terça-feira, 19 de novembro de 2013

NA REPÚBLICA DO BANANÃO

     A política na terra Brasiles está cada vez mais enigmática. De repente, um fugitivo do mensalão, fugiu antes de entrar. Mas, por acaso não havia os recursos infringentes? Por que todos foram presos da noite para o dia?
     Lula liga para J. Dirceu e J. Genoíno e diz: "estamos juntos" como a dizer "vocês livraram a minha pele, agora sou-lhes solidário!" Dizem que Dilma manteve reunião secreta com a PGR, Procuradoria Geral da República, pedindo (ou mandando) que as prisões acontecessem de imediato. O objetivo parece óbvio: não desejar desgaste em 2014, ano eleitoral. Dizem que Zé Dirceu não gostou nem um pouco mas, se sacrificaria pelo sucesso do partido.
     A pergunta que não quer calar é quem teria facilitado a fuga de Pizzolato para a Europa? Porventura o serviço de inteligência da Polícia Federal não sabia que ele tinha dupla cidadania? Lula também tem. Alguém facilitou a fuga. Justamente para a Itália que jamais o extraditará, em represália ao caso Cesare Batistti que Lula deu asilo no Brasil. Será que o PT tem interesse que Pizzolato volte? Incluir seu nome na lista da Interpol nada diz porque agora é a Itália seu país.
     E o que isso tem a ver conosco? Muita coisa. O fugitivo é petista de carteirinha, foi beneficiado com cargos políticos na Previ e no BB. Agora aposentado, está recebendo acima do teto da Previ, que continua sem teto. Dizem que há muitos no Conselho Deliberativo da Previ, indicados pelo BB, que estão na mesma condição em que Pizzolato esteve no passado. Sempre atendendo os interesses do Banco em detrimento aos nossos e às leis.
     Por isso, todos ao Mourisco dia 25/11. A hora está chegando. O protesto também é pela falta de teto, e muito mais. Vamos que vamos!
   Centro Empresarial Mourisco, sede da Previ

http://www.anaplab.com.br/assinatura.aspx

35 comentários:

Anônimo disse...

Um verdadeiros palácio, cheio de príncipes e princesas.
E aqui fora, na dura realidade, tem gente ganhando parcos 900 reais e outros clamando por empréstimo (com seu próprio dinheiro).
Curto e grosso: vamos reduzir o salário dos príncipes e princesas, vender o palácio e rachar logo a grana apurada e que é nossa.

Anônimo disse...

Pois é, uns terão a mesa farta de peru, camarão, .... e outros .... Pergunto o que, colocarão a mesa?Com 900,00 que Natal, heim, PREVI?
Em baixo da Arvore de Natal presentes de marca como vinhos importados, gravatas de marcas, bolsas , sapatos, e outros nem arvore sequer terão como eu. Final do ano muito triste, por isso vamos que ainda é tempo de termos um Natal melhorzinho.

guilherme disse...

Grande professor Ari, dizem por ai, eu disse DIZEM, mas não sei porque considero verdade o que ouvi que já tem diretor da Previ, UM TANTO PREOCUPADO com a nossa novembrada, parece que vamos perturbar um pouco COLMEIA DELES, e em véspera de eleições tanto da Previ como do Governo, qualquer TREMOR pode gerar um

Anônimo disse...


Educação Financeira se aprende
Vejam mais essa da PREVI,
A Previ é que deveria lidar com o nosso dinheiro.
Quero meu Superavit, PREVI, Bet incorporado e aumento das pensões ....

Anônimo disse...

