quarta-feira, 23 de agosto de 2017

NÚMEROS ILUSÓRIOS

    Há vários meses a bolsa brasileira apresenta bons índices fazendo aparentar um suposta estabilidade da economia.
        Isso pode significar a excelente aceitação da atual equipe econômica do governo Temer, que apesar de seu desastre político, consegue boa performance no quadro macroeconômico. 
        A bolsa paulista, apesar de ter conseguido atingir a marca dos 70.000 pontos, não retrata a pujança da indústria nacional que pelos números de desempregados, está muito aquém do crescimento da bolsa. Um comentário muito feliz, na postagem anterior, nos dá clara visão de que o alto número atingido pelo Ibovespa não necessariamente melhora a nossa PREVI.
 
Anônimo      Anônimo disse...
O fato do índice Bovespa ter atingido os 70.000 pontos, não tem grande impacto para a Previ. O que conta mesmo é se as ações que a mesma detém estão tendo boa valorização. A não ser que ela aplicasse tudo no BOVA11 que é um papel que busca reproduzir mais ou menos o desempenho da Bovespa como um todo. É um ETF como dizem os entendidos.
22/08/2017 15:24

    Para a PREVI, a boa notícia é que o minério da Vale está se valorizando na China, nosso principal comprador. Para a elevação da bolsa ontem contribuiu (e muito!) a privatização da Eletrobras mas hoje deve oscilar para baixo.
Outro fator importante para a PREVI é a recuperação das reservas matemáticas e especial, além, é claro, equacionar o déficit de quase 14 bilhões, tentar zerá-lo para então, pensar na recomposição das reservas.
Outro sensato comentário:
 
 
 Anônimo disse...
Estimados Colegas,

É certo, a bolsa está por volta dos 70.000 pontos.
Mas, pelo que já ouvi, é preciso reconstruir a reserva de contingência , depois a reserva especial e então garantir, pela realização de resultado, a distribuição para os participantes.
PARTTICIPANTES = APOSENTADOS.
O que me parece factível é a suspensão da contribuição, pois isto seria de agrado do patrocinador.
Quanto ao BET, este deveria e deve ser cobrado do BB, que o abocanhou pela Res.26, ILEGAL.
Assim, debelado o mal 26, recobraríamos os 7.5 BILHÕES mais o que rendeu, se é que rendeu, em aplicações, SMJ.
Saudações

22/08/2017 15:37

    E já passou da hora de divulgar os novos parâmetros do ES. Alô Seguridade! Para que segurar um aumento de 5 mil? Será que abalará os alicerces do fundo? Mamma mia!!!

                        DE NADA VALE SUBIR AQUI SE O MEU FUNDO DE PENSÃO NÃO SOBE...

39 comentários:

Anônimo disse...

Existe uma renda variável que nunca oscila para baixo.
Ou fica sempre estável ou só oscila para cima (e avante).

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Está sendo noticiado pela mídia, que ontem (22/08/16), uma "onça pintada", fez um périplo em Brasília, demorando-se um pouco mais no palácio Itamaraty. Bem que podia ter aproveitado o passeio e "chepado" alguns políticos.

Cade Araujo disse...

Gente! Em época de vaca magra qualquer coisa positiva vale. Para um país com um governante que governa sem a aprovação, um congresso que só pensa nas medidas que interessa ao futuro dos seus membros, um judiciário sem a devida credibilidade do povo e sem instituições forte, 70.000 pontos na Bovespa é um fato positivo.
Quanto ao aumento do limite do ES, acredito que os nossos diretores aprovarão no mínimo, R$ 10.000,00.
Cadé

Anônimo disse...

Somos o país da piada pronta.
Nada pode ser levado à sério porque tudo é ¨fake¨.

Anônimo disse...

quanto ao aumento de 5 mil para os tão necessitados aqui do sul, realmente para que nos fazer sofrer tanto tempo, divulguem logo isto - "eu ia dizer: parece que gostam de nos judiar" - mas é isto realmente do que gostam, vivendo nos - "palácios do mourisco" com aquela vista espetacular, no ar condicionado, ganhando muito mais que nós "reles" aposentados, querem que morramos para acabar sobrando para o BB nossos fundos já tão "delapidados" por vontades "políticas/politiqueiras"

Anônimo disse...

Colega homônimo de 08:04,

Vc pode ser autuado pelo IBAMA por dar carne estragada para animais silvestres. Não queira o mal para o belo felino.

