segunda-feira, 4 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO

     Nesta segunda, às 10 h, assistimos pela TV Senado, à audiência pública sobre o tema "Fundos de Pensão e Dignidade Humana".
     Isa Musa fez bonito, disse aquilo que tinha que ser dito, inobstante pudesse utilizar mais 5 minutos preciosos de seu tempo, não o fazendo. A colega Leopoldina deve colocar os pronunciamentos em vídeo e disponibilizá-los no seu blog "Olhar de Coruja".
     Dan Conrado, presidente da Previ, convidado que foi, não deu as caras, manipulado que é pelos interesses do patrocinador. Quantas marionetes temos hoje na diretoria da Previ!
     Gostei quando Isa Musa disse que José Pimentel, autor da resolução 26, deveria ser impedido da relatoria do PDS 275/2012. Numa democracia normal isto seria corriqueiro, não no império petista.
     O presidente da Previc, José Maria Rabelo, é outro que só fez representar. Bom ator, não foi ao tema crucial do teto de benefícios. Nada respondeu. É outra marionete.
     Em que pese o debate salutar, este tipo de audiência nada acrescenta à causa dos aposentados. Todos vão continuar fazendo a mesma coisa. Descumprindo as leis e cumprindo resoluções. Quem esperava muito desta audiência saiu, certamente, frustrado.
     O teatro está na moda. O PT vai continuar protegendo seus aliados. O BB vai continuar ditando as normas. E nós, velhinhos aposentados, donos de uma fortuna, vamos continuar sendo usurpados. Que mude o próximo governo. Pior não fica.

E não esqueça o link da lista de presença da nossa novembrada:
http://www.anaplab.com.br/assinatura.aspx

93 comentários:

Anônimo disse...

Não obstante convite formulado pelo Senado Federal, para tratar de assunto relativo as EFPC e seus assistidos, o presidente da Previ, maior fundo de pensão da América Latina, não compareceu e não deu satisfação alguma sobre os motivos da sua falta. Essa atitude nos permite inferir que o Sr. Dan também não irá atender ao pedido de audiência que lhe foi dirigido recentemente. Novembrada nele.

Anônimo disse...

Parabéns a Isa Musa! Foi corajosa e digna. Entretanto, outras figuras, tipo um senador Wellington Dias, se não me falha a memória, com sua figura grotesca, só fez ameaças. Falou de um jeito como se fosse porta-voz de alguém todo poderoso (deve ser mesmo) se colocando à disposição para intermediar eventuais propostas.
Coisa ridícula e grotesca. Típica de coronéis protagonistas da desgraça e miséria do sofrido povo nordestino. Ficou mais que clara sua intenção. Outro ator enfadonho foi o representante da PREVIC. Gostei muito da intervenção dos representantes do sistema Petrobras e Petros, especialmente a denúncia da farsa que é o atual sistema de administração dos fundos de pensão, onde os patrocinadores detém o poder supremo. Mesmo que seja teatro, ainda assim é uma forma de aos poucos denunciar as mazelas que já levaram a AERUS ao caos que agora ensaiam outras investidas. MAIS UMA VEZ, PARABÉNS A ISA MUSA! Muito obrigado.

Gilvan Rebouças disse...

TRANSPARÊNCIA.

O BALANCETE de outubro/2013 da ANAPLAB encontra-se publicado na nossa página na internet.

Anônimo disse...

Parabéns! ISA MUSA, voce é uma grande defensora do justo e correto, voce nos orgulha com seu espirito guerreiro e honesto.

Anônimo disse...

Essa diplomacia nessas reuniões definitivamente não leva a nada. A Audiência Pública foi tão importante que o Presidente do maior fundo de pensão da América Latina ignorou-a como se fosse o dono da cocada preta. Quando no cargo essas pessoas se acham maiores que as instituições. Não há outra maneira de sermos ouvidos fora a NOVEMBRADA.

Posso estar enganado, mas pareceu que o pessoal do Petros está mais unido e consciente do perigo eminente. Já nós da Previ que somos o alvo maior estamos voando em céu de brigadeiro igual o povo do Aerus estava.

O Senador Welington Dias PT-PI foi claro ao elencar os defensores dos beneficiários de fundos de pensão no Congresso Nacional: Ele, Pimentel e Berzoini. Deles esperaremos melhorias para nós?

Tomara muitos colegas tenham assistido a TV Senado para tomarem a decisão de ir para porta do Mourisco. Segundo os fortes indícios demonstram o dinheiro do PB1 já é fava contada pelos petistas

Anônimo disse...


Será que o pedido de audiência com uma "comissão de notáveis" será atendida? O cara não atende nem os senadores imagina se vão atender os aposentados.
NOVEMBRADA JÁ.

mesquitasantana disse...

Caro Professor Ari.

Está aí a maneira como o Banco e seus prepostos nos tratam.

abraços e novembrada neles.

Anônimo disse...

Caros Colegas: TÁ TUDO DOMINADO
Além de queda coice. Já pensaram o senador Wellington Dias, o notável Pimentel e Berzoini como nossos defensores? Vergonhosa a não ida do sr Dan Conrado à audiência no Senado, com isso desrespeitando flagrantemente àquela Casa, pois a nós outros o desrespeito já é uma norma. O grande Superintendente da PREVIC apenas confirmou a condição de "Rolando-Lero" - nada resolvendo e apenas falando -.

Anônimo disse...

O problema é que o povo está tomando na cabeça diariamente, e no ano que vem, também muitos dos nossos, irão alegremente votar nessa turma que hoje detém o poder. O PT está sendo tão astuto (que nem uma serpente), que procurou tapar todas as brechas, sejam políticas, sociais e jurídicas, para que, qualquer direção que a gente venha a correr, lá estará um nomeado do império petista para aniquilar qualquer pretensão das pessoas de bem.
Josué Jorge Jr
Castro PR

Flávio disse...

Flávio: Colegas, pelo amor de Deus. Como é possível que uma minoria de pessoas façam isso que anunciaram fazer com milhares de idosos que construíram o seu futuro honestamente e, muito mais que isso, continuam sustentando filhos, netos, etc.etc.

flavio disse...

