BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

sexta-feira, 3 de abril de 2015

IDEOLOGIAS

BNDES, um escândalo gigantesco (o da Petrobras é apenas gorjeta)

Por Liberato Póvoa, Especial para Opinião Pública (*)



Li, estarrecido, um artigo do abalizado constitucionalista Leonardo Sarmento, publicado no “JusBrasil” do último dia 4 de fevereiro, que denuncia: “O BNDES patrocina ideologia partidária, enriquece protagonistas do sistema e empobrece o Brasil”. Acesse e leia a matéria, que vale a pena. O risco é você cair de costas.
Logo, no encabeçar da matéria, surge a imagem de um imenso “iceberg” em cuja ponta aparece o “mensalão” e, quase dez vezes maior, o “petrolão”, e – pasmem! – na parte submersa, aparece o BNDES, com o tamanho no mínimo o suficiente para considerar o “petrolão” um mero troco e o “mensalão”, uma insignificante gorjeta.
Discorre o articulista dizendo que nós sofremos uma crônica falta de infraestrutura, para cuja correção existe o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas ele financia portos, ferrovias, estradas e outras obras necessárias. Só ele que financia para outros países, como se estivéssemos fazendo algo em troca de um retorno que nunca virá, ou se tivéssemos uma espécie de colônias com o dever de desenvolvê-las.
Todos devem lembrar-se de que, desde o primeiro governo petista, o cenário é o mesmo para personagens que a cada hora desempenham papéis diferentes, mas dentro de um mesmo “script”. Mercadante saiu do ministério da Educação, mas encarapitou na Casa Civil; Guido Mantega presidiu o BNDES até 2006, quando pulou de galho e foi empoleirar-se no ministério da Fazenda. Na sua gestão, o total de empréstimos do Tesouro para esse Banco saltou de menos de 10 bilhões para 414 bilhões de reais.
Esses empréstimos financiam atividades de empresas brasileiras no exterior, que, até bem pouco tempo, eram “segredo de Estado”, pois foram consideradas secretas pelo banco (o que já dava a impressão de maracutaia, para usar um vocábulo inventado por Lula, quando era oposição). Mas no início do segundo semestre do ano passado o Ministério Público Federal acionou a Justiça para liberar tais informações. E a juíza federal Adverci Mendes de Abreu, da 20.ª Vara Federal de Brasília, considerou que a divulgação dos dados de operações com empresas privadas “não viola os princípios que garantem o sigilo fiscal e bancário” dos envolvidos (e a ilustre magistrada vem incomodando o PT com suas decisões: foi ela quem, esses dias, mandou deportar o terrorista Cesare Battisti, que Lula aninhara no Brasil, desafiando o Supremo).
A partir da decisão da intrépida juíza, o BNDES está obrigado a fornecer dados solicitados pelo Tribunal de Contas da União, o Ministério Público federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). E aí é que a coisa começou a ganhar uma dimensão até então era sequer imaginada: descobriu-se que o BNDES concedera mais de 3.000 empréstimos para a construção de usinas, portos, rodovias e aeroportos no exterior.
Só uma amostra para o leitor se estarrecer junto comigo: as obras que o banco considerou estarem aptas a receber investimentos financiados por recursos brasileiros são obras tocadas por empresas flagradas pela “Operação Lava Jato”, figurinhas conhecidas no lamaçal da corrupção.
A Odebrecht obteve financiamentos de 957 milhões de dólares para o Porto de Mariel (Cuba), 243 milhões de dólares para a Hidrelétrica de San Francisco e 124,8 milhões de dólares para a Hidrelétrica de Manduruacu, ambas no Equador; 320 milhões de dólares para a Hidrelétrica de Cheglla, no Peru; um bilhão de dólares para o Metrô da Cidade do Panamá e 152,8 milhões de dólares para a Autopista Madden-Colón, ambas as obras no Panamá; um bilhão e 500 milhões para Soterramento do Ferrocarril Sarmiento, ambos na Argentina; 732 milhões de dólares para as Linhas 3 e 4 do Metrô de Caracas e 1 bilhão e 200 milhões para a segunda ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela; 200 milhões de dólares para o Aeroporto de Nacala e 220 milhões para o BRT de Maputo, ambas as obras em Moçambique. A OAS foi contemplada com 180 milhões de dólares para o Aqueduto de Chaco, na Argentina e a Andrade Gutiérrez, com 450 milhões de dólares para Barragem de Moamba Major, em Moçambique. E assim, aparecem outras empreiteiras, como a Queiroz Galvão, com obra na Nicarágua (Hidrelétrica de Tumarin), ao custo de um bilhão e cem milhões de dólares, e 199 milhões de dólares em obra na Bolívia (Projeto Hacia El Norte – Rurrenabaque-El-Chorro), sem se falar em outras obras no Peru e no Uruguai. Percebe-se que a “Lava Jato” vem apenas se antecipando na revelação dos colaboradores da quadrilha.
E isto foi apenas uma minúscula parte que se soube, pois o BNDES, alegando “sigilo necessário”, só revelou os beneficiários de 18% dos empréstimos. E foram mais de três mil. E recentissimamente, Dilma esteve, de araque, na posse de um “companheiro” na presidência do Uruguai, quando, na verdade, foi acertar com o colega Tabaré Vasaquez a construção de um porto naquele país companheiro, ao custo de um bilhão de dólares, dinheiro do BNDES.
Com o Brasil atravessando uma crise sem precedentes, totalmente sucateado, é estranho que tais obras em países sem qualquer perspectiva de parceria útil, apenas unidos por ideologia, estejam jogando pelo ralo nosso minguado dinheirinho.
E o que nos assusta é saber que, malgrado a boa vontade do Ministério Público e o verdadeiro heroísmo da Polícia Federal, estamos desesperançados com tanta corrupção, sem saber a quem recorrer.
Em carta de 798 d.C, Alcuin de York advertiu Carlos Magno: “Vox populi, vox Dei”. Mas vamos provar muito em breve que “a voz do povo é a voz de Deus”. O povo que elegeu será o mesmo povo que tomará de volta o poder.