Infelizmente não é bem assim. Mesmo que fossem todos eleitos pelos
associados e pensionistas, nem sonhe que seria muito diferente. Qdo.
participei da Previ pude presenciar que os interesses de cada um, dos
partidos (os mais diversos) se sobrepõem aos interesses do objetivo
principal do Fundo de Pensão. Presenciei brigas, no sentido real da
palavra, de dar medo. A experiência mais rica de minha vida profissional
de como não atuar em situações de conflitos de todos os tipos aconteceu
naquele período.
Tudo vem pronto da diretoria. A apresentação feita ao Conselho,
acompanhada de todas as pirotecnias para aprovação são de qualidade. Sem
contar que acontecem reuniões previas com alguns conselheiros que (fingem
que não concordam) mas na hora votam a favor pois já combinaram antes. O
debate contrario é só para aparências. Quando se faz um voto contrario, em
separado, mesmo que o grupo majoritário vença, vc corre o risco de ficar
recebendo ligações com ameaças para mudar o voto; afinal um voto contrario
pode levantar suspeitas.
Sempre foi assim, é assim e não vejo como mudar para o futuro.
Outro dia, participando de um encontro de Conselheiros, ( eu participando
como Conselheira CERTIFICADA pelo IBGC, Independente), encontrei uma pessoa
que veio cheia de simplicidade, com discurso de que a transparência e a
ética seria o carro da nova gestão (se existem hj ou não , não sei) qdo
estava em campanha.
Esta pessoa passou por mim com o nariz tão para cima, com ar de
superioridade, com nojo dos vis participantes, chegou esbarrar em mim, e
nem foi educada suficiente para cumprimentar sequer com um aceno de
cabeça. E acompanhando um pouco pude verificar que seus votos acompanham
alguns absurdos que são veiculados aqui no grupo da Confraria.
Concluindo, todos são muito bonzinhos, humildes, éticos quando querem
nossos votos, mas assim que sentam na cadeira, mostram seu verdadeiro
caráter.
Quem sabe em outra vida, depois que este mundo se findar, poderemos ter
esperança.

Forte abraço,
Recebido por email

Anônimo disse...

A NOVEMBRADA será marcada como uma manifestação de inteligência e consciência política, abraçada pelos que tem visão de justiça e verdade.

A Previ vai saber que não estamos fazendo papel de bobos e allheios à tudo que acontece fora e dentro da Previ.

A Previ nos mantém calados e massacrados com os baixos salários, achando que a penúria financeira nos impede de gastos com viagens para chegarmos a porta da Previ e gritar por atenção, mas a seriedade, indignação e solidariedade dos que podem arcar com despesas para protestar contra tudo de errado que estamos sofrendo, mostra o espírito e união da velha família dos funcionários do Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Ari,

em complemento ao escrito de 19.11, aas 01.18h, acrescento:

Auditoria internacional independente na PREVI, JÁ!!!

Basta de manipulação dos Ativos dos Velhinhos.

Anônimo disse...

Eles querem acabar com a PREVI então: farinha pouco nosso pirão primeiro. É melhor repartir enquanto está viva. Depois adeus... a Inês é morta!!! Vivem suntuosamente e nós os legítimos donos implorando migalhas de ES, pagando prestações enormes da CARIM, atendimento prepotente de funcionários etc, etc... levando ferro de todos os lados. Anônimo 01:18 parabéns, estou de SACO CHEIO de tudo isso.
Trabalhamos,trabalhamos, contribuimos, contribuimos e ainda temos que protestar para ganhar alguma coisa a mais do que já é nosso. Prefiro administrar meu dinheiro. Vamos fazer uma campanha para levantar nossa grana retida aí na PREVI e fazer uma
outra Caixa de Previdência onde todos nós democraticamente iríamos gerenciar nossa pequena fortuna. NOVEMBRADA JÁ NESSA CAMBADA!!! RIO DE JANEIRO: LEVEM SEUS FILHOS, ESPOSAS, ESPOSOS, NETOS, NETAS E TODOS QUE PUDEREM PARA PRESSIONAR COM ESTILO TODOS AQUELES QUE ESTÃO TIRANDO PERVERSAMENTE QUASE TUDO DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS. É DIFÍCIL NOTAR UM SORRISO ABERTO NUM APOSENTADO OU PENSIONISTA DO BB.

Anônimo disse...