Flávio. Colegas: como é possível uma minoria levar à miséria a vida de tantas pessoas idosas e seus descendentes, pois nós (aposentados)sofremos para sustentá-los.

Anônimo disse...


Prof. Ari,

Se aposentados "daquilo roxo" fossem, já teriam feito com que diretores da previ/bb lhes dessem ouvidos. Como, porém, não é o caso, pusilânimes que são continuarão sendo humilhados.
Em tempo: Ao lembrar que uma ação vale por mil palavras, a sugestão já foi dada.
Abraços

Anônimo disse...

Agora o desavisado quer reunião com o presidente da previ. Depois deve ser com Obama, Papa, Rainha Elizabete, etc.
Tá concomitantemente com um projeto de viagem a lua pra conseguir atenção

Anônimo disse...

Caro Mestre ZANELLA:


DAN "DESONRADO", que nos aguarde!!! A NOVEMBRADA ESTÁ CHEGANDO! O tsunami ante ela é "fichinha". O pessoal da PREVI que salte do barco enquanto é tempo e não se esqueçam dos coletes salva-vidas!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO PESSOAL DE BRASÍLIA

ONDE ESTÃO OS COMBATIVOS COLEGAS DA ANTIGA CENTRAL BRASÍLIA? COTEC, COJUR, FUNCI, CESEC, DEORG? ONDE ESTÃO TODOS VOCÊS?

25 DE NOVEMBRO NA PORTA DA PREVI. ENFRENTAMOS TANTAS GREVES JUNTOS NO PASSADO E AGORA?

A BATALHA NÃO TERMINOU

Anônimo disse...


Não existe momento mais apropriado do que este para a realização da manifestação no Mourisco. A NOVEMBRADA chega num momento muito oportuno. Já sabemos de antemão que o Dan Conrado irá se esconder, como o fez com a audiência do Senado. Mas não importa. O que importa é que ele saberá da manifestação. Depois as fotos da novembrada deverão chegar a ele e ao senador Paim, com certeza.
Ficou muito claro que o Rabelo, o Dan, o Marcel, etc...estão muiiito comprometidos com o patrocinador e com o governo. Eles na verdade não querem nos representar em nada, e só lembrarão que a Previ é dos participantes, quando precisarem de votos.
Meus aplausos para a Dona Isa Musa pelas palavras dirigidas nessa audiência. No final, a representante da Aerus falou muito bem e também lamentou a ausência do presidente da Previ.

Quanto ao limite dos proventos dos dirigentes da Previ ao teto, devemos acreditar que não se realizará, pois o Rabelo foi muito "dócil" quando questionado por um telespectador. Deu a entender que não cabe aí nem um tipo de pressão.

Anônimo disse...

Não assisti a audiência, mas pelos comentários posso inferir que a tropa do governo logrou êxito ao neutralizar o evento. Agora, estão correndo ao encontro dos donatários da PREVI para receber os afagos e comemorar a manutenção das benesses que os cooptaram.

Anônimo disse...

No site da Previ agora a tarde:

"É possível economizar na viagem de férias".

É, a Previ ou Maraja que publica estas chamadas la na capa deve estar fazendo humor negro com a maioria dos participantes.
Viagem de férias??
Acredito, que como disse, a maioria não tira férias merecidas com a família visando conter despesas para outros compromissos financeiros fundamentais.
Alias, deste a outra gestão, que as vezes ate me sinto ofendido com certas chamadas que a Previ publica, ELES por certo vivem em outro mundo, a "terra dos Marajas", dos "mamadores de teta" sem fazer quase nada.
Vamos trabalhar gestores realmente em prol dos participantes, chega de ficar dando estelionato de falsas promessas. Vejam se é possível termos que ir ao Rio para passar este recado a VOCES. Que vergonha !!!

Viana


Anônimo disse...

Caro Prof.
Servidores públicos do Min.Cultura fizeram manifestação dia 29.10 na escadaria da Biblioteca Nacional na Cinelândia.Tudo na mais absoluta tranquilidade. Acho que tem gente querendo botar chifre em cabeça de cavalo.
Abraços.

Anônimo disse...

Colegas,

Chega a ser inacreditável a ausência do presidente da PREVI na audiência pública, nenhum representante, nem um simples copeiro a nos representar...!!!

Isso chega a ser um verdadeiro tapa-na-cara dos aposentados, eles estão se achando acima do bem e do mal.

Para a PQP um descaso desse...!

De qualquer forma, tenho a minha opinião sobre as razões da ausência: simplesmente os caras não entendem nada de fundo de pensão e não saberiam nem debater sobre o tema, então o melhor é não comparecer e fugir da raia.

A única atitude desses indivíduos é bancar o cordeirinho de presépio, nada mais.

Agora, colegas, não há dúvida, o caminho é PORTA DA PREVI mesmo.

Estou duvidando até de que aceitem qualquer conversa conosco, são somente bonecos e fantoches do banco, arrivistas, sátrapas, e além disso, asseclas de outros tantos detentores dessa qualificação.

O negócio é PORTA DA PREVI, sei que esses caras não têm poder de decisão nenhum e muito menos honra prá sentir a orelha queimar.

É isso aí, nada de desânimo..., dia 25 vamos tá por lá.
Lydio

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Depois de muito tempo, felizmente muitos colegas estao se conscientizando de que temos que sair de nossas casas e lutar para que fique claro que nós, aposentados e pensionistas somos os verdadeiros DONOS da Previ. Os petralhas acham que não é bem assim...Portanto, essa novembrada deverá ser a PRIMEIRA de uma ´serie. Devemos fazer do Rio um caminho de roça.Temos que lutar pela nossa volta à mesa de decisoes.Não é possivel que 118.000 pessoas sejam representadas por dois colegas, que logo se juntam aos representantes do patrocinador, neutralizando, dessa forma, qualquer representatividade que cuide de nossos interesses.A nossa inércia está cobrando um alto preço.Vejo, com desânimo, que alguns estados aparecem com dois ou três colegas que irao à manifestação.Esse pessoal está querendo o que...? Temos que estar alertas daqui pra frente.MOBIOLIZAÇAO JÁ///////
vi

Anônimo disse...

