BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

sábado, 9 de agosto de 2014

O QUE ROLOU NO ENCONTRO DE BC

     Apesar de ter saído do encontro na AABB de Balneário Camboriú completamente transtornado pelo episódio do bônus da diretoria, vou tentar esboçar algumas linhas do que ocorreu no recinto.
     Cheguei por volta das 14h30min posto que havia obras na BR101, nas proximidades da entrada para o Parque Temático do Beto Carrero, em Penha-SC, bem perto da cidade de Itajaí. Quando adentrei no salão da AABB, a colega Cecília Garcez estava a fazer uso da palavra. Minutos antes foi a vez do Marcel. Logo enquanto a Cecília terminava, chegou o Senador Paulo Bauer, autor do PDS 275/2012. Falou por uns 15 minutos sobre a sua proposta de decreto legislativo, dizendo que mesmo não sendo aprovado, nós temos alternativas mais efetivas, a que ele se propôs a fazer tão logo saibamos o desfecho da 275, que seria alterar as leis complementares 108 e 109 através de Emendas do Congresso Nacional.  Depois da fala do senador, a quem entreguei um bilhete para que sugerisse ao candidato Aécio Neves para que abolisse a Resolução 26, caso eleito; então me avisaram que eu deveria compor a mesa, posto que também sou suplente do Conselho Consultivo do PB1 da PREVI. Sentei-me na ponta da mesa, bem ao lado do amigão Dr. Medeiros. Perguntei-lhe se o Marcel havia dito algo importante para nós, obtendo resposta negativa. Quis então saber o que de importante havia dito a diretora eleita da CASSI, Miriam Focchi, na parte da manhã. Contou-me, então, que o nosso Plano de Associados está em situação crítica, muito deficitária, correndo sérios riscos de ser encerrado já em 2015.
     Houve a seguir perguntas formuladas pelos presentes, a maioria endereçadas ao Marcel. Numa delas foi perguntado sobre o teto de benefícios dos diretores, os quais não contribuíram para tamanho valor. Marcel respondeu que o salário do presidente Aldemir Bendine, do Banco do Brasil, é de R$ 58.000,00 e que são recolhidos à PREVI os 7,8% (até o final de 2013 era pago pelo Fundo de superávit, agora em 2014, descontados dos 58 mil).
ALDEMIR BENDINE UTILIZOU 7,8% DO FUNDO DE RESERVA DO SUPERAVIT SOBRE O SALÁRIO DE 58.000,00; ENQUANTO UM ASSOCIADO APOSENTADO MORTAL COMO NÓS UTILIZOU APENAS 4,8% SOBRE UM VALOR MUITO, MUITO MENOR.
ESTA É APENAS UMA DAS INJUSTIÇAS DO PLANO UM: UNS TÊM MAIS PRIVILÉGIOS DO QUE OS OUTROS.