Em cima do Mourisco tem um heliponto, onde pousam e decolam os helicópteros. É um bom canal de "fuga" para o presidente e seus diretores se distanciarem dos aposentados e pensionistas no dia da novembrada.
Podem ver que é um admirável palácio. Por isso, quem comanda ali, não quer mais baixar o padrão de vida. Lembrem: é o poder do nosso voto que os colocam nesse luxo. E aqueles que prometem na campanha eleitoral, esquecem de cumprir, diante de tantas mordomias.

Agora, só nos resta o empeachment pelo não cumprimento do que foi prometido na campanha!

Juarez Barbosa disse...

Prezados colegas,

(Repassando...)

Satélite promove palestra sobre o BET na Semana dos Aposentados
(A Sede Social do Satélite Esporte Clube está desde 2003 instalada em uma das regiões mais valorizadas de São Paulo, o bairro do Paraíso. Em um moderno prédio de dez andares na esquina da Praça Santo Agostinho com a Rua Apeninos, a sede social ocupa três pavimentos do edifício que leva o nome do Clube.)
No dia 27 de novembro, a partir das 14h, o Satélite Esporte Clube promoverá uma palestra explicativa com diretores da Previ sobre o Benefício Especial Temporário, o BET.
A palestra faz parte da programação da Semana dos Aposentados, que acontecerá entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro, na Colônia de Itanhaém.
Todos os participantes da Semana estão convidados a acompanhar a palestra e tirar eventuais dúvidas, gratuitamente. Sócios que não aderiram à Semana dos Aposentados também poderão participar gratuitamente. Convidados pagam apenas a taxa de frequência do Clube.
A palestra será realizada no Espaço Cultural da Colônia e não é necessário fazer inscrições. O Espaço comporta cerca de 100 espectadores.

Divulgado no sitio do clube (http://www.satelite.com.br ).

Unknown disse...

Sobre o comentário de 191113, 01:18;
A dura realidade é essa ali colocada!
Concordo com o que é dito no comentário, mas o que é preciso é EXIGIR - VIA JUSTIÇA OU PREVIC - AUDITORIA INDEPENDENTE INTERNACIONAL, pois corremos o sério risco de sermos logo, logo o AERUS, da varig...em que muitos aposentados faleceram na miséria absoluta. Imaginem o sofrimento dessas pessoas, que contribuiram anos para o AERUS e o dinheiro "desapareceu"!!!
Obs.:POR QUE A MAIOR PARTE DOS RECURSOS PREVI ESTÁ EM RENDA VARIAVEL ( de risco ) e NÃO EM RENDA FIXA?
Isto, para mim, é gestão temerária e não pode continuar dessa maneira.
AO MOURISCO-RIO DE JANEIRO, EM 2511, ÀS 09;00.
Jose Luiz Pereira Lamas.

Anônimo disse...

Ari,
Pode escrever mais um.
Um Carioca residente em Belo Horizonte(MG) estará presente.
Consegui passagens aéreas da Gol.
Vamos que vamos
Marco Antonio Orlando

Itinerário
24 NOV CNF SDU
voo G3 -1663 BH-Confins Rio-Santos Dumont
24/1109:07 24/1110:08


25 NOV GIG CNF
voo G3 -1996 Rio-Galeão BH-Confins
Terminal de embarque 1 25/1122:10 25/1123:24

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


É bom DEIXAR CLARO para à PREVI, que desta vez à NOVEMBRADA VAI SÓ PROTESTAR! Da PRÓXIMA VEZ SERÁ PARA OCUPAR!

Anônimo disse...

RETIRADO DO SITE DO DR. MEDEIROS



"Sandyr Schuster, noventa anos, aderiu. Tirou passagem, não conseguiu mais reservar o nosso hotel, o Acce, que já está lotado. Reservou no Mercure, ao lado. Grande exemplo. Tá levando sua filmadora, ele é craque em computação e em fotografia".

Anônimo disse...

