domingo, 20 de janeiro de 2013

"NO BICO DO CORVO"

       Encontrei por entre as gôndolas de um supermercado o meu amigo Arnaldo, meio abatido. Disse-me ter passado uns 5 dias antes do Natal na UTI do hospital devido a problemas cardiovasculares. Uma frase dita por ele me deixou apreensivo: "estou no bico do corvo". Há um ano ele conseguiu isenções do IR justamente por ser portador de cardiopatia grave. Arnaldo tem 66 anos e quando lhe assegurei que viveria mais 20 anos, seu sorriso foi de uma orelha a outra. Para o Senhor nada há de impossível. Basta crer.
       Outro dia o Dr. Medeiros dizia que a faixa dos setenta anos é muito perigosa. De fato, todo o cuidado ainda é pouco. É preciso prevenir as doenças do coração com seus fatores de risco, colesterol, triglicérides, pressão arterial elevada. E o câncer que todos sabemos mata bastante, deve ser detectado a tempo, no começo, para que sua cura seja mais efetiva.
       Pensei na Cassi. Estamos tendo a assistência médica ideal? Em alguns ramos da medicina, sim. Em outros, não. Cito como ponto negativo a ortopedia. Quando precisei, ou particular ou o SUS. Já na oftalmologia sou atendido a contento pela Cassi. E dizer que a Cassi já foi um dos melhores planos de saúde do país. Vamos torcer para melhorar. O BB também precisa participar mais, afinal, sempre as chapas que vencem os pleitos na Cassi têm a influência do BB. O que se vê, é um BB guloso, querendo cada vez mais sugar a Previ.
       Há vários anos que o patrimônio da Previ não baixa dos 150 bilhões. E morrem 1.500 pessoas do PB1 a cada ano. Estão preocupados com a nossa longevidade. O BB usa uma tábua de mortalidade, que dá mais superávit, porque ele tem interesse nisso. A Previ usa outra, que dá menos. Ela é mais conservadora. A Previ olha para quem passa dos 83 anos, que são minoria no PB1, e fecha os olhos para os que não atingem a AT-83, que são a maioria. Reclama dos primeiros, que segundo ela dão prejuízo ao plano, esquecendo-se que muitos morrem antes, dando lucro ao plano. Dá a impressão que o BB e por extensão a Previ, querem nos ver todos "no bico do corvo".

37 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade a Previ mudou de rumo. Resolveu abandonar os aposentados e pensionistas, mas não sem antes fazê-los passar por muitas privações. Os reajustes anuais são vergonhosos. Os dirigentes só lembram dos assistidos quando se aproxima uma nova eleição. Elegem-se sempre aqueles que tem apoio do Banco e de uma grande associação, que sempre participa da famosa dança de cadeiras. Almejam somente cargos sempre maiores depois da Previ. Eles não ousam enfrentar o que já deveriam ter derrubado, no caso a Resolução 26. Não demonstram o mínimo interesse em escutar o clamor dos aposentados e pensionistas. A grande massa de assistidos ganha muito pouco e um aumento linear está longe dos sonhos destes menos favorecidos. O BET está sendo bom, mas é bem melhor para os altos complementos.
Quem acredita nas Escrituras, sabe que.....

torbes gambarra disse...

E tem que lembrar que os que falecem são os que tem beneficios mais altos, entao em resumo, estes 1.500 que falecem dá para pagar uns 4.500 que irão se aposentar e com isso não diminue o patrimonio, isto tudo já foi planejado quando do primeiro PDV no qual a PREVI e o BB SE APROPRIARAM INDEVIDAMENTE DOS 2/3(contribuição da previ), no qual os que aderiram só tiveram direito a sacar 1/3(contribuição do funcionario).ISSO FOI O MAIOR ROUBO QUE JA VI NA MINHA VIDA CONTRA OS COLEGAS QUE FORAM FORÇADOS A ADERIREM AO PDV ATRAVES DE AMEAÇAS DE DEMISSAO E TRANSFERENCIAS.

Anônimo disse...