PREZADO ARI,
A nossa apatia tem-nos causado varios prejuizos.E um deles é pensarem que somos otarios. Mas até que eles tem certa razao.Como é que fazemos parte de uma entidade que tem 104.000 associados no seu corpo social, notadamente de aposentados e pensionistas e que não levanta uma palha em nosso favor...? DESFILIAÇAO DA ANABB JÁ/////

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Peço licença para registrar o ultimo paragrafo de uma carta de um jovem estudante da Universidade do Vale do Itajaí(SC),ao se recusar a fazer um trabalho sobre Marx,a pedido de um professor seu.Esse decalogo se parece com o que acontece no Brasil?Cada um julgue.
"Para concluir gostaria de citar o decálogo de Lenin:

1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;
2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;
3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;
4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;
5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo
6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o desassossego na população;
7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;
8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
9. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes, nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa;
10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

Obrigado, caro professor, pela compreensão.

Ass.: João Victor Gasparino da Silva (é o nome do estudante.Postei porque ele autorizou que circulasse pela Internet),

Leopoldina Correa disse...

Ari,

Sinto-me imensamente lisonjeada em ter tido a honra de ser convidada por Isa Musa de Noronha para acompanhá-la nesta audiência com o compromisso de documentar em vídeo e divulgar às quinze bandas dos nossos ambientes midiáticos

Ari Zanella disse...

Até as 23h de 04.11.2013

Lista de Presença Novembrada : 238

Vamos que vamos!

Anônimo disse...

COLEGAS: O Rio de Janeiro tem um bom quadro de aposentados e pensionistas, com filhos, netos e até bisnetos de funcionários do BB vamos junta e misturar tudo para fazer bonito no QG da PREVI. Já perdemos muito tempo. Vamos mostrar a nossa cara... ou vcs estão pensando que temos a eternidade para realizar o bom combate contra esses sacripantas que estão a vilipendiar as nossas economias e as nossas vidas? De mamando a caducando neles!!!

Anônimo disse...

Dicas da Previ para nossa sobrevivência:

ECONOMIZAR, ECONOMIZAR, ECONOMIZAR!!!!!!

Anônimo disse...

Para quem não teve a oportunidade de acompanhar, segue o link com o vídeo da 1ª fala da Isa Musa na audiência pública no Senado:

http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=299227&cod_video=298326

ATUAIS DIRIGENTES, QUE TRISTEZA.... disse...

São muitos os comentários elogiosos para o Rischbitter, Calazans e Calliari.
E quanta tristeza em comparar com os atuais dirigentes. De uns tempos para cá o Ximenes, Policaro, Bendine, Sérgio Rosa, O Dan Conrado, na verdade um grande zero à esquerda e outros que nao me ocorre no momento.
Os funcionários, aposentados, o BB e a Previ nao merecem isto.
Agora é a hora. Vamos pra cima do mourisco por que esse Dan e Diretoria " NÃO SÃO DE NADA...".
Vão todos se esconder. Temos que exigir a saída de todos êles.
Estão nos prejudicando demais e se continuarem o estrago será maior.
Luiz

Anônimo disse...

Dicas da Previ para nossa sobrevivência:

ECONOMIZAR, ECONOMIZAR, ECONOMIZAR!!!!!!
e a Diretoria, Gastando, gastando! Essa é boa!!!

Anônimo disse...

PROF. ZANELLA E A PODEROSA ANABB AINDA NÃO DESPERTOU?

Anônimo disse...

Qua força do bem seja dez vezes maior que a força do mal.
Amem.

Anônimo disse...

Colegas, o site da Previ esta indisponível há dias.
Alguem poderia me confirmar?

Anônimo disse...

Professor Ari,

Nessas horas gostaríamos de ter a capacidade de convencimento que teve um LULA para usar os funcis do bb, e assim convencer nossos colegas a comparecer na porta da Previ. Não para enganá-los como fez o outro, mas para alertá-los.

Ainda existem os colegas da ativa que vivem a expectativa de saírem do antro que se tornou o bb para gozarem suas aposentadorias. Talvez os mais novos nem consigam, pois se o Pimentel, Berzoini, Bernardo conseguirem executar com perfeição tudo o que tem projetado para o PB1 não haverá benefícios no futuro.

Esse decálogo do Lênin retrata a essência do que é o pt.

O que o movimento denominado "novembrada" está conseguindo é espantoso no meio de tanto comodismo. O pessoal que trabalha no campo manda para as manifestações em Brasília centenas de ônibus de todos os cantos do país. E nós?

Antigamente muitos não faziam greve com medo de perder o emprego e não ter como sustentar a família. Agora não há risco de emprego só de perder a renda e ainda assim são contra a manifestação.

Queria ter a capacidade de convencimento para depois de assistir com a cara mais deslavada o Rabelo e o Senador do PI dizerem que a renda que terão no futuro será da Previ e da Funcef assim como nós, fazer os colegas entenderem o que estão maquinando fazer com os recursos do PB1.

SOMOS MAIS DE 100 MIL E JOGAREMOS A TAREFA PARA DUZENTOS E POUCOS COLEGAS

Anônimo disse...

Colegas do Rio de Janeiro, convidem amigos, parentes para participrem da novembrada e vamos que vamos. A listagem esta crescendo "!

Ari Zanella disse...

Tem gente que insiste para que eu publique intrigas e ataques a ex-colegas. Ignoro-os posto que o que querem é manterem-se em evidência porque amargo é o ostracismo. Vou repetir o que se lia em algumas empresas, no passado: "Não há vagas, por favor não insista".

Rosália Maria disse...

Anônimo das 11:09, o pessoal do campo foi para BSA de ônibus, fecharam a esplanada dos ministérios, não foram recebidos por Dilma, como queriam, mas por um secretário, entregaram uma pauta de reivindicações. Em outubro uma das reivindicações do grupo foi lançada, a construção de barragens subterrâneas, importante para armazenar água para época de estiagem. Se eles tivesse ficado em casa reclamando teriam conseguido isso? Mas eles foram de ônibus. Aonde os marajás do BB sairiam de ônibus para o RJ? Eu iria sem nenhum problema. Se esse movimento tivesse sido feito em 2010, quando da distribuição do superavit, a história seria outra. Quem puder vá, leve seus filhos, netos, bisnetos, primos, cunhados, vizinhos. Não vou por absoluta falta de dinheiro, minha situação é dramática..Sucesso na novembrada e vamos a vitória!!!!