(*) Liberato Póvoa, desembargador aposentado do TJ-TO, escritor, jurista, historiador e advogado

34 comentários:

Jurandir Waltrich disse...

Caro Zanella!

Fiquei estarrecido com este texto que voce publicou sobre o BNDS, porém, não me causou surpresa, sabemos que a Presidente Dilma, em sua campanha pela reeleição, havia se defendido, que operações de financiamento para as empreiteiras eram para manter empregos de brasileiros destas empreiteiras, agora se estes paises não pagarem seus compromissos com as empreiteiras, será que elas terão cacife para pagar os empréstimos contraidos junto ao BNDS, quem viver, verá, o PT criticava, e com razão, que a Petrobrás mandava fazer suas plataformas e seus navios no exterior, deixando de empregar brasileiros, agora será que vale a pena empregar brasieliros no exterior nessas empreiteira à custo de um calote gigantesco, mesmo porque economias da América do Sul e Central, onde foram realizadas estas obras, estão piores que a nossa, agora entendo porque o Lula se gabava de que o Brasil era um Grande País.

Anônimo disse...

O Ministério da Corrupção alerta:
Sonhar faz mal à saúde,pois,ao acordar,você VIVERÁ O PESADELO.Pesadelo de viver num país onde,nunca dantes,se praticou tanta corrupção,na cara dura.Ninguém faz nada,além de escrever o óbvio.Quem irá nos salvar?Talvez,como ocorreu em outros países,que viveram mesma situaçã: uma extensa guerra civil.Esse osso,só vão largar,se for colocado no fogo.
João Trindade

Edmilson lopes de sousa disse...

Só queria saber o motivo pelo qual a essa Anta ainda continua bufando nas poltronas no Planalto.

Marcelino Maus disse...

Paulo Beno... sobre a ACP.
Favor informar que sobre sua condição de aposentado, ingresso no BB, data da aposentadoria na Previ.

