domingo, 19 de maio de 2013

ESCALANDO O HIMALAIA

     A Previ no topo com 161 bilhões de patrimônio e logo abaixo o Petros com 60, e o Funcef com 50, formam o Himalaia dos fundos de pensão no Brasil, todos de empresas estatais.
     Um Anônimo ao comentar na postagem anterior foi direto ao cerne do enredo do porquê estamos sendo tão vilipendiados pelo Governo Federal do Brasil nos últimos cinco anos. Seu comentário tem tudo a ver com os acontecimentos nefastos que nos têm atingidos, a Resolução 26 em primeiro plano.
     Com efeito, esta situação privilegiada em que vivem os aposentados da Previ, deveria ser espalhada a todos os fundos estatais ou, como isto não é possível, os assistidos do Plano 1 que se tornem iguais aos assistidos pelo Plano Previ Futuro. Este é o pensamento socialista do Partido dos Trabalhadores. A ruptura oficializada em 1997, embora sob domínio do governo FHC, deu-se com ideias de sindicalistas que hoje fazem parte do elenco político administrativo.
     Basta um instante para reflexão. Ao topo do Himalaia nenhum outro plano de fundo de pensão chegará mais. Já chega o péssimo exemplo da Previ. Palmas para o PT que assim consegue a proeza do nivelamento por baixo.




Anônimo disse...

Sr. professor, caros colegas,


Estamos desperdiçando munição, queimando cartuchos com o Pimentel, com o Marcel e tantos outros pseudo-atores que não passam de coadjuvantes, meros subalternos.
Tudo indica que o que nos acontece faz parte de um projeto maior, que se não for o de acabar com a Previ, é tomar posse definitiva dela, como já fizeram com a Vale.
Já faz tempo a gente ouve dizer que, pelo entendimento desse pessoal que tomou o poder, os benefícios que a Previ proporciona (ou proporcionava) aos seus ex-associados são uma regalia inaceitável para os demais trabalhadores.
Há muito se diz que pelo raciocínio deles, "ou esse privilégio é pra todo mundo ou não vai ter pra mais ninguém".
Isso vem lá de cima, ou alguém é tão ingênuo para supor que eles desconhecem o peso de todos esses bilhões?
Encontrarmos a saída para esse drama, sem peso político, sem mobilização, e com esse funcionamento precário das instituições, eis aí a grande charada.

E sem assinatura, pra não aumentar o prejuízo, não sou louco.

18/05/13 17:12
 Excluir

28 comentários:

Anônimo disse...

Li em alguma postagem anterior o comentário de um colega dizendo que temos que ir prá rua protestar e gritar bem alto.

Também no grupo do Yahoo!, alguém disse que nossas ações até o momento não têm dado qualquer resultado e que temos de mudar de estratégia, criar alguma coisa nova prá enfrentar as feras que querem nos engolir.

Penso que aí tá uma questão a ser considerada. Não estamos conseguindo avançar muito na nossa luta, nossas queixas não sensibilizam a turma da PREVI, do banco, Congresso, e de todo o governo.

Então, colegas, acho que temos que ser mais agressivos no nosso grito, temos que fazer um movimento de rua, ir prá porta do Mourisco, na frente do congresso, na Praça dos três Poderes, na frente do STF.

Temos que ir prá esses locais, pacificamente, para gritar bem alto, protestar com muita força. Não consigo ver outro caminho, pois PREVI, banco, governo e judiciário não tão nem aí pros nossos problemas.

Esse post do Himalaia tá certíssimo, eles querem nivelar por baixo mesmo.
Lydio

júnior machado disse...

Mensagem:
Srª Presidenta,não entendo a postura de seu governo,fazer campos de futebol ao invés de construir Hospitais e Escolas,sobre os Hospitais a Srª bem sabe que pacientes ficam nos corredores em macas ou colchonetes no chão,e sobre as Escolas uma vergonha prédios em ruínas e salários dos mestres são vergonhosos,A Srª prometeu tanto e o que faz,estamos de olho como o Deputado ROMáRIO disse estão roubando, nas construções dos campos de futebol,pois ele tem o meu total respeito, por favor Srª Presidenta Dilma olhe para os mais oprimidos,Hospitais salvam vidas,Escolas a cultura o que impede de seu governo em trabalhar nesses dois emprendimentos,acredito que a Srª quer ser eleita novamente mas dessa maneira horas,não temos condições de sediar uma copa um grande erro, ao meu ver pois teriam feito varios hospitais e Escolas,faria mais efeito a População ao invés de campos de futebol

Ari Zanella disse...