Outro assunto é a bolsa. A primeira coisa que me vem a mente quando ouço a palavra BOLSA é lembrar do poste ostentando uma bolsa feminina de 30 mil reais. Jamais imaginei na minha vida que uma bolsa pudesse custar tudo isso. Daria para comprar uns 5 Chevettes iguais ao URUTU, meu carro anfíbio. Vive cheio de água. Se o pessoal da diretoria andasse no Urutu somente um dia, no outro o BET estaria na conta

É noix

Divany Silveira disse...



PODEMOS ESCLARECER O ASSUNTO ABAIXO,COM AJUDA DE TODOS !!!

Mestre, o Blog protesta , pleno de razão, que o Fundo de Pen-
são não sobe : o que podemos fazer para sanar este problema,
considerando que a pressão arterial dos segurados não anda boa,
muitas esposas do norte de Minas reclamam que os maridos ao
chegarem aos 90 anos, repito, 90 anos, também estão com per -
formance baixa, causando insatisfação, o ibobe do Governo es-
tá mal, abaixo do razoável, o custo de vida talvez esteja bem
baixo, se o governo estiver sendo sincero. Agora, baixo mesmo
está o conceito do governo que nos dirige, talvez nem tanto
quanto os 500 eleitos para cuidar das nossas leis,embora se-
ja possível aquilatar melhor este problema em Outubro próximo.
Pensando bem, o que mais poderíamos acrescentar aqui que influi
no nosso dia-a-dia ? Ah, lembrei, a nossa PREVI EU vou deixar
para depois, pois tenho uma consulta médica "agorinha" e não
quero alterar minha pressão, mesmo porque a CASSI também está
mancando ,pois o facultativo rompeu o contrato e isto vai me
C$300,00. Mas, lembrei do meu amigo e ídolo Edgard Amorim e
vou pondo um final nesta lamúria para dizer que : mais tem
Deus pra nos ajudar que o PT pra nos derrubar !!

Anônimo disse...

Professor,

A Dona Zefa foi impitimada? Ô saudade da véia (na verdade a saudade é da sobrinha dela, mas na boca miúda)

Ex morador de pensão no interiorzão do Brasil

Anônimo disse...

Texto A.1

Para a PREVI, a boa notícia é que o minério da Vale está se valorizando na China, nosso principal comprador.

- 1. "As Bolsas de Valores têm a missão de assegurar o financiamento da economia pelo caminho do convite público à poupança, organizando a negociação de títulos de propriedade (ações), e a dívida de longo prazo (obrigações)". Essa é a idéia central que preside a análise tradicional dos mercados financeiros. De acordo com estes últimos, as Bolsas de Valores são instituições que ajudam as empresas a produzir, fornecendo-lhes o capital de que necessitam. Nesta abordagem teórica, a economia financeira e a economia real são pensados como sendo fundamentalmente complementares. A teoria da eficiência desenvolve esta visão de um equilíbrio perfeito entre as finanças e a produção, uma vez que sugere que o mercado de ações mede corretamente os ativos que lista, ou seja, de acordo com a sua capacidade em gerar lucros reais. Assim, graças ao mercado de ações, o valor real das empresas é divulgado aos investidores, o que permite uma alocação de capital mais eficiente.

Trader anônimo

Anônimo disse...

TEXTO A.2

Dada essa concepção que domina o pensamento econômico contemporâneo, a avaliação financeira parece ser um verdadeiro reflexo da economia produtiva.
Se a finança é eficiente, é porque é sem autonomia e, conseqüentemente, pode ser colocada inteiramente ao serviço da produção, tanto em sua função de financiamento como em sua função de avaliação.

A OBSERVAÇÃO DOS MERCADOS FINANCEIROS ENFRAQUECE ESTA VISÃO IDÍLICA. A "bolha da internet" mostrou como as avaliações do mercado podem se desligar da realidade econômica. Quanto à função de financiamento, deve-se lembrar que, nos Estados Unidos, durante o mesmo período (1995-2000), a emissão líquida de ações permaneceu negativa, principalmente devido aos grandes programas de recompra de ações, O mercado financeiro exerceu uma influência dominante nas empresas e em todo o desenvolvimento econômico! NO MÍNIMO, ESSE FATO PROVA QUE O PODER DO MERCADO DE AÇÕES TEM OUTRAS FONTES DO QUE O FINANCIAMENTO DA ACUMULAÇÃO.

Anônimo disse...