É o que eu recebo também e, como se não bastasse, ainda corremos o risco de ficar sem o BET. Descontando o seguro mais os ES, adivinhem pra quanto irá o líquido? !

Anônimo disse...

Professor Ari, será que um fugitivo da justiça tem o direito de ter seus vencimentos depositados normalmente em sua conta? No meu entender, seus vencimentos deveriam ser bloqueados, mas como no Brasil os condenados até pagam os melhores advogados para sua defesa com dinheiro do crime e contravenção, tudo pode acontecer.

Ari Zanella disse...

Lula não tem cidadania italiana. È sua esposa, Mariza Letícia, quem possui desde 2005, que, segundo ela, por insistência dos filhos ( quando o ascendente tem, os filhos também recebem).
Lula não é rico, muito menos bilionário, nem saiu na Revista Forbes como um dos mais ricos do mundo. Isto circula na internet por montagens para enganar os outros.
Tampouco o filho de Lula, Lulinha, é milionário. Tudo fofoca. Também é mentira que receberam "passaportes diplomáticos" e não queriam devolvê-los.
Lula também nunca soube de nada do mensalão. Nesse sentido , ele não foi injustiçado como foram José Dirceu e José Genoíno e também o Delúbio Soares. Menos mal, que só pegaram prisão em regime semiaberto.
Lula não criou a PREVIC, nem colocou os sindicalistas no poder, muito menos está prejudicando os associados da Previ.

Anônimo disse...

Estamos na contagem regressiva para a Novembrada e vamos que vamos, pessoal;
Alo, alo Rio de Janeiero aquele abraço.]

Anônimo disse...


A comissão da Novembrada não deve aceitar imediatamente o convite para entrar no Mourisco e ser ouvida. Isso poderá esvaziar o movimento. Já, conversar com os dirigentes só à tarde, dará tempo de demonstrar com muito barulho nosso descontentamento.

Anônimo disse...

Eu diria até que Lula é um santo. Deveriam canonizá-lo

Anônimo disse...

Esse Zanella tem dupla cidadania . Viva a Anaplab! Com tantos socios, esse ano o predio sai, com o dinheiro ganho da Anabb, R$ 60 mil(liquidos?), a maior indenizacao individual ja conseguida pela acao renda certa patrocinada pela associação. Parabens, sortudo !
Aliás, quando na ativa o sr era diretor de que mesmo?

Anônimo disse...

Deplorável essa semana do aposentado feito por esse Satélite.
Só posso crer que assim como a Anabb, essa coisa está a serviço do patrocinador. Deve ser ainda as influências do Rhiedhe quando era chefe da estipulante do Ouro vida. Faz auditoria nisso que ficará claro pq ele está onde está

mesquitasantana disse...

Prezado Ari e demais colegas.

Ao comentário de 12:48 acima, acrescentaria mais o seguinte: no Governo Lula não se Fez a resolução 26 que tira dinheiro dos velhinhos e velhinhas e vai para o bolso dos capitalistas através de juros e dividendos e nem foi criada a norma para retirada do patrocinador dos fundos de pensão com enormes prejuízos aos aposentados.
abraços e todos ao Mourisco em 25/11 as 9:00 hrs.

Ari Zanella disse...

13:32

Eu ainda não tenho cidadania italiana, mas já estou perto. Na lista de espera, no Consulado de Curitiba, sou o número 22.359 e já chamaram até o 22.000.

O balanço da Anaplab está publicado até o mês de outubro. Basta consultar o site. Ao contrário do seu.

Quem pega dinheiro de Associados, COM CERTEZA ABSOLUTA NÃO É A ANAPLAB.

A ação que ganhei na ANABB, NÃO É, do Renda Certa. Mas como você só fala besteira, esta é apenas "mais uma".

O valor que recebi pela Ação IR-1/3 PREVI - Repetição de Indébito, foi R$ 69.449,00 (sem desconto de IR).

