domingo, 27 de novembro de 2011

SEMENTE DE UNIÃO

Amigos,

            O blog cujo nome intitula este comentário é o responsável oficial pela criação, formação e lançamento da chamada "Chapa Limpa" que será a nossa chapa de oposição àquela que será interposta pala Anabb/Contraf-Cut/BB, também conhecida como "chapa subserviente" ou "chapa do status-quo".
             Leio no bbfuncionários@gruposyahoo.com - Resumo 1749 - artigo em Daisy Saccomandi instiga nosso grande colega Fernando Tollendal a participar da chapa de oposição e tendo como resposta "eu já não estou disponível para a luta ativa. Não desejo tornar-me chato e por isso não vou mais insistir no assunto."
             É bom lembrar que há cerca de um mês o colega Juarez Barbosa já havia iniciado um trabalho espetacular em seu blog www.previpb1emfoco.blogspot.com/ fazendo um belo leiaute com cronograma, votação para nomes e tudo o mais; exatamente para atender a recomendação do Tollendal: " Quanto ao programa, creio que sua elaboração deva necessariamente preceder a escolha dos nomes dos colegas que se comprometerão a executá-lo. Parece-me elementar. Caso contrário, ficaria evidente que os candidatos estariam apenas atrás de cargos, sem interesse maior por idéias. Gente assim, que pensa apenas em galgar postos bem remunerados, já há demais".
              Inútil insistir com nomes que publicamente já declinaram de possíveis convites. Até porque tudo deve ser escolhido por votação. Nomes como o nosso amigo Marcos Cordeiro de Andrade, João Rossi Neto, Fernando Tollendal estarão fora da lista. Já explicaram os motivos pelos quais não estão dispostos. Seria de bom alvitre que Daisy Saccomandi pedisse gentilmente ao Juarez Barbosa para reiniciar seu projeto. Então sim teríamos competência em ação. E principalmente VOTAÇÃO para escolher os nomes.
              Há também o excelente Raul Avellar, indicado por Marcos Cordeiro para coordenar os trabalhos. É preciso que haja uma rápida aglutinação para juntos ao Raul fazermos a locomotiva trilhar, caso contrário, não prosperaremos. O que me preocupa é não existir um comando único e centralizador. Por exemplo: alguns grupos estão no "Semente da União"; outros estão no Raul Avellar.  e-mail raulavellar@terra.com.br
               Resta saber como irá germinar esta "semente da união". No final sempre dá certo. Se ainda não deu é prova que o fim ainda não chegou.
               Longe de mim criar qualquer atrito ou polêmica. Eu quero de fato a UNIÃO. Fiquem à vontade para me criticar. Eu adoro ler suas opiniões. Só não gosto de "patchwork" (colcha de retalhos). 

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que voce está certíssimo Ary. Na UNIÃO está a nossa única chance.
A colega destemida Daisy sabe disso. Tenho certeza que ela entrará em contato com o Juarez.
É uma pena que o Tollendal esteja de fora da chapa. Assim como todos os outros, nos quais logo pensamos de saída.
Mas temos muita gente boa conosco. E vamos fazer uma chapa imbatível a que seguirão todos os aposentados do norte ao sul do país.
Fé em Deus e pé na tábua.
Abração


Rosa Calixto

Profº Ari Zanella disse...

Observação do blog:

As mensagens estão sendo publicadas com a hora exata em que foram postadas. Não há mais dafasagem. Ajustamos para "horário GMT de São Paulo-SP.

Anônimo disse...

Dona Isa Musa já respondeu a isto, noticiando que não é seu sobrinho, mas seu tio, o referido cidadão.
E embora não queira defender ninguem, acho que não deveríamos sair acusando prováveis causadores de nossos infortúnios. Talvez o menos pensado, o mais amigo, seja aquele que nos esteja causando mais dolo.
Vamos na nossa luta, pela união, sem arriscar nomes de inimigos.
A principio todos são.
União gente, união.

Claudia do rio

Juarez Barbosa disse...

