BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

INVENCIONICES NO ES

     Na tabela que vigorou até 16 de janeiro, a cada 1.000,00 tomados no ES, correspondia a uma prestação de 14,02 no prazo de 120 meses. Por uma regra de três simples, se pegássemos 145.000,00 pagaríamos uma prestação de 2.032,90. Com a implantação do novo parâmetro, teve alguém na PREVI mais realista que o rei, que no afã de "resguardar" o produto, resolveu projetar no montante emprestado a correção pelo INPC (mesmo índice pelo qual nosso salário é reajustado). Com esta providência, a antiga tabela, mais simples e mais benéfica a nós, foi para o espaço, sendo implantada uma simulação que reajusta o valor emprestado antecipadamente. Consequentemente, nós, os otários, recebemos menos valor líquido e pagamos prestação maior. Exemplificando, este que vos escreve tem uma MC positiva de 123,00 e poderia (na tabela antiga) pegar 8.000,00 (14,02 X 8 = 112,16) ficando a minha prestação em 1.988,00.
No caso atual vou poder pegar líquido 4.400,00 (fora as taxas) e minha prestação será de 2.001,00.
     Leiam o que diz meu leitor infra-assinado:

  Prezado Ari,

Entrei em contacto com a PREVI e me asseguraram que não haveria alteração no cálculo. Segundo a atendente a única modificação é a dedução da MC de quaisquer descontos decorrentes de outros financiamentos, o que não é meu caso. Tentei esclarecer melhor o que está havendo, mas a PREVI não está respondendo (tampouco nossa Diretora eleita Cecília). Argumentei que, desde 2013 estava amortizando o ES de 130 mil em 108 parcelas, com a MC de dois anos atrás e que, depois de dois reajustes (2014/2015) não é possível que, em 120 parcelas, só possa pegar 134 mil. Nem com o aumento do IOF essa redução se explica. Pela tabela que vigia até a semana passada, com a MC atual, em 120 vezes, eu me habilitava a tomar 139 mil. É uma redução muito drástica e que não foi divulgada. Parece-me mais uma esperteza arbitrária destinada a lesar nossas legítimas aspirações e direitos. Essa manobra sorrateira demoliu meu planejamento financeiro e irá desencadear uma enxurrada de problemas, pois, baseado nas garantias que me foram apresentadas pela PREVI, estava tranquilo de que não haveria surpresas. Agora, como vou cobrar essa garantia da PREVI? A conversa foi gravada (não nos fornecem número de protocolo)? Se foi, tem valor legal? A Empresa pode ser responsabilizada por induzir seus associados a erro? Essa alteração foi implementada às esconsas, sem comunicação ao corpo social e é flagrantemente lesiva a nossos interesses, além de ter havido ocultação deliberada de informação. 
As condições do ES, que certamente embasaram o planejamento financeiro de inúmeros colegas, podem ser assim unilateralmente alteradas sem comunicação? Esse procedimento não constitui prática ilegal? Fomos severamente prejudicados e sofreremos os prejuízos financeiros decorrentes dessa "esperteza" espúria. Sugiro que nos mobilizemos contra esse tratamento ominosamente antiético e exijamos o imediato cumprimento das mesmas condições que nos foram garantidas. Em nenhum lugar se fala sobre esse embutimento antecipado da variação futura do INPC no valor do ES. Tudo fazem com o ostensivo intuito de subtrair nossos direitos: foi assim com a troca do índice de reajuste, com o Renda Certa, com a distribuição do superávit ao Patrocinador, com o fim antecipado do BET, com a volta das contribuições, com o método de cálculo do ES (vide publicação no Blog da Cecília) e, agora, essa manobra sorrateira visando diminuir o valor do mesmo ES. Não somos nós os legítimos proprietários da PREVI?
Aguardo com elevado interesse seu precioso retorno a respeito, ao tempo que agradeço efusivamente por sua generosa atenção, mui

atenciosamente

Carlos A Barbosa

     A Cecília Garcez é citada em função de não ter dado as explicações devidas, mas nem ela nem o Décio, têm qualquer ingerência na área de Seguridade - que pertence ao diretor Marcel J. Barros - o qual nos deve explicações. O Carlos A. Barbosa me pede um retorno, porém o que posso eu lhe responder?  Quem nos deve explicações é o diretor Marcel.

     Por último, peço encarecidamente ao presidente em exercício da PREVI, foto abaixo, que sendo concomitantemente diretor de Participações, Marco Geovanne Tobias da Silva, para que interfira nesta engenharia estapafúrdia. É a mesma coisa que um banco embutir correção futura num empréstimo. Ademais, a PREVI não se assemelha ao mercado financeiro, daí o absurdo deste novo e sutil expediente. Agradecemos ao Marco se fizer algo para que o novo ES volte ao normal.
         MARCO GEOVANNE - EXCELENTE INTÉRPRETE DE ELVIS PRESLEY

96 comentários:

Anônimo disse...

Muito prezado professor Ari. Os novos parâmetros do ES prejudicaram milhares de participantes, a estimativa é de que 70% dos aposentados não conseguiram renovar ou fazer novos empréstimos.Isto é escandaloso e a indignação é geral.
No entanto, meu caro professor, o que incomoda, é o seu silêncio em relação ao assunto. Não só do seu blog, mas do dr. Medeiros da dra. Cecília e demais!!!O que está acontecendo? O grito de indignação e revolta de milhares de participante espoliados em seus direitos, diga-se, direitos adquiridos, não conseguiu romper a barreira desses "blogs" que neste momento deveriam ser nossos melhores porta-vozes?

Anônimo disse...

OS IDOSOS TEM POUCA FORÇA PARA REAGIR AO DESCASO COM OS ASSISTIDOS.

QUANDO ASSUMIMOS NO BB E ADERIMOS À PREVI HÁ ALGUMAS DÉCADAS, NÃO SABÍAMOS QUE VIRÍAMOS A TER UMA APOSENTADORIA TÃO MISERÁVEL. ALGUNS POUCOS GANHAM MUITO; E MUITOS GANHAM POUCO, E MAL DÁ PRA SOBREVIVER. SABEMOS PORÉM QUE OS DIRETORES VÃO SE APOSENTAR COM UMA FORTUNA E AINDA POR CIMA ESTÃO LEVANDO 500 MIL DE BÔNUS.

MUITOS ENGORDARAM SEUS PROVENTOS DENTRO DA PREVI E MUITOS SAÍRAM DE LÁ APOSENTADOS E AFORTUNADOS, À CUSTO DO NOSSO ACHATAMENTO.

E COM OS PROVENTOS DE APOSENTADORIAS MISERÁVEIS, SOMOS OBRIGADOS A APELAR AO EMPRÉSTIMO SIMPLES, NOS AFUNDANDO CADA VEZ MAIS E DANDO MUITO LUCRO À PREVI, QUE LUCRA NOS EMPRESTANDO O NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO E COM RISCO ZERO.

Anônimo disse...

Prezados Ari e colegas,
Eu até poderia tomar MAIS $18.000,00;mas peguei apenas em torno de $1.350,00, porque quero que minha prestação diminua e não cresça.Foi pouco, mas é melhor do que ver a prestação crescendo (baixou de $1.932,00 p/ $1.860,00).Muitos colegas deveriam aproveitar a oportunidade para fazer alguns cortes no seu orçamento - como eu ja fiz neste começo de ano. Mais dividas não ajudam a ninguem a ser disciplnado nos seus gastos. ASSUNTO MUITO MAIS IMPORTANTE É A CASSI, sobre a qual ninguem fala.

Anônimo disse...

Prezados aposentados e pensionistas:

estas medidas antipáticas são tomadas agora para, no ano que vem, quando houver eleições para valer na Previ, haver moeda de troca. Ou seja: arrocho agora e no ano que vem um "pirulito para adoçar nossa boquinha" para vencerem as eleições. Quem viver, verá. É assim que essa gente trabalha. É igual a político: nos dois primeiros anos, arrocho total; depois, algum agrado para os trouxas caírem direitinho.

Anônimo disse...

Esse Marcel Barros foi o pior dos Diretores que passaram pela Seguridade,só sabe prejudicar os participantes que o elegeram.Puxa-saco do patrocinador.

Anônimo disse...