Anônimo disse...

Não seria o caso de pedir a participação dos funcionários da ativa do PB1 que trabalham no Rio e possam comparecer? Essa briga é deles também...

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


A NOVEMBRADA VAI TRIUNFAR!!! É só nos lembrarmos o que o estadista Winston Churchill disse ao povo inglês "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos". O resultado todos sabemos, foi à Vitória e a Glória.

Anônimo disse...

Pessoal do Rio de Janeiro convoquem os funcionarios da ativa também pois afinal de contas eles também serão prejudicados no futuro. Vamos virar o jogo, ok?

Anônimo disse...

Ilustre Mestre ZANELLA:


Por favor, pois creio ser do interesse de todos nós, caso o Sr. pudesse, solicitaria o especial favor de publicar a mensagem abaixo, que postei hoje no conceituado blog do Dr. MEDEIROS. Muito obrigado.

MEDEIROS:
5 de novembro de 2013 12:46 Anônimo disse...
Ilustríssimo Dr. MEDEIROS:

— URGENTE — — URGENTE —
(Por favor, solicito ampla divulgação, para que demais funcionários fiquem sabedores)

"In memoriam" de Dr. KARLOS RISCHBIETER, que realmente foi um dos grandes no nosso mundo, vou deixar de tecer "merecidos elogios" ao BB e a PREVI.
Hoje, 05.11.2013, passei o "maior vexame" na POUPEX em João Pessoa - (PB), quando, mesmo preenchendo os pré-requisitos, NÃO CONSEGUI RENOVAR O EMPRÉSTIMO SIMPLES, pois apesar de no contracheque figurar MARGEM CONSIGNÁVEL SUFICIENTE, a funcionária atendente da POUPEX, me informou que a PREVI, em MAIS UMA PUNHALADA PELAS COSTAS, em 01.11.2013, TINHA MUDADO OS NORMATIVOS/PARÂMETROS, ISTO É, TERIA DE SER DIMINUÍDO TODOS OS EMPRÉSTIMOS e OUTROS COMPROMISSOS ONEROSOS E A FOLHA DE PAGAMENTO TERIA DE SER ENQUADRADA EM 30% (trinta por cento). Resumindo, sou daqueles que tem consignações no salário de até 74%(setenta e quatro por cento), mas nunca pensei em ingressar no Judiciário ou tive alguma consignação devolvida, em mais de 20 (vinte) anos. Só Deus sabe o que poderá nos advir de agora em diante, pois pelos novos parâmetros, nem COOPERFORTE, POUPEX, ALFACASH, CREDISCOOP e a própria PREVI poderão ser mais renovados. Como não tenho medo mais nem da morte (já tive muitíssimo), quanto mais de represálias da PREVI, nem do BB, ainda mais que não devo mais nada (nem favores), segue abaixo quem sou.

RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB), 05 de novembro de 2013 - matrícula: 8.531.900-7

Anônimo disse...

Um colega bb nao conseguiu renovar a poupex porque estava com consignacoes acima de 30%. Alguem sabe de alguma coisa? Li no Medeiros.

Anônimo disse...

Uma colega pensionista queria renovar um empréstimo na Cooperforte onde aparece no site o limite disponível para ela de R$1415,00 mas não opções de simulação ou contratação, estes itens sumiram do menu dela. Explicação: A mesma, estao agora avaliando o comprometimento financeiro dela com Previ e BB. Entao, parece-me que os sistemas agora estão ligados e fazem uma sondagem no financeiro do participante. Se alguém tiver algum colega na Cooperforte poderia confirmar mais este abuso e desrespeito com aposentados e pensionistas.
A coisa esta ficando muitíssimo feia!!
È, meu bom professor Ari, sei não, mas acho que vamos ter muitas novembradas, dezembradas e janeiradas pelas frente.

Paz e bem

Viana

Anônimo disse...

Prezado Colega Augusto Pereira Silva.

Se a Previ realmente mudou os parâmetros para limitar os descontos em 30% dos nossos vencimentos,ela foi de encontro o que o judiciário tem decidido firmemente em favor dos trabalhadores,dos aposentados e das pensionistas desta imensa nação.

Esta sempre foi a minha maior bandeira,minha maior luta,pois diminuindo os descontos na folha de pagamento,nossa situação melhora e muito.

Outra questão muito importante é que com esta medida a previ força as instituições a renegociar,a criar melhores condições para saldar este passivo,que só aumentou ao longo dos anos,com prestações cada vez maiores.

A própria previ com o prazo curto,fez com que as parcelas do tomador do ES tivesse aumento expressivo no seu valor descontado.

Temos que saber melhor sobre esta situação,mas ao meu ver,se de fato esta medida foi tomada ela veio com a melhor das intenções,pois não da mais para admitir ter descontados 70%,80%,90% do que o aposentado ou a pensionista recebe apenas para saldar com os banqueiros de plantão.

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista

Anônimo disse...

Pessoal se não nos mobilizarmos eles nos massacrarão até a última gota de sangue.

Agora essa exigência da Previ sobre 30% de consignações. E quanto ao TETO? O RIGOR COM OS PODEROSOS SERÁ O MESMO? DEVOLVERÃO TODOS VALORES RECEBIDOS A MAIS?

Dois pesos e duas medidas. Para os necessitados o rigor da lei, mas para os poderosos a farra do boi

Finalizando, eles confiam na máxima que os velhos trambiqueiros não estão com nada. Em plena véspera de novembrada a Previ sai com uma norma dessas? Isso é o mesmo que dizer ELES SÃO UNS OTÁRIOS DESUNIDOS E ESTÃO AMARRADOS, AMORDAÇADOS, PODE APROVEITAR E CONSUMAR O ESTRAGO

Anônimo disse...

Senhores e Senhoras,

Talvez a Novembrada já passou a ter efeitos práticos,pois nossa maior luta é para ter parte dos nossos salários de volta.

