sexta-feira, 14 de junho de 2013

BALANÇO DE BALNEÁRIO

     A reunião de Balneário Camboriú não trouxe novidades, apresentando o mesmo enredo já sabido de todos. Valeu mais pela participação do Antonio José Carvalho, o mais novo morador da cidade anfitriã e pela desenvoltura combativa de Rauli Matioda, da cidade de Curitiba-PR.
     De início fomos presenteados com um texto de mensagem enviada à Anabb pelo diretor Paulo Assunção de Sousa, pedindo que aquela entidade corrigisse a informação divulgada em seu site sobre a questão do teto na Previ, a meu ver bem rebatida pela Isa Musa neste link:

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=619

     Os trabalhos foram abertos pela conselheira Célia Larichia, que falou dos assuntos que seriam tratados. Após, o Marcel falou do PDS 275/2012, dizendo ser radicalmente contra porque seu objetivo é corrigir artigos de uma resolução (26), corrige alguns e continua validando os demais artigos de uma resolução feita pelo 4º escalão do governo. No entanto, disse ser amplamente favorável ao PDL 161/2012 do Berzoini, exatamente pelo fato de que este tenta modificar artigos da Lei Complementar 109/2001.
A respeito do BET disse que se o fim do ano fosse hoje, não teríamos recursos para continuar a pagá-lo. No último exercício o desempenho da renda fixa e da renda variável ficaram aquém das expectativas.
Por sua vez o diretor Paulo Assunção de Sousa ressaltou que a opção em investimentos em renda variável propiciou um aumento, nos últimos dez anos, de mais de 600%, ajudado pela participação da Previ nas empresas privatizadas. Apenas a bolsa de valores valorizou 450%. Disse que o momento é difícil e a crise se prolonga. A reserva de contingência em 12/06 estava em 22 bilhões, portanto déficit de 5 bilhões em relação aos 27 bi necessários para a reserva. Considerou um absurdo uma reserva de 25%, segundo ele, não necessária tão elevada.
     Logo a seguir o Dr. Medeiros leu um manifesto elaborado pelas Afas do Paraná (Nereu J. Lagos), de Santa Catarina (Genésio Vegini), do Rio Grande do Sul (José Medeiros) e de Itapema-SC, pedindo, entre outras coisas, a distribuição do superávit 2010/11/12.
      Antonio Carvalho manifestou sua opinião de que primeiro o PDS 275/2012, do Senador Paulo Bauer, seja aprovado. Para isso, pediu a adesão maciça de todos ao link:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=FAABB

Carvalho concluiu que a aprovação do PDL do deputado Berzoini não conflitará com o outro. Segundo ele, os dois se complementam, não são antagônicos.
     O que mais me chamou a atenção foi a participação do Sr. Rauli Matioda, colaborador da Aafbb-PR, que leu todas as promessas de campanha feitas pela chapa do Marcel, e disse em tom provocador "onde estão cumpridas?"
Isto provocou uma certa reação de indignação por parte do Marcel, posto que pouco antes, Matioda havia feito uma alusão, com frases de efeito: "Quem manda no Brasil é o Governo, que manda no BB, que manda na Previ." E concluiu: "Toda revolução que abandona o povo, terá um fim desastroso."
Marcel respondeu: "Não nego que fiz campanha para o Lula e para a Dilma; mas não aceito de modo algum ser subserviente. Ninguém manda em mim. Tenho compromisso somente com os associados da Previ e tenho a consciência tranquila. Estamos trabalhando juntos. Há divergências quanto à forma de se atingir o melhor para todos. Não vou trair ninguém. Vou continuar fiel às propostas de campanha."
     À certa altura do pronunciamento, Carvalho afirmou categoricamente que o BET será pago durante todo o ano de 2014. Disse estar convicto disto. Só declinou de expressar suas razões ou motivos. Eu, particularmente, achei-os óbvios.
     A parte boa do encontro foi a troca de ideias com pessoas amigas e mentes arejadas. Houve maior e melhor participação em relação ao encontro de 2012. Ivo Ritzmann, Carvalho, Dr. Medeiros, Lahorgue, Nereu, Rauli, e grande elenco. Foi tirada uma foto de mim e do Medeiros, acho que ele vai publicar lá no blog dele. Tal qual suspiram pelo Medeiros espero que as beldades femininas também o façam em relação ao Arizinho. Foi o que eu disse ao Medeiros.

Delenda Cartago - A única boa notícia foi de que as aposentadorias continuarão a ser pagas. O resto nada está garantido!

73 comentários:

Anônimo disse...

Esse Marcel eu vou te contar.... Ele ficou nervosinho quando indagado é???

A onde que esse cara tá cumprindo com as promessas de campanha? Tamos f... mesmo!!

Anônimo disse...

Pois é...trouxas somos nós que acreditamos nas promessas de campanha. Aliás, eu não! Votei na chapa Sementes da União. Mas como será na próxima eleição? Será que seremos "enrolados" novamente?

Anônimo disse...

Não devemos cobrar somente o Marcel, mas todos os integrantes da chapa dele.

Anônimo disse...

Boa noite,Ari.Esta irradiação da Cassi(Mirian Focchi) leva-me à época da negra,preta,desumana escravidão no Brasil,quando os fazendeiros,negando leite aos nossos irmãos escravos,falavam que era veneno chupar manga e beber leite.Não somos analfabetos nucleares,para ignorar os efeitos danosos das irradiações,no mundo moderno.Microondas,celulares,rede de alta tensão,transmissores de rádio e,mais recentemente,os roteadores.Uma pequena planta,colocada ao lado dos roteadores,morre com poucos dias.Antes de poupar o dinheiro da cassi,protejo a minha saúde.Senhora Mirian Focchi,plagiando alguém, é "Boato falso" que a cassi estaria negando pagar até biopse?Certo é que nós aposentados do banco do brasil,temos de receber essas informações da cassi e da previ com muita cautela.Afinal,quem fica mais satisfeita,quando morremos,a cassi ou a previ? As duas?Edmílson em Januária mg.py4bsl.

Anônimo disse...

A merreca da folha já está no sítio da previ.Não gastem tudo!.edmílson em januária mg.