" TÁ RINDO DE QUE, MINISTRO ? "

Dear Teacher, sou de opinião que mau humor não paga dívidas, mas
há lugares e ocasiões para cada manifestação e temos de ter dicer-
nimento para tal. Assim, não fica bem chegarmos no velório de um
amigo demonstrando felicidade como se estivéssemos num churrasco.
Onde quero chegar, quero falar do novo ministro de Minas e Energia
que chega para falar sobre o apagão em vários estados, e não era
o primeiro , mas chega com um aspecto de felicidade tão radiante
que mais parece uma noiva que está contraindo matrimônio com o
príncipe de Mônaco. Alguém há de falar com o moço que a coisa aqui
na terra está preta, falta água, falta luz, falta gente honesta
no comando, enfim, está faltando tudo, portanto menos riso e mais
competência.Divany Silveira-Sete Lagoas-MG

Marcelino Maus disse...

ALFA, BETA e mais 1/2 dúzia em breve serão Lobos Solitários.

Marieta Severo recusou participar do filme DILMA-Coração Covarde.

Demorou a manifestar-se ANTI-PeTralhas.
Foi bom, porque assim foi consultada e disse NÃO no momento certo.
Talvez ainda seja simpatizante do Partido dos TRABALHADORES.
MAS com certeza NÃO simpatiza com o PARTIDO DONO dos Trabalhadores.
Trabalhadores NUNCA serão corruPTos - são ungidos pela graça de Deus e pela maior dádiva que é o TRABALHO - nada disso se verifica nos PeTistas.

Anônimo disse...

PREVI-Educação Financeira Como aliviar a conta de luz

A única solução para resolver a situação acima, é a PREVI dar aumento decente para os aposentados, e não guardar o dinheiro do PBl para que o BB apodere de tudo quando morrer o último participante do referido plano.
É muita cara de pau a PREVI querer ensinar como administrar nossos proventos.O salário do assistido está tão baixo que teremos é que economizar luz para comprar arroz e feijão enquanto esses Diretores recebem bônus de 500 mil cada um.É o fim do mundo.
Lourival

Anônimo disse...

Gostei da explanação do Carlos A Barbosa, porém temos que agir, conclamando todos os aposentados a fazer um abaixo-assinado contra essas normas que o Marcel está ditando contra nós.Esse baixinho tem problemas psicológicos e vem descontar na gente.
Ricardo

Rosalina de Souza disse...

Prezados Colegas e Ari Zanella,

Esta novela chamada ES-PREVI é antiga e sempre a cada ano piora a situação que dele depende,como alivio para as combalidas finanças.

Mas acredito que temos que por fim nesta situação de ficar refém da Previ a cada renovação.

Muitos estão como sempre confundindo as coisas, exemplo a ação dos 30% consignado.

A Previ mais cedo ou mais tarde teria que resolver esta situação, pois a lei é muito clara em relação a agiotagem que esta sendo praticada na nossa folha de pagamento.

O ES-PREVI desde muito tempo não é o mais barato e nem tão pouco o mais eficiente mecanismo em termos de empréstimos, fruto do nosso próprio dinheiro.

Muito se joga a culpa na Diretoria de Seguridade,em especial nas costas do Diretor de Seguridade, mas não me convence pois a Diretoria antes de aprovar qualquer modificação não ilustra como ficara as novas configurações antes de entrar em validade.

A CHAPA 3 é omissa em relação aos nossos reclames, é conivente com esta perpetuação da canalhice feita todos os anos neste produto eleitoreiro, que produz votos para chapa tal ou tal com promessas que nunca vão ser cumpridas.

Estou farta desta situação, nós mesmos aposentados e pensionistas do PB-1 não sabemos o que queremos, que é o fim do grande e elevado endividamento, culpam todos e até mesmo a ANAPLAB pela ação dos 30% consignado, num flagrante desrespeito a todos nós que lutamos a muitos anos para resolver de vez esta questão do sobre endividamento e com a máxima carga de empréstimos e financiamentos lançados no contra cheque da Previ e na conta corrente do Banco do Brasil S/A.

De quem é a culpa na verdade, em grande parcela nossa mesmo, por ter contraído diversos empréstimos, mas a Previ agora simplesmente quer jogar nas nossas costas toda a sua parte na responsabilidade.

Para mim não muda nada, simplesmente essa renovação é mais uma enganação como foi o ES-FLEXIBILIZAÇÃO, muda apenas o nome, para continuar o massacre dos aposentados e pensionistas do PB-1.

Eu só tenho uma pergunta a fazer a todos:

Quando vamos reagir? quando vamos nos indignar de verdade? quando vamos tomar uma atitude?

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Josiel Barros disse...

Parece mais uma tremenda malandragem para esconder "verdades" ocultas. Não tem sentido, de forma alguma, Chegar ao final do ano e não acrescentar nem o índice da inflação. Não faz sentido, buscar formas mirabolantes para impedir direitos legítimos. No meu caso, tenho um limite e não posso usar porque a margem consignável não permite. E olha que nem financiamento imobiliário eu tenho.

Ari Zanella disse...

A um pedido meu deixado junto ao gabinete do atual presidente (interino) da PREVI, recebi retorno do próprio ao meio dia de hoje. Geovanne me disse ter lido o blog e gestionará junto ao Marcel sobre esta temática. Marco Geovanne foi muito cordial e tem todo o meu apoio para dirigir a PREVI num novo mandato. Obrigado, Giovanne, pela sua competência e transparência. Ligou-me de São Paulo onde estava a serviço. Uma vez mais meu muito obrigado, em nome de todos os que aqui reclamam das injustiças.

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Sr. Ari - Fiquei muito feliz em ler seu último comentário, das 14:25h.
Agradeço e muito o seu empenho.
É muito bom, vez em quando, as nossas pequenas esperanças renovarem-se, mesmo que com pequenas chances.
Abr
Carlos - Rio Pardo(RS)

Anônimo disse...

Desde que surgiram os primeiros
"boatos" sobre a margem consignada do ES, que talvez teríamos que tirar os outros empréstimos da folha, ou seja, no ano passado, eu cobrei que a Cecilia nos falasse alguma coisa.
Varias vezes fiz comentários em vários blogs e nada e ate hoje nenhum comentário dela sobre tal roubalheira.
E triste Senhor!

eunice bernadete disse...

No meu caso eu simulei para receber a diferença no dia 28 e receberia um pouco mais de 8000 com a primeira prestação vencendo em 20/02/2014, simulei novamente para crédito no dia 2/2 o valor saltou para um pouco mais de 9000 e a prestação para 20/03 ou seja, 9000 + 1900 da prestação que seria paga em 20/02 = 10900

Anônimo disse...

Não entendi a conversa com o Presidente, podes dar mais detalhes?

Anônimo disse...

Sr. Ari,
Estamos ansiosos por mais detalhes sobre essa conversa com o Sr. Marco Geovanne.

Lucia Siza Siza disse...

Amigo Zanella esgotou os meus apelos.Minha margem agora é quase 2000 negativo.Acho que até morrer adeus renovação. Já estou dobrando o cabo da boa esperança. Socorrooooopplll

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,podes me tirar uma dúvida? Se eu abrir uma conta salário.O o banco não descontará meus debitos ? MUITO OBRIGADA. PENÇIONISTA AFLITA.

Anônimo disse...

A Previ resolveu de vez a aflitiva situação dos aposentados. É só desligar os eletrodomésticos da tomada, não os deixando em stand by. A economia será muito grande e resolverá todos os nossos problemas financeiros. Estamos bem de Previ!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gostei do olhar dele, me parece manso,DEUS que eu não esteja enganada.
Ainda há uma esperança.

Rosalina de Souza disse...

Colega Pensionista Aflita.

O problema é abrir a conta salário, muitos colegas estão encontrando muitas dificuldades para ter a conta salário efetivada na Previ.

Mas não custa tentar, todas as tentativas para resolver a situação é válida, mas ainda acho a melhor e mais viável a ação consignação dos 30%, resolve de uma vez por todas e pelo menos a pessoa não tem mais ilusão com empréstimos de qualquer natureza.

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Fabio Henrique Barbosa disse...

No meu caso minha margem ta com mais de 2mil reais negativa e qdo faço a simulação do ES a margem vai para - 120 reais, não to entendendo nada, alguém pode me ajudar? Sera que vou conseguir renovar algum dia?

Anônimo disse...

No meu caso minha margem e de mais de 2mil negativa, mais qdo faço a simulação do ES ela vai para -120 reais minha margem, não to entendendo nada, será que um dia vou conseguir renovar meu ES. Alguem pode me ajudar?

Lucia Siza Siza disse...

Amiga Rosalina tira - me uma dúvida. Essa ação dos 30 por cento na fopag caso seja favorável as prestações diminuem??

HELENO PINTO NOBRE disse...


PARA A PENSIONISTA AFLITA .