Texto A.3

De modo mais geral, história financeira nos dá uma sucessão permanente de booms e cracks, dificilmente compatível com a "teoria da reflexão". Então, precisamos rever a nossa compreensão das finanças. PARA ISSO, O PONTO DE PARTIDA QUE NÓS OFERECEMOS É A LIQUIDEZ. TAL É, DE ACORDO COM NÓS, A FUNÇÃO ESSENCIAL DOS MERCADOS FINANCEIROS. PARTINDO DA LIQUIDEZ NOS LEVA À CONSTRUÇÃO DE UMA ANÁLISE DE MERCADO FINANCEIRO MUITO LONGE DA TESE DE UMA ESTREITA CUMPLICIDADE ENTRE A FINANÇAS E A PRODUÇÃO. No texto a seguir, vamos concentrar apenas no mercado de ações. (28) (maiúsculo nosso)

Anônimo disse...

Texto A.4

2. GRAÇAS À “AUTONOMIA” PROVIDA PELA LIQUIDEZ E ENQUANTO ESTA LHES PARECE GARANTIDA, OS MERCADOS FINANCEIROS CONSTROEM UM AMBIENTE ENCLAUSURADO, UM MUNDO EM QUE OS FETICHES REINAM. [...] André Orléan situa neste ponto o calcanhar de aquiles das Finanças. Sua extraordinária capacidade de se tornar impermeável durante longos períodos àquilo que acontece no mundo real tem como efeito permitir a formação de convenções, cujas disparadas constituem a origem das bolhas financeiras e bursateis, deixando o espaço aberto para craques. [...] O nível das cotações que surge do confronto interno entre os participantes do mercado tem para eles o valor de um consenso, mas este se forma em condições nas quais “a autorreferencialidade das interações faz surgir uma opinião comum apenas pelo jogo da auto-realização das crenças, não por ser intrinsecamente verdadeira, mas porque todo mundo acredita que é verdadeira” (Orléan, 1999: 84). (20) (maiúsculo nosso)

Referências bibliográficas


(20) ORLÉAN, André. LE POUVOIR DE LA FINANCE. Paris: Éditions Odile Jacob, 1999 ;

(28)www.parisschoolofeconomics.com/orlean-andre/depot/publi/RAP2004tBOUR.pdf;

Anônimo disse...

Logo, qualquer referencia a um relacionamento entre o preco do minerio e o preco das acoes da Vale eh apenas um FETICHE.

Anônimo disse...

Sr. Trader,

Admiro sua dedicação às teorias sobre a "indústria" bursátil, mas não me liberto das dívidas quanto ao que se pratica na atividade da Bolsa.
Creio ser um tema fascinante e na minha idade muito pouca coisa me fascina, a não ser o olhar tremeluzente na minha folha de pagamentos.
Att
"Velhinho Trambiqueiro".

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


O Sr. TEMER, que só perde para LULA, em termos de honestidade, está pensando (que horror!), em "privatizar" a Casa da Moeda. Minha nossa! Essa Casa nas mãos de nossos laboriosos políticos "girando a guitarra" dia e noite, imprimindo dinheiro "a fundo perdido", não vai faltar dinheiro ( ao menos para eles) e não se assustem se começar a aparecer/circular cédulas de R$ 7,00, 12,00, 18,00, 25,00 e 40,00 e moedas de 0,28, 0,44, 0,70 e 0,90.

Anônimo disse...

O TD com sua capacidade de síntese. É espetacular !!!!

Divany Silveira disse...



COLEGAS, SEI QUE VIMOS ERRANDO HÁ ANOS ? !!!!