BOA NOTÍCIA! EIS O QUE RESPONDEU A CONSELHEIRA CÉLIA LARICHIA AO GILBERTO SANTIAGO (AFAABB-RJ):

From: Celia Larichia
Date: Sat, 18 May 2013 23:40:21 -0300
To: presi@aafbb.org.br
Cc:
Subject: Re: Enc: FW: REAJUSTE DE BENEFÍCIOS - BET


Prezado Gilberto,
Falei com o Diretor de Seguridade da PREVI, Marcel Barros aqui no CINFAABB, em Goiânia, e solicitei explicações sobre a ocorrência relatada em diversos e-mail que temos recebido na AAFBB, a respeito do não pagamento do reajuste sobre o BET.
Ele me informou que por problemas na operacionalizacão do referido reajuste, este não foi aplicado sobre o BET.
O assunto já está sendo encaminhado a nível de Diretoria, que na próxima reunião autorizará a regularização da pendência, com a efetivação dos créditos desses valores.
Entretanto, tendo em vista que a folha de maio já foi creditada, o acerto deverá ocorrer na folha de junho.
Segundo ele me informou o valor médio dos acertos será de 200,00.
Estas são as informações que tenho sobre o assunto,
Estou à disposição.
Celia Larichia

Anônimo disse...

A política socialista do PT tá tirando de quem trabalhou e formou um fundo de aposentadoria privada aos longo de muitas décadas. Por que repassar à quem nunca contribuiu? O patrimônio é nosso. Infelizmente, os sindicalistas do "poder" apóiam tal atitude governista.

PT nunca mais! Para mim tornou-se o Partido Traíra (PT).

Roberto Martines 8.670.089-8 disse...

No começo eu achava que o Collor estava prejudicando o BB porque tinha raiva dos Funcis depois entrou aquele tonto do FHC pensei será que o banco negou alguma coisa pra ele antes dele ser presidente, aí veio o PT com sua turma esses é lógico a maioria não conseguiu passar no concurso por isso a inveja e ainda esse PT cujo o gual fui filiado presidente municipal ainda conta com a ajuda desse traíra do Pimentel, acorda PB1 seremos todos engolidos porque os atuais funcionários e a sociedade não conhece a historia da previ e o banco agora é Bradescão, metas e assedio moral ta na moda agora.

Anônimo disse...

Boa tarde,Ari.na previ,quem estah faltando com a verdade,pergunto.Luciene costa ou Marcel,pergunto.Marcel,faltar com a verdade,eh crime.Coisa feia.edmilson de Januário MG.mensagem via tablet blackberry.

Anônimo disse...

Colegas,

Uma vez os socialistas pegaram em armas para conseguir seus intentos, solidificando segundo eles, a democracia.
Repito usaram armas e violência.
Hoje no poder usam as maiores e mais devastadoras das armas A CANETA e A SAFADEZA.
E viva o Sr. lula e a Sra. rose.

Anônimo disse...

sobre o comentario do colega das construçoes dos estadios p Copa do mundo, eh de chorar,colega, mas pelo q ouço "nas ruas", se nao desabar nenhum deles, vai ajudar muito a reeleiçao da "fantastica presidente"!Ela e Lula vao exibir como conquista deles,jah estao fazendo isso.Mil funcionarios do banco,aposentados e ativos do PB 1 protestando em Brasilia COM INTELIGENCIA, poderia surtir algum efeito.Eh possivel.

Ari Zanella disse...

Que chique, meu caro Edmílson!
Teclando mensagem de Tablet Blackberry! Very nice!

Anônimo disse...

Ok,Ari.Chegou ontem,na COmprafaacil,Rs642,00 em dez vezes,sem jrs.mais fonética sem fio.Neste caso,convênio previ funcionou,dez por cento. De desconto.edmilson de Januário MG.mensagem,via tablet.

Unknown disse...

Acredito que exista equívoco no texto, pois a Valia, fundo de pensão da Vale (ex Vale do Rio Doce) não esta mais nas mãos do governo federal. Como a Vale foi privatizada, o mesmo ocorreu com o fundo do qual é patrocinadora.

