domingo, 30 de junho de 2013

DEZ ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO

     Uma lista de dez estratégias de manipulação dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.

01 - A estratégia da distração

Indispensável para impedir o público interessar-se pelos conhecimentos essenciais, nas áreas de: ciência, economia, psicologia, neurobiologia e da cibernética.
Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real. Fazer o público não ter tempo para pensar.
( exemplos brasileiros: futebol, novelas, fórmula 1, programa Sílvio Santos, etc.)

02 - Criar problemas para depois oferecer soluções

Cria-se uma situação prevista para causar certa reação no público, a fim de que seja o suplicante das medidas que se deseja implementar.
( exemplo na Previ/BB: distribuição do superávit em 2010.)

03 - A estratégia da gradualidade

Para fazer com que se aceite uma medida inadmissível, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo alargado. Assim, são aceitas sem provocar revoltas.
( caso da Resolução 26 e da Resolução 11 -retirada de patrocínio)

04 - A estratégia de adiar

Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é de adiá-la. É obter o consentimento no presente para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um compromisso futuro do que um sacrifício imediato.
( o projeto trem bala, menina do olhos de Dilma, não foi abandonado.)

05 - Dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade.

Discurso dirigido ao público como se o espectador fosse uma criança ou deficiente mental. Quanto mais se tenta enganar, mais se tende a adotar um tom infantil. Por quê?
( exemplo: conteúdo no site da Previ )

06 - Utilizar o aspecto emocional muito mais que a reflexão:

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional e neutralizar o sentido crítico dos indivíduos.

07 - Manter o povo na ignorância e na mediocridade.

"A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância entre estas e as classes altas permaneça inalterada no tempo e seja impossível alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos."

08 - Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.

Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo pelo intelectual, o exagero ao culto do corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.
( tudo aplicado sob medida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva )

09 - Reforçar o sentimento de culpa das pessoas.

Fazer crer ao indivíduo que ele é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparação ou de esforço. Com isso, sem reação, não há revolução.
( felizmente este não é o espírito das passeatas de protestos na ruas brasileiras.)

10 - Conhecer os indivíduos melhor do que eles próprios se conhecem.

Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes.
O SISTEMA conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele próprio se conhece.

Texto : Noam Chomsky - Visões Alternativas

Tradução : José Mauro Rodrigues

Leiam no link abaixo, a oportuna manifestação do Pedro Carlos de Mello sobre o Teto Previ:

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=635

39 comentários:

Anônimo disse...

Unknown deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O MAL QUE NOS AFLIGE":

Permitam os colegas remeter suas atenções para o artigo "Previ - Teto para Estatutários", de autoria do ex-Contador Geral do Banco do Brasil, ilustre colega aposentado Pedro Carlos de Mello:

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=635

É, no meu humilde entendimento, de uma clareza e lucidez à toda prova.

Luiz Faraco

Anônimo disse...

Há dezenas de anos que aposentados da previ vem, DE FORMA PACÍFICA, reivindicando seus direitos, sem, no entanto, obterem qualquer resposta positiva em seu favor.

Não estaria na hora, pois, de adotar outros procedimentos reivindicatórios?

Só burro não percebeu, até hoje, que o governo só está dando atenção a essas manifestações por causa do quebra-quebra.

Aliás, é graças a esses manifestantes exaltados que o movimento chegou aos ouvidos do governo e arrancar dele providências imediatas.

Alguém saberia fabricar um coqueel molotov?

Anônimo disse...

Bom texto, o que me fez lembrar a noticia que corre na internet sobre a sonegação fiscal, atraves de empresa criada em paraiso fiscal, praticada pela Globo, em 1996 , para adquirir os direitos de transmissao da Copa 2002. O golpe não passou pela Receita e a Globo vai ter que pagar a bagatela de R$ 615 milhoes, valor de 2006. É dinheiro que não cabe na cueca de petista algum. Quem sabe num avião cargueiro....Mas, isso serve pra nos alertar que a corrupção também invade e invadiu os meios de comunicação e que não podemos confiar nesses senhores. Antes já tivemos o caso da Veja/Cachoeira e agora mais essa bomba. A Globo há anos e anos vem transmitindo o Campeonato Brasileiro, negociando com os corrutos da CBF, imagino em troca de quê. Uma vergonha.