Se a Previ tomou esta medida e se tiver como confirma a veracidade destes fatos,a Dr Marcel Barros vai se reeleger sem muito esforço,apenas cumprindo o que a lei é bem clara e o INSS já executa muito bem que é o desconto limitado a 30% dos vencimentos do cidadão.

Se for verdade mesmo e a previ soltar esta nota,por si só a Novembrada já valeria todos os esforços,e certamente a previ estaria desafogando hoje 66 mil família do PB-1 da previ que tem descontos acima do permitido.

Agora é esperar pela noticia oficial,e como a previ nunca foi boa de comunicação,podemos esperar sem euforia.

Anônimo disse...

A COOPERFORTE esta tão esperta que quando vai fazer uma analise pergunta se a pessoa desvinculou o inss da folha da previ,pede agora um extrato da agenda financeira do banco do brasil e também o extrato do benefício do inss.

Com toda certeza os parâmetros mudaram,certa vez falei com a atendente da crediscoop e ela por sua me relatou que dentro da previ há uma ordem de consignações a seguir,Previ é a primeira e a crediscoop era a 5 da fila,isso significa dizer que há previlegiados até mesmo entre as instituições financeiras que desconta na folha de pagamento da previ.

Anônimo disse...

o ÚNICO PROBLEMA DESSA DECISÃO É QUE FOI TOMADA DE FORMA UNILATERAL NÃO PERMITINDO A RENOVAÇÃO.
AGORA SE ELES CANCELAREM IMEDIATAMENTE TODOS OS DÉBITOS NA FOPAG QUE EXTRAPOLEM OS 30% E OBRIGAREM OS CREDORES A RENEGOCIAREM EU CONCORDO. iSSO ALIVIARÁ UM POUCO. sERÁ UM ABSURDO ESPERAR QUITAR A DÍVIDA PARA SÓ ENTÃO FAZER VALER A LEI. aÍ É PROVOCAÇÃO

Anônimo disse...

Colega das 19:41

Essa que é a grande questão?

Se houve esta medida, e ela limitar os descontos em 30%,de forma que no próximo dia 20 os aposentados e pensionistas receberem seus proventos,terá toda a nossa aprovação.

Agora se ela nova regra valer apenas daqui para frente,então de nada adiantará pois os empréstimos são feitos em 60 meses 120 meses e ai novamente a previ terá agredido a todos de forma irremediável.

Esta tem que limitar os descontos não importa de antes ou depois,pelo que soube a pressão vem das ações,aposentado ou pensionista que estão entrando na justiça estão limitando esses descontos.

A previ sabe que usou de ma fé quando liberou a fopag para todos consignar e quando as vagas eram gordas ninguém sentia agora a vaca esta magra e todos estão na busca por seus direitos.

Fernando Lamas disse...

Caro Professor Ari, saudações cordiais.
Boa noite a todos.

Caro colega(18:12), creio que se, efetivamente, a limitação for cumprida/implantada, os credores, certamente, se adaptarão, para não perderem a clientela dos créditos consignados.
Certamente, criarão novas formas de amortização das prestações, não consignadas no contracheque(Débito em c/c, boleto, etc.) e os tomadores continuarão a operar, normalmente, concorda?

De fato, Professor, para a minha realidade, particularmente, um possível anúncio dessa medida, incluindo ES e Carim, resolverá bastante, não totalmente, a minha dificuldade financeira, pois o ES, para mim, é um produto inacessível,
a longuíssimo prazo.

Acredito, pela fé e pela seriedade dos organizadores que a "novembrada" será uma hora brilhante, senão emocionante mesmo e, absolutamente, pacífica.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"Que Deus sacuda para fora de sua própria casa aquele que não mantiver a sua palavra. Será sacudido e despojado. Amém!"
Neemias 5,13.



Anônimo disse...

Não da para entender,veja abaixo mensagem enviada pela Poupex.

Renovação do Empréstimo Simples pode ser antecipada
31/10/2013 - 17:27
Renovação do Empréstimo Simples pode ser antecipada
FHE supera concorrência ao oferecer taxas de juros menores
De 1º a 29 de novembro de 2013, a Fundação Habitacional do Exército (FHE) realizará uma promoção do Empréstimo Simples destinada a militares ativos e inativos, pensionistas e servidores civis das Forças Armadas, beneficiários da Previ, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF e conveniados. Durante o período, esse público poderá antecipar a renovação do contrato, ou seja, quem já havia solicitado o crédito poderá pleitear novos recursos, tendo pago pelo menos 2 ou 3 prestações consignadas do empréstimo vigente, conforme as condições contratuais do produto.

Em comparação ao mercado, as taxas de juros da FHE são inferiores. Para os participantes do FAM, elas variam de 1,25% a 1,45% ao mês, conforme o prazo, enquanto que em outras instituições, o percentual chega a 2,18% ao mês. O comparativo pode ser conferido na página eletrônica do Centro de Pagamento do Exército (CPEx): wwwcpex.eb.mil.br.

Os interessados devem procurar um Ponto de Atendimento da FHE e apresentar o documento de identidade e o último contracheque. A liberação está sujeita a análise e a aprovação. Também é possível fazer uma simulação do empréstimo, por meio de cadastro no Autoatendimento web.
Atenção! A FHE alerta os clientes para as tentativas de fraude por parte de terceiros e reitera que:
- não mantém contato telefônico com seus clientes para a renovação de empréstimos;
- não trabalha com representantes ou conveniados;
- não autoriza terceiros a intermediar ou a comercializar seus produtos ou serviços; e
- oferece os produtos e serviços, exclusivamente, por intermédio de seus Pontos de Atendimento ou da Central de Teleatendimento ao Cliente, no telefone 0800 61 3040.
Consulte os endereços e os telefones dos Pontos de Atendimento da FHE no site www.fhe.org.br.

Anônimo disse...

Digníssimo Professor Ari Zanella:


GENTE!!! PELO AMOR DE DEUS E AGORA COMO FICA O ES? SOCORRO!!! HELP!!! ALGUÉM ME SALVE!!! TENHO CONSIGNAÇÕES QUE REMONTAM A 60% DO MEU SALÁRIO. COMO VOU ROLAR MINHA DÍVIDA?