     Na parte final, fiz uma proposição ao Marcel, pedindo-lhe que atuasse mais do nosso lado, o lado do associado, pois somente com o Décio e a Cecília ficaríamos inferiorizados. A plateia me aplaudiu. No entanto, quando o diretor pegou o microfone disse não admitir que digam que ele não esteja do nosso lado. Argumentou que quando muitos se omitiam, ele estava nas ruas em protesto, apanhando da polícia. Criticou o governo FHC que em 1995 nos impôs o PDV, dizimando mais de 1500 colegas, com 30 suicídios. Ele não deixa de ter razão, o que ele não disse é que seu partido, o PT, poderia ter readmitido todos em 2002, quando Lula assumiu o poder. Não falou igualmente, que de todas as suas promessas de campanha, em 2012, (chapa 6) NENHUMA foi cumprida. Lamentavelmente, o caro Marcel muito se parece com o senador José Pimentel, fica nervosinho e "muito ofendido" facilmente. Afinal, ele é NOSSO EMPREGADO, NÓS SOMOS o seu PATRÃO. Quer ele queira ou não.
     Para evitar animosidades que não levam a nada, permaneci calmo e não revidei às contestações do diretor. Segundo o próprio diretor Marcel 3.000 não conseguiram renovar o ES agora em julho de 2014. Consegui apurar numa conversa ao pé do ouvido com o nervoso diretor que os estudos para novos parâmetros em novembro/14 continuam. Inclusive, ele está estudando com carinho as recentes proposições do colega Antônio Carvalho. As alterações feitas agora em julho foram emergenciais. Haverá novos parâmetros em novembro, isto foi o que ele me confidenciou. Aproveitei para pedir-lhe novamente que estendesse o prazo, com o intuito de diminuir o valor das prestações, para que assim sobre mais recursos no líquido dos tomadores.
     Às 17h30min a maioria já havia saído para seu retorno às cidades de origem. Eu permaneço ainda em Balneário, na casa de meu irmão, que sempre me acolhe com muito amor e carinho. Obrigado a todos e tenham um abençoado domingo, e um Feliz DIA DOS PAIS! Deixo esta linda música com este quarteto fantástico que dá gosto de ouvir, além da bela mensagem de esperança!
                         QUARTETO  GILEADE - MÚSICA  NOVA  JERUSALÉM

38 comentários:

Mary disse...

Caro ari, apesar de nao terem divulgado o valor desse BONUS e que todos participantes e Assistidos tem o Direito de Saber. Falam tanto que a previ passa por momentos Críticos e Nao param de Abocanhar mais e mais a grana da Previ e os Esquecem dos Sem Tetos, que recebem Migalhas desse Maior Fundo de Pensão da America Latina. Enfim somos Inuteis, nada podemos fazer. Quero Desejar a Voce e Todos os Colegas Um "FELIZ DIA DOS PAIS" Deus Vos abençoe juntamente aos seus Familiares. Abraços.

Anônimo disse...

a CASSI vai ser encerrada????????????????????????????????????????

Anônimo disse...

por que EMPRESTAM dinheiro p nos e DAO dinheiro p eles????????????????????????

Anônimo disse...

a CASSI vai acabar????

Anônimo disse...

Mestre Ari,

Segundo pronunciamento anterior a CASSI tinha reservas de mais de 1 bilhão de reais.

Mesmo com deficit a mesma tem recursos em caixa para sua manutenção.

Não entendi essa parte do seu pronunciamento a respeito da Cassi.

Também consta que o Patrocinador do Previ tenha que cobrir eventual deficit na Cassi, ou estou muito enganado, queira por gentileza nos explicar melhor esta situação.

Anônimo disse...

Ari devias ter pego o home pelo pescoço e essa promessa dele não é igual a da trasformação de BET para BEP?

Revisão em Novembro de 2014?

Essa revisão tem que passar pelo Ministério, DEST, Previc para ser implantada em 2015.

Bom pode até ser que com o Premio da Mega Sena que ganhou possa amolecer o CORAÇÃO.

Vai que sai o ES-180x180.

Ari Zanella disse...

Olá pessoal,

A explanação sobre a CASSI foi na parte da manhã. Eu não estava presente. Perguntei ao Medeiros o que tinha sido tratado e ele me disse que, o mais significativo, é que o Plano de Associados, o do nosso PB1, dito pela diretora eleita Miriam Focchi, está com sérias dificuldades financeiras. Talvez não consiga atravessar o ano de 2015.
Isto é o que a diretora Miriam disse.
No entanto, é de se supor que, caso esta previsão venha a acontecer, certamente antes serão tomadas providências para tal não acontecer. Com certeza não irão acabar com o nosso Plano de Associados.
Quanto ao outro plano, o CASSI Família, com este está tudo bem.