Mestre, confesso que este sentimento negativo que invade
minha alma ontem,hoje e ,quiça , sempre, deveria invadir a
alma de colegas que temos neste espaço cultural e que são
preparados intelectualmente para pugnar pelo nn/ direitos.
Esta reflexão q ocorre comigo sei que atinge todos que amam
justiça e trabalho honrado . Vejam meu inconformismo: Qua-
se todos , éramos imberbes quando anúimos em contribuir pa-
ra a PREVI , num lance onde faltou experiencia administrati-
va.Alguem dirá, podemos dar sugestões, propor medidas po-
sitivas etc etc. Colegas, pensem comigo, construimos com
abnegação, cortando muitas coisas dos filhos,das esposas
um colosso de uma magnitude excepcional,mas pergunto ? Es-
taríamos prontos para conviver com esta cria tão excep-
cional que se tornou uma donzela desejada por todo capitalis-
ta e esse grupo ,muito sàbiamente, coloca seus prepostos
para tocar o barco, evitando assim que os légitimos donos ,
dedicados tralhadores tivessem assentos no tesouro. E mais,
colegas prejudicados, estariam esses homens que vieram de
planetas desconhecidos, agindo no sentido de nos fazer
premiados ,quando ,lastimo confessar, e se o faço é porque
estou entre irmãos, igualmente prejudicados e ,meu Deus,
preciso dizer isto, não teria outro repertorio para demons-
trar minha repulsa ? Colegas, ao longo de m/m 50 anos,nós
éramos jovens sonhadores quando nos disseram que teríamos de
abdicar de tudo, e nem perguntamos nossas esposas e filhos
se deveríamos nos portar como carneiros, e o que aconteceu,
amigos, homens estranhos vindos ,talvez, do inferno, se a-
possaram dos nossos sonhos, dos nossos recursos,ignoraram
nossa luta, nosso sacrifício, conseguiram convencer o mundo
capitalista que somos molambos e não podemos negar que so -
mos incompetentes pois não conseguimos nos reunir jovens e
velhos, pretos e brancos, sulistas e nortistas, machos e
femeas, todo mundo, os filhos de Deus se juntariam para
derrotar os laterais que o Juiz Moro não teve tempo de pe-
gar.Amigos, dentro de mim, há uma chama que não apaga,pois
durante anos vivi em lugares sem luz, sem água, colocando
candeias para afugentar os barbeiros, sem condições finan-
ceiras para tratar de ameba, amarelão; ameba não tinha
porque a xistose a perseguia.E a sugestão ? União total de
propósitos,para readquirir o que é nosso.Um abraço,amigos!

Anônimo disse...

Tomara que seja logo privatizado não só a Casa da Moeda, como também o BNDES, BB, Caixa, e demais instituições financeiras governamentais. Só assim, essas instituições vão se livrar de vez das garras de um Aldemir Bendine da vida, de um João Vari Neto, de um Zé Dirceu, de um Eduardo Cunha, de um Paulo Bernardo, do chefão Lula, e demais ladrões que ainda estão no governo, sobretudo do PT e da CUT. Todavia, enquanto isso não acontece, vou continuar cobrando a volta do BET, pois depois que a atual diretoria, a que nos tirou esse benefício, for defenestrada de lá, da Previ, nunca mais veremos nem o azul dele, do BET.
Um abraço.

Anônimo disse...

Amigos,
Não consegui acessar o site da Previ. O que houve?

Anônimo disse...

Prezado Divany,

Aí está a solução e o problema. Só que as nossas diferenças estão nos espelhos e nos interesses. Aquela máxima: "Farinha pouca, meu pirão primeiro". Nos dividiram sorrateiramente lá atrás. Vejam os pós 97. E vejam os pré 67. E vejam os Previ Futuro. Mantiveram no mesmo barco marinheiros com vencimentos bem diferentes. Nos jogaram uns contra os outros a peso de ouro. Entretanto, concordo com você que sem união o caminho é o do Aerus. Eleição, como diz um amigo, "se mudasse alguma coisa seria proibida". Décadas elegemos pessoas para dizer amém para nosso algoz. Gostaria de ter essa chama acesa que você tem ...

Com muito respeito

Zé Furtado

Anônimo disse...



Eu tb ñ consegui ascessar o site da Previ será q vão anunciar o novo limite do Es?

joao trindade disse...

Penso que Pedro Malasartes é o comunicador oficial e deixa todo mundo louco com notícias que parecem um alento num instante e, em outro, se mostra um pesadelo. Como diz nosso dileto mestre Ari : ¨Mamma mia!¨.

Anônimo disse...

tambem nao consegui acessar o site.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

"UNIÃO TOTAL DE PROPÓSITOS"
Caro Professor Ari, demais colegas, foi emocionante e, também, provocador, no melhor sentido, o "ex-aluno de escola rural" e, agora, doutorado, pela escola da dignidade, da justiça, da verdade e do bem, o amigo de todos, o Dynani Silveira, lá do sofrido norte de Minas Gerais. Desse comentário que desacomoda, posso dizer: estas, também, são "palavras de salvação".
Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Tudo o que vem da terra, volta para a terra, assim os ímpios que vêm da maldição, para a ruína." Eclesiástico 41,13

Anônimo disse...

também já tentei acessar hoje e não consegui.

Ari Zanella disse...

Ainda nesta manhã o sítio da PREVI deverá ser restabelecido. Deve ter ocorrido algum problema técnico com o servidor. Como o sinistro foi ontem à noite e os técnicos da PREVI só retomam os trabalhos às 9h pela manhã, certamente em algumas horas o imbróglio já estará sanado.

Milton Bassani disse...