Blog do Ed disse...

Mestre Ari
Gostei de suas informações. Apreciaria a sua opinião sobre o que ouviu, sem citar os autores, para que não se confunda análise de opiniões com ataques pessoais, enfim análise no plano das ideias, sem qualquer contaminação por intenções políticas (objetivo de comando). Tenho ojeriza ao viés político: a posição de mando cerca-se de privilégios, preferências, diferenças, vantagens diferenciadas, estratégias de poder e de domínio, etc., etc., etc., enfim, falseia o julgamento, contamina-se pelo interesse e pela emoção, ofende a lógica. Gostaria que usasse o método socrático, o método dialético: a tese e a sua opinião (não precisa ser necessariamente a antítese, não tão socraticamente portanto).
Edgardo Amorim Rego

Blog do Ed disse...

Penso que legalmente exista diferença entre SALÁRIO e HONORÁRIOS de Diretores. Os colega advogados que me elucidem. Nos meus longínquos tempos de funcionário do BB, os honorários dos Diretores superavam o salário mais alto dos funcionários. O salário mais alto do funcionário era formado pela POSIÇÃO NA CARREIRA + COMISSÃO + TEMPO DE SERVIÇO, isto é, CHEFE DE SEÇÃO + AP1 + Quinquênios (ou triênios ou até anuênios). AP1 era a comissão do Chefe de Gabinete e dos Consultores Jurídico e Econômico da Presidência.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Meu Deus do céu !!!!!

Estamos fugidos e mal pagos.

Credo em Cruz !!!!!!!

Nada de notícia alentadora.

Que lástima, meu Deus !!!!!!

Anônimo disse...

Acho que deveria ter um mural permanente das promessas desta chapa que elegeu o MARCEL, A MEMÓRIA É CURTA. ARI, POR FAVOR, PENSE NISSO, UMA PARTE DO SEU BLOG COM AS PROMESSAS DO MARCEL, EM LUGAR VISIVEL E QUE SEJA VISTO DE IMEDIATO LOGO QUE ACESSAR A PAGINA.

Anônimo disse...

E o aumento das pensionistas que foi prometido e não cumprido
NÃO FICA NERVOSINHO, SR MARCEL O QUE FOI PROMETIDO TERÁ QUE SER CUMPRIDO

Anônimo disse...

Em todos os estados do Brasil estão fazendo passeatas por causa dos aumentos das passagens, até abaixo assinado recebi, e assinei. Só nós não fazemos nada. Ficamos mendigando, implorando ao OVNI do senhor Marcel. Não conseguiremos nada, se continuarmos nesse marasmo. Temos que tirar a poupança das poltronas e irmos para as ruas, se quisermos ser ouvidos por alguns desses ÓVNIS. Cansei!! Sabem quando viram as melhorias? NUNCA!!! Tenho uma sugestão: vamos para as ruas também. Os homens vestidos de roxo dos pés a cabeça, e as mulheres vestidas de preto, também dos pés a cabeça representando a morte dos seus falecidos maridos e TODOS carregando um caixão feito de isopor que representaria a PREVI.
Dezembro está batendo as nossas portas, e os ÓVNIS iram viajar para as suas mansões e nós vamos passar a ceia do natal comendo rabanada com ovo cozido se tiver dinheiro para comprar.

júnior machado disse...

Bom dia ,Prof Ari estes dias sugeri ao Sr que se informasse com algum magistrado ou jurista pois o marcel mentil para todos os associados da Previ esta em revista,e isto infringe o codigo Penal e Civil da CADEIA,e porque não e não o derrubamos da sua cadeira pois que já não o mandarm para a cadeia vamos tirar do poder,consulte alguem que entenda do assunto,pois como sitei esta tudo escrito pela chapa 6 temos que tomar uma atitude ele faz parte da cupila e todos os associados reunidos acredito na minha pouca esperiencia que conseguiremos retira lo do quadro da previ se informe por favor?

Ari Zanella disse...

Caro Júnior,

Neste país ninguém vai preso por não cumprir promessas de campanha. Precisamos saber melhor escolher quando votamos, e principalmente, convencer os desinteressados colegas, os acomodados, que não votam, um número bastante elevado.

Anônimo disse...


Nas sextas-feiras sempre o aeroporto de Brasília fica lotado de políticos que iniciam sua revoado rumo às bases eleitorais. Ontem, porém, deve ter acontecido o contrário. O político que estava em Brasília preferiu ali permanecer; e os que estavam em outras bandas, resolveram retornar à Brasília. É a força do futebol invertendo costumes dos deputados e senadores.

Ari Zanella disse...

Caro Edgardo,

Obrigado. Tentarei fazer um apanhado sem o viés político, mas, infelizmente, a política permeia a nossa vida, sendo que as decisões econômicas que influenciam nossas vidas vêm através dela.

Anônimo disse...

Caro amigo Ari, permita-me chama-lo assim. Entendo q a nossa maior preocupação do momento, além da Resolução 26, deve ser o BET. Se a situação já tá ruim hoje, já imaginou com redução de 20% nos proventos? Do Marcel não espero nada. Precisamos de idéias, de mobilização, precisamos da orientação de Deus. Celio Vilela

Ari Zanella disse...

Caro amigo Celio Vilela,

O caro colega Carvalho (grande pessoa, amiga, cordial, culta,etc) falou em alto e bom som, na frente de todos os presentes, que o BET SERÁ PAGO DURANTE TODO O ANO DE 2014. Disse ter absoluta certeza, mas declinou em dar os motivos que o convenceram.
Eu tirei minhas óbvias conlusões.

Blog do Ed disse...