O prédio vai sair, graças ao Bom Deus, com o financiamento que acabo de fazer na CEF "Aporte" imóvel próprio no valor de 125.000,00. Ao contrário, você não pode fazer qualquer empréstimo na praça, porque:
a) Não possui nenhum bem imóvel no seu nome.
b) Está mais sujo do que pau de galinheiro.

Nunca fui diretor na ativa. Porém, a minha vida modesta é honesta e honrada, diametralmente oposta à sua.

Só mais um favorzinho;

Pare de encher o meu saco, recolha-se à sua insignificância, e vá tomar, por gentileza, no seu orifício anal.

Anônimo disse...

Concordo com voce Ari,
Tem uns caras que não tem o que fazer(anonimo 13:32), a não ser chorar de inveja dos agraciados por Deus.
Concordo que tal anonimo deva mesmo ir tomar no curral!!!

HELENO PINTO NOBRE disse...


GOSTEI GRANDE ARI ZANELLA; PARA O ANÔNIMO DAS 13:32 .!" AGORA JÁ SEI "VÃO TOMAR NO ORIFICIO ANAL" . AGORA PODE !. ME DIVERTISTES O DIA ; GRANDE ARI . QUEM TEM QUE TOMAR NO ORIFICIO ANAL SÃO OS CANALHAS ( CANALHAS CONDENADOS DO BANANÃO ). GOSTEI TAMBÉM DO TERMO USADO PELO GRANDE ROGÉRIO MENDELSKI. ELE BATIZOU ESTA M.... QUE VIVEMOS PELO NOME DE "BANANÃO" . ELE MERECE ATÉ SER HOMENAGEADO POIS TEVE A SENSIBILIDADE DE FALAR A VERDADE A RESPEITO DESTE LUGAR ONDE VIVEMOS QUANDO LI A TUA RESPOSTA E O FINAL; DEI RISADAS; MIL; AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH. ESTOU RINDO ATÉ AGORA."""" QUE RESPOSTA NA ALTURA PARA QUEM TE OFENDEU. E NÃO GANHASTES DA ANABB ; GANHASTES ATRASADO; COM MUITO SACRIFÍCIO O QUE SEMPRE FOI TEU DE DIREITO E ATRAVÉS DA (IN)JUSTIÇA DO BANANÃO . NÃO TE "MIXA" ARI . TU E MAIS ALGUNS ABNEGADOS QUE TE APOIAM O GRANDE GILVAN ; E OUTROS QUE ESTÃO TE APOIANDO ESTÃO FAZENDO O QUE NENHUM OUTRO OUSOU INICIAR A FAZER . TU E TODOS OS COLEGAS COMPARECENDO OU NÃO E QUE ESTÃO APOIANDO MESMO QUE LONGE AS TUAS ATITUDES E QUERO APENAS TE AGRADECER TODO ESTE ESFORÇO .!!!! SERÁS LEMBRADO JUNTAMENTE COM TODOS OS QUE COMPARECEREM COMO VERDADEIROS HERÓIS PARA NÓS. VALEM MAIS DO QUE QUALQUER SUPOSTO PRESIDENTE DA PREVI E OUTROS ASSESSORES IRRESPONSÁVEIS QUE VEM NOS FERRANDO HÁ MUITO TEMPO .
EU AQUI ;HPN ; MATRIC. 3984740-3 ;JAMAIS ;REPITO ; JAMAIS ANÔNIMO E ASSUMINDO O QUE DIGO E NÃO ME ESCONDENDO ATRÁS DE ALGUM TERMO "ANÔNIMO" . COMO DIZ O "CEGUINHO" : CEGUINHO É A MÃE . ANÔNIMO É A MÃE . A MINHA MÃE TINHA IDENTIDADE JÁ FALECIDA : EDITH PINTO NOBR ; NASCIDA EM 16/05/1923 E FALECIDA EM 31/08/2009 .