Anônimo disse...

o sr, poderia ter dito ao Marcel que se o pdv prejudicou muitos colegas, o que estao fazendo com os mais de 100.000 aposentados, sem perspectiva nenhuma no mercado de trabalho e vendo seus recursos conseguidos atraves de anos de trabalho sendo minguados eh GENOCIDIO!

Ari Zanella disse...

Caro 00:22

A decisão sobre o ES não precisa passar nestes órgãos citados. Ela é de alçada da diretoria.

Anônimo disse...

Não consigo dormir.Vao nos matar!!!!
Ajuda Senhor.

Adaí Rosembak disse...

Ari Zanella,

Realmente, essa reunião foi barra pesada.
Não pensei que a CASSI estivesse em uma situação tão desesperadora.
Tinha muitas esperanças que, pelo menos, a exposição da Mirian Fochi, fosse a salvação do encontro.
Mas pelo visto, foi o intróito de mais um lado negro que foi essa tragédia da perda do BET.
Sinto-me deprimido com isso tudo.
Fiz uma nota no meu blog "Um Escárnio". Leia. Procurei dar um formato irônico em cima de uma notícia ruim.
Penso que nós que temos blogs devemos ser mais ativos e nos articularmos para reverter todo esse quadro.
Um abração

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Caro Ari,
O Marcel continua nervosinho? Pensei q alto salário, mais contato com pessoas tivessem deixado ele mais sociável. Vejo q não. Isso ė reação típica de alguém q fala e não cumpre. Fica nervosinho pois não tem argumentos pelo seu puxasaquismo. Aliás, entendo q vai continuar assim, afinal está sendo reagiamente remunerado. Ética, compromisso, respeito acho q ele nem sabe o que são isso.
A notícia da Cassi me preocupou. Afinal, mesmo q consigam equacionar o deficit isso certamente significará mais despesas para os aposentados.
É amigo, precisamos orar mais. Somente Dele podemos esperar reconforto.
Vivemos tempos difíceis onde o egoísmo e o deus dinheiro imperam. Pelo dinheiro se faz tudo, pelo dinheiro se esquece de tudo, pelo dinheiro tudo. Não é o q aprendemos no BB. Aliás os ensinamentos de hoje são lucro, lucro e lucro. Se não proporcionar lucro, descarte. É o q fazem com muitos aposentados.
Que Deus nós proteja e guarde.
Celio

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Acho que a definição a seguir pode ser aplicada perfeitamente ao “PB-1” da Previ. “Casa-da-mãe-joana é uma expressão de língua portuguesa que significa o lugar ou situação onde vale tudo, sem ordem, onde predomina a confusão, a balburdia e a desorganização. Sua origem remonta ao século XIV. Este termo quer dizer também que tal casa não possui janela nem porta, onde todos entram e saem sem pedir licença, imperando, portanto indisciplina, desrespeito, dentre outros”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_da_m%C3%A3e_joana

Anônimo disse...

Da PREVI, eu aposentado que contribuo a mais de 40 anos, não espero mais nada. Agora encerrar a CASSI é uma notícia muito triste.

Anônimo disse...

Prof, e as pensionistas, como vão ficar? Marcel não esta nem ai para nossas mães, não é mesmo? E o aumento do Es só em novembro? Precisamos ir para a porta da Previ Chega de enganações!

Anônimo disse...

ENTÃO VAMOS ENTRAR COM A AÇÃO DOS 30% , JÁ?

Anônimo disse...

Colega Ari,
É hora de abrirmos os olhos para os problemas da Cassi. Como andam as despesas administrativas? Quais os salários dos diretores? Quantos diretores remunerados? Será que o quadro administrativo reflete a real necessidade?
Tomemos como exemplo o escândalo do SESI que é dirigido pelo Jair Menegheli (PT) com o quadro cheio de petralhas, que nem aparecem ao serviço, verdadeiros ectoplasmas, e recebem altos salários.

Anônimo disse...

Olá,

Eu acabei de assinar esta petição -- você não quer se juntar a mim?