Mestre Ari
Será que estou entendendo? 2014 é ano de eleição para cargos federais? Será que necessitam de alguns votinhos dos participantes dos Planos de Benefícios das EFPC com benefício definido? Será que não estão acabando com esse tipo de associação mutualista, tradicional na história da previdência brasileira?
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caro Ari, não sei de onde o Carvalho tirou base para prever o Bet em 2014. Mas, e depois? Vejo crise a vista, uma vez q os agregados econômicos do Brasil estão se "degringolando". E o pior, vejo um governo perdido, sem rumo. Dei uma sugestão sobre o Bet há pouco tempo atrás (meio maluca, é verdade, pois exigiria desprendimento do BB). Precisamos iniciar o diálogo, precisamos de idéias (mesmo malucas, mas factíveis), precisamos de um mailing de todos os aposentados da Previ (será q pelo menos isso o Marcel nos cede?), precisamos de mobilização da maioria. Ano q vem tem eleições... se a situação não mudar, "dançamos" de novo. Celio Vilela

Ari Zanella disse...

Exatctly, my dear Edgardo.

Anônimo disse...

Esse BODE NA SALA da Diretora Mirian Fochi foi dose para elefante. Ela deve ter confundido os papéis do discurso para a ala psiquiátrica. E os milhões recém cobrados retroativos? Onde estão os responsáveis pela lambança diretora?
É a estória da banana comendo o macaco. Quem credencia os médicos que pedem os exames? A incompetência é do médico ou de quem o credencia? Jogar para cima do doente é característico de pura falta de condições de ocupar o cargo. Voltem para os sindicatos pq Cassi e Previ os buracos são muito mais em cima

Ari Zanella disse...

Amanhã irei postar sobre o encontro da tarde sobre a Cassi. Só gostaria de ressaltar que todos os eleitos sempre comparecem aos encontros para os quais são convidados, dando a cara a tapa, e isto precisa ser ressaltado. Marcel, Mírian, Graça Machado, Célia Larichia estão sempre se apresentando.

Ari Zanella disse...

O meu amigo Marcel veio até mim me cumprimentar. Perguntei-lhe por que havia me esquecido e como resposta disse que eu estaria dando vazão a muitas críticas a ele no meu blog.

Aliás, disseram que fazem críticas genéricas, é preciso fazê-las com provas.

júnior machado disse...

Prof Ari,o Marcel disse que fazem criticas genéricas a maior prova é o resultado dele prometer e não cumprir e um baita de um pinóquio,não tem caráter só pensa nós seus salários bem acima dos R$79.000,00 ele quer mais o cara não tem vergonha na cara quando alguém o cobra fica esbravegando como um boi bravo,já comentei já tiraram um Presidente de uma Nação como o Brasil imagine um mero Diretor de Previ só falta vontade de alguns associados acomodados,pois estou esquentando a cabeça a toa pois nem faço parte dos quadros de funcionários,e aposentados como já falei ao Sr só sou filho de pensionista que nem mais acredito nesta justiça, pois estou pensando ir embora para Portugal,pela língua ser mais fácil e um Pais de 1ª mundo onde qualquer cumplicidade que envolva coisas obscura da cadeia,graças a DEUS posso ajudar e muito a minha mae ate pensei em quitar o ES dela mais vou deixar,para o seguro da Previ pois espero que leve muito tempo,mas só DEUS sabe do nosso destino aqui neste núcleo,e lhe desejo ao Sr muita saúde para defender os aposentados a as pensionistas pois, a 12 anos elas vem amargando,o Sr sabe o que quero dizer o motivo,e que DEUS o ilumine ao Sr e os seus companheiros de trabalho e familiares um forte abraço

PENSIONISTA disse...

PROF, ME DESCULPE MAS O MARCEL QUER PROVAS ,ENTÃO VOU LHE DAR UMA:PEGUE O ACORDO DE TRABALHO DOS PRÉ 67 E VEJA O QTO AS PENSIONISTAS TEM DE DIREITO A PENSÃO QUE É100% E ESTAMOS RECEBENDO 60%., DEPOIS O SR MARCEL NÃO QUER SER CRITICADO.ME POUPEM.

Anônimo disse...

Prezado Ari Zanella,

A maior prova que temos é o nosso próprio contra cheque.

Como pode a Previ autorizar descontos que chega a 80% dos proventos,com descontos da Previ( ES e Financiamento Imobiliário) já consome 30% ou até 70% da margem líquida.

Descontos obrigatórios como Cassi Imposto de Renda,descontos para convênios e a obrigatoriedade de se receber na conta do Banco do Brasil,faz com que mais da metade dos participantes da previ e parcela significativa de pensionistas estar na situação que se encontra.

A Previ tem culpa,pois no seu planejamento estratégico continua a investir na bolsa de valores,a crise de 2008 foi a maior prova que estamos sendo muito mau administrado do ponto de vista técnico,fundos muito menores que a Previ obtiveram melhores resultados do ponto de vista de suas aplicações.

O Marcel acabou com o ES,uma das boas aplicações para a Previ,esse formula criada até não implantada é prova que o corpo de técnicos da previ é negligente pois a promessa foi de ser mudada na primeira renovação para 170 idade+prazo até 170.

As pensionistas vão continuar esquecidas,recebendo apenas 60% outras prioridades sempre vão estar na frente,quer queira quer não, pois não temos força, só meia dúzia de pensionistas reclama, busca seus direitos,mesmo sabendo que os tem, faz de conta que vive as maravilhas com o que recebe do falecido,aprende a pagar imposto de renda,e outros tantos compromissos.

Parei de reclamar, agora busco os meus direitos na justiça e quando não concordo com as cobranças as discuto na justiça ou pelas vias administrativas,quem deve se preocupar daqui para frente são os credores,pois um Pais que não respeita seus idosos,nos tira direitos surrupiados com edição de resolução,com ganhos que não cobre a inflação da terceira idade,agora ainda vamos ter que pedir aos médicos,não peça exame para não quebrar meu plano de saúde,é uma verdadeira piada de muito mau gosto.

A cada encontro sinto-me ainda mais frustada e angustiada pois estamos na mesma vala comum, a espera da morte chegar,daqui a pouco seremos um a mais na fila do sus,um a mais junto aos sem teto,porque a selvageria esta plantada no seio da sociedade,e verdadeiramente não estamos aguentando mais tanto desmando.

Sr Marcel temos que reclamar nos blogs,pois no seu e-mail particular não adianta, muito menos do FALE CONOSCO da previ que é o simbolo da falta de respeito por nós participantes dos PB-1 e Previ Futuro que a Sr Previ os Guarda.