EM FRENTE GRANDE GUERREIRO ARI ESTOU RINDO ATÉ AGORA .NÃO PELO MALDITO BANANÃO ; MAS PELO "VÁ TOMAR NO ORIFÍCIO ANAL" . AHAHAHAHAHAHAHAHAH
ELE MERECEU O ANÔNIMO DAS 13:32 . LAVASTES A MINHA ALMA ( PARA MIM VIDA ) EU NÃO ACREDITO NA IMORTALIDADE DA ALMA .!!! GOSTE QUEM QUISER . TENHO CERTEZA DE UM JEITO OU DE OUTRO QUE ESTAS FAZENDO O TEU MELHOR . ÉS PARA TODOS NÓS UMA REFERÊNCIA DE HOMBRIDADE E UM VERDADEIRO COLEGA DE MUITO RESPEITO PARA QUEM APRENDEU A GOSTAR DE TI;. PARABÉNS GRANDE COLEGA ARI ZANELLA . OBRIGADO .!!!!

Anônimo disse...

Parcela PREVI é reajustada
Vigente a partir de 1/9, a Parcela PREVI do Plano de Benefícios 1 teve reajuste de 8%, passando para R$ 2.490,53. Seguindo o disposto no parágrafo único do artigo 24 do Regulamento do Plano, esse valor será mantido até próximo reajuste salarial coletivo.

Atualizada uma vez por ano, com valores e datas distintos para cada um dos planos, a Parcela PREVI é o valor básico coletivo de referência para cálculo dos benefícios e contribuições previstos em Regulamento. Foi criada em substituição ao valor da Previdência Oficial para dar maior segurança aos Planos e segue os mesmos critérios de atualização utilizados para reajuste dos salários dos participantes ativos, o que confere maior equilíbrio nos cálculos. Já a Parcela PREVI Valorizada (PV) corresponde à média aritmética simples das 36 últimas Parcelas PREVI (PP) e é atualizada mensalmente.

finte: site Previ

SERÁ QUE TEREMOS 8% DE AUMENTO?

Anônimo disse...


Mestre, você está vivendo momentos estressantes atualmente
e não deveria dar guarida a comentários de pessoas que não
tem nada a dizer e que usam a via do anonimato para agre
dir. Eu sei que você tem um espírito democratico, mas isto
deve ser aplicado àqueles q também são honestos e democra
tas. Ultimando, lembre-se que, além da coordenação da Novem
brada ", do gerenciamento do Blog, da responsabilidade de
pai de família, da atividade de professor, você ainda está
lidando com construção e deve ter atividade social.Vou pe-
dir sua esposa para controlar seus passos porque, pela pri-
meira vez , notei que você está cansado indo para a estafa;
e este " preju ", além da perda do Bet, levar-nos-á ``a
`bancarrota, nós que já temos tão pouco. Juizo, amigo !!!
Cordialmente, Divany Silveira- Sete Lagoas-MG

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:



Agora ao apelo aflito de "AONDE ANDA O AMARILDO", junta-se outro, "AONDE ANDA O PIZZOLATO?"

Anônimo disse...

Parabéns a ANAPLAB pela transparência na divulgação dos balancetes mensais. Sou sócio da AAPPREVI desde a sua fundação e não consigo visualizar o balancete mensal. O último informe é o balanço de 2012. Como se trata de uma associação que até o momento não logrou êxito em nenhuma ação seria muito interessante a divulgação dos balancetes mensais.

Anônimo disse...

Caso seja mesmo extinto o BET, a margem consignável irá diminuir consideravelmente. Com isso, nem o ES poderemos renovar. Mesmo assim, parece que a maior parte dos participantes não percebe a gravidade do problema.
A Direção da Previ está brincando com fogo, rasgou as promessas de campanha e nos dá esse presente de "Papai Noel".

Cambada de filhos da ...... !

Anônimo disse...

ALERTO PARA A tentativa de alguns querem se apoderar da coordenação da NOVEMBRADA. O COORDENADORES e a comissão que subirá para falar na diretoria SÃO ARI ZANELLA, ELIANA MENEGUETTI, JJ B MEDEIROS, LEOPOLDINA CORRÊA E NEUSA VEGINI

Anônimo disse...