Prezado colega Ari,

Indaguei a colega Isa musa sobre esta questão de ter um parente influente no STJ. Veja sua resposta:

Prezado Colega Juarez,
Embora bem mais novo do que eu, o João Otávio não é meu sobrinho, mas tio, pois meu avô, pai de meu pai, enviuvou duas vezes e se casou três vezes. João é filho do terceiro casamento de meu avô, João Pinto de Noronha. De fato, foi Consultor Jurídico do BB. É jurista muito bem conceituado em Brasília, mas desde que foi nomeado para o Superior Tribunal de Justiça não presta nenhum serviço ao Banco ou a Previ e desconheço que tenha prevenção contra nós. Entende tudo de BB e de Previ? Evidentemente, mercê de sua experiência e competência juridica, mas é íntegro e, se eventualmente vota contra interesses de aposentados e pensionistas do BB é no exame do caso em questão e de acordo com seu conhecimento e convições. Não está lá a nos favorecer ou perseguir.
Atenciosamente
Isa Musa de Noronha

Daisy disse...

Caro Ari e demais colegas,

O colega Juarez já faz parte do grupo SEMEANDO O FUTURO, que foi criado para reunir os colegas interessados em acompanhar, debater e trabalhar pela nossa chapa de oposição.


Esclareço que o blog A SEMENTE DE UNIÃO é o blog da nossa chapa de oposição, chamada por alguns de "chapa limpa". é a mesma chapa. Os colegas Raul Avellar, Tollendal, Adrião, Macilene, Giongo e eu, estamos trabalhando juntos para organizar a mesma chapa. Estamos contando ainda com a colaboração do Faraco dentro das suas possibilidades.


O que o Tollendal quiz dizer na mensagem que dirigiu a mim no seu grupo bbfuncionários foi que não pretende fazer parte da nossa luta ativamente, mas já repetiu mais de uma vez que está a nossa disposição para ajudar no que puder.


Por fim, deixo registrado que a nossa UNIÃO é o que existe de mais importante na campanha desta chapa de oposição que está sendo organizada, e conta a participação e colaboração de todos.

Espero ter esclarecido

Abçs
Daisy -Sp - Sp

Profº Ari Zanella disse...

Muito obrigado a Cláudia do Rio e ao Juarez. Já deletei definitivamente o comentário que não reflete a realidade. Tenho até que me escusar perante a Sra. Isa Musa.

Anônimo disse...

O gente, vamos cair na real, não devemos sonhar que colegas idosos como Tollendal, Ruy Brito, Raul Avellar tenham força, disposição, saúde para encarar uma gestão de Previ. Ou estão nos 80 ou chegando aos 80 anos e isso não é coisa a se exigir de idosos.

Anônimo disse...

Não caiam na ilusão de que haverá apenas essa chapa de idosos para a oposição à união de ANABB CUT E AAFBB. As associações de aposentados também lançarão chapa, a turma da esquerda sindical (adversários da cut) também lançarão chapa e haverá ainda a chapa branca, do próprio BB. Podem esperar ai umas 5 chapas concorrendo e ai sabem o que acontecem? Os votos de oposição se dividem e a chapa ANABB CUT E AAFBB vence fácil. A história assim mostra. Somente teríamos chance se chamássemos para uma só chapa: as demais associações de aposentados, mais a esquerda sindical, ai sim.

Daisy disse...

colegas,

Em primeiro lugar, eu gostaria que os colegas se identificassem. Ficar conversando com anônimos é muito desconfortável.

Em egundo, quero esclarecer que colegas como o Tollendal, Raul Avellar, e outros estão só colaborando com a experiência que possuem. Já anteciparam que não farão parte da chapa. A chapa ainda não tem nomes. Primeiro sairá o programa.

Qto a ter outras chapas é possível sim, mas tb é possível que não. Em 2010 tivemos só 2 chapas e o pessoal elegeu a da situação porque quiz mesmo.

O que falta na verdade é boa vontade e ânimo para disseminar informações e esclarecimentos. É óbvio que a chapa da situação tem dinheiro a rodo para propaganda farta. E a oposição conta com a boa vontade dos colegas para ajudar pois não tem a máquina a seu favor e não é fácil convencer os colegas de que a UNIÃO FAZ A FORÇA e que unidos podemos fazer muita coisa. Estamos idosos sim, mas não estamos mortos. Se ficarmos aqui na internet dizendo que não vai dar, então não vai dar mesmo. Só vamos saber se é possivel se tentarmos.
Alguém já dizia: Só quem luta, merece a vitória.

abçs
Daisy

Profº Ari Zanella disse...