Anônimo disse...

Limitando em 30% os débitos em folha a previ estará atendendo aos reclamos de muitos. Inclusive manifestações - além dos blogs - em ações judiciais.
Não se pode reclamar.

Antonio Carvalho disse...

Prezado Professor Ari

Conforme Já divulguei, a exemplo de 2012,quando a situação era pior, acredito que o BET vai continuar até 2014. O incrível é o Diretor que prometeu em campanha incorporar o BET, antecipar sua extinção. Analisando os dois momentos, pergunta-se: Incompetencia ou má fé?
Já divulguei que para continuar o BET até 2014, além de outros atos de gestão e de vontade é necessário que:
- O patrimônio da PREVI apresente rentabilidade acumulada no quarto trimestre de no mínimo 2,5%para cobrir cerca de R$ 4 bilhões de desembolso (R$ 1,6 bilhões para cobrir reservas de contingencia e R$ 2,4 bilhões para pagamento de benefícios), posição em setembro. No primeiro semestre a rentabilidade foi de 1,4%. No terceiro trimestre foi de 4,1%. Em setembro foi de 1,7%.
- As participações na VALE e na Neoenegia sejam avaliados no mínimo pelos valores de 2012. Estes ativos independem da bolsa. São avaliados pelo valor econômico. A PREVI tem sido historicamente conservadora.
Circularam comentários de que a PREVI faz terrorismos, para depois valorizar. Não duvido!
É importante o acompanhamento e mobilização de todos para que a PREVI cumpra o que nos prometeu, ou seja, pagar o BET até 2014. Para tanto, os recursos estão provionados em fundos previdenciais.
Por oportuno, entendo ser importante a participação de todos no ABAIXO ASSINADO que estou coordenando, em apoio ao PDS 275/2012, que objetiva cancelar art. abusivos da Resolução 26/2008, responsável por todas nossas angústias. Tivesse sido cumprida a LEI, em 2010 teríamos tido reajuste em torno de 15%. Vamos lutar por nossos direitos. Vamos combater os abusos!
Participe do ABAIXO ASSINADO clicando no LINK abaixo:
https://secure.avaaz.org/po/petition/APROVACAO_DO_PDS_2752012_EM_DEFESA_DOS_FUNDOS_DE_PENSAO/?Day2Share.
Divulgue. Solicite apoio de colegas e amigos.
Abraço,
Carvalho"


Anônimo disse...

Caro e Ilustre Professor Ari Zanella,

Sabemos que no passado tentou uma aproximação leal com o Marcel Barros,tem os canais para chegar até a ele e saber se esta informação é procedente sobre a limitação dos 30% em folha de pagamento.

Em caso a afirmação for positiva se seria retroativa ou se valeria apenas para as próximas consignações.

Com esse dado em mãos nós participantes já vamos garantir uma grande vitória a metade do PB-1 que esta realmente em situação deplorável de extrema miséria,falidos mesmo sem condições de dar dignidade a suas famílias,compras de medicamentos e utensílios de primeira necessidade como ir a Cassi fazer exames para não onerar ainda mais a folha de pagamento.

Sei que não deseja mais contato com o Dr Marcel Barros,mas desta vez seria bom saber dele que é chefe da pasta de seguridade na Previ teve mesmo esta norma estabelecida e para quando começa a vigorar.

Anônimo disse...

Mas onde vcs viram essa noticia? 30% na folha de pagamento? Não recebi nada que me confirmassem.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Não custa nada reiterar o que já foi dito aqui. Concordo que Dª Isa foi firme, demonstrando conhecimento pleno da matéria. Os futuros desdobramentos nos permitirão acrescentar, ou não, que o seu pronunciamento foi convincente no Senado Federal. Mas o que saltou aos olhos de todos foi a ausência, injustificada, do presidente do maior fundo de pensão da América Latina. Nenhum representante da diretoria esteve presente ao evento. Quando uma Casa do povo, como é o Senado, resolve debater um assunto dessa magnitude era obrigatória a participação de pelo menos um membro do quadro diretivo da Previ para falar em nome da entidade. Chega-se a uma triste conclusão sobre isso, qual seja, eles (da diretoria) estão se lixando para a dignidade humana dos quase 120.000 participantes & assistidos do “PB-1”.

Anônimo disse...

Fundações têm prazo maior para resolver déficit

Data: 06/11/2013
Veículo: VALOR ECONÔMICO -SP
Editoria: FINANÇAS
Jornalista(s): Por Thais Folego
Página: C13
Assunto principal: PREVIDENCIA

O governo aprovou mudança nas regras dos fundos de pensão para que essas instituições tenham mais prazo para resolver situações de déficit, uma demanda do setor que se tornou urgente em um ano em que a maioria das fundações não está conseguindo atingir suas metas de rentabilidade.

Segundo os últimos dados da Previc, órgão regulador do setor, em junho, os fundos de pensão que estão no negativo acumulavam um déficit de R$ 22,3 bilhões, 146% maior que no fechamento de 2012. O patrimônio do setor soma R$ 662,3 bilhões.

O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que tem a competência para formular e mudar a regulamentação dos fundos de pensão e que reúne representantes do governo federal, dos fundos de pensão, dos patrocinadores e dos participantes dos planos, reuniu-se na segunda-feira e aprovou que o prazo para o equacionamento de déficits, atualmente de um ano, seja aumentado para até três anos.

O texto aprovado deve ser publicado no começo da semana que vem e entra em vigor na data de sua publicação. Ou seja, já vale para fundos de pensão cujos planos tenham resultado deficitário ao fim de 2013.

O conselho decidiu que planos que tenham déficit igual ou inferior a 10% de seu patrimônio por três anos consecutivos devem apresentar um plano de resolução do passivo no ano subsequente. Ou seja, a fundação tem até três anos para tentar resolvê-lo depois que apurar o resultado negativo. Se o déficit for superior a 10%, ele tem que ser resolvido no exercício do ano seguinte, sem mudanças com relação à norma vigente.