---------------

Reproduzo, para conhecimento, o contido no site do fundo:

A VALIA foi criada pela Vale em 12/03/1973, iniciando suas atividades em setembro do mesmo ano com 10.934 participantes. Hoje conta com 50 patrocinadores e mais de 107 mil participantes, entre ativos e assistidos.

Tem como finalidade proporcionar segurança econômica e financeira aos seus participantes quando do afastamento do trabalho.

Nossa Missão

Administrar planos de previdência complementar, proporcionando segurança aos patrocinadores e aos participantes através de gestão eficaz e transparente de recursos, com atendimento de qualidade

----------------

Passou então a ser uma gestora de previdência complementar.

Luiz Faraco

Ari Zanella disse...

Caro Luiz Faraco,

Penso que o Anônimo quis dizer foi que mesmo privatizada a Vale ainda sofre intervenções "brancas" de parte do governo (Via Previ). Foi o caso da troca do presidente Agnelo por inserção direta do ex-presidente Lula.
Salvo Melhor Juízo.

Unknown disse...

Prezado Ari Zanella,

Talvez o colega tenha razão, mas acredito que o cenário tenha mudado, pois a PREVI andou no final de 2012 vendendo parte significativa de suas ações da Vale. Com isto penso que os demais patrocinadores não ficarão mais à mercê da vontade do governo via PREVI. Salvo melhor juízo.

Luiz Faraco

Anônimo disse...

Prezado Ari,/
Alguem disse em algum lugar, que o negocio dos "socialistas" é discutir e filosofar suas teorias em mesas de botequim.O socialismo que eles conhecem e discutem é teórico porque eles se dão bem e se locupletam quando a economia de mercado (capital) está muito bem e funcionando a todo o vapor.Aí, entao, é so procurar amigos e apaniguados que tenham a carteirinha do partido e vamos mamar nas tetas do governo e vamos falar do socialismo nas mesas de bar. Se fosse bom eles se mudariam para a China, Coreia do Norte ou Cuba. Por isso colegas, vamos cobrar cada vez mais a participação da ANABB naa nossas batalhas, porque ela tem peso e é regiamente remunerada por todos nós.

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Por essas e outras, ANABB neles///

Ari Zanella disse...

RESPOSTA DA ISA MUSA AO SÉRGIO FARACO:

De: FAABB Federação [mailto:faabb@hotmail.com]
Enviada em: domingo, 19 de maio de 2013 07:00
Para: Faraco
Assunto: REAJUSTE DE BENEFÍCIOS - BET SERÁ PAGO



Caro Faraco,

Pela resposta da Celia, Conselheira da Previ, parece que apenas ocorreram problemas operacionais e o BET será corrigido sim. A Previ falha na comunicação. Bastaria uma nota no site para evitar tanto estresse. Veja, abaixo, o que diz a Célia.

Att

Isa Musa

Anônimo disse...

Professor Ari, você que sabe das coisas, conte para esse povo desde quando estão querendo desmontar, delapidar, roubar... a PREVI. Não é o PT e sim o governo da hora. O nosso grande problema é ter muito dinheiro. Isso de culpar o PT é muito infantil, é revanchismo. Nós temos que botar na cabeça que nosso partido é a PREVI, e é ela que temos de defender, contra qualquer outro governo da hora. Se politizarmos essa luta, nos subdividindo em PT, PSDB, PSB,..., jamais teremos a união necessária para evitar esse verdadeiro desmanche. Acho que só vamos entender isso se for editado na velha CIC.

Anônimo disse...

Meus amigos, como é difícil entender que a ANABB nada fará contra o Banco ou contra a PREVI, mesmo sendo a nosso favor. Vamos acordar gente.

Ari Zanella disse...

18:03

A propósito, o presidente da Anabb Antonio Sérgio Riede explicou na apresentação em Florianópolis:

"A Anabb se norteia por dois vetores:
a) Defender o BB útil à sociedade.
b) Defender os interesses legítimos
dos funcionários do BB."

No caso A ele citou como exemplo a atual crise em que os bancos públicos seguraram o crédito e baixaram a taxa de juros.

No caso B, eu não me atrevi a perguntar, posto que ali estava para o entendimento, não para o confronto, mas, meu caro Sérgio, e os LEGÍTIMOS INTERESSES DOS APOSENTADOS???

Anônimo disse...