Anonimo de 18:31, você esta por fora, o BET não altera a margem.

Anônimo disse...

InfPREVI Especial - 19/11/2013

PREVI esclarece sobre o Benefício Especial Temporário

Nos últimos tempos observamos o aumento de sugestões e opiniões circulando pela internet sobre temas importantes para os participantes do Plano 1: a vigência do BET e a volta da cobrança das contribuições. Respeitamos essas manifestações, mas é importante ressalvar que algumas das ideias em circulação estão fundamentadas em premissas equivocadas e induzem a conclusões igualmente incorretas. É preciso estar atento a eventuais interesses que possam estar por trás de propostas oportunistas, com supostas soluções que são, na verdade, inexequíveis, ilegais ou até prejudiciais ao Plano de Benefícios. Devemos sempre lembrar que nossos compromissos são com os participantes de todas as idades e exigem prudência e coerência.

Com o objetivo de melhor informar nossos participantes, a PREVI faz esclarecimentos e externa seu posicionamento. O compromisso irrevogável de nossa gestão é a defesa dos interesses dos participantes para garantir a tranquilidade de aposentados e pensionistas que, mensal e pontualmente, recebem seus benefícios. E daqueles que hoje estão na ativa e no futuro também terão o mesmo direito. Enfim, todos os que dependem da perenidade do patrimônio dos planos administrados pela PREVI para continuarem a receber os benefícios que deverão ser pagos ainda por décadas.

Como não poderia deixar de ser, a PREVI cumpre integralmente a legislação do setor de previdência complementar fechada, assim como nosso Estatuto e o Regulamento do Plano 1. Regras existem para proteção do participante e não para prejudicá-lo, e não devem ser alteradas ao sabor de conveniências de momento. A PREVI não pode ultrapassar os limites da lei, dos normativos e dos recursos disponíveis.

Procuramos, a seguir, responder a perguntas frequentes que tem chegado à PREVI por meio da nossa Central de Atendimento, do site e em encontros presenciais pelo País. Acreditamos que, com informação clara e transparente, contribuímos para que os participantes sigam confiantes na gestão e, sobretudo, na solidez da PREVI.

1) O que é o BET?
O BET é um Benefício Especial e Temporário pago aos participantes do Plano 1, resultado do acordo sobre a destinação do superávit firmado em 2010, na forma da legislação . Aposentados e pensionistas do Plano 1 vem recebendo 20% a mais sobre o valor de seu benefício. Para o participante que está na ativa esses 20% vêm sendo creditados em conta individual e serão disponibilizados no momento da aposentadoria, com as deduções legais.

2) Por que o BET vai acabar em breve?
Como o nome do benefício esclarece sua existência é provisória, interina e custeada com os Recursos da Reserva Especial que são contabilizados na forma de “Fundo de Destinação”. Quando os recursos deste Fundo de Destinação acabarem, cessará o pagamento. O BET é temporário porque os recursos que o originaram são finitos. Além disso, conforme previsto na legislação, o pagamento do BET pode ser interrompido caso este Fundo seja utilizado para recompor a reserva de contingência ao patamar de 25% do valor das reservas matemáticas. Esses fatores sempre foram divulgados para dar conhecimento a todos.

3) Quando o BET vai acabar?
Não é possível precisar, mas tudo aponta para que o BET deixe de ser pago no início de 2014. Como a vigência do pagamento tem impacto no dia-a-dia dos participantes, a Revista PREVI nº 173, de agosto de 2013, tratou deste assunto.

4) O Banco do Brasil se beneficiou do superávit?
Somente os participantes aposentados receberam dinheiro da PREVI na forma de Benefício Especial Temporário e os funcionários da ativa receberão no momento da aposentadoria. Já os recursos a que o Banco do Brasil tem direito, conforme determina a Resolução nº 26/2008 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar, permanecem na PREVI, contabilizados em conta específica, para quitar compromissos futuros do BB com o Plano de Benefícios.