EU ABRI A CONTA SALÁRIO E ESTOU RECEBENDO NORMALMENTE O QUE ME É DEVIDO ; MAS COMECEI MUITO TEMPO ATRÁS .
NÃO LEMBRO QUANTO TEMPO FAZ QUE FUI EM OUTRA AGÊNCIA E NÃO NA AGÊNCIA EM QUE EU TINHA A MATRICULA ; QUE ALIÁS FOI ENCERRADA PRATICAMENTE ; ESTA COM SALDO ZERO .

A PRIMEIRA VEZ QUE TENTEI ALTERAR NA PREVI APÓS ABERTA A CONTA SALÁRIO ( QUE QUALQUER AGÊNCIA É OBRIGADA A ACEITAR ) NÃO PODE NEGAR .

A PREVI EU MUDAVA DA MATRICULA P ARA A CONTA SALÁRIO E O SISTEMA DA PREVI ALTERAVA . ACABEI DEIXANDO DE LADO OU DESISTINDO DE IMPLANTAR O NUMERO DA CONTA SALÁRIO .

ESTA CONFUSÃO COMEÇOU EM 06/05/2014 QUANDO OBTIVE A LIMINAR .
BEM ANTES DE 20/11/2014 EU TENTEI DE NOVO ; FUI NA AGÊNCIA PARA ATIVAR A CONTA POIS ELA NÃO TINHA SIDO ATIVADA .
JÁ HAVIA ATÉ UM CARTÃO COM O NUMERO DA CONTA E EU NEM SABIA .
BOM VOLTEI EM CASA E ALTEREI O NUMERO DE NOVO ; ESTORNEI A MATRICULA QUE ME ACOMPANHAVA DESDE 06/06/1977 ; QUANDO ASSUMI E PARA MINHA SURPRESA E ALEGRIA ANTES DO DIA 20/11 O SISTEMA DA PREVI ACEITOU A MUDANÇA .
E DESDE AQUELA DATA ( 20/11 ) PASSEI A RECEBER O MEU DINHEIRO DA PREVI ; APENAS COM UM DETALHE A PREVI COME OS MEUS 30% ; TERIA QUE COBRAR APENAS 15% E O BB 15% COMPLETANDO OS 30%; MAS ATÉ ESTE MES DE JANEIRO ;.O BB NÃO RECEBE NADA E A PREVI COME OS 30% DIRETOS .!

O QUE EU PODERIA EXPLICAR O FIZ NESTE MOMENTO .
ESPERO QUE TENHAS ENTENDIDO . ACHO QUE AO MENOS ISTO EU CONSEGUI .
PELO MENOS NO MEU CASO FOI ASSIM NA CIDADE DE PELOTAS-RS ; ONDE RESIDO .
CADA LUGAR ENTENDO EU DEPENDENDO DO JUDICIÁRIO DE CADA CIDADE TALVEZ SEJA DIFERENTE ; NÃO SEI . O QUE EU POSSO DIZER F FOI NO MEU CASO E FINALMENTE FOI RESOLVIDO O MEU PROBLEMA .
ESPERO TER AJUDADO .
E SE TIVERES INSS TRANFERE PARA OUTRO BANCO QUE EU JÁ HAVIA FEITO LOGO NO INÍCIO DO ANO PASSADO ; POIS PORQUE EU DEVERIA CONTINUAR TENDO A CONTA NO BB SE ELE JÁ NÃO DEMOSTRAVA NENHUMA BOA VONTADE EM ME AJUDAR .

DETALHE TAMBEM O MEU PAGAMENTO NÃO ESTAVA TODO NA MÃO DA PREVI ( DIGO PREVI+INSS ) VINHAM SEPARADOS EM DATAS DIFERENTES . A PREVI NO DIA 20 E DO INSS NO INÍCIO DO MES SEGUINTE COMO É DE PRAXE PARA QUEM RECEBE MAIS DE UM SALÁRIO MINIMO QUE É O MEU CASO.
ESPERO TER AJUDADO CONTANDO A MINHA SITUAÇÃO .
CERTO PENSIONISTA AFLITA ????

Ari Zanella disse...

Amigos(as),

Estamos fazendo o que podemos fazer. Como eu disse acima, hoje falei com o presidente em exercício da PREVI, o Marco Geovanne. Ele foi bem receptivo. Me ligou de São Paulo onde estava em reuniões a serviço. Pedi que lesse a presente postagem na qual é abordada o problema crucial do momento. Ele me disse que falaria com o Marcel. Disse, ainda, que o sistema para a implantação do novo ES havia dado problemas na segunda feira, mas que havia sido superado. Nada sabia sobre este empecilho do INPC.
Mais à tardinha, o Décio (diretor de Planejamento) me retornou, ocasião em que o inteirei da situação. Pedi o apoio dele e da Cecília para - em conjunto com o Geovanne - conseguir fazer a Seguridade retirar o INPC futuro.

Vamos aguardar, quem sabe na semana que vem seja retirado este redutor imposto. Está mais parecendo um fator previdenciário ou Parcela Previ.

HELENO PINTO NOBRE disse...


ESQUECI UM DETALHE IMP0RTANTE TERIA MARGEM PARA RENOVAR O MEU EMPRETIMO SIMPLES (ES )E NEM QUERIA MAIS DINHEIRO ; APENAS AUMENTAR O PRAZO DO PAGAMENTO QUE ME DÁ O DIREITO ; PARA DIMINUIR O VALOR DA PRESTAÇÃO QUE JÁ ME AJUDARIA ; MAS OS CRUÉIS DA PREVI NÃO PERMITEM .!!!

REPITO QUERIA APENAS AUMENTAR O LIMITE E DIMUNIR O VALOR DA PRESTAÇÃO ; COISA QUE ATE A COOPERFORTE PERMITIU EU FAZER EM DE 200 REAIS PARA ATUALMENTE 50 .

A COOPERFORTE FOI MAIS SENSÍVEL E MAIS HUMANA E DISPOSTA A RESOLVER E ME AJUDAR .
TANTO QUE NEM INCLUÍ A COOPERFORTE NA CONFUSÃO .
TINHA MARGEM PARA TIRAR MAIS DINHEIRO PELA COOPERFORTE; MAS EU NEM QUIS .

E O MAIS IMPORTANTE ELES ( COOPERFORTE ) TOMARAM A INICIATIVA DE ME LIGAR E ME ATENDER DE UMA MANEIRA ESPECIAL .!!

EU AGRADECI PENHORADAMENTE A ATITUDE HUMANA DA COOPERFORTE ; COISA QUE A PREVI QUE EU SOU SOCIO DESDE 06/1977 NÃO TEVE A HUMANIDADE DE FAZER .

LAMENTÁVEL A MEU VER O ATENDIMENTO DA PREVI E CASSI SÃO PÉSSIMOS PARA OS NECESSITADOS DEVEDORES . ELES NÃO TEM INTERESSE NENHUM EM NOS AJUDAR SÓMENTE A VONTADE DESTES ENERGUMENOS É NOS FERRAREM .
EU NÃO TENHO GOSTADO DO MAU ATENDIMENTO ( PREVI+ CASSI ) .
PÉSSIMOS ; FAZ PARTE DA CAMARILHA QUE SE ABOLETOU NOS DOIS .!!!

ELES NÃO QUEREM NOS AJUDAR MAS SIM NOS FERRAR ( PREVI+CASSI ). REPITO LAMENTÁVEL E NOS FAZEM SOFRER MAIS DO QUE JÁ ESTAMOS SOFRENDO .
BANDO DE BANDIDOS INSTALADOS NO "PUDER" ,.UM DIA TERÃO QUE SAIR ; MAS QUANDO ????

EU MESMO JAMAIS ANÔNIMO .

Anônimo disse...

Mas, uma dúvida. Não foi sempre assim o sistema de calculo do ES ?
Saldo corrigido pró-rata die ?
Agora, outra dúvida. O saldo devedor decrescer de um mês para outro (dia 28/01 para 02/02), sem haver pagamento de prestação (dia 20) é um milagre. Vive Marcel !

Anônimo disse...

sobre a historia dos pirulitos, soh queria saber de onde vao tirar.....a fonte tah seca.

Anônimo disse...



Quando vamos reagir? quando vamos nos indignar de verdade? quando vamos tomar uma atitude?

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Sra Rosalina, eu votei na chapa 3, a chapa da Oposição. E estou totalmente decepcionado, cade os eleitos. Mais que qq associação existe uma chapa que tem que fazer frente as nossas dificuldades. Me sinto desesperado.
Perdoe meu desabafo, mas queremos atitudes.bARULHO NO mOURISCO SO VALE A PENA COM MAIS DE 1000 APOSENTADOS. eSTE É O UNICO CAMINHO. Professor Ari, se os eleitos da Chapa 4 estão agora com boi na sonbram não estamos. Por favor convoque o Sr. uma massa para chegar cedo e não sair enquanto não for resolvido.

paraguassú disse...