Colegas prepare-se pois o futuro esta nas mãos dos "especuladores da bolsa de São Paulo".

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista
Matrícula 18.161.320+4

Ari Zanella disse...

Na verdade quem falou em dados concretos foi o diretor Paulo Assunção de Sousa.

No retorno de Balneário comentaram na van as declarações do Maluf que foi condenado pela justiça estrangeira. "Justiça boa é a nossa (Brasil) onde o réu tem amplo direito à defesa!"

Anônimo disse...

O sr Marcel merece criticas sim, não pelo que ele não fez mas pelo que ele prometeu. E se o eleito fosse outro, será que as promessas, quase todas iguais, estariam cumpridas? Não estariam, porque se ha algum candidato, sra Isa Musa, Eliakim Araujo, ou o da semente, que saiba como faze-las realidade que apresente a solução e nos tire do sufoco!
O sr Carvalho insinuar que o Bet será pago em 2014 por causa de eleição, é de uma leviandade sem par, pois está claro que está se aliando a um grupo politico sem compromisso com a maioria da populacao, nós inclusos , amparados por uma midia disfarcada em pele de cordeiro, com interesses escusos, comandada por familias da elite, e que querem chegar ao poder de todo o jeito para impor um pensamento economico neoliberal onde se combate crise com juros altos, aumento da carga tributária, desemprego e arrocho salarial. Nós, aposentados, ou mais velhos, já passamos e penamos com esse tipo de governo durante oito anos, mas do jeito que as noticias do falso caos está se propagando, não vai ser dificil voltarmos ao velho tormento. Cito alguns acontecimentos que a midia tanto manchetou esse ano, colocando o terror em nossas cabeças: apagao, falencia da Petrobras, mesmo tendo um lucro de 20 bi, hiper inflação do tomate(em feira livre compro a r$ 2,00), seca no nordeste(que existe, mas não morre mais ninguém por causa dela como há alguns anos atrás), etc...
Vejam um exemplo da nossa imprensa má intencionada: depois da prisão do Carlinhos Cachoeira , as grandes reportagens politicas de denuncias da Veja praticamente desapareceram de suas capas. Por que? Simplesmente um bandido era quem pautava essa revista tão zelosa da ética, e, assim como o Demostenes Torres no senado, era tao-somente mais ferramenta do bicheiro para perseguir quem lhe perseguia. Com esse episodio descobrimos, quem ainda nao o havia, que também existem bandidos na nossa midia. E não não poucos nem piabinhas, mas tubaroes .
Por isso desconfio sempre desses seres posudos, implacaveis na defesa da lei, da moral pública e com grande espirito republicano.
Deixo, para aqueles colegas desacreditados da vida, que mal conseguem dormir direito por causa de tanta coisa ruim que está acontecendo nesse mundo, o REMÉDIO que vai aliviar suas mentes:
1- na hora do JN desligue a tv;
2- quando Miriam Leitão estiver analisando a economia nacional, lembre-se que tudo o que ela prevê acontece justamente o contrario e assim nao precisará se preocupar com seu futuro ;
3- se for ouvir radio, escute só musica, de preferencia as do seu gosto
4- em vez de comprar a Veja, Epoca, Valor, compre uma caixinha de sorvete, ou alguns salgadinhos ou doces e faça a alegria d a familia
5- se gosta de jornal, experimente troca-lo por um livro de boa literatura toda semana
Etc......
Garanto que em uma semana sua cabeça já começará a se sentir mais aliviada e em pouco tempo perceberá que o mundo é mais belo do que lhe parece hoje.
Podemos viver sem esse mundo mentiroso de escandalos fabricados para vender revista e jornal.
E se o mundo estiver se acabando, fique calmo porque nada mais importará.
.

Anônimo disse...

Fazer campanha contra o Abaixo Assinado. Desclassificar as normas que a PREVIC determinou...É essa gente da PREVI esta de treta com o Governo e contra nós. Bobo é quem acredita em Marcel, Paulo Assunção, Graça Machado, Celia... Espero que a turma que lá esteve não tenha se rendido.

Anônimo disse...

Essa de botar a cara a tapa pro Marcel é fácil. Para quem fez carreira entregando panfleto em porta de banco debaixo de borracha da PM, se irritar com colocações de idosos é café pequeno. Ainda mais, quando apanhava ganhava como PE e hoje recebe como executivo de multinacional neoliberal opressora de trabalhadores

Anônimo disse...

A saúde do DF esta em frangalhos,mas gastou-se mais de 1 bilhão para construção de mais um estádio elefante branco.

Nós não temos educação,somos um país de analfabetos funcionais,movidos por bolsas,nós do PB-1 também temos o nosso bolsa BET que pode ao contrário das demais bolsar vir a cessar em 31/12/2013.

20% a menos nos proventos vão levar muitos ao completo desespero e se a situação esta gritante hoje imagina em 2014,com gastos maiores,para aqueles que moram nas cidades sede a parentela chegando para assistir aos jogos, imaginando que estamos vivendo no mar de rosas,cheios da grana, afinal funci do bb não reclama,esta sempre contente com seus benefícios.

Abra os olhos pessoal não importa se hoje esta o Marcel,ou se foi o Sasseron, para esses que chegam lá a história muda e pouca coisa é feita depois que ele senta o traseiro lá no Mourisco.

Professor Ari, o Senhor saberia me informar se ficou sabendo que a Previ vai mesmo mudar a SEDE PARA SÃO BERNARDO DO CAMPO?

Ari Zanella disse...

14:27

Seu pensamento é muito semelhante a um colega de Joinville, o Alsione Gomes Filho. Na volta de Balneário ele discutia com todos que o mensalão não existiu, que não se condenou o PSDB que teve um mensalão anterior, que a transposição do Rio São Francisco é uma bela realidade, etc.
É a velha tática de somente ver qualidades nos seus e atacar quem seja adversário.

Até quando vamos defender ideologias no lugar de pessoas bem intencionadas? Propostas boas em vez de opiniões partidárias?

Será que porque outros fizeram errado, eu também tenho o direito de fazê-lo?