Pra que viver muito. Quem leu as ultimas entrevistas e relatos dos dias finais do Walmor Chagas vai entender bem o que quero dizer. Nao podemos ter medo da morte e sim da doença e dos tratamentos de ultima geraçao dessa nossa medicina torturadora e mercantilista. Nao seguirei os passos da minha falecida mae, que nos ultimos anos de vida foi submetida a todo tipo de procedimento medico e, na maioria das vezes, serviram apenas para comprovar ou nao os "palpites" dos mestres da vida, e da morte tambem. No final, ela implorava para que parassem com tudo e pedia para morrer em paz. Nao ha como fugir da morte, nao tem medico, remedio, reza ou santo que a impeça de fazer seu serviço. Quanto a CASSI, ela foi boa numa epoca em que plano de saude era raridade e representava certo "status" para o credenciado. Hoje em dia, graças ao Lula, sempre ele, todo mundo pode ter um, por isso os medicos, hospitais, etc... estao sempre com as agendas lotadas. Mesmo assim, eu, particularmente, estou satisfeito com ela.

Anônimo disse...

Sem duvida, se o BET nao for incorporado, o nosso futuro será catastrofico. Que o sr. Marcel e o BB procurem logo se entender sobre esse assunto, pois é bem previsivel o que poderá acontecer.

Anônimo disse...

Os "pregadores" ganham passaportes diplomáticos, ministérios, etc.;
As "emissoras de TV" ganham com publicidade do governo, das estatais, etc. A imprensa escrita, também;
Os sindicalistas, cargos nos conselhos/colegiados das estatais (veja o Lupi);
Está tudo dominado, cooptado, subjugado, etc.
Que chance temos?
O que eles preconizam: relaxa e goza!
O carnaval esta aí, gente. Nós na rua e eles no camarote, recebendo a luz dos holofores, dos flash, os nossos aplausos, etc.
Na alegoria, a nossa história.
Eta vida de gado!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A PREVI não mudou de rumo. Nunca saiu do rumo traçado pelos sucessivos Governos. Hoje nos lamentamos dos índices ínfimos de reajuste de benefícios, mas esses são fixados em Lei e atualmente é a variação do INPC. No passado, nos tempos da inflação, tínhamos reajuste de 4%, 80%, mas de que adiantavam? A mesma inflação consumia tudo já no mês seguinte. Hoje, 6% é o que variou do último reajuste para cá. Não pensem que o BET será incorporado. A mesma Resolução 26 que determinou que o Banco fique com a metade dos superávits determina também que o BET seja temporário. Não adianta Marcel dizer isso ou aquilo. Não há nenhuma possibilidade do BET ser incorporado. Quando o BET foi criado tinha data para acabar e somente será mantido se houver novo superávit agora no exercício 2012 e nas negociações nossos representantes aceitarem dividir o superávit com o Banco para assim garantir a continuidade do BET. Nenhum diretor da PREVI manda qualquer coisa, nem eleitos e nem indicados. Quem manda é o Governo e se na época de FHC o BB já se apropriava de recursos da PREVI, com Lula e Dilma não mudou nada. Continua a abocanhar metade do que é nosso e continuará eternamente. Derrubar a 26? Quem acha que a Justiça dará ganho de causa a qualquer ação em curso movidas pela AAFBB, FAABB, ANAPAR, etc, acredita em duendes e Papai Noel. Nossa Justiça serve aos poderosos.

Anônimo disse...

È grande a preocupação de todos inclusive a minha com o fim do BET.Isso se deve ao fato de que como o que ganhamos é insuficiente qualquer aumento logo passa a fazer parte da renda mensal e cortar depois de um certo tempo será uma desgraça.Teria sido melhor que a Previ não tivesse parcelado mas pago de uma só vez.Que sirva para que nossos representantes pensem nisso se houver um novo superavit e discordem de tudo que possa trazer um problema futuro como tenho certeza que o fim do BET será.

Anônimo disse...

Pessoal,

É certo que o BET vai acabar,mesmo porque o acordo previa 60 parcelas.

O pagamento esta de acordo com o que foi discutido e aprovado pela grande maioria,e ninguém pode dizer que não sabia, que não foi avisado,pois foi feito o prebicito e o "sim" ganhou.

Agora ninguém também pode negar que em 180 dias após o fechamento do acordo de 2010,deveria ter sido feito uma revisão do PB-1,o que não ocorreu porque não houve superávit suficiente.

Acredito que as velhas raposas,já devem ter traçado alguma coisa nova para apresentar esse ano de 2012,pois o BB esta querendo uma fatia maior no mercado domestico e já prepara sua expansão no mercado internacional.