Cara colega Rosalina, me convoque e eu estarei presente. Nos lidere, pois nossos "lideres" estão cag... e andando por nós. Comece o movimento e aparecerão milhares que como eu, estão esgotados pelas maldades que nos estão sendo direcionadas. CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAMOS LUTAR com o mesmo brio que desbravamos este nosso Brasil, levando progresso para localidades desprovidas, muitas vezes declinando do conforto nosso e de nossas famílias. VAMOS MOSTRAR QUE AINDA ESTAMOS VIVOS E COM DISPOSIÇÃO. Me convoque e estarei presente.

Antonia disse...

O Marcel está pouco se lixando para nossos problemas com o ES, simplesmente porque com seus 500 mil (do Bônus fraudulento) no bolso, não vai precisar renovar o dele. Ele está é diminuindo nossos direitos prá sobrar mais BÔNUS. Meu Deus, quem elegeu esse sujeito deve está com a consciência pesada com a burrada que fez.

Anônimo disse...

Pela tabela antiga eu tinha direito a 6.000,00 passando para 120 meses e com o reajuste de 6.23% e com a mesma prestaçao, não tinha como errar, era certo.Fiquei com a prestação maior e so recebi 1.400,00, não tem explicação!!!!!!No sistema já estava o valor máximo do empréstimo, custei a acreditar.
Esse cidadão deve estar com algum problema, temos que fazer alguma coisa URGENTE!!!!!!

Anônimo disse...

Cara Rosalina (00:00),

Você está certíssima. A reclamação é generalizada, mas fica por isso aí mesmo. Ninguém toma atitude.

Só no estado do RJ tem milhares aposentados. Mas na convocação para a manifestação no mourisco, aparece mais ou menos uns 15 deles.

E o Marcel fica rindo à toa.

Anônimo disse...

para votar servimos, agora quem vai nos defender, ridicula esta atitude da diretoria , e da diretoria , isto e resolvido num colegiado, onde estao nosssos dons quixotes, contra esta pajelança na previ.

Ari Zanella disse...

Dia 22 eu podia pegar 4.400,00; hoje fui fazer um simulado só dá para pegar 3.500,00. Se esperar mais um pouco não vai dar para pegar nada.

Anônimo disse...

Estou concordando com tudo o que a Rosalina disse.O ES e todos os outros precisam ser esquecidos e somente a ação 30% é a solução definitiva.Muitos avisaram que tirar os outros consignados resolveria pouco ou nada e era só para beneficiar a Previ que queria limpar a Fopag. Mas mesmo aqueles que passaram os empréstimos para débito em conta podem entrar com a ação dos 30% que abrange tudo tanto os consignados como os débitos em conta.

Anônimo disse...

Já tem colega que tirou débitos da folha e agora está pedindo para retornar.

Anônimo disse...

O presidente dos Correios Wagner Pinheiro e o ex-presidente do Postalis, Alexj Predtechensky, responsável pelos golpes aplicados no Postalis
fonte:http://jornalggn.com.br/noticia/postalis-mais-uma-vitima-do-pacto-com-o-pmdb


ES não pode polarizar o nosso mundo, o mal está rondando, eis a notícia acima.

Anônimo disse...

Ari, a eleição da chapa 3 foi um ganho para nós. Mas agora acho que estão esmorecendo. Mais do que trabalharem na Previ vocês são nossos representantes. É inadmissível que barbaridades estejam acontecendo, como o ES, e os diretores eleitos pela chapa 3 achem que não tem responsabilidade. Por favor, deleguem atribuições e se dediquem mais a causa dos associados.
Celio

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

ES - Sr. Ari - A P E L O - Gostaria que os que pensam como eu se manifestassem.
Sugiro que seja pleiteado novamente uma suspensão de três prestações do ES, para ao menos aliviar um pouco a vida dos muitos, que como eu, estão longes de uma nova renovação devido a margem negativa porque agora a Previ resolveu inventar que os débitos de terçeiros impactam na margem, coisa que não aconteçe desde que me conheço por gente.
Por favor, se manifestem os interessados.
Abr.Carlos

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Lucia Siza Siza,

Quando o colega entra com a ação dos 30% consignado, o Juiz determina o rateio dos 30% entre os credores, limita o desconto Global do benefício em apenas 30%.

Exemplo:

Quem ganha 5.000,00 x 30% temos então um desconto de 1.500,00 reais mensais.

Todos os empréstimos são bloqueados e acaba o tormento em relação a não ter nada a receber no dia 20 de cada mês, pois não importa se o desconto é na folha ou na conta corrente.

Alguns como é meu caso especifico entrei com o modelo de ação sobrestado, onde primeiro entrei apenas contra o Banco do Brasil S/A, os demais empréstimos tem continuação nos descontos, mas nesta caso estou revisando o contrato com o mesmo,com isso temos vários desdobramentos,um deles é a quantidade de recursos de ambas as partes que faz com que demore o começo da consignação.

Cada caso é um caso a parte, já recebi proposta de quitar a divida do BB por 30 mil reais, dívida de mais de 100.000,00 eles quita por 30 mil, daqui a pouco eles me oferece por 10.000,00 e estou livre deste inferno para sempre.

Então quem tem que avaliar somos nós o melhor caminho, se queremos ou não sair da divida, ou se queremos é mais dividas, impagáveis, pois o ES-PREVI já mostrou não ser mais viável a cada renovação uma bomba é nos colocada em cima da mesa.

Amigo Paraguassú me envie um e-mail para que eu possa entrar em contato com o colega.

Rosalinapensionista@gmail.com ou vhspassini@uol.com.br

atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Anônimo disse...

Colegas a verdade é que uma boa parte não tem estrutura para ficar sem uma ajude emergencial, ou seja de renovar o ES. Fico triste quanto vejo colegas querendo mudar a vida de outros, sem se colocar no lugar do outro. Viva com uma renda liquida de 1.000,00 pagando aluguel e todo o resto, vai cortar qual despesa? Aprendi no meu tempo de serviço só dar palpite se for para somar, não para denegrir ainda mais o colega discriminado e pobre.

NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...

CARO COLEGA MARCO ANTONIO ORLANDO.
Se possivel e por grande favor esclareca-me o seguinte: Estou com uma consulta marcada com um Advogado particular na proxima terca feira para tratar da Acao dos 30%. Li em sua mensagem ao blog do Sr.Ari Zanella (19/01/2015 - 19:12 hs.) que o Senhor saiu vitorioso entrando com uma Liminar igual. As minhas duvidas sao as seguintes:
1) O unico motivo que o Senhor alegou em sua acao foi a ilegalidade de consignacoes na fopag acima de 30% ou o Senhor fortaleceu o pedido com mais algum detalhe?
2) No caso de pedido de Liminar ouvi dizer que o interessado tem que convencer o Juiz que se trata de coisa a ser decidida urgentemente (dai o pedido de uma liminar). Eu tenho 69 anos e o Senhor acha que isso eh uma razao suficiente para se pedir uma Liminar ou o Senhor tem outra sugestao mais forte?
3) No pedido ao Juiz eu posso decidir quais os debitos eu quero retirar de consignacoes e passando-os a debito em conta ou eh o Juiz que decide quais sao?
Desculpe-me estar fazendo essas indagacoes mas eu gostaria de consultar o Advogado com alguma coisa mais delineada para o pedido de Liminar.
Agradeco a atencao que possa me dar. Um forte abraco do
Nivaldo Elias dos Santos - Matr. 7.578.360-6

Anônimo disse...

Prezado Ari,
Enquanto isso a CASSI está fazendo água e só se fala no ES.Oh cambada .../

Anônimo disse...

Caro professor Ari,
(24/01/15 10:24)

Acredito que ocorra a redução do disponível justamente pela atualização do saldo devedor "pro rata die".

Anônimo disse...

Quem gosta de interpretar Elvis não pode ter maldade no coração.
Mesmo porque Elvis não morreu!!!

Anônimo disse...

estou deveras decepcionado, não paguei os meus compromissos, não pude comprar os meus remédios rotineiros, não fui a mercado fazer a feira pois não tenho como, não sei o que vou fazer, estou sem dormi desde o dia 20, só DEUS na causa, que ele me de uma solução senão ...

Anônimo disse...

Quando consultados os senhores diretores Geovanne e Décio deviam ter a resposta sobre o ES na ponta da língua.
A resposta já foi dada em algum comentário aqui mesmo.

Anônimo disse...