Eu não defendo nenhum partido. Eu defendo boas ideias. Eu sou contra a imoralidade, a safadeza.

A fotografia de nós da Previ é a mesma dita pelo Rauli:
"O governo manda no Banco do Brasil. Este manda na Previ. E este está fazendo coisas erradas conosco. Quais? A resolução 26 com a meação nos rendimentos.

Está muito claro na Lei 109/2001: O superávit do Plano é EXCLUSIVAMENTE para MELHORAR OS BENEFÍCIOS.

Meu caro, venha para o nosso lado combater quem assim procedeu. A propósito, o colega Alsione Gomes Filho APROVA a atitude do José Barroso Pimentel que é contra ele mesmo. Mamma mia!

WILSON LUIZ disse...

Peço licença a colega madrugador, ou insone, que postou o comentário
abaixo, em outro blog, tomo a liberdade de reproduzí-lo porque se trata de assunto do interesse de todos.

"paguei 6 prestações da Previ 1.600,00 x 6 = 9.600,00. Pra renovar tenho disponível cerca de R$ 1.000,00. O que é isso meu DEUS. Peça ao Marcel pra rever essa calamidade. Está fora do normal.Onde iremos para desse jeito.”

Meu comentário:

Sobre o empréstimo simples, é suicídio financeiro você renovar recebendo um líquido de apenas R$ 1.000,00 após pagar 6 prestações de R$ 1.600,00(R$ 9.600,00).Isto representa, de cara, um "juro" de 860%, pois você terá acrescido a seu saldo devedor 6 parcelas de R$ 1.600,00. Este tipo de renovação só deve ser feito em caso de vida ou morte, como por exemplo um problema sério de saúde, e caso não seja possível se socorrer de outro tipo de empréstimo, nunca deve ser feito apenas para pagar contas vencidas.
Isto acontece porque as parcelas iniciais que pagamos são "comidas", quase totalmente, pelo juro. Quanto mais você conseguir adiar a renovação, melhor será, financeiramente. Por exemplo, tenho um ES semelhante ao seu, com 31 parcelas pagas. Renovando agora, o líquido a receber seria de R$ 40.770,00.

Ari Zanella disse...

Caro Wilson,

Eu comentei o caso acima com o Marcel. Em princípio ele achou falta de margem consignável. Depois entendeu que era o limite da renovação.
Ele, Marcel, disse que não saberia responder de imediato. Teria que estudar o assunto.

Anônimo disse...

...ao colega q perguntou sobre mudança de endereço da previ p sbernardo do campo, tenho q dizer q o endereço VIRTUAL jah eh esse!

Anônimo disse...

júnior machado deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BALANÇO DE BALNEÁRIO":

Me desculpe,Prof Ari mas O Marcel sabe das atrocidades que ele cometeu contra vcs aposentados e pensionistas,ele esta se fazendo de vitima pois os associados estão acordando.....,e eles estão sentindo o poder de compra diminuir acordem ajudem a quem ajuda vcs quando o Prof Ari solicitou uma arrecadação em uma revista de uma grande midia vieram com micharias e ficam choramingado nós blogs,esta na hora de vcs fazerem alguma coisa pois uma andorinha sozinha não faz verão,olhe muito bem a quem lhe ajuda e querem muito bem reflitam quando esta pessoa querer ajuda-los e o que ela recebeu uma micharia,como já sitei se fosse para fazer um churrasco ou uma festa acredito que teria arrecadado o triplo então vcs tem que se unir,na proxima chance que tiverem estendam as maos para que os quer muito bem e quer ver todos com seus beneficios certos pensem e reflitam?

Anônimo disse...

Prezado Jr.,

Não generalize! Muitos estão com dificuldades para alimentação, remédios, etc
São esses na sua maioria que contavam com a publicação, e maior parte pós-97.
Agora quem tem o salário alto, por enquanto, não tá nem aí

Wander

Anônimo disse...

EMPRÉSTIMOS SIMPLES E CARIM capitaliza os juros diariamente. Os que tomam esses empréstimos estão condenados ao caos financeiro. Mas, infelizmente, todos, ou quase todos, necessitam contratá-los para a sobrevivência imediata. Isso devido os reajustes dos benefícios de aposentadoria serem sempre inferiores à inflação.

Anônimo disse...

Essa reação de indignação do diretor de seguridade é totalmente inadequada em função do cargo que ocupa, a cobrança é uma coisa normal e necessária, a diplomacia faz parte da função, é muito cômodo prometer, assumir um cargo eletivo e depois não aceitar críticas, na realidade essas críticas tem que ser debatidas. No demonstrativo dos resultados da Previ no início do ano tive oportunidade de ouvir o cidadão em questão e observei um certo rancor em suas colocações, de imediato não gostei e quanto a dizer que não é subserviente ao poder, falar isso pra velho... se fosse pra criança.

Anônimo disse...

Prof°

Empreste-nos sua sapiência e nos diga o que motivou aquela burguesia decadente vaiar a presidenta na Copa das Confuderações?

Outra coisa: Quão admirável e a coragem e independência do diretor de seguridade da Previ. Vai ser corajoso assim lá Cinelândia depois de 1/2 noite. Nossssa

júnior machado disse...

Boa noite,wander concordo com você mas muita gente tem que se unir só pensa em si, se todos os associados se unirem acredito que as coisas começarão a andar independente dos salarios pois todos serão beneficiados mas principalmente as pensionistas que sofrem com a porcaria de salario repassado a elas ou eles me descupe se me entendeu mal,mais estou aqui para somar com vcs ate outra hora

sss disse...

A indignação do senhor Marcel é demasiadamente fantasiosa. Claro que ele é subserviente ao poder. Ele não se autopromoveu e muito menos se autocolocou no cargo. Será que ele esqueceu quem é o patrão dele? Isso pode dar demissão.

Anônimo disse...

Protesto reuniu de donas de casa a microempresária, mas tentativa de partidos de assumir a paternidade política do ato no Estádio Mané Garrincha foi recusada


PELO MENOS PARA ISSO O PT FOI ÚTIL AO BRASIL

Anônimo disse...