Acredito que com essa nova taxa de juros,possa estar preparando para mudar formula de calculo das reservas e com isso mais Superávit para engordar o Caixa do BB GULOSO.

É só uma previsão,mas quem sabe daí não saia a incorporação do BET?.

Anônimo disse...

Na Coluna do Claudio Humberto de hoje os ganhadores do Prêmio "ALGEMAS DE OURO".

1 LUGAR LULA

2 LUGAR DEMOSTENES TORRES

3 LUGAR SERGIO CABRAL

4 PAULO MALUF

E do nosso PB-1 da Previ,quem seria os ganhadores? quem arrisca um palpite?.

Anônimo disse...


Arrisco um palpite de que quem manda neste país não são os políticos, mas sim a mídia; em especial a rede globo.
Se ela quiser, derruba governos e faz acontecer; basta pegar firme num assunto (principalmente da corrupção), que o povo todo irá atrás.
Portanto, a mídia tem grande responsabilidade por tudo que acontece no Brasil, principalmente se ficar puxando o saco de governos corruptos e ficar malhando os velhinhos por dizer que eles vão quebrar a previdência.

Anônimo disse...

Outrora, benefícios especiais e temporários foram incorporados, ambos vinculados ao superavit. O BB vai querer mais e, por conseguinte, não vai tirar-nos o BET. Se o fizer, como vai justificar aportes oriundos da PREVI em detrimento dos aposentados.

Anônimo disse...

Mestre Ari, somente espero que a maioria das nossas queridas e guerreiras pensionistas não morram sem ver os tao sonhados 100% de pensao prometidos, que ate agora esta somente na conversa fiada.
Ja disse que estou cansado de ver tantas colegas pensionistas passando grandes dificuldades, passou da hora da Previ reverter este triste quadro.
Chega, basta desta injustiça, familias ja sofreram demais por causa disto.

Abraço fraterno Viana

Josue Jorge Jr disse...

O ideal é o BET parar de ser pago E SER INCORPORADO DEFINITIVAMENTE.

Anônimo disse...

deveriam todos procurar o texto da Resolução 26 para ler o que ela diz. O BET JAMAIS SERÁ INCORPORADO porque a Resolução manda que seja TEMPORÁRIO. Os Benef. que foram incorporados no passado o foram porque foram concedidos ANTES da vigencia da 26. DEVEM LER E PARAR DE PEDIR O QUE A LEI NAO PERMITE

Anônimo disse...


Não se devia falar de BET incorporado, devia esquecer essa idéia; haja visto que se tem a letra "T" de temporário.
Mas deveria se falar sim em aumento real das aposentadorias e pensões para os verdadeiros donos dessa poupança previdenciária.

Anônimo disse...

Anonimo das 16:02,
Ontem vimos no Fantastico que a grande responsavel pela seca no Nordeste sao as obras inacabadas da transposiçao do rio S. Francisco. Felizmente o nome de S. Pedro nao foi mencionado. Manipulaçao sem um minimo de sutileza.

júnior machado disse...