Anônimo disse...

coitados dos aposentados e pencionistaj ja é hora de movimentos mais fortes em favor desses velhinhos muitos desses nem tem acesso a internet

Anônimo disse...

PARABENS A NOSSA SELEÇÃO

Anônimo disse...

..esse post, o blog do Ed com "desvio de rota", estamos otimos!!!!!!!!!!!Ainda vamos achar a soluçao, vamos aprender como derrubar resoluçoes, ou coisa q o valha elaboradas por bandidos!

Anônimo disse...

Refiro-me a determinado personagem, sempre em busca de notoriedade. Agredindo verbalmente, fomentando a discórdia e posteriormente peidando (*), fugindo e se escondendo com medo de encarar olho no olho os que agride e julga como desafetos. Pois é, de há muito que se ouve dizer que o papel aceita qualquer coisa. Até mesmo o fato de essa figura afirmar que tem comparecido a algumas passeatas. “Quem não te conhece que te compre”. Mente que nem sente.
(*) – vide www.dicionarioinformal.com.br/peidar/

Anônimo disse...

Os jovens poderiam lutar também pelos velhos, pois o sistema faz o povo acreditar que os velhos é quem quebram a previdência!
Os velhos têm medo por causa de sua fragilidade e o governo se aproveita disso.

Anônimo disse...

Colega 18:35h-30/06
A Rede Globo saqueou o Brasil e ninguem fica indignado com isso. Onde estão os defensores da moral e da ética agora? Não são só politicos que são corruptos. E os corruptores seguirão leves e soltos, como o Daniel Dantas, por exermplo, ou o Cacciola, todos com amigos lá na mais alta corte do pais. E não é porque tem bons advogados, não, mas sim porque tem o milho que a galinha gosta. Basta botar na mão e chamar - ti ti tiiii, que ela vem balançando numa perna e outra .

Anônimo disse...

VAMOS MARCAR A DATA PARA O PROTESTO NA PORTA DA PREVI?

Anônimo disse...

Fazia tempo que não lavava a alma como cidadão e futebolisticamente. Parabéns seleção e Povo Brasileiro, acima de tudo. O Povo Brasileiro tá dando um show, segurando a onda e o Hino Nacional no peito. Brava Gente, agora sim, tá fazendo sentido sentir orgulho de Ser Brasileiro. Agora pra tirar um dez, como dizia aquele célebre humorista, só falta botar os mensaleiros no seu devido lugar e todos sabem qual é.

Anônimo disse...

Coquetel molotov..... Inacreditável ver gente de bem propondo isso. Felizmente os únicos coquetéis que bancário faz é de frutas às vezes com um pouco de vodka...

Anônimo disse...

Estamos vendo as soluções que os políticos têm nos oferecido.
Leis e mais leis, o que não custa nada, é só colocar no papel.
Cumpri-las depois é outro assunto, fato que conhecemos de outros carnavais.
Não precisamos de mais leis, isso aí nós temos de sobra. Bastaria colocar em prática metade das que temos, e aí boa parte dos problemas não existiriam.
Existem as leis que são para valer e as leis que são para inglês ver, ou seja, aquelas que existem para mostrar ao mundo civilizado que somos uma democracia, que temos um ordenamento jurídico.
As que valem são aquelas que interessam ao sistema, como o imposto de renda e outros impostos, para financiar a máquina gigantesca.
Aquelas que limitam as regalias da corriola são constantemente burladas sob muitas alegações, como o direito adquirido frente ao patrimônio público.
Queremos ver mesmo é eles mexerem no próprio bolso, cortarem na própria carne.
Isso aí é bem mais difícil do que fazer plebiscitos e leis.

Herberto

Anônimo disse...

Depois de ler o "estudo" do Pedro de Mello, repito o que já vinha pedindo:AUDITORIA EXTERNA JÁ via judicial.
A propósito quem eram os diretores-indicados e eleitos- e conselheiros à época? Estão ainda "dirigindo" ou "aconselhando"? Estão "blogando"? Só se resolverão esses desmandos (p.ex.defesa de teto de R$40 mil) quando recuperarmos a nossa PREVI ou quando limparmos os falsos representantes dos participantes e assistidos. O que sabemos ainda é pouco.

júnior machado disse...