Previc e ao Congresso Nacional: Barrem o bônus de R$500.000,00 a cada diretor da Previ por semestre
Para: Previc e ao Congresso Nacional

Esta petição é muito importante e poderá fazer uso de nossa ajuda. Clique aqui para saber mais e assinar:
http://www.avaaz.org/po/petition/Previc_e_ao_Congresso_Nacional_Barrem_o_bonus_de_R50000000_a_cada_diretor_da_Previ_por_semestre/?kQnkKgb

Muito obrigado,
Emmanuel

Anônimo disse...

PROFESSOR ZANELLA PELO JEITO, NESTA REUNIÃO EM BC, FALTARAM OS JOSE BEZERRA RODRIGUES...

Jurandir Waltrich disse...

Ari, eu estava presente na reunião, antes não tivesse ido, só noticia ruim, nenhuma solução para os aposentados em dificuldades, cito principalmente os que se aposentaram após 2004, além de ter a correção do beneficio pelo minguado INPC, ainda não tiveram coragem de acabar com esta famigerada Parcela Previ, tudo o que foi falado o Diretor Marcel respondeu que quem manda mesmo é o Patrocinador.

Rosalina de Souza disse...

Prezados Ari, Carvalho, Adaí, Edgardo, Juarez e Medeiros.

Só mantenham este utilíssimo trabalho de Vocês.

Estarão fazendo tanto bem sem olhar a quem.

Nunca tantos se beneficiaram tanto com tantas informações e respeito pelos participantes do PB-1 da Previ.

Deus os abençoe!

Feliz dias dos Pais, mesmo sabendo que muito pouco temos a comemorar, com Pais sufocados com o corte do BET e a volta das contribuições, com o ES TOTAL FLEX, falho e omisso.

Pais maravilhosos frequentadores destes BLOGS tão importantes na nossa vida, com informação e matérias sobre diversos temas, alguns por demais cabeludos como esse dos BÔNUS MEGA SENA DIRETORES DA PREVI.

Com a alma repleta de gratidão e alegria, agradeço a vocês por todos os ensinamentos e esclarecimentos!

Parabéns pela grande melhoria da informação aos aposentados e pensionistas da Previ, desejo-lhes muito sucesso e luz!

Feliz dias dos Pais aos nossos colegas Pais Identificados e os Pais anônimos, pois são vocês a força dos BLOGS e sem falar nos Seguidores que é o suporte para novos rumos e caminhos.

Obrigada por compartilharem tantas experiências, teorias e história!

Saudações Cordiais e Parabéns aos Papais e vovôs dos nosso mundo do Banco do Brasil S/A.

Rosalina de Souza
Pensionista

Anônimo disse...

Caso tenha mesmo nova revisão do ES em Novembro/2014, acredito que a chapa 3 é a responsável.

Porque o Marcel amigo dos aposentados não acredito.

Desde que ganhou as eleições não fez nada que justifique essa sua afirmação.

CRIOU A FORMULA 170.

AGORA FLEXIBILIZAÇÃO EM MAIS 12 PARCELAS.

E PARA ELE EMPRÉSTIMOS NÃO PODE TER MAIS QUE 120 MESES.

A sorte dele é que com o Premio Mega Sena Previ, vai aposentar de vez e sair no cenário ou vai fazer como o Sasseron ter cadeira cativa em algum sindicato de BRAGANÇA.

Anônimo disse...

Depois dessa noticia fúnebre da Cassi, enfartaram pelo menos uns doze.
O Paulo Bauer voltou ?
Aquele que antes elogiado depois "nos frustrou e decepcionou" ?
De 2013 para cá a Cassi piorou?
Segundo disseram, a diretora Miriam Fochi fez uma competente explanação da situação da Cassi na reunião no Rio.
Porque de uma hora para outra a situação na Caixa muda radicalmente? Será que falta competência para prever e administrar tal situação?
A exemplo dos que administram em causa própria, será que precisamos remunerá-los tão prodigamente ?
Estamos concordando com o bordão: " Sabem de nada, inocentes" !