Esses termos só valem caso o plano tenha caixa para pagar os benefícios no período, como já é previsto nas regras atuais.

A Abrapp, associação que reúne os fundos de pensão e tem um representante no CNPC, não tinha um porta-voz disponível para comentar a decisão. O Valor apurou que o setor julgou a medida "tímida" diante da proposta apresentada pelos fundos de pensão ao governo em meados do ano.

O setor propunha um sistema escalonado: prazo de até cinco anos para déficits de até 10%, até três anos para resultado negativo entre 10% e 20%, e um ano para déficits com valor acima de 20% do patrimônio.

Para Antonio Fernando Gazzoni, presidente da Gama Consultores Associados, que assessorou a Abrapp no processo, a grande vantagem do novo texto é deixar claro que os prazos delimitados pela regulamentação são para a aprovação de um plano de ação para resolver o déficit, e não para efetivamente saldá-lo. Segundo ele, uma vez traçado e aprovado o plano de ação, a fundação tem vários anos para financiar o déficit de acordo com o perfil do plano de benefícios e dos participantes.

Anônimo disse...

Ficará muito pior se daqui para frente ficarmos limitados aos 30%, porque os emprestimos contratados não podem ser mudaddos com regras posteriores as suas contratações, o que a Previ vai fazer é tirar da folha o que passar de desconto acima dos 30%, o o aposentado que se vire com o credor.
Só vai piorar e muito, como voces podem acreditar que a Previ vai forçar algum credor nosso a se enquadrar na nossa folha de pagamento, o convenio que eles tem é simplesmente débito em conta, o que tomamos emprestado não é da conta da Previ.
Agora ficaremos sem condições de renovar nada, e a grande maioria vive de emprestimos.

Anônimo disse...

Além das decisões judiciais, todas impondo o limite de 30% da renda para débitos consignados com base na lei 10820, a reforma do Código de Defesa do Consumidor está em fase final e inclui essa norma.A Previ já deve estar se preparando para ter que cumprir a lei observando o limite de 30% que inclui todos os débitos tanto os que transitam na Fopag como os débitos em conta.Com certeza terão que ampliar os prazos.Haverá um corte nos empréstimos mas em compensação teremos uma grande redução dos débitos mensais que chegam a 60% da renda em alguns casos tanto que grande parte nem tem margem para novos empréstimos.Na minha opinião a maioria será beneficiada.

Anônimo disse...

Colegas renovei hoje o emprestimo 60 da cooperforte sem problemas,a parcela compromete bem mais de 30% da minha Folha de Pagamento.
Acredito que a medida não pode ser tomada assim sem prévia informação aos associados, iria prejudicar muita gente que precisa da renovação para o final de ano e ficarão no desespero, sem poder renovar os emprestimos.

Anônimo disse...

A Previ devera retirar as consignacoes e manter so o ES.E a logica...

Anônimo disse...

Estamos todos esperando os novos limites do ES que devem sair agora em novembro, se implantarem os 30%, ninguém que realmente necessita poderá renovar, mesmo tendo margem, porque comprometerá mais de 30% dos recebimentos.Acho que é castigo da Previ, já por conta da novembrada.
O que queremos é outra coisa, é negociar com os credores que debitam em folha parcelas que comprometem nossa sobrevivencia, mas na atual situação cortarem todos os nossos creditos vai ser um caos.

Anônimo disse...

Essa lei de comprometimento de 30% é recente? Pq então só será observada agora? Muitos estão endividados pq a Previ descumpriu a lei. Aliás, parece que os SUPER SALÁRIOS acima do teto também não serão impedidos. Os pobres executivos detentores de informações confidencias não podem ser tocados. Diminuir o salário de 80 mil para 40 afetará muito a vida dos coitadinhos

Anônimo disse...

Olha, meu bom professor Ari, já tem pensionista empurrando carrinho de cachorro-quente junto com uma prima para poder completar as contas de mês, e a Previ e "afins" cada vez mais apertam o cerco, eu realmente não sei onde vamos parar. Não querem melhorar os proventos, nem o ES dignamente e ainda querem antecipar o fim do BET, francamente acho que estão em igualdade com os terroristas, parece um tanto exagero estas minhas palavras, mas vamos analisar detalhadamente durante estes últimos anos o que verdadeiramente fizeram de BOM para melhorar a nossa vida e de nossas famílias.
O BET não foi, porque ao invés de nos pagarem como deveriam, nos roubaram e deram o restante a conta gotas.
E o ES complicaram tudo e sem dar um limite e prazo que alivie nossos anseios.
Nem preciso dizer mais nada.

Paz e bem

Viana

Anônimo disse...

Colega,
A questão do ES resume-se em que a Previ ferra e o bb empresta a juros escorchantes, tudo combinado.
Fui!

Jflavio disse...

Emprestimos simples alerado. Site da Previ. Sem surpresas.

Anônimo disse...

Acabam de ser divulgados os novos parâmetros para o ES. Vejam no site da Previ.

Será que vamos ter que cumprir a carência de 6 meses para renovação ?

Muita paz !

Francisco Rodrigues

Cristina pensionista disse...

Sr Prof.

Acabei de saber que o emprestimo simples vai ser aumentado para 130.000,00. Ainda hoje vai aparecer no site da Previ.

Anônimo disse...

Limitando em 30% os débitos em folha, passamos a receber por boleto ou carnês as parcelas da Cooperforte, alfa cash, satelite, crediscoop, poupex e outros, não muda nada para quem tem dívidas, temos que ter cuidado com nossos reclamos, caso contrário vira outro ES170, que só prejudicou à todos.

Anônimo disse...

SAIU O ES

Nada de melhor, mísero realinhamento de 10 mil, teto de 120 mil para 130 mil, sem alteração do prazo, que seria o mais importante, mais não foi dilatado.

Anônimo disse...

Digníssimo Professor Ari Zanella:



Saiu o ES no "site" da PREVI. De R$ 120.000,00 para R$ 130.000,00.

Anônimo disse...