Não conheço o Sr. Marco Geovanne Tobias da Silva ,
mas o que me chama a atenção é a PREVI tê-lo nomeado para o cargo de CONSELHEIRO em algumas de suas
Empresas Participadas, CHEGANDO A OCUPAR 21 cargos, anos 2011/2012 e 2013, SIMULTANEAMENTE...
Vejam:
MARCO GEOVANNE TOBIAS DA SILVA

1)-521 PARTICIPACOES S/A- de 26/1/2011 a 30/4/2012
2)- NEOENERGIA-AFLUENTE - DE 28/1/2011 a 30/4/2012
3)- NEOENERGIA-GERACAO CEU AZUL DE 28/1/2011 a 30/4/2012
4)- NEOENERGIA INVESTIMENTO - de
28/1/2011 a 30/4/2012
5)- NEOENERGIA S/A - de 28/1/2011 a 30/4/2012
6)- NEOENERGIA-SE-NARANDIBA S/A de 28/1/2011 a 30/4/2012
7)- NEOENERGIA-BAGUARI I - de 28/1/2011 a 30/4/2012
8)- NEOENERGIA-BAHIA PCH I- de 28/1/2011 a 30/4/2012
9)- NEOENERGIA-BAHIA PCH II- de 28/1/2011 a 30/4/2012
10)- NEOENERGIA-BAHIA PCH III de 28/1/2011 a 30/4/2012
11)- NEOENERGIA-CELPE - de 28/1/2011 a 30/4/2012
12)-NEOENERGIA-COELBA - de
28/1/2011 a 30/4/2012
13)-NEOENERGIA-COSERN - de
28/1/2011 a 30/4/2012
14)-NEOENERGIA-GERACAO CIII S/A-
de 28/1/2011 a 30/4/2012
15)-NEOENERGIA-GOIAS SUL - de
28/1/2011 a 30/4/2012
16)-NEOENERGIA-ITAPEBI - de
28/1/2011 a 30/4/2012
17)-NEOENERGIA-NC ENERGIA - de
28/1/2011 a 30/4/2012
18)-NEOENERGIA-TERMOPERNAMBUCO-de
28/1/2011 a 30/4/2012
19)-VALE - de 19/4/2011 a
30/4/2013
20)-VALE-VALEPAR de 29/4/2011 a
30/4/2013
21)-NEOENERGIA-BELO MONTE - de
27/4/2011 a 30/4/2012

Anônimo disse...

Tem coisas que eu não compreendo, os assistidos, pelo que vemos aqui, passam por grandes dificuldades financeiras, porém, sustentam 32 associações, que na sua maioria nada fazem pelos seus associados, eu acho que não resta mais nada a fazer, a não ser assistir, a sensação de impotência é total, eu acho que a saída é individual, não participo de discussões sobre es, assunto esse inesgotável como andar em círculos, não se lê nada que se aproveite pelo menos até agora.

Anônimo disse...

Ao colega Carlos/Rio Pardo (RS) - 24/01 - 13:49 h

Carlos, eu também estou sem margem para renovação do ES, entretanto, entendo que a Previ não resolveu inventar ao incluir os débitos de terceiros no cálculo da margem consignável. Ela simplesmente passou a cumprir a lei dos consignados para se defender das diversas ações dos 30% incentivadas/patrocinadas pela ANAPLAB cujo presidente é o ilustre Prof. Ari Zanella que é suplente de algum cargo na Previ. Antes das citadas ações a Previ não cumpria esta lei objetivando conceder-nos maior margem disponível para renovação/contratação do ES, atitude que nos beneficiou por longo tempo, entretanto, em virtude da atitude da ANAPLAB não restou outra alternativa à Previ, senão cumprir com rigor a lei dos consignados. Lamentavelmente a ANAPLAB objetivando ajudar alguns, prejudicou a maioria dos aposentados, inclusive, alguns que são sócios dela. Uma pena.........
Um fraterno abraço colega.

Anônimo disse...

PRO.ARI,

QUANDO ESTAVA NA ATIVA,VI VÁRIOS COLEGAS ENTRAREM EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADE FINANCEIRA E O BANCO FAZIA
UMA COMPOSIÇÃO DE DÍVIDAS E OS COLEGAS
SAIAM DA SITUAÇÃO DIFÍCIL.
JÁ QUE ESSE MARCEL É UM CARRAS-
CO NAZISTA, PORQUE ESSE NOVO PRESIDENTE
DA PREVI , QUE PELA CARA PARECE TER UM
CORAÇÃO PULSANDO NO PEITO, E NÃO UMA
BOMBA IRANIANA, OLHA MAIS PELOS APOSENTADOS, OS VERDADEIROS CONSTRUTORES DA PREVI.
FAZER UMA REPACTUAÇÃO DO EMP.SIMPLES, DIMINUINDO EM CINCOENTA POR CENTO AS PRESTAÇÕES E AUMENTANDO O PRAZO, EMBORA NUNCA MAIS TENHAMOS DIREITO EM RENOVÁ-LO.
OUTRA, SUSPENDER DE IMEDIATO O DESCONTO DAS CONTRIBUIÇÕES PARA AQUELES QUE JÁ CONTRIBUÍRAM COM MAIS DE 360 CONTRIBUIÇÕES, DEVOLVENDO O VALOR PAGO A MAIS.
SENHOR PRESIDENTE, FAÇA ISSO PELOS APOSENTADOS, NÃO SEJA MAIS UM MARCEL EM NOSSA VIDA, QUEM MANDA NA PREVI É O SENHOR E NÃO O MARCEL.
UM TRÍPLICE ABRAÇO PARA TODOS, QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TENHA PIEDADE DE NÓS, E NOS LIVRE DOS MARCÉIS DA VIDA.

Ari Zanella disse...

21:58

Conselheiro Consultivo Suplente - cargos não remunerados.
Meu amigo ou minha amiga (anônimo a gente nunca sabe quem é):
A ANAPLAB patrocina umas 50 ações dos 30%. E antes de nós, talvez, uma centena esteja esperando de outros patrocinadores ou ações individuais. Certamente não será este pequeno número que irá fazer cócegas ao patrimônio da PREVI.
A aplicação no ES está em torno de 6 bilhões, num universo de uns 60 mil tomadores. Quanto representa estes 150 dos 30% no universo acima? Ora, pura matemática: uma média por tomador de 100 mil reais. Então 59.850 pagam em dia e não têm a ação dos 30%. Os demais que possuem esta ação (150, estou chutando) renegociam (não irão deixar de pagar) o montante de 15 milhões. O que representa estes 15 milhões nas aplicações da PREVI?
Não existe nenhuma justificativa para o sr. Marcel de Barros nos prejudicar deste jeito, iludindo nossa boa-fé. Pediu que retirássemos os consignados de terceiros para que melhorássemos nossa MC. Só Deus sabe como foi difícil liquidar a Poupex para ter um ES melhor. E ele inventa um tal de INPC embutido para nos prejudicar e retirar menos valor usando mais margem consignável.
O único responsável por isso é o senhor Marcel, um eleito da ativa que está a serviço do patrocinador, não dos associados.

Anônimo disse...

PROF. ARI,

ESSE MARCEL DE BARRO , É UM CARRASCO NAZISTA,SÓ FAZ O MAL AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, É DE BARRO MESMO E LOGO VOLTARÁ AO BARRO PELO MAL QUE ESTÁ FAZENDO.

Anônimo disse...


O comentário das 21:00 me deixou perplexo. Isso é que podemos chamar de HOMEM BIÔNICO, aliás, VINTEQUATROIÔNICO.

Será que o Geovanne não faz parte simultâneamente também do Conselho do Coríntians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Petrobrás e Costa do Sauípe? Quem duvida?

Eu já fui conselheiro de um grupo de escoteiros e achei muito trabalhoso. Imagine 24 mega-empresas!

Prefiro que ele se dedique somente à Previ, especialmente ao PB1.

Anônimo disse...


Me lembro bem de quando o Marcel fazia a campanha para se eleger. Falava com sabedoria e humildade, transmitia ser um sujeito simpático, simplório, de fácil acesso, bondoso, sorridente, maleável, comprometido com o o Plano 1 e sofria com a penúria dos aposentados e pensionistas.

O Marcel de hoje deixo para vocês definirem.

Fui!

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que esse anônimo 24/01/15 21:58 vem por a culpa na ANAPLAB pelas ações dos 30%.
No mínimo é alguém que se odeia, querendo implantar a divergência entre nós.
Vade retro...

Anônimo disse...

