponto mais alguns preciosos dias úteis se foram. Quanto mais tardar a resposta, melhor. Talvez já esteja até no site. Então a resposta poderia vir noutros termos: "Sr. Ari, caso você não fosse tão apressado poderia verificar que a resposta à sua indagação (mera curiosidade) já está estampada em nosso site na coluna "Notícias". Permanecemos à disposição."
     É claro que tudo isso é devaneio de uma cabeça doentia (deste que escreve). Nosso fundo tem muita transparência na relação com o associado. Possíveis falhas estão do lado de cá, dos blogueiros mal-falantes que nada entendem do que seja uma governança corporativa de excelência. Para desdizer esse blogueiro inútil, está estampado no site da PREVI o reconhecimento do Banco Central do Brasil:


Notícias

15/08/2017

PREVI está entre as instituições que mais acertam projeções no Bacen

Entidade alcançou a 6ª posição do ranking de inflação do Banco Central

No dia 9/8, o Banco Central divulgou o ranking das instituições que mais acertam suas previsões sobre o comportamento das principais variáveis macroeconômicas. Entre as entidades participantes da pesquisa de expectativas de mercado do Banco Central, a PREVI foi referência na projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de médio prazo, figurando na 6ª colocação do ranking.
A PREVI começou a divulgar suas projeções no Sistema de Expectativas do Banco Central a partir de março de 2016. E já havia alcançado as primeiras colocações do ranking em projeções da Taxa Selic e do IGP (Índice Geral de Preços).
O Sistema de Expectativas do Banco Central
O Sistema de Expectativas do Bacen é uma ferramenta que disponibiliza projeções de variáveis econômicas de mais de 130 instituições financeiras, bancos de investimentos e empresas de consultoria financeira.
As expectativas de mercado são subsídio importante para decisões de política econômica. A disponibilização desses dados ao público possibilita que os agentes econômicos tenham conhecimento sobre o que as instituições de mercado estão projetando, o que os torna ferramenta importante para o planejamento de ações de curto, médio e longo prazos.
     Ora, se o fundo sabe muito bem fazer previsões, claro está que saberá do mesmo modo, fazer o anúncio de seu melhor produto de mercado, com espessas vantagens ao associado, no momento certo. Por que a pressa? Cada blogueiro chato!
        O consolo é que minha crítica não é sobre pessoas que compõem o quadro da instituição. Minha crítica é contra o sistema operacional que trava, embrutece, e não transparece.
NOVO ACORDO DE ACIONISTAS DA VALE AVANÇA. BOAS NOTÍCIAS NO SITE DA PREVI. http://www.previ.com.br/home.htm

34 comentários:

joao trindade disse...

Meu caro prof. Ari,

Nosso país é assim mesmo.
Pode contatar qualquer ouvidoria, em qualquer nível ou setor e a coisa flui da forma que o senhor citou. Temos leis, leis, leis e mais leis e nos dão direito à tudo, menos sermos atendidos em nossas demandas. Estamos no outro mundo e destinados a ser moídos e ainda pedir desculpas. Lamentavelmente, 1.000 anos atrás de paíse de primeiro mundo. Bom dia e ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Em questões de expectativa e realidade (parece aquele quadro comico da tv), ... menos, menos, Previ.
Não acertaram muito na expectativa no investimento GRUAIRPORT da INVEPAR.
Pagaram muito ágio para pouco resultado (ou nenhum).
Nem houve "comunicação como ferramenta estratégica".
Agora, duro é aguentar as respostas- padrão.

Anônimo disse...

Muito bem lembrado em comentário anterior a Previ reajustou o ES do Previ Futuro em 10%. O nosso ES não tem o mesmo direito?

Anônimo disse...

Ouvidoria não serve para nada pois faz parte da própria Previ e não pode fazer nada contra ela. É apenas mais um gasto da Previ.

Anônimo disse...