Passoal e só vcs combinarem com o Prof Ari uma data e fazerem uma visita manifestante a Previ,no Rio de Janeiro aprveitem a onda das manifestações pois a midia esta de olho em que se a manifesto e vcs ,vão acabando no esquecimento e a hora de agir e não da mais para esperar esta nas suas mãos o seus destinos de realiamento salarial,100%pensionista entre outras coisas,não esperem esta onde de manifesto acabar pois só serão vcs sozinho sem apoio da midia abraços a todos leitores deste blog

Anônimo disse...

O que está acontecendo neste país exige uma cuidadosa interpretação. Chama a atenção que o Sr. Lula esteja sendo meio que poupado de maiores críticas e protestos, ele que é responsável direto pela copa no país, pelo novo estádio do "Curíntia"(quanto dinheiro público está lá?). No entanto pesquisas feitas o dão como eleito talvez até no 1º turno em 2014. Quem será que está por trás destas manifestações? É o povo sendo usado como massa de manobra por interesses d'onde? de quem?

júnior machado disse...

Façam caravanas saindo de suas Cidades acredito,que não deve sair cara,mas vale apena pela calsa pensem bem vcs já foram muitos roubados e perseguidos,nesta nova gestão nem conseguem mas margem para usar ES 170 vcs acham que isso não e descriminação,vão a luta tomar o que foi arancado de suas maos

Anônimo disse...

Quando o presidente Dan Conrado disse na apresentação dos resultados de 2012 q os ativos da Previ suportava uma bolsa de 30 mil pontos, dava a entender q a segurança de nossa aposentadoria era notória. Hoje a bolsa está em 46 mil pontos com tendência de queda e já há analistas falando em suporte de 29 a 35 mil pontos. Dificil de acontecer é verdade, mas não improvávél. Ou seja, deveras preocupante... O momento é de protestos na busca de reverter o q nos tiraram através da Resolução 26 e outras medidas. A presidente está acuada devido à queda de popularidade e a ameaça de retorno do Lula. O momento é agora, o dia é hoje. Se a ação não vier, depois não adianta chorar. Celio Vilela

Pensionista disse...

Quero meus 100% de Pensionista que tenho direito, Previ.
Vamos as ruas sim, nada de ficarmos parados, Junior.

Anônimo disse...


As conversas no alto escalão da Previ é que velho é incapaz de manifestação. Lá a tranquilidade não podia ser maior.

Por essas e outras não entendo gente defendendo a não ida as ruas

Ari Zanella disse...

InfPREVI 403 - 28/06/2013 - PREVI organiza Workshop de conselheiros fiscais

Anônimo disse...

WORKSHOP serve apenas para confraternizar, almoçar, aperitivar e orientar os conselheiros no sentido de não nos pouparem e nem nos dar ouvidos.

SERÁ O "WORK-CHOPP" ORIENTADO NO SETIDO DE PREJUDICAR OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PLANO 1.

Anônimo disse...

Não são os conselheiros fiscais de empresas nas quais a Previ tem participação?
Não tem nada a ver com o CONSELHO FISCAL da Previ, ou tem ?
Pelos menos esses não tem como nos prejudicar.
Falando em conselhos, quem estava lá em 2008?MCT(movimento dos com teto).

Anônimo disse...

Será que o Conselho Fiscal da PREVI pode aplicar o que foi "ensinado" no WorkShop aos conselheiros de empresas.Independencia , pois foram eleitos pelos "acionistas"(participantes e assistidos).

Anônimo disse...

Como vai ficar a posição da fria ANABB nesta manifestação?

Anônimo disse...

NEUTRA.

Anônimo disse...

Temos que protestar contra qualquer coisa que esteja contra nós, inclusive ANABB. Ou estão do nosso lado ou estão CONTRA

CHEGA DE FINGIMENTO, DE FAZ DE CONTA

Anônimo disse...