" SUGESTÕES DE UM APOSENTADO SETENTÃO AO JOVEM EXECUTIVO MARCOS GEOVANNE "

Dr. Marcos, a primeira impressão que se tem de você, permita-me tratá-lo
informalmente, pois você me parece muito jovem e feliz,isto mesmo, feliz
e tomara que minha impressão esteja certa para que possamos esperar e
uma coisa que o homem quer e é direito do ser humano: falo de justiça,
Jovem Presidente, nunca vi ou ouvi neste pequeno espaço ninguém pe -
dir mais que o direito adquirido e o mesmo direito nos tem sido negado,
conforme você, mais uma vez permita-me tratá-lo como um jovem vitorioso,
poderá ver na inserção feita pelo titular deste Blog no espaço destinado
aos comentários. Nunca pensei Dr. Marcos que um Diretor pudesse causar
um transtorno tão grande a velhos colegaa, sendo a maioria portadora de
doenças. Não ouso acusar o Diretor Marcel de irresponsabilidade pois não
o conheço, mas quando ele induz o associado a fazer uma coisa que pode
levar o mesmo a contrair mais dívida e a promessa não se efetua, confor-
me diz o Mestre Ari, logo acima, além da imagem do Diretor a imagem do
Banco do Brasil também fica arranhada e uma entidade secular,como esta
que você ora dirige, não pode ter sua imagem e conceito maculados .Caro
Presidente; a impressão que temos de você ´é tão positiva que já há tor-
cida pela sua efetivação.Boa sorte, jovem Presidente.Divany Silveira -
Sete Lagoas-MG

Anônimo disse...

Bom Domingo a todos , uma dúvida : O sr. pagou prof ari consignados para obter uma mg melhor ok , mais o que o sr. tem direito a receber é inferior ao que pagou ? quem retira a cooperforte por ex. perde muito mais do que tem a ganhar com esse parâmetro novo , então acho que no meu modo de pensar temos que solicitar aos nossos representantes o retorno do ES como era e sempre foi que será muito melhor para nós , reitero que essa é a minha posição .

Anônimo disse...

AO CARLOS de Rio Pardo-RS

A ANAPLAB está coberta de razão quando propôs a ação dos 30%. QUEM NOS DERA AS DEMAIS ASSOCIAÇÕES FOSSEM A METADE DO QUE ELA SE PROPÕE COM SERIEDADE.
Ela somente quer com a ação dos 30% ajudar-nos para que os consignados quer estejam na folha de pagamento ou quer estejam sendo debitados no banco,(e é a soma dos dois) onde o colega recebe os proventos da PREVI não extrapolem, em consonância com a lei que regulamenta a matéria, inclusive com reconhecimento favorável no STJ, os proventos brutos menos as deduções como: ( imposto de renda, contribuições à Previ, seguros e parece-me que empréstimo imobiliário), daí acha-se a diferença e sobre esta diferença calcula-se os 30% que serão rateados pelos credores.
NÃO PRECISA A PREVI LIMPAR A FOLHA DE CONSIGNADOS OU LÁ DEIXÁ-LOS. PARA A LEI ISTO NÃO INTERESSA, OU DÁ NO MESMO.

LARGUEM ESTA MARGEM CONSIGNÁVEL, EMPRÉSTIMO SIMPLES E DEMAIS (Cooperforte, Crediscop, Crefisa, Alphacash etc).
PAREM DE FICAR MENDIGANDO ISTO PARA A PREVI.
ACORDEM, COLEGAS!!!
O líquido de minha folha não está dando para pagar luz e supermercado, isto só para terem uma ideia, pois não ganho bônus de R$500 mil. Perguntem para os que estão de presidente e diretores da Previ, se algum passa por dificuldades financeiras!

ACORDAI-VOS COLEGAS!!! A VIDA ESTÁ PASSANDO!!!

Anônimo disse...

Diante das medidas adotadas pelo diretor de seguridade, Sr. Marcel, e sua equipe de “técnicos”, inviabilizando a renovação do Empréstimo Simples para a maioria dos aposentados e pensionistas, deixando-os na rua da amargura, resta-nos apenas apelar para o espírito humanitário dos dirigentes de nossas associações e diretores eleitos da chapa 3 no sentido de tentar reverter pelo menos a metodologia de cálculo da Margem Consignável à fórmula antiga, o que permitirá a renovação do ES para a maioria dos assistidos que contavam com os recursos dessa linha de crédito para fazer face às despesas de início de ano, tais como matrículas de filhos, compra de material escolar, IPVA, IPTU, etc.
Encontro-me no rol dos desafortunados que não puderam renovar o Empréstimo Simples e, apesar de já ter matriculado dois filhos menores em escola pública, a fim de reduzir despesas, encontro-me em dificuldade financeira para fazer face à compra de livros e material escolar, além de outras despesas inadiáveis supramencionadas.
Não se concebe que somente agora, após 12 anos de editada a Lei 10.820, os dirigentes da PREVI tenham acordado para o que nela se contém e que estabelece a limitação de 30% para as verbas relativas a consignações financeiras de empregados regidos pela CLT.
Já que a metodologia anterior adotada pela PREVI vinha vigendo há bastante tempo, pergunta-se: Por que essa medida foi tomada justamente agora, por ocasião da renovação do Empréstimo Simples? Ela não poderia ser postergada por mais um mês?
Diante disso, juntando-me aos mais de 70% de “cabeças brancas” prejudicados, esperamos que as nossas associações representativas tentem junto à Diretoria de Seguridade da PREVI a postergação da medida relativa à nova metodologia de cálculo da Margem Consignável, o que, se aprovado, irá minorar a situação financeira dos que se encontram prejudicados.
Filomeno José Linard Costa
Funci Apos. Matr. 3288840-6

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:



A PREVI está COLOCANDO OBSTÁCULOS DELIBERADAMENTE, na renovação do ES. Nada mais fácil do que COLHER AUTORIZAÇÕES daqueles que estão consignados acima de 30%, DESISTINDO DE AÇÕES JUDICIAIS FUTURAS, e, VOLTAR A OPERAR NORMALMENTE. A EXECRÁVEL Diretoria de Seguridade (EM EXTINÇÃO, POIS VÃO PERDER ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VINDOURAS) é que está COLOCANDO DIFICULDADES, PARA DEPOIS VENDER FACILIDADES! Já vimos esse filme, não engana a mais ninguém!

Anônimo disse...


Ja que não conseguimos MC com a Previ tirando a Cooperforte. Esta esta aceitando retornar para a Fopag , aumentando nosso limite e podemos pegar alguma coisa. Acho muito viavel.E uma saide. O que acha Sr. Ari ?

Anônimo disse...

A ação dos 30% visa o cumprimento da lei que tem por objetivo evitar o endividamento que não é bom para ninguém. A Previ foi muito errada em não cumprir a lei manchando inclusive a sua imagem e reputação.
Eu estou na ação da Anaplab e só tenho a agradecer pela inciativa.Só espero que seja concedida a liminar o quanto antes.

WILSON LUIZ disse...

Cruz,credo, assim não tem jeito. O colega 24:01, 21:58 hs. acha que é melhor se endividar cada vez mais, do que lutar pelo limite de 30% nas consignações. O pior é que muitos pensam como ele. Em uma postagem anterior, meu amigo anônimo ex-endividado escreveu que há pessoas que só se sentem felizes contraindo dívidas, deve ser o caso destes colegas.

Anônimo disse...

Essa ação dos 30% foi um legítimo tiro no pé, acordou a Previ, que agora será mais rígida no controle dos 30%. Essas ações beneficiam uma minoria e prejudicam a maioria. Ao invés dos tomadores de empréstimos cuidarem de sua situação financeira, agora terceirizaram para que a Previ o faça, não permitindo a extrapolação do limite da MC.

Wanderley

Anônimo disse...

MEUS COLEGAS APOSENTADOS NÃO
ESQUECEIS DO REFRÃO: VEM, VAMOS EMBORA
QUE ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ
A HORA NÃO ESPERA ACONTECER. . . . .
COLEGAS, VAMOS NOS MOBILIZAR E
LUTAR, NÃO VAMOS CRUZAR OS BRAÇOS, O
MAIOR HOMEM DO MUNDO QUE PISOU NESSE PLANETA MORREU DE BRAÇOS ABERTOS.
NÓS TEMOS CONDIÇÕES DE MUDAR ESSE QUADRO, NÓS TEMOS FORÇA, O CHORO
NÃO NOS LEVA A A LUGAR NENHUM.
MEUS COLEGAS, NÃO VOS DESESPEREIS , REAGIS, QUE DEUS ESTÁ CONOSCO.
UM TRÍPLICE ABRAÇO PARA TODOS.

Anônimo disse...