Como pode o maior fundo de pensão da América Latina ficar "fora do ar" por tanto tempo? Nem o boteco do Marquim, lá na Baixinha, em Seabra (BA), ficaria tanto tempo sem wi-fi.

Ari Zanella disse...

Como eu previ, já está no ar o sítio da PREVI. (Sem qualquer anúncio do novo limite do ES).

Anônimo disse...

Numeros ilusórios.
A concessionaria do aeroporto de Viracopos, que o "arrematou" em leilão , deve ter calculado mal os numeros de desempenho . Por prejuízos já está devolvendo a outorga ao Governo.
Erro de calculo ? E as assessorias o que previram ?
Na esteira das novas concessões e privatizações, a Infraero vai colocar a venda sua participação no aeroporto de Guarulhos(Cumbica), onde é sócia com a INVEPAR/PREVI.
Quem se habilita a adquirir ? Será que vai haver ágio ? Será que "vai dar lucro " ?

Anônimo disse...

Professor Ari,

Avise por favor ao Divany que o
time de Marechal "Perderiano" con-
tinua o mesmo. Quase desde 1910...
KKK (com todo respeito)

Minerin do Queijin (só um cadin)

Anônimo disse...

boa tarde amigo Ari desculpe me eu errei quando falei Medeiros a pergunta era pro amigo.

Ari Zanella disse...

Caros Colegas,

Sobre o ES farei hoje à meia-noite uma postagem onde relatarei minhas experiências e expectativas sobre esse aumento 'fabuloso' (daria para comprar carro zero).

Anônimo disse...

Quem falou em bolsa com 70.000 pontos, está desatualizado. O correto é 71.000 pontos (por enquanto). rsrsrsrsr

Anônimo disse...

Professor Ari,
De expectativas estamos ficando "birutas". Com sua postagem das 15:41 hs. de hoje entao, "pirei de vez". Ha alguma noticia sobre o ES que o senhor tenha conhecimento? Por que "hoje aa meia noite"? Nao faca isso com a gente. Antecipe alguma coisa ainda agora aa tarde. Abcs.

Anônimo disse...

Atenção!

Bolsa 71.000 pontos, hora de realizar alguns ativos de risco...
Ou novamente estou equivocado?
Caro Trader, dá uma palinha sobre o tema, por favor!

Anônimo disse...

https://www.previnorte.com.br/site/
Site do Fundo de Pensão da ELETROBRAS; consultei e não constava nada sobre a questão da quota do patrocinador, após a privatização.

Divany Silveira disse...



AGRADECIMENTO A UM COLEGA QUE É PATRIMôNIO MORAL E CULTURAL

Mestre, com sua anuência quero dizer ao colega Fernando La-
mas que um apoio é sempre bem vindo e alegra a nossa alma ,
mas se este procedimento vem de uma pessoa que tem prudência
e sabedoria para dar um balizamento aos fatos que acontecem
nas nossas vidas, torna-se um momento de alegria e felicida-
de ao seu eleito que reconhecidamente não tem a sutileza dos
cronistas para expressar sem deixar feridas. Colega, há coi-
sas que ocorrem no nosso mundo que não são críveis para pes-
soas honestas, quer um exemplo de uma coisa anômala com a
qual convivemos ? Muitos diretores que estão na PREVI foram
lá colocados no governo Dilma, cuja senhora está mais suja
que banheiro de rodoviária, desculpe,mas a realidade é es-
ta que temos engolido; entretanto, a Chefe não serviu, co-
no não deixou performance positiva o ex-menor estagiário que
foi presidente do BB e nós temos de fazer acenos amigáveis
para este pessoal que tudo indica não tem antecedentes no
BB similares ao seu,como não tem serviços prestados ao nosso
BB como Edgardo Amorim, Aristophanaes, João Rossi,Ari Zanela.
nosso fac-toctum Gilvan e tantos outros que este espaço não
cabe relatar, pois levaria horas.Por isto, protesto, sedento
de racionalidade no nosso mundo.Obrigado,irmão !!!

Divany Silveira disse...



Dileto Mestre Ari, quase esqueço de lhe dizer que o verbo daria
usado pelo ínclito amigo, na sua foma condicional, me deu "stress"
pois tem um recado.!!! Estou certo ? O ES é alarme falso ?

Anônimo disse...

24/08/2017 - Professor, sou o anonimo das 16:43 hs. de hoje. Agora sao exatamente 23:35 hs. Estou aguardando a meia-noite para ler suas novidades prometidas na postagem de hoje as 15:41 hs. Extrapolei meu horario de dormir que normalmente eh as 22:00 hs. Ateh jah.