Boa tarde,Prof Ari entrei em contato no e-mail fale com a Presidenta e mandei:
"Presidenta dilma,já mandei a Srª 2 e-mails e ate o momento nao obtive reposta,e aproveitando sobre a materia do fantastico do dia 20/01/2013 sobre o desmatamento que esta acabando com nosso Pais e as multas que nao são pagas,me senti com vergonga de ser Brasileiro,imagino a Sr como a maior autoridade dessa nação vendo esta materia,a Sr tem a obrigação de cobrar da justiça estas empunidades mas e so isso que ocorre no nosso pais,e sobre a minha resposta e da Dª Rose mandar no BB e na PREVI sendo que ela nao tem participação nenhuma como isso pode,como o Sr Lula diz nada sei nada vi,as noticias no seu governo fora do Pais não são nada animadoras,e as promessas que a Sr fez para seus eleitores de um pais melhor,não sei que pais melhor e este so se for para os politicos,e esta bolsa familia isto e vergonhoso de um salario diguino ao povo e aos aposentados e pencionistas deste pais hoje ganha menos de que ganhavam qdo estavam na ativa minha opiniao tem muitos politicos que n ao tem nem o 1ºgrau completo e ganham salarios maravilhosos,tome a frente Dª Dilma a redia a da Srª vamos melhorar este pais,para quer fazer copa do mundo no lugar vamos fazer hospitais,escolas,segurança,e melhores salaris para estes profissionais vcs qdo estavam na oposição so prometiam o ex Presidente Lula prometeu um salario digno e ate agora no seu governo esse salario miseravel e a violencia aumentando em vcs nao mudam o estatuto das leis a SRª e a Maior autoridade desta NAÇÃO tome a frente e governe sozinha nao na sombra de um ex promessas tem que ser cumpridas e o povo uma hora vai cobrar ou mostrar nas urnas como já estão fazendo fique atenta e muito obrigado aguardo o retorno de ambos e-mails" "Presidenta Dilma,venho assistindo e lendo nos jornais e telejornais do Brasil que a SAÚDE publica esta uma vergonha,peço em nome das pessoas que elegeram a Srªpois nao fiz parte destas pessoas que votaram na Srª,mas com todo repeito esta uma vergonha pois os deputados nao precisam da saúde publica,os senadores nem a Presidenta precisa da SAÚDE publica que e plataforma em todas as eleiçoes nosso pais esta desmoralizado politicos sao condenados a cadeia e assumen cargos politicos por favor a Srª,com todo o poder ajude os pobres pois estou falando em nome deles pois graças a DEUS tenho um exelente padrao de vida so falo nos menos favorecidos,pois o PT criticava muito e agora não faz nada vamos mudar este PAIS a Srª tem este poder ajude-os,pois com todo o respeito á PRESIDENTA sabe que este PAIS e dos mais poderosos e esperamos que alguns politicos nao se corropam,aqui em Sta Catarina a SAÚDE e uma vergonha e acredito que no resto do PAIS tambem seja vamos lá PT prometeram cumpram pois sei que A Srª fea coisas boas,mas olhe mas para a SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,estes trez estao em quase todo o PAIS uma vergonha MATOU sai pela porta da frente da delegacia menor assassino não vai prezo porque não mudar este tal de ECA,sim só para crianças desamparadas e não criminosas esta difícil ficar morando no Brasil pois eu e minha FAMILIA pensamos ir para Europa pois as coisa la funcionam obrigado e novamente PRESIDENTA Dilma olhe pelos que lhe elegeram são os mais desamparados"

Ari Zanella disse...

Anônimo 18:01

A resolução 26 NÃO È LEI.

A 109/2001 esta sim é LEI.

E a Lei Complementar 109/2001 diz em seu capítulo 20, que eventuais superávites DEVEM SER UTILIZADOS PARA A MELHORIA DOS BENEFÍCIOS.

Anônimo disse...

Mas Professor Ari, o anônimo ai tem razão. A Resolução 26 não é Lei, mas diga isso ao Banco e a Previ, pois eles estão cumprindo o que diz a Resolução 26. Resta a esperança de que as inúmeras ações judiciais contra ela nos sejam favoráveis. Não adianta espernear contra um fato consumado: a Resolução existe e vai pautar toda divisão de superávit. O resto é choro

Anônimo disse...

Retrospectiva 2012.

2012 foi marcado por eleições e mudanças de governo. Espanha e Itália tiveram novos primeiros ministros atuando sobre a crise com Mariano Rajoy e Mario Monti. Além disso, mais para o final do ano Barack Obama foi reeleito para mais um mandato nos EUA e tivemos mudanças de governo na China e Japão, com Xi Jinping e Shinzo Abe.

Anônimo disse...

Retrospectiva 2012.

Consequência da inércia na Europa, vários países entraram em processo recessivo durante 2012, caracterizado como dois trimestres seguidos de queda no PIB (tudo que é produzido por um país). Isso ocorreu mesmo com taxas de juros historicamente nas mínimas para diferentes países e ausência de pressões inflacionárias, o que garantiram colocações de títulos com taxas de juros nominais negativas para países como Alemanha, França e EUA e juros reais também negativos (descontada a inflação) em muitos outros.

Anônimo disse...

Retrospectiva 2012.



Agora eu pergunto aos colegas e ao Professor Ari, o que podemos esperar de 2013?

No nosso mundo BB/PREVI/CASSI ?

Anônimo disse...


Duas valorosas colegas, empenhadas em divulgar nossos temas de Cassi e Previ criaram um novo blog. Convém visitar, pois é muito bom:
http://olharcoruja.blogspot.com.br/p/blog-page_21.html

Anônimo disse...