COMPARANDO

Os reajustes ínfimos que a Previ nos concede a cada DOZE MESES me deixou na seguinte situação em relação com a funcionária (doméstica) que trabalhou por vários anos na minha casa na década de 1990:
Ela recebia seu salário mensal e ainda me sobrava o equivalente a uns 7 salários mínimos por mês, o que dava pra passar razoavelmente bem. Hoje, nem de longe posso tê-la prestando serviços em nossa casa, pois pago a água, luz, condomínio e prestações do ES e CARIM, e me sobram somente 1,5 salário mínimo (1.245,00) na conta e o salários dela estaria hoje muito mais valorizado que em 1990. O salário dela foi valorizado e o meu provento ACHATADO. Ela não tem Fundo Previdenciário e eu tenho, pois sempre contribuí para ter um bom complemento. E adiantou?

Nessas condições, quem vai querer cuidar dos idosos que não tem mais condições de sustentar a si mesmo?

TÁ NA HORA DE COLOCAR PESSOAS COMPROMETIDAS COM OS APOSENTADOS, NA PREVI

QUERO 500 MIL DE BÔNUS TAMBÉM!

Anônimo disse...


QUEREMOS OS SINDICALISTAS LONGE DA PREVI. Só assim teremos esperanças de melhoria. Está provado que sindicalista não se interessa pela situação de aposentados e pensionistas, pois esses já não são mais considerados trabalhadores. E sindicalista trabalha?

Ari Zanella disse...

Wanderley,

Não podemos, de nenhuma maneira, utilizar mais do que 30% para prestações de empréstimos em nossos vencimentos. Conheço pessoas cujo líquido da folha fica todo comprometido/aprovisionado. Isto é um verdadeiro absurdo: como esta pessoa irá manter o mínimo de sobrevivência?
O que venho protestando é contra a inclusão do INPC futuro ( uma espécie de REDUTOR à moda da Parcela Previ ou o Fator Previdenciário ) que faz com que obtenhamos menos valor emprestado, utilizando mais margem consignável. Isto é um disparate, um ato de covardia contra o aposentado que a PREVI precisa repensar.

Anônimo disse...

AO WANDERELEY DE 14:51hs

Não concordo com você. O início foi haver pessoas de bom senso que fizeram a LEI e magistrados para fazer cumpri-la. Só isto. A ação de 30% não tem nada a ver.
Por quê a Previ, que se enquadra como o primeiro lugar em fundos de pensão na América Latina, não se enquadrou quando a LEI foi criada?
Dormiram no ponto. VOCÊ NÃO ACHA?
Meu líquido da folha da Previ este mês não dará nem para pagar parte do supermercado, sem frutas e verduras, economizando e somente duas pessoas dependendo deste valor. Dá para você?
E quem me garante que a Previ tomou este caminho em função desta ação de 30%? Você???
DESCULPE-ME A FRANQUEZA.

Abs.

Anônimo disse...


Wanderley,

Desculpe-me, mas vá brigar com aqueles que criaram a LEI ( que aliás tiro meu chapéu para eles) que limita as consignações.
Sua briga não deve ser com quem achou-se no direito de ingressar com a ação.
OK???????????????

Abs.

Anônimo disse...

PREZADO COLEGA NIVALDO ELIAS DOS SANTOS. Sobre a ação dos 30% tenho algum conhecimento e acredito que posso ajudá-lo. O pedido liminar fundamenta-se no fato de que o salário tem natureza alimentar e a PREVI, ao desrespeitar a Lei e a Jurisprudência dominante está ameaçando a sua própria sobrevivência e a de sua família. Em relação ao pedido acredito que se deve requerer ao Juiz que o desconto das consignações seja proporcional ao pagamento de cada uma, desde que enquadrado nos 30%. Idade avançada, problemas de saúde, despesas com remédios são fatores que podem fortalecer o pedido liminar.

Anônimo disse...

SEM
MARGEM
SEM COMIDA.
SEM ÁGUA.
SEM GÁS.
SEM DINHEIRO.
SEM MORAL.
SEM REMÉDIOS.
NINGUÉM ME ESCUTA.
NINGUÉM SE IMPORTA COMIGO.
NINGUÉM ME RESPONDE.
QUERO QUE DEUS ME LEVE.

PODE VIRAR O BLOG, EH SÓ EU POSTAR

Anônimo disse...

Colegas!
Alguém sabe informar se nesse novo modelo de ES, quando se faz uma amortização é possível manter o prazo e diminuir o valor da parcela mensal, como no financiamento imobiliário? Simulei uma amortização no site, e o sistema não faz nenhuma referência à possibilidade de reduzir o valor da parcela mensal. Agradeço quem possa me ajudar.

Blog do Ed disse...

"É possível aumentar esse potencial nos próximos anos, mas só voltaremos a crescer a taxas robustas com reformas estruturais profundas, viabilização dos investimentos em infraestrutura, substituição dos incentivos ao consumo por incentivos ao investimento e melhora do ambiente de negócios, gerando aumento continuado da produtividade e diminuição do custo de produção no Brasil."
Isso está sendo dito hoje por Dr. Henrique Meireles. Muita coisa acontecerá neste País nos próximos oito anos... Quem viver, verá...
Edgardo Amorim Rego

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

A Dona Cecília postou uma nova matéria em seu blog - Apagão.

Acho que na verdade o apagão pior não é o da luz, que é passageiro, mas sim o A P A G Ã O que fizeram no nosso EX-EMPRÉSTIMO SIMPLES,,,pois de simples não tem mais nada.

Eu que tenho Alfacash, por exemplo, teria que conseguir emprestado para alguém o valor total, liquidar antecipadamente, para depois de um tempo devolver.
Isso é prá ser simples.
Simples o escambal.

Outra coisa que acho ridículo falar é que somos os verdadeiros donos da Previ.

Uma pinóia. Talvez tenhamos sido antes do PT assumir.

Se nós fossemos os verdadeiros donos, uns ajudariam os outros, como numa cooperativa.

Mas não, é ferração atrás de ferração.

Não sei mais o que de ruim pode vir.

Minha Cesta Alimentação que ganhava virou Cestão F............

O BET foi pro espaço um ano antes e acho que já sabiam disso desde o inicio. O Banco levou os 50%. Nós nem os 50% restantes. Mesmo pagando em suaves prestações, a perder de vista, ainda foi interrompido um ano antes.

Tiraram o ES. Porque se não posso renovar, é como se tivessem tirado de mim.

Esperança agora acho que só quando mudar o diretor de seguridade.

Um abraço
Carlos-Rio Pardo(RS)

Anônimo disse...

Eu vejo os colegas fazerem contas e mais contas para ver qual seria a margrm , se quitarem outros consignados quanto pegariam , por favor colegas como já vimos aqui os valores disponibilizados são insignificantes no ES pelos novos modêlos de calculo praticados , o obj ai embutido é não se emprestar mais e se for emprestar que seja o mínimo possível , acho uma discussão inútil quere se fazer somas e mais somas para nada , o que se tem que fazer é solicitar um retorno do ES nas condições anteriores que era democrático , simples de se efetuar e claro como a água.

Jose Hermano disse...

Bom dia Prof. ARI, acho a PREVI muito engraçado, veja bem, eu não posso renovar ES porque não tenho MARGEM, há 13 MESES ATRAS, renovei ES e já paguei 13 parcelas de R$ 853,00 que estou pagando até hoje, e agora a PREVI diz que não renovar, mas, posso PAGAR como venho fazendo. ISSO não é uma incoerência.

Anônimo disse...


Prof. Ari,

Acho que D. Cecilia, pessoa em quem votei só porque pertencia a chapa 3, não devia postar assuntos que não estejam ligados diretamente aos interesses dos assistidos da Previ, principalmente relacionados com os endividados. Qual de nós, aposentados, cheio de contas para pagar,vai se interessar por APAGÃO?
Sem emitir qualquer opinião sobre o ES, ela ajudaria muito só em por a disposição o seu blog para assuntos relacionados ao emprestimo.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Já comentei, em 05 de dezembro de 2015, nesse ilustre blog, quando se iniciou o "imbroglio" do ES, que: A SUMULA 342, DO TST, resumidamente reza que: "... NÃO AFRONTA O ARTIGO 462, DA CLT (que trata dos 30%), os débitos para diversas Instituições, "SALVO SE FICAR DEMONSTRADA A EXISTÊNCIA DE COAÇÃO OU DE OUTRO DEFEITO QUE VICIE O ATO JURÍDICO".
Creio que é importante ressaltar: 1ª) caso, nós que estamos sem MC, queiramos qualquer coisa, teremos de ACIONAR O JUDICIÁRIO, dessa vez INDIVIDUALMENTE e 2ª) NUNCA MAIS TEREMOS SUPERÁVIT NA VIDA, pois ao PRATICAMENTE EXTINGUIR O ES, a PREVI ESTARÁ RENUNCIANDO A UMA INCOMENSURÁVEL RECEITA. A vingança contra nós é tão grande, que NÃO VISLUMBRAM "MAIS NEM UM PALMO DIANTE DE SI E SE O CAOS ESTÁ A CAMINHO". Acredito, o que é PÉSSIMO, que HAVERÁ RADICALIZAÇÕES DE PARTE A PARTE (PREVI X APOSENTADOS).
Em tempo: nada tenho contra os que estão com a ação dos 30%, cada um que lute pelos seus direitos.