O texto que a Previ divulgou é OBSCURO como tantos outros:
"Assim, o valor correspondente ao abono foi efetivamente pago, em setembro e outubro de 1997 (em duas parcelas), a título de adiantamento, sem a previsão de acerto posterior. É importante esclarecer também que o valor do abono pago em 1997 não decorreu da ação da FAABB de 1999, que inicialmente pleiteava para os 750 aposentados aumento de 20,1%, pedido esse rejeitado pelo poder judiciário."
...
"Portanto, não há valores a serem pagos pela PREVI aos associados por essa ação judicial."

Esta última afirmação não atesta que TODOS OS APOSENTADOS da Previ em 23/09/1997 receberam o adiantamento.

Logo, presume-se que a PREVI PAGOU APENAS aos 750 nominados na ACP.

Por favor colegas, precisamos de mais informações dos colegas que não receberam.

Anônimo disse...



"LADRÕES DA NAÇÃO; AINDA BEM QUE. . . .! "

Mestre, quem me conhece sabe que sou uma pessoa otimista; sou daque-
les que o navio está afundando e eu vou sugerir aos amigos para se-
gurar na mão de Deus. Ultimamente, eu compreendo que o Todo Poderoso
também é solicitado na Africa, no Oriente Médio, na Rússia com seus
satélites,etc,etc. Assim, nós mesmos teremos de resolver este proble-
mão, apesar do clima desfavorável, pois de início, tememos a ação de
certos ministros que estão lá para falar "amém " aos pedidos do gover-
no. Outra coisa que me preocupa é a quantidade de pessoas influentes
que indiretamente ou anonimamente influenciam nas decisões dos pro -
cessos, sempre a favor da anarquia.Neste quadro sombrio só há uma
coisa favorável à nação : o dinheiro público é tão fácil para esses
corruptos que eles ficam parecendo cavalo de rico: comendo muito,tra-
balhando pouco, agindo como cigarras humanas que fazem festas 25 ho-
ras por dia ; o dia deles tem l hora a mais,pois so´dormem após l/2
noite e, por isto, MORREM CEDO, depois de colocarem l/2 dúzia de mo-
dernos "stents " e então a nação recebe o "seu" de volta. Encerrando
o sermão, nós temos um consolo ; tudo que sobe, desce( sem maldade) e
o palanque desse grupo está similar ao seu conceito : ZERO e tem
eleições já .Feliz Páscoa para todos.DivanySilveira-SeteLagoas-mg

Anônimo disse...

Os assistidos mendincando um simples direito ao ES que sempre foi liquido e certo e esses loucos dilapidando o pais e os fundos de pensão , já passou da hora de se exigir o que é nosso , para o idoso os dias são contados e não se pode ficar aguardando reuniões e reuniões sem que se concretize nada de real.

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos porque, a toque de caixa, regulamentaram a Lei anticorrupção, aquela criada em resposta às manifestações de 2013. Um pequeno detalhe, disposições que punem os malfeitores foram reforçadas com penas mais severas, popularmente conhecidas como "blindagens". É claro, salvo melhor entendimento.

Anônimo disse...

Depois dessa é pro pião desistir e fazer o haraquiri baiano.
O tal ajuste fiscal é para cobrir toda essa bagaça?

Faz toda essa caca e joga a conta pra minha panela?
E minha família? E meus amigos? E o futuro?

Aí breque! Essa gente merece prisão perpétua

Anônimo disse...

O site da Revista Veja traz uma matéria sobre como as pessoas que passam pela chefia da Casa Civil enriquecem. O trem é bão mesmo.

Anônimo disse...

Essa delação premiada das empreiteiras investigadas no processo Lava Jato, no âmbito da CGU, delata o que todos já sabiam, tampouco incrimina alguém, apenas medida pró-forma para viabilizar a soltura dos executivos presos, confirmando as manobras denunciadas nas mídias. Pronto, arquive-se, processo encerrado.
Próximo passo: relaxar o iminente processo doa BNDES.

Anônimo disse...

Desde que foram descobertos os primeiros atos de corrupção ligados ao "mensalão" em que, notadamente, o 9 dedos era, com certeza, o poderoso chefão, já era de se prever que a roubalheira tinha outros caminhos. Seria por isso que a presidAnta teria começado a usar a palava "estarrecedor"?. Ainda acredito que todos os malfeitores um dia serão punidos por seus crimes.