Anônimo disse...

5) Algumas empresas em que a PREVI tem participação acionária são avaliadas pela metodologia chamada “valor econômico”, enquanto outras são avaliadas pelo seu valor em Bolsa. Por a que a PREVI não muda a forma de contabilização com o objetivo de ter novo superávit?
Entidades de Previdência como a PREVI são comprometidas com o longo prazo e tem que ser coerentes. Necessitam de um ambiente de segurança contábil e estabilidade jurídica. Elas são administradas não para gerar resultado de curto prazo ou somente em um ano específico, mas para gerar resultados ao longo de muitos anos. A contabilização deve zelar pela preservação do plano de benefícios e pela proteção dos interesses de todos os participantes ao longo do tempo.

6) Por que a PREVI não usa os Recursos da Reserva de Contingência para continuar pagando o BET?
Porque isto seria contrário à legislação vigente. Além disso, a Reserva de Contingência é um colchão de recursos que protege o Plano 1, suficiente para dar segurança mesmo em momentos ruins. O compromisso da PREVI com seus participantes é de longo prazo. O Plano 1 ainda deve pagar benefícios por cerca de 70 anos. A PREVI conseguiu, nos últimos anos, manter os 25% a mais de recursos do que precisa para arcar com todos os seus compromissos previdenciários atuais e futuros. É bom lembrar que esse percentual de 25% é definido pela legislação.

7) Os participantes do Plano 1 terão que voltar a contribuir para a PREVI?
A suspensão das contribuições, desde 2007, é fruto da utilização dos superávits, e por isso depende dos recursos existentes nos Fundos de Contribuições que vinham cobrindo as contribuições e estão chegando ao fim, como era previsto. Assim, é possível o retorno das contribuições. Vale lembrar que, em 2006, as contribuições foram reduzidas de 8% para 4,8% e que esta medida teve efeito positivo permanente na renda de todos os participantes. Desde então, a PREVI já destinou cerca de R$ 10 bilhões em benefícios diretos ou indiretos aos participantes do Plano 1.

8) E o Banco do Brasil também voltará a contribuir?
Sim. O fim da suspensão das contribuições implica retorno das obrigações referentes às contribuições de participantes e Patrocinador, conforme regra de paridade determinada pela lei.

9) Por que a PREVI não volta a cobrar contribuições, mas continua pagando o BET?
A Resolução CGPC nº 26/2008 estabelece ordem de prioridade e determina que havendo recursos excedentes, a primeira medida a ser adotada é a redução ou suspensão das contribuições. Somente depois, se ainda houver recursos excedentes, pode-se melhorar benefícios ou instituir benefícios especiais temporários. Portanto, legalmente, não é possível pagar o BET e cobrar contribuições.

10) Por que a PREVI, com tanto patrimônio, não pode continuar pagando o BET?
O patrimônio da PREVI é do tamanho dos seus compromissos com todos os participantes e pensionistas ao longo de muito tempo. Não se pode sacrificar os benefícios regulares a que todos tem direito nos próximos anos em favor de um benefício imediato e temporário. O BET é fruto de um excedente de recursos momentâneo. Por determinação legal, o BET deve ter vigência temporária e pagamento condicionado à existência de recursos em um Fundo Especial constituído exclusivamente para esta finalidade. Os recursos do Plano 1 serão consumidos nas próximas décadas para continuar pagando fielmente todos os meses os benefícios normais de aposentadoria e pensão dos seus participantes. É nossa obrigação zelar pelos recursos dos planos de benefícios pensando em todos os participantes: aqueles que já recebem benefícios e também aqueles que ainda vão se aposentar. Para isso, a PREVI segue firme e forte.

Diretoria Executiva da PREVI

ESTÃO TENTANDO NOS INTIMIDAR...NOVEMBRADA NELES!