" A taxa do Fundo de Quitação por Morte (FQM) será alterada para a faixa etária a partir de 70 anos e passará de 2,5% a.a. para 2,8% a.a., tendo em vista que nos últimos meses, o consumo do FQM foi superior à sua arrecadação, indicando uma tendência de crescimento na utilização de recursos do Fundo. As taxas das demais faixas etárias ficam inalteradas."
(Copiado do site da Previ - Empréstimos Simples tem novos parâmetros).

Se o consumo do FQM está sendo maior que a arrecadação, é porque o número de assistidos do PB1 está diminuindo bastante, para a alegria do governo e do patrocinador. Diminundo o nº de assistidos, diminuem os gastos da Previ e sobra mais dinheiro. Por que, então, não melhoram o índice de reajuste dos aposentados e pensionistas?

Anônimo disse...

Meu bom professor Ari, novamente o ES sem novidades, muitos nem poderão renovar, esta é a chapa que faria alguma diferença?
Não vão também deixar saudades!!
Nos últimos anos a Previ realmente virou madrasta ou carrasca, eu não a vejo como representante dos aposentados e pensionistas, parece uma instituição que ate quer nos crucificar, com o perdão da palavra.
Eu tenho certeza que virao muitas manifestações na porta de sua sede no Rio.
A situação so tende a se agravar.
É uma vergonha o que fazem !!

Viana

Anônimo disse...

Será que poderemos renovar o ES amanhã, independente do número de parcelas já pagas ?

A Previ não esclarece isso.


Anônimo disse...

Notícia importante no site da Anapar.

http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=26131

Abraços

Rui

Anônimo disse...

NAO SE PREOCUPEM HOJE EU GANHO OS 75 MILHOES.



J.J

Anônimo disse...

Os eleitos PROMETERAM, PROMETERAM, PROMETERAM.....assumiram seus cobiçados postos e sumiram. Será que podemos considerar isso um ESTELIONATO ELEITORAL, já que não cumpriram suas promessas de campanha?

IMPEACHMENT JÁ! Aliás, a partir do dia 25.

Pensionista disse...

Prof, a Previ esta acabando com os aposentados e principalmente com as pensionista. Não poderei renovar meu ES , pois aparece 707, 00 negativos. Quero meus 100% de pensionista a qual tenho direito por lei . Já paguei 11 prestações de 1700,00 será que ainda vão judiar mais ainda? Promessas feitas e não cumpridas!!! Vamos para a porta da PREVI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Chega de sermos roubados......

Anônimo disse...

E O PRAZO, ELES VÃO ESTICAR?

Anônimo disse...

Ao J.J (13:02),


Se vc ganhar os 75 milhões, os gerentes e superintendentes regionais e estaduais do banco se tornarão seus grandes amigos e terá que aturá-los na Costa do Sauípe, nas Ilhas do Caribe e nos luxuosos, mas muito lentos, transatlânticos. No início é meio chato tudo isso, mas depois acostuma. E nós, caso vc ganhe, perderemos um aliado na luta pela sobrevivência. Tomara que você aposte nas bolinhas mais pesadas.

Anônimo disse...

IMPEACHMENT JÁ! Aliás, a partir do dia 25.

paraguassu disse...

Dan Conrado passara' para a história da PREVI como nosso maior carrasco (cogita acabar com o BET, o retorno das contribuições, se esconde e concordou com essa merreca de realinhamento do ES).
NOVEMBRADA nele (que vai se esconder ) mas sairá respingado.

Anônimo disse...

Caro Ari,
Apesar de ser católico, resolvi apelar para o umbandismo.
Peguei foto, curriculum,notícias e tudo mais sobre o FANTOCHE Marcel e banhei em cachaça, dendê, etcc. e coloquei dentro de UM SAPO gigante e pedi para ele sofrer igual aos velhinhos da PREVI e pro seu "bilau" parar de funcionar.
Daqui a alguns dias vou preparar, numa segunda etapa, um boneco de pano do FANTOCHE PELEGO Marcel, vou levar para o Centro espírita e depois "carregado"vou ficar espetando ele todos os dias nos pontos vitais, até que ele nos atenda ou renuncie.
Chega!!!!!!

Anônimo disse...

Está bem claro nas informações da Previ que poderá ser feito novo empréstimo, independentemente das parcelas já pagas.Isto está bem claro no primeiro parágrafo (colegas que possuem empréstimos estão liberados da carência para fazer o novo empréstimo.No novo empréstimo será obedecido o critério de 6 parcelas pagas.
--Um colega falou sobre o site da Previ indisponível: Quando abrir o site da Previ (antes de colocar matricula e senha), escolha uma opção no autoatendimento (ex-emprestimo simples)..vai abrir uma página apenas para matricula e senha..coloque e abrirá normalmente,

Anônimo disse...

Colegas,

Votem neles da próxima vez e serão reduzidos a pó.
Defendam esses diretores e serão
massacrados justamente na idade que se precisa de consideração e ajuda.

Anônimo disse...

JJ

SE EU GANHASSE OS 75 MILHÕES APLICARIA NO BB NA CONDIÇÃO DE VOLTAR A ATIVA SENDO CAIEX SÓ PRA TER DIREITO AO VALE REFEIÇÃO

Anônimo disse...


Para quem está iludido com o prêmio de 75 milhões, acesse o link abaixo, sobre a CPI das loterias:
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=14841

Lamento, chegou tarde. Perdeu seu dinheirinho!

Anônimo disse...

CARO ANONIMO06/11/13 14:40isso pega e pega feio mesmo. já vi pessoas sofrerem esse tipo de macumba e perderem tudo na vida rapidinho

Anônimo disse...

Gostei da ideia, anônimo de 14:40.
Copiarei.....

Anônimo disse...

Colega de 15:53, não abre nada, não aparece o campo da matricula nem senha.Fica tudo branco com mensagem de site indisponível -manutenção emergencial - desculpe o transtorno.
A Previ garante que esta tudo ok, a Positivo diz não ter nada de errado e liguei também para o McAfee(anti vírus) e nada consegui.
Entro pela barra com o site, entro pelo Google e nada.
LAMENTAVEL!!!!!

Anônimo disse...

Onde está essa notícia que diz limitar a 30 por cento a Fopag da Previ?. No site não ví nada.

Anônimo disse...

Nem eu vi nadainha