Sr. Ari e colegas,
Uma alternativa para o ES que a Previ poderia adotar, é que aumentando para 150/180 meses, aqueles que possuem o ES, e que estão com a MC já comprometida -e vai ampliar mais quando do reajuste da prestação, seria autorizar a renovação pelo saldo devedor e ampliação dos meses(150/180), afim de ir se adequando o ES dentro da MC(ou seja, ir regularizando). Caso contrário, vai de desencontro às normas da MC(ou seja, cada vez mais excedendo aos 30%).
È viável e não causaria nenhum problema ou transtorno para a PREVI.
Quem sabe se sugere a nossa Entidade.

Jair Mário Bork disse...

É, colega Zanella, nossa vida está mesmo complicada. Mas o pior não é a PREVI, mas a CASSI. Após 51 longos anos de contribuição à Cassi e com pouquíssimas utilizações, envelheci e os problemas de saúde finalmente apareceram. E qual não foi minha surpresa (e desespero) ao tomar conhecimento de que o único hospital credenciado aqui de Itajai (Hospital Marietta Konder) foi descredenciado. Pode isso? Os médicos credenciados já eram poucos, e agora não contamos nem com um hospital. É realmente desanimador.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE NÃO. E PRINCIPALMENTE DESSA ENTIDADE CHAMADA PREVI.
EU JÁ EXPERIMENTEI DIVERSOS ABORRECIMENTOS DESTA NATUREZA. ELES RESPONDEM TUDO, MENOS O QUE FOI PERGUNTADO. É UM VERDADEIRO ABSURDO. TEMPOS ATRÁS VIVENCIEI ALÉM DE OUTROS ASSUNTOS, A RESPEITO DA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS EM BH, QUANDO A CORRESPONDÊNCIA CONVIDANDO-ME FOI POSTADA SEM O DEVIDO TEMPO HÁBIL DE PODER IR. CLARO CONVIDARAM-ME PRO FORMA.
LÁ DEVERÁ SER UMA F.S.A OU UMA F..R.
EU GOSTARIA DE SER O PRESIDENTE DESTA ENTIDADE. COMIGO OU IRIA OU RACHAVA, COM UM DETALHE: EU PORIA A BOCA NO TROMBONE SE ESTIVESSE SENDO SUBJUGADO POR QUEM FOSSE OU POR QUE FOSSE!
QUEREM VER: TEM COLEGUINHAS NOSSO QUE ANDAM TÃO SUMIDOS OU SUMIDAS!!! FUGIRAM DAS PERGUNTAS E DOS QUESTIONAMENTOS.
PERGUNTA: Será que vocês conhecem alguém que se enquadra aí?
Eu não conheço ninguém.
FUI..........

Anônimo disse...

a previ ESTÁ DEFASADA nas informações sobre seus grandes números, no seu site.

Nota-se que os demonstrativos trimestrais"HOTSITE", "Painel Informativo" e "Despesas Administrativas" estão estagnados no primeiro trimestre de 2017, marco e abril de 2017.

Durval Silveira disse...

Prezado Ari,

Poderiamos reunir todos os " assistidos " para juntos acamparmos na sede de nossa PREVI , para ver como esses diretores, que nos tratam como lixo , teriam coragem de dizer na nossa cara que nada pode-se fazer para atender nossas demandas. Chega , necessitamos dar um basta .

Humberto disse...

Quanto desperdício de dinheiro do participante/)assistido na administração da Previ. Resposta inócua igual a essa nem aquele famoso personagem de TV, o Rolando Lero teria tanta inteligência e perspicácia para produzir tamanha obra de arte. Humberto

Anônimo disse...

Prezado Prof. Ari,
Fiz a mesma indagação à Previ sobre época do reajuste limite do ES, há vários dias.
A única diferença da resposta que recebi e da sua é (o número do protocolo e o nome do destinatário). Hilário.
Quanto a ouvidoria, se não me engano, a Resolução 4.433 de 23.07.2015, do Bacen, em seu artigo 6º, § 2º diz(.......não poderá ultrapassar a 10 dias úteis.......- resposta para a demanda).
Abraços

divany Silveira disse...