O pessoal sempre reclama das postágens dos anônimos. Com os os governantes, dirigentes e judiciário que temos, é bom não se arriscar. Correta a atitude do colega que postou o último comentário.

Anônimo disse...

O único benefício que a Anabb pode ou poderá trazer a nós aposentados, é o plano odontológico. Quem esperar mais que isso vai ficar décadas esperando, até cansar.

Luis-BH disse...

Problemas operacionais nada! Eles me responderam que não existia BET retroativo. Tenho por escrito.

É sempre assim. Na hora de nos descontar, são rapidíssimos. Na hora dos nossos benefícios, enrolam...

Anônimo disse...

Se todo o mundo esta ciente da inoperância da Anabb, por que continuam dando o nosso escasso dinheirinho para ver ela defender somente o BB e a PREVI? Só queria entender. Eu não dou mais pólvora para que atirem em mim.

Ari Zanella disse...

Professor Ari,

Encaminho-lhe, questionamento ref Ñreajuste BET, resposta da PREVI e o meu descontentamento.


De: Washington M Suzuki
Data: 19 de maio de 2013 10:44
Assunto: Re: ATENDIMENTO PREVI
Para: atend@previ.com.br



Srta Vera Maria,

Não me responda com dados sem fundamento. Que regulamento de voces que dah respaldo a esse tratamento ??? Eu desconheço.


---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
Data: 16 de maio de 2013 12:20
Assunto: ATENDIMENTO PREVI
Para: washingtonmsuzuki4@gmail.com



e-mail: washingtonmsuzuki4@gmail.com

Senhor Washington,

Não há previsão regulamentar para pagamento retroativo do Benefÿcio Especial Temporário.

Como o Benefício Especial Temporário é apurado com base nos dados efetivamente constantes das bases cadastrais e financeiras na data do cálculo e constitui-se em medida para utilização do resultado superavitário do Plano de Benefícios 1, não cabe qualquer pagamento retroativo decorrente de revisão dos valores já pagos, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 87 e o item XXXI do artigo 110 do Regulamento.


Permanecemos à disposição.

VERA MARIA ALMEIDA DE OLIVEIRA E SOUZA

Gerência de Atendimento
PREVI
___________________________________

Prezado Washington,

É revoltante a desculpa esfarrapada que nos dão como resposta. As pessoas que assinam a mensagem pouco importa. Na verdade, quem responde é a instituição PREVI. Isto é que nos preocupa muito pois nos remete à cúpula da Previ, aos nossos dirigentes.

Ari Zanella disse...

A um Anônimo que pediu para não publicar:

Concordo plenamente com o que você sugere. O grande problema é encontrar as pessoas certas para os lugares certos.

Meu e-mail é: azarizanella@gmail.com

Anônimo disse...

..os comentarios estao muito bons, participar de um blog eh muito bom,confesso que aprendi muito.De minha parte, " se ha um governo,eu sou contra"! Se quem estah causando gdes danos ao Brasil e a nos como participantes da PREVI eh o governo da hora, o PT, dizemos PT>Diria outro nome se fosse outro.Mas,sinceramente,nunca vi nada pior............parece erva daninha!

Anônimo disse...

Anônimo das 19:39 hs,

Na verdade a maioria de nós está presa a ANABB por conta das Ações Judiciais(que andam a passo de tartaruga), mas, parece-nos que a do IR 1/3 PREVI, Coletiva, está próxima do desfecho, e aí, se não arrumarem uma outra desculpa para segurar o pessoal, não sei não, acho que vão ter de implorar muiiito para convencer os "velhinhos trambiqueiros" a continuarem enchendo seus cofres mensalmente, sem o retorno esperado:DEFESA CONSTANTE DOS NOSSOS DIREITOS DESRESPEITADOS POR BB/PREVI/CASSI/Governo!

Pensionista disse...

Aos diretores da PREVI:
DOS ORFÃOS É PAI, DAS VIUVAS JUIZ, EM SUA MORADA SÓ ELE QUEM DIZ:QUEM ESTAVA SOZINHO, FAMILIA ENCONTROU, QUEM ESTAVA OPRIMIDO, TUA MÃO LIBERTOU.
JESUS ESTA CONOSCO SENHORES DIRETORES
CUIDADO COM O QUE FAZEM PARA AS PENSIONISTAS E SEUS FILHOS.UM DIA PRESTARÃO AS CONTAS.