COITADA DAS NOSSAS QUERIDAS PENSIONISTAS...
NEM TENHO MAIS NADA A DIZER PROFESSOR.

Alfredo Souza

Anônimo disse...

A diferença do diretor Sasseron e do Marcel, é que este ultimo vem ainda cumprimentar a sua pessoa professor, quem sabe o próximo diretor eleito num futuro encontro no balneario, não lhe convide para ir a prais tomar uma cerveja gelada. rererere. Ora, já será um avanço...

Vitor Hugo

WILSON LUIZ disse...

O episódio das vaias à presidente Dilma é mais um capítulo da queda do império petista. O poder desgasta, altos índices de popularidade não adiantam nada. O Primeiro Ministro Winston Churchill foi o grande estadista da Inglaterra, durante a segunda guerra mundial, o prestígio dele era altíssimo, por ter liderado a nação naquele momento tão difícil. Não obstante, na primeira eleição após o término da guerra, ele foi derrotado e teve que deixar o poder.



Ari Zanella disse...

Alfredo Souza,

Ninguém mais do que eu gostaria de obter uma melhora no percentual de nossas pensionistas.
Na parte da tarde, o Marcel e a Célia estavam sentados numa mesa ao fundo. Deixei de ouvir por instantes a palestra da Cassi e fui ter com eles.
Falei exatamente das pensionistas. Disse-lhe que o Plano só tenderia a pagar menos aposentadorias, etc.
Imediatamente, ele puxou seu Tablet e me apresentou os números:
a) 29.000 do PB1 estão na ativa e até o ano de 2022 a curva de pagamentos será ascendente, posto que mais de 20.000 deste pessoal da ativa já estão aptos a se aposentarem.
b) Somente após o ano 2022 é que teremos redução de pagamentos mensais. Hoje o valor anual das aposentadorias pagas é de mais de 7 bilhões de reais.
c) Muitos estão atingindo a longevidade no PB1 (mais de 85 anos).
d) Tudo isto é empecilho para melhorar o índice das pensionistas.
e) Exceção se houver um bom superávit.
f) Cada 1% dado de aumento (para todos) representa 1 bilhão no custo da Fopag da Previ.

Ari Zanella disse...

Pessoal,

O colega Carvalho já postou sobre a reunião de Balneário Camboriú. Quem quiser conferir clique ao lado esquerdo, em "Minha Lista de Blogs" no título "PREVI - CASSI - ANABB"
ou
acesse http://ajcarvalho.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Professor Ari o problema que o "nosso representante diretor de seguridade" quando das promessas não tinha o tablet.

Anônimo disse...

Algumas observações sobre os comentários.
O nervoso diretor MAGOOU?
Como a jornalista Miriam Leitão erra suas previsões, seria o Mantega de saias?
Depois do Tablet do tecnológico diretor: retirada de patrocinio já!Vamos administrar nossa grana.
Petrobras 20 bi de lucro? Vamos atualizar esses dados?
Um exame médico para substituir tomo e ressonancia: Toque retal para todos.
Os que estiverem proximos, cuidado com a" curva".

Ari Zanella disse...

E que Tablet...Última geração ainda é pouco...

Anônimo disse...

Srs.

Diz um dito aí que quando não se pode vencer o inimigo o melhor é se juntar a ele.
Como nós temos alguns comentaristas aqui defendendo o sistema, eles bem poderiam nos dar uma mãozinha e nos colocar em contato com o Chefe, aquele que preside a RSB, ou seja, a república de São Bernardo.
Se é ele o homem que manda de fato no País e se temos aqui tantos discípulos seus, fica aí a sugestão.
Então, amigos petistas, que tal vocês nos levarem ao homem?
Pouco nos importa saber qual o melhor partido, importa resolver o nosso problema.
Falem agora ou se calem para sempre.

MASP movimento dos aposentados sem partido.

Unknown disse...

E o caro professor nada comentou sobre o esperado encontro com o Senador Paulo Bauer.

Luiz Faraco

Ari Zanella disse...

Oh meu caro Luiz Faraco!

O homem simplesmente não compareceu. Enviou um preposto que nos falor por dois minutos. Lamentável...Nem para o Ivo Ritzmann, que lá esteve para encontrá-lo, deu algum esclarecimento.

Anônimo disse...

PDS-275

Quantas assinaturas foram conseguidas no abaixo-assinado ref. ao PDS-275 do Sen Paulo Bauer?
O assunto apagou depois desse encontro em BC. Dá a impressão que o Marcel amedontrou os envolvidos nesse assunto e todos ficaram calados. O Senador não compareceu, a lista parou de andar, ninguém informa o nº de assinaturas e isso está fazendo a alegria do povo do mourisco e do patrocinador. E a FAABB o que diz a respeito?

WASHINGTON LOPES disse...

Ao"ESPERTALHÃO" de 15/06 às 14:27,que prega alienação da realidade como saída: é pra não ler nenhum periódico, nem mesmo os de circulação local, tem também de esquecer os sites de notícias e os blogs, além dos fóruns de debates. E tem mais: bate-papo só em boteco, com cachaceiros que já estejam bem "mamados", senão corre-se os risco de cair nessa tal de realidade, que realmente faz muito mal à saúde.
Eu te desafio, "ESPERTALHÃO", diz aí o que o PT fez de útil para este país? Se conseguir citar 5(cinco) fatos VERDADEIROS, vai ser muito. Algumas poucas coisas de positivo e incontáveis cagadas, como qualquer outros (des)governo neste país, isto sim é o que temos!

Anônimo disse...

A “receita” apresentada pelo cidadão das 14:27hs, de 15.06.13, é para quem quer se tornar um autêntico e legítimo alienado. Para os que pensam diferente, digo que 4661 pessoas já assinaram, até às 08:41hs de 16.06.13, o abaixo-assinado PELA APROVAÇÃO DO PDS 275/2012, do ilustre Senador Paulo Bauer, para SENADO FEDERAL – CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Anônimo disse...