Anônimo disse...

No Goiás nóis chama isso é de roubo, nada de ideologia

Sem hospital, sem escola, sem polícia, sem comida aqui no Brasil e esses filhos da p.... gastando dinheiro no exterior pagando,recebendo, desviando propina.

Tudo, todos ligados ao partido sob suspeição

Anônimo disse...

É lamentável Prof. Zanella, mas a Previ já está quebrada,sem dinheiro em caixa.
Por isso que a mando do BB guloso, suspenderam o ES. Falta de caixa, dim dim, grana é a mesma coisa. Só não enxerga, quem não quer. O Dr. Medeiros vai postar sobre o ES nos próximos dias, vamos aguardar. Feliz Páscoa para todos.


Anônimo disse...


ESTAMOS NA PÁSCOA. É TEMPO E REFLEXÃO. SERIA BOM QUE OS DIRIGENTES DA PREVI REFLETISSEM SOBRE SEUS ATOS, ISTO É, SE ESTÃO DO LADO DOS FRACOS E NECESSITADOS OU ESTÃO À SERVIÇO DOS ABASTADOS PARA SE ABASTAR TAMBÉM?

Anônimo disse...

Professor Zanella,

Seria possível a situação da Previ estar pior que o divulgado?
Poderiam estar maquiando a contabilidade?
Do jeito que o país está não duvido de mais nada e o Sr.?

Ari Zanella disse...

Penso que os números da PREVI estão corretos. Não porque duvidar. O problema é o investimento que, no momento, é deficitário, como é o caso da Vale, outrora nosso carro-chefe. Papéis da Petrobras idem. No entanto, não há como sair agora destas empresas.
Não concordo, contudo, com o que foi escrito na coluna do Cláudio Humberto que a PREVI foi o único fundo estatal a ter superávit.
Ledo engano: Tivemos mais de 12 BI de prejuízo. Tínhamos 24,7 BI na RESERVA MATEMÁTICA em 31.12.2013. Este valor agora em 2014 CAIU para pouco mais de 12 BILHÕES. Não houve prejuízo?

Anônimo disse...

E olha que está é no JB, hein?

OPERAÇÃO ZELOTES: Gerdau pode ter pago a maior propina.

50 milhões de propina para aliviar condenação fiscal de 4 bilhões.


Brasileiros de bem,

Nosso país está coberto por um lamaçal tão grande que as falcatruas só falam de bilhões.
No supermercado, um molho de tomate que eu pagava R$ 1,25 passou para R$ 2,85.

Precisamos nos unir para responder a altura. Passou do admissível

Anônimo disse...

A Pascoa mais dificil dos ultimos anos, nao sobrou grana pra comprar BACALHAU....... Que tristeza, graças ao PT.

jeanne disse...

Prof Ari, Gilvan e demais colegas: desejo uma Feliz Pascoa a todos!

Anônimo disse...

Ilustre Professor ARI ZANELLA:

Por favor e Atenciosamente:

Antes de mais nada, desejo agradecer aos amigos JOÃO LOPES RODRIGUES (de 01/04/2015, às 19:13 horas) e ao ANÔNIMO (de 01/04/2015, às 21:49 horas), pelas ótimas sugestões/orientações que me deram.
Ocorre que em 01/abril/2015, postei uma reclamação no site RECLAMEAQUI.COM.BR e compartilhei no facebook, e, a resposta do BB. em 02/abril/2015, acreditem se quiser, ENSINOU O CAMINHO DAS PEDRAS DE COMO OBTER O CONTRACHEQUE de SETEMBRO/1997, só que TEM DE SER OU PELA INTERNET ou pelo AUTOATENDIMENTO DO BB, mas que vou tentar já, já, para ver se realmente funciona mesmo.
Dada a sua enorme importância, pois facilitará, creio eu, a vida de todos nós, vou postar no blog do Professor, a minha reclamação e a resposta do BB. do RECLAMEAQUI, que acredito, ele se dignará publicar, mas caso vocês ou mais alguém deseje que lhes envie diretamente essas reclamações/respostas, é só enviar pedido ao meu e-mail abaixo.

RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB), 04/abril/2015 - e-mail: renatofilhos@terra.com.br - matrícula BB/PREVI: 8.531.900-7



01/04/15 18:02

Anônimo disse...

Ilustre Professor ARI ZANELLA:

Por favor, se for possível, desejaria que o Ilustre Professor, colocasse em circulação as mensagens abaixo, relativas ao contracheque de SETEMBRO/1997, com suas RECLAMAÇÕES e respectivas RESPOSTAS. Muito obrigado. Atenciosamente.


Quarta-feira, 01 de Abril de 2015 - 12:08
Reclamação
João Pessoa (PB), 01 de abril de 2015 Prezados RECLAME AQUI Apesar de meus ingentes apelos, DESDE 16/03/2015, feitos formalmente a agência do Banco do Brasil S.A. - CIDADE UNIVERSITÁRIA - PREFIXO: 1619-5, situada no CAMPUS I da UFPB, no Bairro CASTELO BARNCO, na cidade de JOÃO PESSOA -(PB) - CEP - 58.051-970 - FONE: 0 XX 83 - 3022-9300, ATÉ HOJE SEM RESPOSTA, vêm me negando, SISTEMATICAMENTE, a cópia da minha FOLHA DE PAGAMENTO DE SETEMBRO DE 1997, que SÓ eles têm meios de EMITÍ-LAS INSTANTANEAMENTE, pois tenho necessidade delas pra assuntos pessoais, CUJO PRAZO ESTÁ SE ESGOTANDO. Argumentei inclusive que eles estão AFRONTANDO o inciso XXXIII, da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, da LEI 12.527, DE 18/11/2011 e o artigo 186, do CÓDIGO CIVIL e eles deram a entender, QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ (desculpe a vulgaridade). Antecipadamente agradeço, pois essa é a SEGUNDA VEZ que preciso dos Srs. e NA PRIMEIRA VEZ surtiu PLENO EFEITO POSITIVO. Muito obrigado. Atenciosamente RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA CPF - 016.107.754-49

Resposta da Empresa
Quinta-feira, 02 de Abril de 2015 - 11:14
Renato,

Informamos que ao consultar o sistema o sr pode efetuar a impressão da cópia da sua FOLHA DE PAGAMENTO DE SETEMBRO DE 1997, através do site do banco: www.bb.com.br , acessando sua conta com a informação agência e conta senha de 8 dígitos para acessar a conta. Opção conta corrente extratos diversos - BB contra cheque selecione o ano e o mês desejado, e confirme a impressão do comprovante de folha de pagamento pelo botão de impressão no site.
O sr também possui a opção de efetuar o mesmo procedimento nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
Caso precise de mais informações, entre em contato conosco. Você poderá obter soluções mais ágeis através de nossos canais de atendimento:
- Portal BB: www.bb.com.br
- SAC BB 0800 729 0722 ou 0800 729 0088 (Deficientes auditivos/fala) ou + 55 11 2845 7823 ligações do exterior, inclusive a cobrar
- Central de Atendimento BB 4004-0001 ou 0800-729-0001
- Suporte Técnico BB 0800 729 0200 (PF) ou 3003-0500 e 0800 729 0500 (PJ)
- Ouvidoria BB 0800 729 5678


Atenciosamente,
Equipe BB Atende.


RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB), 04/abril/2015 - e-mail: renatofilhos@terra.com.br - matrícula BB/PREVI: 8.531.900-7

Anônimo disse...

Oposição deve apresentar pedido de CPI para investigar fundos de pensão

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-04-04/oposicao-deve-apresentar-pedido-de-cpi-para-investigar-fundos-de-pensao.html

Triste é que tais ações têm motivação política e, quando os acertos são feitos, elas voltam para a gaveta. Não vai vingar!!

Cláudio Augusto Falco disse...

Ao anônimo do dia 03/04/15 às 17:52hs

A engenharia política do PT para cooptar empresários que atestem credibilidade..., praticam...