SENHORAS PENSIONISTAS:

ORGANIZEM O PROTESTO NA PORTA DA PREVI. VOCÊS SÃO AS MAIS INJUSTIÇADAS

SEM MANIFESTAÇÃO NÃO HAVERÁ MUDANÇAS

Anônimo disse...

Prof° Ari,

O Dr. Medeiros avisou que participará mas não coordenará o protesto na Previ. Necessitamos de alguém com capacidade de aglutinação. A Dona Isa, que seria a meu ver a pessoa ideal é contra a manifestação. As outras duas grandes lideranças são: A Cecília e Ari Zanella

Anônimo disse...

Soube pelo Facebook que a senhora Isa Musa participou das manifestações na Capital mineira e saiu ferida por tiro de bala de borracha. Não creio que vá se meter em outra confusão tao cedo

Ari Zanella disse...

Caros(as) Amigos(as),

O ideal seria alguém do Rio organizar. Como exemplo, a própria Cecília ou quem de lá se dispuser. Tem que ser uma manifestação organizada, com camisetas pretas ou brancas que tenham uma letra bem grande na frente e nas costas. Para de lado a lado formar frases de efeito.
Se alguém do Rio quiser, lá vou eu colaborar. Digam-me o dia e o horário e estarei lá.

Anônimo disse...

Colegas do Rio,

Já temos confirmação de presença do Prof° Ari e do Dr. Medeiros em manifestação a ser organizada na porta da Previ. Necessitamos de alguém da Cidade Maravilhosa que se disponha a coordenar o evento. O tempo é nosso inimigo, pois pressionado o governo abrirá as torneiras de dinheiro, quer seja, nosso dinheiro da Previ.

Anônimo disse...

Continuo com a minha opinião, vamos manifestar na porta da PREVI, gritar muito, e não vejo outra forma de sensibilizar os caras.

Tô a 250km do Rio, vou lá nem que seja pedindo um dinheirinho emprestado.

Se tivesse grana sobrando na minha conta, me ofereceria prá ir com antecipação de alguns dias para ajudar na preparação, mas a conta tá negativa até o centavo final do limite.

Mas, se marcar, vou nem que seja a pé.

Colegas, é na porta da PREVI que temos que gritar, pacíficos e ordeiros, mas firmes, determinados e bem barulhentos.
Lydio

Anônimo disse...

Ari ,você pode me informar sobre as últimas anotações em imp de renda s.férias,13o.terceiros-consultaprocessual w2,assim:" em 28.6.13=processo em mesa para julgamento;em 1.7.13(hoje)=A turma,à unanimidade,negou provimentos aos embargos de declaração".Pergunto:eu fui fu..fu..fulminado ou o processo continua?edmílson em januária mg.

Ari Zanella disse...

Caro Edmilson,

Os embargos foram interpostos pela Fazenda (s.m.j.), sendo assim o processo agora vai para a liquidação final.

Anônimo disse...

Creio que a manifestaçåo na porta da Previ deveria ser o mais rapido possivel. Elas ja nao tem tantos adeptos como antes, e a populaçåo ja nao esta mais tao interessada nesse caos.
Se realmente for acontecer, os colegas do rio poderiam colaborar com aqueles que moram em outros estados, fazendo o traslado aeroporto/Previ/Aeroporto.Isto faria toda a diferença.

WILSON LUIZ disse...

Muitos escrevem que deveríamos fazer uma manifestação em frente à PREVI.
Infelizmente, creio que, agora, é pouco ir protestar na porta da PREVI. Talvez seja necessária a invasão(pacífica) da sede, para postarmos uma guarda à frente do cofre de nosso fundo de pensão. Devido ao pavor de perder o poder que se apossou das hostes petistas,e como eles não têm escrúpulos, começarão a buscar dinheiro onde houver, para mais medidas eleitoreiras, que rendam votos.


Anônimo disse...

Quero melhorias no ES(menos juros, maior prazo,sem roubalheira),incorporação do BET já e melhorias nos benefícios.
Estarei na porta da Previ, e so marcar o dia.
Ana Rosa

Anônimo disse...

"Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo pelo intelectual, o exagero ao culto do corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal".

Sob medida aos ditames impunes da Rede Globo de Televisão - vide Programas Big Brother Brasil da vida.