E o trem bala que vem aí.
O cara do BNDS é quem vai cuidar de tudo.
Adeus melhorias para os aposentados da Previ.
Nenhum juiz vê isso, que coisa!
Em qualquer sociedade, de qualquer país, os velhos são essenciais; tanto prá conduzir a família num bom caminho, segurando as pontas na moral e na ética, como também por serem muitas vezes arrimos de famílias.
Sem os velhos prá orientar, os jovens dariam muitas cabeçadas.
Os velhos poupam as famílas da insegurança emocional e ás vezes financeira.
Daí muitos motivos para se valorizar os idosos.
Muito me admira os governantes, na maioria idosos, menosprezarem a sua própria classe.
Deveriam preservá-los bem, para que não tivessem problemas ainda maiores nas famílias e consequentemente nos países, com uma juventude alienada, usando drogas, sexo ilícito, cometendo roubos, assassinato e tudo que se vê.
s.m.j.

rosalina de souza disse...

Prezado Ari Zanella.

Mais um canal de comunicação para a família de aposentados e pensionistas do Banco do Basil,espaço das colegas Leopoldina e Eliana.

É mais uma espaço para somar com a ANAPLAB,pois já esta em destaque naquele Blog.

Parabéns Colegas Leopoldina e Eliana,muito sucesso.

Rosalina de Souza
Pensionista

Anônimo disse...

Falou e disse muito, anônimo das 13:52!...
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...


Para que o BET seja incorporado definitivamente aos nossos proventos, o patrocinador talvez exija que seja aprovado o BPP (Bom Para Poucos)qué é um clone do Renda Certa.
MUITO CUIDADO COM NOVOS ACORDOS!!!!! Já nos ferramos uma vêz e não podemos nos ferrar novamente.

Anônimo disse...

Prof.Ari,
Parece que você é o único que abordou a questão das pensionistas com clareza e racionalidade quando disse que depende da boa vontade da Previ e que os casos que estão ganhando na justiça são os pré 67.Se todos tivessem o mesmo raciocío buscariam caminhos mais viáveis do que a chantagem emocional que estão fazendo e que a Previ não está nem aí.

Anônimo disse...

Estamos na boca do corvo, do cordeiro, da previ, da cassi, da anabb e por aí vai....

Anônimo disse...

Muito bom 13.52
A verdade verdadeira.

Anônimo disse...

Muito bom 18:29
A verdade verdadeira.

Anônimo disse...

Agora até um ministro japonês está mandando """que os velhos se apressem e morram """ para que o governo não gaste com eles.

Parece o fim dos tempos. Até tu Brutus!!! Por que um sujeito destes não vai pentear macacos?? Coisa hoje muito em moda. Vão se danar ... Isto sim, pra não mandar pra lugar mais apropriado, estas bestas...

Anônimo disse...

Isso jamais vai acontecer...e não é porque eu não quero...é porque Deus não permite...

CARLOS VALENTIM FILHO disse...

Agora sei porque um banco de corvos, daqueles de bico vermelho, anda planando ao sabor do vento, sobre a região do Saguaçú, onde moro. É que já sobrepujei o limite de sobrevivência estabelecido pela PREVI. Mensalmente, desde junho de 2010, a PREVI deve contabilizar o prejuízo e destacar mais alguns corvos para farejar carniça por aqui. Mas sou osso duro de roer. Pretendo vencer os famintos corvos com espantalhos e afastá-los para pousarem no telhado do Edifício Mourisco.

Abraço do
sobrevivente teimoso
Valentim

Ari Zanella disse...

Mestres Valentim ( 84 anos ) e Edgardo Amorim Rego ( 86 anos ) passarão, se Deus quiser, um bom tempo entre nós.

Anônimo disse...

A Previ vai contratar o infeliz do ministro japonês, para apressar a morte dos velhos. Tem alguma coisa de desumano nisto? Ou eu estou caduco?

Anônimo disse...

Caro Mestre Ari (00:28)

Os colegas Valentim e Edgardo Amorim Rego são exemplos que orgulham a nossa classe de aposentados. Que Deus os abençoe e permita que fiquem ainda por muitos e muitos anos passando suas palavras de sabedoria e repassando seus conhecimentos a todos nós aposentados e pensionistas. Contamos sempre com o grande apoio desses mestres.

pat/gyn