Na democracia as opiniões divergem. Quem posta como "Anônimo" tem lá seus motivos. Não posso coibir somente pelo fato de estar anônimo desde que não agrida verbalmente e seja bem educado.

Anônimo disse...

Estou aqui conversando com meus botões. Porque a sra. Garcez vem com esta de retirarem o BET? pois bem, ocorre-me que este é o unico terrorismo que a chapa atual pode fazer para que aposentados apavorados votem neles de novo.
Reflitam: se a nossa chapa vencer, voltaremos com o Bet. Ou não? Eles retiram para forçar uma votação desesperada e nós ganhamos a coisa e voltamos com o BET. E com muitas outras novidades.

Gregorio

Anônimo disse...

Ari, Juarez e demais ilustres Blogueiros(as): acreditam que obteriam outra resposta para "esse tipo de pergunta"? Olhem, se perguntarmos para os fabricantes ou para os vendedores de defensivos agrícolas (venenos): esses produtos fazem mal à saúde? Certamente Eles vão jurar que não. Conclusão, não são as palavras, mas as ações ou omissões concretas que determinam a real forma de pensar, ou verdadeiro interesse ou, de que lado se está efetivamente. O resto é "perfumaria", smj.

Profº Ari Zanella disse...

Concordo plenamente contigo das 12h52min

Anônimo disse...

O grande problema nosso é falta de conhecimento. O BET somente está garantido se a Previ apresentar resultados. É a Lei e nao nenhum dirigente da Previ que tem o poder de mandar sustar o BET. Se faltar recurso para cobrir o que a Lei manda (25% das Reservas Matemáticas) a PREVI tem mesmo de usar os recursos do BET é o que diz a Lei Complementar 109. Pagamento de parte do superávit só está garantido SE E ENQUANTO HOUVER RECURSOS NA VERBA "FUNDOS PREVIDENCIAIS". Dona Cecilia não está fazendo terrorismo, está dizendo que a crise intrnacional está grave e se cair no Brasil e afetar os investimentos da Previ haverá sim, reflexos no BET

Anônimo disse...

Prezado Prof° Zanella

É um engano pensar que a oposição concorrerá com
mais de uma chapa na eleição de 2012. Estamos unidos e irmanados até o fim. Cada qual tem sua
tarefa e o próprio nome da Chapa apenas não está
resolvido. Quem certamente se dividirá será a da
Previ, vide o que já aconteceu na Anabb. O que nós queremos, primeiro, é acertar um programa e
botar a Chapa da rua, cujos componentes deverão
ser escolhidos, através votação nominal em todos
os blogs aliados, dentre os nomes CAPAZES e mais
sugeridos que se nos apresentarem. Abs
Raul Avellar

TO anônimo pq sou da ATIVA disse...

A colega Daisy está enganada, se 2010 só teve duas, em 2006 foram sete chapas e tudo caminha para isso. Haverá, inclusive, uma chapa completa só de colegas do Plano Previ Futuro e somente colocaremos gente do Plano 1, o de vcs, no Consultivo do Plano 1. Agora, nós do Plano Previ Futuro já temos todas as condições estatutárias de concorrer e ganhar a Previ e administra-la com mais modernidade, pelos jovens. Atentem, nós do Previ Futuro somos tão participantes quanto vcs e podemos ter uma chapa só nossa, obviamente com o consultivo do Plano de vcs, formado por gente de vcs. Sei também que o PSTU ala sindical Bancária (Leia-se Cyro Garcia) já está arrumando sua chapa para combater a da ANABB MAIS CUT MAIS AAFBB. Aqui no DF, na Tecnologia, já sabemos que o BB prepara "Chapa Branca", forte e com recursos infindáveis para campanha

Anônimo disse...