TÁ RUIM MAS SEMPRE PODE SER PIOR !!!

Mestre, o colega lá atrás disse que não pode haver uma si -
tuação pior que esta que estamos vivendo; ninguém pode ne -
gar que a coisa tá preta. entretanto, lembrei de um caso a-
contecido, acho em Montes claros, quando duas torcidas se
engalfinaram numa luta mortal e,no final, foram todos para
a delegacia. Na acareação, o delegado disse para um torce-
dor : meu filho,foi encontrado um dente dentro dentro do s/
ouvido,meu filho, isto é muito grave !!! E o delegado
continuou:o que que você me diz ? e o rapaz falou: dele-
gado, aquele jovem sentado á sua direita vai casar amanhã
e a parte genital dele estava no chão e o carro da polícia
passou em cima.Delegado, ele está urinando por trás.Amigos
a coisa sempre pode ser pior.

Anônimo disse...

A carta para ficar perfeita só faltou a expressão: "E quanto mais principalmente".


6 tão é de sacanagem

Anônimo disse...

Cândido Vaccarezza é preso em nova fase da Operação Lava-Jato
Pela primeira vez, a Operação Lava-Jato deflagrou duas fases ao mesmo tempo, em São Paulo e no Rio de Janeiro


O ex-lider do governo Lula e Dilma e ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, ex-PT, foi preso temporariamente em nova fase da Operação Lava-Jato em São Paulo. Nesta sexta-feira (18/8), a Lava-Jato realiza, pela primeira vez, duas fases ao mesmo tempo. As 43ª e 44ª etapas, Operação Sem Fronteiras e Operação Abate, respectivamente, ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foram cumpridas 46 ordens judiciais distribuídas em 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e 6 mandados de prisão temporária em São Paulo (SP), Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Vaccarezza é suspeito de receber propina da empresa Odebrecht, de acordo com inquérito autorizado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na chamada Operação Sem Fronteiras é investigada a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira. Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo criminoso que era apadrinhado por ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.

Veja a lista de mandados nas 43ª e 44ª etapas da Lava-Jato


Operação Abate

São Paulo (SP)

1 mandado de prisão temporária
3 mandados de condução coercitiva
6 mandados de busca e apreensão

Santos (SP)

2 mandados de condução coercitiva
2 mandados de busca e apreensão

Rio de Janeiro (RJ)

3 mandados de prisão temporária
5 mandados de condução coercitiva
14 mandados de busca e apreensão

Operação Sem Fronteiras


Rio de Janeiro (RJ)

2 mandados de prisão temporária
1 mandado de condução coercitiva
17 mandados de busca e apreensão

Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2017/08/18/internas_polbraeco,618708/candido-vaccarezza-e-preso-em-nova-fase-da-operacao-lava-jato.shtml

SERÁ QUE O NOME DA OPERAÇÃO É ABATE POR CONTA DE "VACA"?

Anônimo disse...

Prof ari gostaria de saber o que pode ocorrer com o aposentado que atrasa o pagamento do empréstimo que tem junto a poupex. Estou tendo dificuldades em pagar o empréstimo visto que estou doente e gastando o que não tenho.

Anônimo disse...

Prezado Doutor Ari,

Quando vejo tal descaso, sinto raiva ... muita raiva.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


OUVIDORIA = lugar ideal para se vender "aparelhos contra surdez".

Anônimo disse...

A Ouvidoria da Previ foi criada para ouvir somente o patrocinador. Captaram?

Anônimo disse...

Enquanto isso continuar, o "brazil", digo, os Brasileiros vão continuar sofrendo, digo, morrendo nos hospitais, na segurança, na PREVI, etc.

85 ASPONES
http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/08/senador-maranhense-e-o-campeao-em-numero-de-assessores-85.html

Edmilson lopes de sousa disse...