Não concordo com Washington Lopes quando afirma que o PT não fez nada pelo pais: 1) aqui no nordeste quanto tinha seca, além do gado morrer de sede e fome, eles invadiam os supermercados das pequenas cidades para não morrer de fome. 2) Com este mesmo dinheiro do bolsa familia ninguem morre mais de fome e restaura a dignidade. 3)Com o projeto minha casa minha, este pessoal pobre tem condicoes de adquirir seu imovel, o que antes não tinha nem condicoes e quando perdia o emprego ainda perdia o imovel. 4)Outros programas do governo que foram criados favorecendo a classe pobre. 5)QUANDO O PT ELEGEU LULA, comentei no Banco que os funcionarios iam melhorar, o que não aconteceu na verdade, pois continuou a exploração. 6)EU ACHO PARTICULARMENTE QUE ESTAS COLIGAÇÕES ONDE OS MINISTERIOS SÃO ENTREGUES AOS DIVERSOS PARTIDOS SÃO EM GRANDE PARTE CULPADOS POR ESTA ROUBALHEIRA QUE ACONTECE NO BRASIL. 7)NÃO HA COMO NEGAR QUE A CLASSE POBRE MELHOROU DE VIDA E QUE A CLASSE MEDIA PIOROU UM POUCO, E QUE NO GOVERNO DO PSDB NINGUEM MELHORAVA E SO PIORAVA. 8)A JUSTIÇA NO BRASIL É LENTA DEMAIS E ISTO FAVORECE A IMPUNIDADE E AINDA SERVE DE EXEMPLO PARA CONTINUAR A ROUBALHEIRA. 9)Esclareço que votei no PT por falta de melhor opção, não colocaria nenhum canalhas destes que já passaram pelo governo e não fez nada pelos pobres. 10)Um grande problema no Brasil são ou era que o chefe de familia além de se sustentar ainda carrega nas costas os filhos e filhas sem emprego, então tem mais é que colocar estes filhos para trabalhar e produzir.

Anônimo disse...

Bom dia ,Ari.Enquanto aviões de segurança sobrevoam o estádio,urubus sobrevoam os hospitais.E o vídeo onde o policial em s.paulo quebra a própria viatura,para colocar culpa nos civis?Sou contra o terrorismo.O Brasil está correndo sério risco de sermos(nós) vítimas de terrorismo tipo 11 de set.maratona.edmílson em januária mg.

júnior machado disse...

Bom dia ,Prof Ari o Marcel antes de assumir o cargo de Diretor sabia de tudo isso agora vem com essa conversa furada,ele e um SER desprezível sem caráter e mentiroso,e não tenho mais nada a falar deste sei lá o que?

Blog do Ed disse...

Caro amigo das 14:27
Vejo que o amigo escreve bem, logo é instruído. Vejo que o amigo lê, pois cita Veja e outras revistas que eu não posso nem comprar. Mas, atente para a História. As pessoas anônimas construíram o MUNDO que hoje existe e que para os ATORES HISTÓRICOS CONHECIDOS era apenas uma UTOPIA. O BRASIL, que hoje existe, foi construído, lá no seu início, pelos anônimos criadores de gados e tropeiros e bandeirantes que NEM IMAGINAVAM que o estavam construindo. Lutemos pelos nossos direitos, portanto, e CONSCIENTES!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

O PT FOI MUITO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO BRASIL!

Ficará registrado que bandidos só mudam de legenda, mas a motivação é a mesma.

Usam sindicatos, trabalhadores, ideais, enfim, tudo que puderem para ludibriar os eleitores. Depois no poder, aí a conversa muda. De um rascunho num pedaço de papel para discursar numa assembléia, salta para um tablet de última geração e ainda fica nervosinho com colocações que mesmo pertinentes não lhe agradem. Se voltar uns poucos anos ninguém sabia quem era essa figurinha.

Aqui em Brasília um recém nascido morreu por falta de atendimento médico enquanto o circo feito com mais de 1 BILHÂO ficará às moscas. A não ser quando o time do senador cassado jogar para a enorme torcida de 300 pessoas. Tudo com a chancela petista.

Me recuso a comentar essa estratégia assistencialista eleitoreira chamada bolsa-família.

Vaias, manifestações, é tudo fruto de tanta impunidade e corrupção. E quem diria, o PT, quer coibir as manifestações populares

Anônimo disse...

O partido que sempre provocava manifestações públicas, agora combate-as.

Anônimo disse...

No Brasil, os primeiros "SEM TETO" com altos rendimentos já existem.
Frutos de excelentes políticas.

WASHINGTON LOPES disse...

Ao anônimo das 10:30,

Pois é, foi o que eu quis dizer: é muito pouco, é quase nada, é o mesmo que qualquer outro governo fez ou faria no Brasil.
Desde que eu me entendo por gente, em toda cidade que eu moro, e eu já morei em 5, tem lá um bairro afastado, com pouca estrutura, todo formado de casas populares. As primeiras que vi foram conjuntos do BNH e eu ainda era uma criança.
O que existe hoje é mídia, é musiquinha, é filminho na TV, falando de coisas como se existissem de 10 anos pra cá. Tenho parentes e amigos morando em casas populares há 20 anos e pagaram por elas todo mês 10% do salário mínimo. Eu vi os carnês, não é conversa. Foram construídas no governo Collor e não estão rachando não.
O que ocorre no Brasil hoje é quase uma lavagem cerebral. Os programas de bolsa isso, vale aquilo, não começaram com o Lula não. Ele só ampliou.
As coisas hoje estão melhores porque o mundo evolui, e o Brasil, ainda que num ritmo menor, cresce também.
É só isso, é água descendo rio abaixo naturalmente, e vem o governo e diz que criou a lei da gravidade e há quem concorde...

WILSON LUIZ disse...

PEPINOS & ABOBRINHAS

Começa a ruir o império do sr. Eike Batista, suas dividas já são maiores que o patrimônio líquido. Espero que o diretor Marcel estivesse falando a verdade, quando, em reunião da qual participei, ele garantiu que a PREVI nada tinha aplicado nos castelos de areia deste senhor

...e continua a errática política econômica do governo petista. Foi lançado programa de financiamento de móveis e utensílios, com subsídios do governo. Mais uma medida que aumenta o déficit público e provoca o endividamento da população. Se eles estão fazendo isto a um ano e meio da eleição, tenho até medo de pensar o que farão, até outubro/2014, se não estiverem seguros da reeleição da presidente.