Em 2006 sete chapas mesmo – olhei lá no site da previ
Comunicado da Comissão Eleitoral - Número 5

A Comissão Eleitoral, no uso de suas competências e atribuições regulamentares, nos termos do artigo 18, inciso XIII, do Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos da PREVI, comunica às Chapas cujas inscrições foram homologadas para participação no processo eleitoral de 2006, suas respectivas composições e o número de ordem atribuído a cada uma, em sorteio realizado nesta data, na presença de auditores da PREVI e de representantes/componentes de Chapas.

CHAPA 1 - UNIDADE NA PREVI
CHAPA 2 - NOSSA PREVI
CHAPA 3 - NAÇÃO BRASIL - PREVI PARA TODOS
CHAPA 4 - PREVI ACIMA DE TUDO
CHAPA 5 - RENOVAR PARA O FUTURO
CHAPA 6 - PREVI PARA OS ASSOCIADOS
CHAPA 7 - DIGNIDADE E COERÊNCIA NA PREVI

ABAIXO VEJAM O QUE DEU NO RESULTADO
VOTOS POR CHAPA CHAPAS VOTOS %
1 - UNIDADE NA PREVI 35.209 (Chapa da ANABB mais CUT)
2 - NOSSA PREVI 2.828 (Chapa Branca)
3 - NAÇÃO BRASIL - PREVI PARA TODOS 5.499 (Chapa de Tollendal e cia)
4 - PREVI ACIMA DE TUDO 17.759 (Chapa da AAFBB)
5 - RENOVAR PARA O FUTURO 5.614 (Chapa da esquerda sindical)
6 - PREVI PARA OS ASSOCIADOS 6.362 (Chapa de dissidência sindical)
7 - DIGNIDADE E COERÊNCIA NA PREVI 5.460 (Chapa do PSTU)
Brancos 5.377
Nulos 10.327
TOTAL 94.435

A DIFERENÇA É QUE AGORA A AAFBB se junta a CUT e a ANABB para fazer CHAPA – e “o resto”, as oposições não se juntam por vaidade, por segregacionismo, porque ficam procurando “chapas puras” por ai. Não aprendem a lição, vamos perder novamente de goleada

Alvaro Fonseca disse...

É isso mesmo, foi feliz esse anônimo das 18:34 quando comenta sobre as sete chapas de 2006. Se todas as oposições se unissem teriam vencido a chapa da ANABB e CUT. Acontece que há vaidade demais, tem gente que se acha melhor do que os outros. Até o nome de "Chapa Limpa", "Chapa Pura", soa mal, pois que limpeza e pureza é essa que afasta os colegas que até pensam diferente mas também são contrários a ANABB e a CUT? É PRECISO SOMAR É PRECISO FALAR COM Cyro Garcia, colega da ativa, Presidente do PSTU do Rio que sempre se opõe a ANABB e a CUT. é preciso falar com a Senhora Isa Musa, a mais votada dentre os que são oposição na ANABB. Se continuar a só procurar "santos", não ganham nem 2 mil votos. Para combater é preciso se aliar a líderes e movimentos mesmo que tenhamos divergências pontuais com esses, para poder derrotar um inimigo maior. O Capitalismo (EUA) e o Comunismo (Russia) se uniram na segunda guerra para derrotar o Nazismo!

Carlos Valentim Filho disse...

Prezado Ari,

Imagina o risco para o PB-1, se a administração da PREVI (todos os conselhos, inclusive o de administração) passar a ser gerida por representantes do PREVI FUTURO. Aplicação de métodos modernos, conforme previu o colega anônimo acima, poderá repuzir, rapidamente, os bilhões do PB-1. Por outro lado, não há como admitir que representantes de um plano que congrega mais de 60 mil participantes, em mais de 10 anos de existência, não tenha alcançado ainda 5% do patrimônio do PB-1.
Está na hora de se começar a pensar em administrações distintas: uma para o PB-1 e outra para o PREVI-FUTURO.

Abraço do
Valentim

Anônimo disse...

Alvaro Fonseca...

A dona Musa não é oposição dentro da anabb? Que tipo de oposição? Ela e anbb não se aliaram para doar ao bb quase 70% do superávit?
2. Vencer é o que interessa, mesmo vendendo a alma ao diabo?