Os EEUU bem que poderiam contratar a Previ para assessorar o Estado Maior daquela potência!Sim, quando o ditador da Coreia do Norte der um ultimato,a Previ assessorando os EEUU,responderia:aguarde nossa resposta no prazo de 17 dias úteis,ok?kkk.

Ari Zanella disse...

Anônimo 15:53

O que eu posso dizer? A Poupex costuma ser rigorosa na cobrança. Infelizmente, situação está difícil demais.

Anônimo disse...

Não sei como estão os outros colegas, mas imagino. A situação esta difícil demais. Precisamos de algum alento. Eu, por exemplo, tenho um Finimob do qual faltam 40 prestações, cerca de 28 mil de saldo devedor. As prestações são de R$ 922,00 e estão "me matando". Além de comprometer (o que não acontecia antes de 2016) a Margem Consignável, impedindo a renovação do Empréstimo Simples. Solicitei à PREVI o REFINANCIAMENTO do Saldo Devedor do Finimob em 120 meses, já que o empréstimo foi concedido com base nas minhas reservas, é um ótimo investimento para a PREVI, etc., etc. A prestação cairia para pouco mais de 300 reais, liberando cerca de R$ 600,00 no orçamento mensal e ainda liberando algum $$ no Empréstimo Simples. Pergunto: O QUE alteraria para a PREVI? Esse Diretor de Seguridade - que conheço pessoalmente e considero inapto, além de ser um sub-Claudio Humberto, aquele do "bateu, levou!" - (aliás, ele é adepto da medida), parece TER PRAZER em NADA oferecer aos "velhinhos trambiqueiros", como nos apelidou o infeliz antecessor.
PRECISAMOS nos lembrar desses caras nas próximas eleições.
PRECISAMOS !!
Nascimento.

Anônimo disse...

“A partir do mês de setembro de 2017 todos os tribunais do país submetidos ao controle administrativo do Conselho Nacional de Justiça encaminharão, até cinco dias após o pagamento aos magistrados, cópia da folha de pagamentos realizados para divulgação ampla aos cidadãos e controle dos órgãos competentes e para controle da regularidade do orçamento e finanças de cada qual dos Tribunais pelo Conselho Nacional de Justiça”, diz a portaria do CNJ. Conforme a nova norma, o CNJ vai divulgar em seu site todos dados sobre a folha de pagamento dos magistrados do país".
Fonte: Jornal Diario do Nordeste, Fortaleza,Ce.

Tomara que essa medida se estenda aos diretores da PREVI.

Blog do Ed disse...

Agora, eu entendi. O advogado da AAPBB me explicou. A IBM quis entrar na ação da ACP, mas o juiz de primeira instância não aceitou. Ao que parece, não enxergou argumento algum novo, nada que acrescentasse ao esclarecimento da questão. Da parte da AAPBB, esta entende que qualquer intervenção que não seja para acrescentar esclarecimento só provoca um efeito, e esse é contrário ao interesse dos Participantes, alongar o tempo de processo, procrastinar o julgamento do caso. Teria sido esse o interesse da IBM em ingressar no processo? Para nós o melhor é nada se fazer e deixar o tempo correr. Há prazo para cumprir a sentença do juiz de primeira instância ou recorrer. Aguardemos, sem deixar de aplaudir o juiz de primeira instância que tentou evitar a intervenção tumultuante da IBM. Esse juiz é da turma moderna. Quer seriedade na Justiça. Quer evitar espertezas e malandragens. Como se gasta tempo e dinheiro do Estado aceitando tantos artifícios jurídicos de advogados bem remunerados!
Edgardo Amorim Rego

Divany Silveira disse...



Edmilson, seu comentário foi uma pérola.Parabéns.Aliás, deixa
esta sua inteligência aparecer neste blog, para a moçada ver
quem estava comigo no concurso de ingresso no BB e avaliar o
que sofri com a concorrência pressente no evento.

Anônimo disse...

O que é mais irônico, para não dizer trágico, são os comentários de que somos perdulários. Como uma pessoa que tem os rendimentos diminuídos por conta de más administrações de recursos, como BET e volta da contribuições, adoece e não se endivida?