DELENDA PT

Anônimo disse...

Prof. Ari,

Andorinha só não faz verão!

Por que só malham o Marcel? Ele é só mais um no colegiado da PREVI.

O diretor de Seguridade não é o Presidente da Previ!

Cadê o Dom Escorregado? Cadê o Paulo Assumido? Cadê os Outros Diretores?

Temos que abrir o foco aos demais diretores.

"Bateram" tanto no Sasseron que ele saiu rico; e o Rosas solto.

Então, colegas, o foco continua o mesmo, e, assim sendo, os benefícios também continuarão.

Até quando?

james

Ari Zanella disse...

Concordo James. O Paulo Assunção esteve lá em Balneário, mas fugia das perguntas. Numa delas, ele estava à mesa quando fui ter com o Marcel, levantou-se e saiu.

Antonio Carvalho disse...

Prezado Professor Ari Zanella:
Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente no encontro de Camboriú.
Agradeço às referência que me fez em seu blog e a divulgação dos meus comentários sobre a reunião em meu blog: www.ajccarvalho.blogspot.com.br.
Com referência aos comentários que foram feitos em seu blog a meu respeito, em especial o Celio Vilela, que questiona em que bases acredito que o BET vai continuar em 2014,repasso, resposta que enviei a um crítico anônimo do meu blog,que registrou questionamentos semelhantes:
Prezado anônimo:
Seria melhor que você se identificasse. Tem receio de que? Respondendo suas críticas:
Não me envolvo em políticas partidárias. Para mim todos são iguais. Todos os Governos prejudicaram e continuam prejudicando a PREVI. Não sou cigano, como você afirma.
Sou responsável, cauteloso e prefiro não ofender colegas. Luto no mundo das idéias. Não gosto incoerências e nem de falsas promessas como fez o Marcel em campanha na última eleição.
Não sou rico como você insinua. Sou aposentado igual aos demais colegas. Morar em Camboriú foi uma opção, na busca de melhor qualidade de vida. Inspirado no verde das montanha e nas mansas águas azul do rio do Robalo (Camboriú), pretendo continuar defendendo nossos interesse junto a PREVI, CASSI e ANABB.
Dito isto, Sr. Anônimo, para o exercício do seu raciocínio, comento abaixo algumas premissas que me fazem acreditar na continuidade do BET em 2014.
- Em meados de 2012 as reservas eram negativas em cerca de R$ 4 bilhões. A PREVI disseminou terrorismo. Fiz previsão de que continuaria, lembra?
- A bolsa de valores, hoje em baixa, representa cerca de 25% dos ativos da PREVI. Pode haver recuperação.
- Cerca de 30% dos ativos da PREVI que se encontra em renda variável são avaliados por valor econômico (VALE, Energéticas, etc), que variam independente da Bolsa.
- Os valores provisionados vão durar até 2014.
- Acabando o BET para nós também vai acabar para o BB que tem ganância por nossas reservas.
- No final de 2012 a PREVI trocou título públicos com o Governo, ajudando a criação de reservas.
- A pressão por inflação elevada, remete à elevação dos juros e melhor rentabilidade em títulos públicos e privados.
Finalmente, tenho minhas crenças subjetivas.
Embora com meus parcos conhecimentos, irei acompanhar de forma sistemática.
Continuo à sua disposição e de todos.
Abraço,
CARVALHO

Anônimo disse...

Colega Ari Zanella, não entendi isto que esta escrito: Delenda Cartago - A única boa notícia foi de que as aposentadorias continuarão a ser pagas. O resto nada está garantido!

Ari Zanella disse...

22:58

Vou te responder com um trecho da postagem do Medeiros feita hoje no blog do Medeiros:

"A participação inicial dos dois diretores da Previ, Paulo Assunção e Marcel Barros, foi melancólica e pessimista. A única notícia boa, salientou Assunção, é de que a Previ continuará "cumprindo seu compromisso de pagamento de aposentadorias e pensões. "

Antonio Carvalho disse...

Prezado Professor Ari e demais Colegas:
Repasso, abaixo, informações sobre os salário do Banco, atendendo a pedido de Edgar do Rego Amorim, formulado em meu blog: www.ajccarvalho.blogspot.com.br

"Prezado Edgar do Rego e demais colegas:
Atendendo sua solicitação, informo que, nas Demonstrações Contábeis do Banco, exercício de 2012, Nota Explicativa número 31-h, na página 139, o Banco declarou, dentre outras, as seguintes remunerações:
- Menor salário: R$ 1.892,00.
- Maior salário: R$ 31.802,11.
Honorários:
- Presidente: R$ 55.264,68.
- Vice Presidente: R$ 49.465,96.
- Diretores: R$ 41.923,11.
No meu entendimento, conforme determinação da PREVIC o maior benefício que a PREVI deve pagar aos Diretores é de R$ 28.621,00 (90% de 31.802,00). Diretores estão recebendo indevidamente cerca de R$ 9.109,00. Como existem cerca de 200 Diretores aposentados ou com direitos adquiridos, significa que a PREVI está desembolsando a maior cerca de R$ 21.861 mil por ano. A contribuição destes Diretores foi "ZERO", pois desde 2007 não há contribuições efetivas para a PREVI, por conta de uso de reservas que é de todos. Receberam, ainda, 20% do BET. Desta forma, não há FUNDO que aguente. Pagamentos diferentes do que foi estipulado pela PREVIC cabe denúncia e ação judicial.
É o meu modesto entendimento.
Abraço,

CARVALHO
Carvalho

Anônimo disse...

Bom noite,Ari.A Eletrosom divulga:"Preço?é o mínimo que a gente faz".A Previ está imitando:"Benefício?pagamento de aposentadorias e pensões".E´pouco,Previ.Queremos atualizações,superavit integral,pensionista a,no mínimo 80%,melhores condições no ES.E a Previ pode: 150 bi a 0,5% ao mês, paga a folha.Não vale é querer deixar uma herança muito grande para o herdeiro bb.edmílson em januária mg.