Anônimo disse...

Resumindo: o empréstimo consignado foi criado por lei com a exigência de que não ultrapasse 30% da renda mensal sendo que esse controle é responsabilidade de quem faz a fopag.Como a lei é de 2003 nós é que fomos prejudicados esses anos todos com a retenção de mais de 50% dos nossos benefícios e ficamos afundados.A Previ já deveria ter se enquadrado sem necessidade de ordem judicial e se está fazendo agora não é por conta das ações judiciais que ainda são poucas mas porque ela sabe que a qualquer momento teria uma ordem geral.

Anônimo disse...

Não acho que os blogs devam tratar somente do ES (que já deve ser esquecido) mas de muitos assuntos de nosso interesse. Alguns blogs estão parecendo revista de variedades e só falta comentar as novelas.

Rosália de Acari disse...

Acho que os superendividados, como eu, que não tem mais condições de sustentar-se, deveríamos nos transformar em homens e mulheres bombas e explodirmos o prédio da Previ, o palácio do Mourisco no Rio. Se ninguém topar, eu topo, não tenho mesmo mais nenhum motivo para viver e implantar o terrorismo na previ será um ato heroico para mim. Vou entrar em contato com o estado islâmico e explodir, matar todos, não deixar nenhum vivo. Chega de vida miserável.

Anônimo disse...

Prof. Ari,

Estou a pensar com os meus botões, após ler as mensagens acima.

Os tempos estão mudados! Quem mudou? Os Previanos ou o fundo PREVI!

Na minha simples modesta, os dois mudaram!

Pois, o ES, de longe, vence o assunto nas mensagem deste Blog.

Estou indeciso, talvez desnorteado e desorientado.

O Es e a MC venceram, como demanda, a busca por uma correção em benefícios previdenciários justa, e tecnicamente viável.

Politicamente estamos perdendo o ES, a MC e o achatamento de benefícios.

Quem não tem poder Político, neste Brasil de corruptos e mentirosos, paga mais economicamente e financeiramente. Digo mais, paga até com a vida nas câmaras de morte em hospitais públicos.

A classe ficou pobre! A classe ficou sem apoio das Associações! Haja vista que muitas das associações representativas de classes se adaptaram a não "morrer" para não reivindicar.

O chorar, do dia-a-dia, deságua nos blogs. Principalmente no do Ari.

ARI você um líder dos Previanos. Porém, digo-lhes assistidos, se estou errado me corrija, as demandas devem ser encaminhadas à PREVI.

Você é o Cara.

james.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 25/01 - 00:37 h

Colega, você está totalmente enganado. Não me odeio (longe disto) e não pretendo implantar divergência entre nós. Estou, apenas, expondo o que penso, ou não posso? Sou um singelo cidadão que optou por aderir ao 1º PDV do BB por sentir que o banco em que trabalhava não era mais o BANCO DO BRASIL S.A. Saí do banco, repito, por opção, após 24 anos de trabalho, tendo exercido todos os cargos comissionados a nível de agência, desde o simples Auxiliar de Cadastro até o Gerente de agência, fato que, orgulhosamente, concedeu-me conhecimento mais que suficiente para entender determinadas situações que muitos ignoram. Penso que todos os cidadãos têm o direito de expressar seus pensamentos, obviamente, respeitando aqueles divergentes. Respeito a atitude da ANAPLAB e de vários colegas com relação às ações dos 30%, mas não sou compelido a concordar com elas, você entende isto?
Vejo aqui no blog Prof. Ari e do Dr. Medeiros vários colegas que aderiram à ação dos 30% reclamando falta de margem consignável para o ES, pedindo providências dos eleitos da chapa 3 para que as contribuições para a PREVI não sejam consideradas no cálculo da margem consignável do ES. Está correto isto? Ou seja: por um lado ação dos 30% para que a PREVI cumpra a lei dos consignados; por outro lado pedido de interferência para que a PREVI descumpra a citada lei...........
Respeito sua opinião, entretanto, não estou "querendo implantar divergência entre nós" e, se necessário, me afastarei do blog.

Anônimo disse...

Ao Wilson Luiz 25/01 - 13:26 h

Não acho que é melhor se endividar cada vez mais.......
Estou apenas expondo o que penso. Entendo que cada um deveria ter observado a margem dos 30% antes de extrapolá-la, respeitando, portanto, a capacidade de pagamento.
Veja minha manifestação endereçada ao anônimo de 25/01 - 00:37 h, postada em 26/01 - 14:11 h.

Anônimo disse...

Caro colega 26/01/15 14:12

O problema é que seu escrito remeteria de imediato à responsabilização da ANAPLAB, o que não é justo, como amplamente divulgado por seu Presidente, o dileto Prof. Ari Zanella.
Daí a conclusão, talvez açodada, a que se chegou sobre seu possível intento.
Sua explicação, revelando que esta não teria sido sua intenção, leva-me ao caminho ditado pelo blog, qual seja o da polidez e diplomacia: peço que aceite minhas desculpas.
Mantenho-me anônimo por necessidade.

Anônimo disse...

Cara Rosália de Acari
(26/01/15 13:38)

Como dizem os compositores Ivan Lins e Vitor Martins: "Desesperar Jamais".
Se não lhe serve a ação dos 30%, resta ainda o recurso da insolvência civil.
Para isto procure um defensor público.
E, dinamitar o Mourisco não trará nenhuma solução, a não ser a morte de inocentes.
Peço-lhe que, mesmo em extrema angústia, repudie essa ideia execrável que é adotada pelos terroristas seguidores do Bin Laden e semelhantes.

Anônimo disse...

Colega 25/01/15 23:45

Talvez o melhor seja consultar diretamente a PREVI através do Fale Conosco.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Eu não desisto do ES JAMAIS! Como tenho OS NERVOS NO LUGAR, ia ROLANDO minha vida, calmamente, COM EMPRÉSTIMOS E MAIS EMPRÉSTIMOS, UM EM CIMA DO OUTRO, renovando-os sempre e ajudando os filhos e a família, e esperando um dia as coisas melhorarem.
No entanto, o LIMITE DE PIORA chegou ao seu ápice. Estou TODO ENROLADO, por conta da PREVI Inseguridade.
Bem assim, SOU TOTALMENTE FAVORÁVEL, NÃO A QUE VIREMOS HOMENS E MULHERES BOMBA, conforme nossa colega ROSÁLIA DE ACARI, preconiza, mas que COLOQUEMOS VÁRIAS BOMBAS, MINEMOS A PREVI INTEIRA E A DESTRUAMOS COMPLETAMENTE. SÓ TEMOS DE CUIDAR PARA AVISAR SOMENTE AOS NOSSOS AMIGOS DA CHAPA 3, PARA SAÍREM A TEMPO, O RESTO PODE FICAR, não vão fazer a mínima falta, antes pelo contrário.

Anônimo disse...

Colega Carlos (26/01/15 08:54)

Infelizmente, a meu ver, não basta eleger um outro Diretor de Seguridade.
Para que este possa trabalhar em prol dos assistidos é necessário também extinguir o voto de minerva do presidente do Conselho Deliberativo (que é indicado pelo patrocinador), bem como a espúria Res. 26, além de, alterando os estatutos, retornar a figura do Corpo Social, de modo a que voltemos a ser obrigatoriamente consultados nas matérias que nos dizem respeito.

Ari Zanella disse...

Todos estes pontos são importantes retirar, todavia, a simples troca do diretor de Seguridade ( por um João Rossi Neto, por exemplo ) já nos ajudaria barbaridade! O diretor manda na área em que atua...

Anônimo disse...

Se a Previ e o "poderoso diretor" tivessem boa vontade para com os os que ainda dispõe, pouca MC abririam o ES-C , mesmo sem alterar o limite máximo de 145 mil.
Quem sabe o pessoal da Chapa 3 (em que votei) apresenta proposta!