Por meio de nota, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, do grupo Gerdau, que ainda mantém cadeira no Conselho de Administração da Petrobras, afirmou que o negócio foi decidido com base em "avaliações técnicas de consultorias com reconhecida experiência internacional, cujos pareceres apontavam para a validade e a oportunidade do negócio."

A mesma nota assevera que, ao aprovar em 2006 a operação de compra e 50% de participação na refinaria Pasadena, Gerdau "não tinha conhecimento, como os demais conselheiros, das cláusulas Put Option e Marlim do contrato". A primeira dessas cláusulas obrigou a Petrobras, posteriormente, a comprar 100% a refinaria, o que trouxe prejuízos à estatal.

Veja a integra da notícia 'Conselheiros corroboram declaração de Dilma sobre Pasadena' no link:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/conselheiros-corroboram-declaracao-de-dilma-sobre-pasadena/

Anônimo disse...

Colega Renato (11:21)

Segui sua recomendação e não obtive sucesso.
Recebi a mensagem abaixo:
"Problema na execução de sua solicitação...
DADOS NAO DISPONIVEIS (G415-130)"

Luiz Faraco

Anônimo disse...

Sr. Renato, vá na sua agencia e pede a cópia do seu contracheque. Essa central de atendimento nada resolve. Peguei o meu assim, na agencia. Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Será que a Valdirene tem vale abastecimento da "Petobras" ( como diz o molusco )?
Esse nome me faz lembrar quando trabalhei no interior e tinham "as primas".
Ô saudade da Valdirene ... Era zerada!

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Se alguém ainda tem dúvida se a PREVI NÃO NOS AMA e NÃO NOS QUER, basta ver a AUSÊNCIA DE QUALQUER MENSAGEM DE FELICITAÇÕES DE PÁSCOA.
Para mim não faz diferença, POIS HÁ MUITO TEMPO QUE OS DESPREZO E NÃO OS RESPEITO. Tal sentimento é EXTENSIVO TAMBÉM AO BANCO DO BRASIL!

Julita disse...

Prof Ari , Sr Gilvan e amigos do blog!!!
Mesmo com muita dor pela perda da minha filha em julho passado estou passando por aqui para desejar uma Feliz Páscoa para todos1!!!

Páscoa...
É ser capaz de mudar.
É partilhar a vida na esperança.
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente.
É viver em constante libertação.
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida.
É investir na fraternidade.
É lutar por um mundo melhor.
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço.
É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje… Somos melhores do que fomos ontem.

Desejo a todos os amigos e amigas uma feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Anônimo disse...

Desejo a todos, Prof. Ari e participantes do blog, Feliz Páscoa!

Lena disse...

Eu desejo a todos os colegas uma feliz pascoas. Que o Senhor Jesus abençoe cada um de nós.
Abraços.

Anônimo disse...

No Jornal Nacional de sábado veicularam uma matéria sobre o trem bala do Japão. Shinkansen é o nome do monstro que atinge 300 Km/h.
O que mais impressionou na reportagem foi a dedicação dos funcis japoneses que trabalham no trem bala, com a satisfação do público alvo daquele transporte. Uma japonesinha chegou a dizer que durante a noite de descanso, fica imaginando maneiras de melhorar seu trabalho para que os passageiros se sintam cada vez melhor. A cultura japonesa é bem interessante! Determinada!

No caso da Previ quem é o público alvo:

a) BB/Governo
b) Empresariado
c) As letras A e B estão corretas
d) Diretoria da Previ e BB
e) Aposentados e pensionistas
f) Todas as alternativas exceto a alternativa E

Anônimo disse...

Será que a resposta certa é a letra "f"?

O japonês veio para atender todos menos nós?

A CPI poderá nos ajudar?

O petismo tsunâmico está chegando ao fim?

O sindicalismo amador e incompetente finalmente ruirá?

Anônimo disse...


CPI NOS FUNDO DE PENSÃO: É AGORA OU NUNCA!

Anônimo disse...

Não acredito mais em CPI nenhuma. Tudo vira pizza e da pior qualidade.
Só temos uma solução: juízes como o MM Sérgio Moro.