Pessoas com salários de 50 mil reais não tem condições de analisarem uma situação dessa. Supostamente até morrem de rir...

Então, ligamos para a OVIDO RIA

Edmilson lopes de sousa disse...

Bom dia,Divany.Quanta lembrança daquele concurso em out-1961.Vc foi o campeão , no PRIMEIRO LUGAR,dentre 11 aprovados.Faleceram Zé Dias e Willians Santos! .Parabéns,Campeão. Também dei minha cacetada: estava ainda fazendo a quarta série ginasial, não fui o último, passei no décimo lugar.Passei junto a essa turma, contadores e todos bancários,Deus teve pena de mim!Meu pai falou:"Edmílson, vá fazer o concurso do Banco, mas não é para vc passar, apenas para ter ideia de como é a coisa,para os próximos certames".Fui e derrubei o concurso: português 61;matemática 60 e datilografia 59.Deus é pai!

rafa disse...

Caro digno Edgardo:

Concordo com seu comentário. Aliás, foi a essa conclusão que cheguei também.

O DETALHE importante:

Quem nos mata e derruba sempre é a maldita(?) SEGUNDA INSTÂNCIA!

Suponho quê:

Ao derredor dela pululam os GRANDES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DE BRASÍLIA, quase todos de filhos, genros, noras, primos, parentes, laranjas, testa de ferro de Ministros dos Tribunais Superiores ... E os próprios, quando se aposentam, se encastelam nesses grandes e suntuosos escritórios, com ricos móveis de madeira de lei, serviçais etc ...

Uma delícia morar assim em Brasília!

Conhecem a culinária de lá, a noite candanga etc ...

Aí os grandes conglomerados, bancos, Previ etc CONTRATAM ESSES TAIS ESCRITÓRIOS ...

Precisa explicar mais ou quer que desenhemos ?


joao trindade disse...

Êsse país de conchavos não tem mais jeito.
Já estão pavimentando o caminho para a volta do dono do Brasil, com 19 dedos. Aguardem que o que é ruim vai piorar.

Blog do Ed disse...

Estimado Rafa
Estás abrindo-me os olhos...
Edgardo Amorim Rego

Divany Silveira disse...



MESTRE Ari, Rafa, colegas, observando a troca de passes entre
os dois cobras criados dissertando sobre ações na 2a. instân-
cia que para nós parece ser o fim da linha , mas diante de um
"cast" tão variado de artistas será que não poderíamos ter no
nosso quadro um virtuoso que soubesse cantar algo de maneira
bem consciente do valor da nota , do tema e pauta.? também
faz sentido um jogo de "Truque" que o jogador pode gritar o
que quer. E ,no fim da história, com certeza iremos pro céu
pois somos puros e alguns que nos dirigem,segundo consta,fo-
raam indicados por pessoas que já estão tomando banho no La-
va Jato. A revista Veja precisa analisar esta ocorrência.Sei
que o nexo está prejudicado,mas neste pais o errado é que
vigora. Mas tudo passa. E eu com certeza vou ver!!!

Anônimo disse...

Professor Ari e colegas,

Hoje entendi duma maneira bastante nítida o estrago que fizeram no país. Situação simples: Pagamento, fui ao supermercado e dei 2 reais para a menina que estava ensacolando as compras. A alegria dela cortou meu coração. Ela se emocionou por causa de 2 reais.

e o cachaceiro ainda quer sair candidato ...


6 tão é de sacanagem

Anônimo disse...

Prezado Divany, eu ainda não entendo como toda está situação ( maracutaias), ainda não foi para a mídia, e olha que já faz tempo que estamos remando

Anônimo disse...

Colega das 21:01,
Infelizmente o cachaceiro já está eleito, antecipadamente, via SMARTMATIC, do mesmo jeito que se elegeu antes, assim como a pau-mandado dêle. Já estamos dominados...