Anônimo disse...

RAPOSA NO GALINHEIRO

O Conselho de Administração da Previ tem seis membros, três deles eleitos pelos associados e três impostos pelo governo (via BB), entre os partidários do PT (lógico), inclusive o presidente desse conselho.
Pois o Conselho acaba de aprovar, com o voto de Minerva do presidente (pois os eleitos pelos associados foram contra), um bônus de 12 salários (e que salários) para eles próprios, em comemoração ao grande feito de cortarem um benefício dos associados.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


Quando entrei no BB-GULOSO em 1966, fui, COMPULSORIAMENTE, forçado pela Empresa, OBRIGADO A ASSOCIAR-ME À CASSI. Portanto, trata-se de PROPAGANDA ENGANOSA DO BB, ENTÃO ELE TERÁ DE ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS DA PROVÁVEL FALÊNCIA DA CASSI, ou, então, RESSARCIR-ME pelas contribuições vertidas, ou, PAGAR UM PLANO EQUIVALENTE EM OUTRA INSTITUIÇÃO, PARA MIM E MEUS DEPENDENTES ECONÔMICOS. Aliás, essa CASSI é de morte, PEDE SEMPRE UMA AJUDINHA PARA NÓS! Nunca se apruma pois o dinheiro escorre sempre pelo ralo (todos sabem ou imaginam, corretamente, que ralo seja).

Anônimo disse...

A assistência que a Cassi Associados fornece deveria ser apenas para o (a) funcionário (a). Todos os dependentes deveriam ser associados ao Cassi Família, pagando as respectivas mensalidades.

Blog do Ed disse...

Estimada colega Rosalina
Obrigado pela inclusão de meu nome entre aqueles cuja convivência você valoriza. Tentarei tentando contribuir para que um futuro negro não venha abater a comunidade dos aposentados e pensionistas do BB.
Estou sentindo que falhamos, e muito, por não termos, há muito tempo, reclamado por AMPLA TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO DA PREVI E DA CASSI.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Será que o estudo sobre o ES continua mesmo ou deixar essa esperança no ar tem por objetivo barrar a ação dos 30%?

Jose Hermano disse...

Prof. ARI, INTERVENÇÃO JÁ e pra ontem. Aguardo providências da sua ASSOCIAÇÃO.

Anônimo disse...

Como as alterações de julho do ES foram emergenciais se deixaram tantos sem condições de renovar.E se ainda estão estudando melhorias é porque há condições para isso mas então porque não fizeram já? Como ficarão até novembro os que estão com mais dificuldades sem o BET e com o retorno das contribuições?

Anônimo disse...

Parabéns a todos os pais neste dia tão significativo. Lembro-me do dia em que passei no concurso do Banco do Brasil. Dei a notícia ao meu finado pai e ele ficou todo entusiasmado, pois sabia que na época era um dos melhores empregos do Brasil. Futuro garantido. Hoje, quando vejo a situação da maioria dos aposentados e pensionistas. Fico pensando, será que valeu a pena!!

Anônimo disse...

Colega Ari,
Voce saberia informar se essa aberração que acabaram de criar(bônus) será objeto de alteração no Regulamento do Plano?
Em caso positivo deverá passar pela PREVIC, conforme Lei Compl. 109/2001 - Art. 7o A despesa administrativa da entidade de previdência complementar será custeada pelo patrocinador e pelos participantes e assistidos, atendendo a limites e critérios estabelecidos pelo órgão regulador e fiscalizador.
Significa que nós não vamos pagar sozinhos essa "conta".

Anônimo disse...

Professor Ari, há muito bato na tecla que nossa melhor saída, senão a única, é a recuperação dos nossos benefícios, e já cheguei a ser taxado de egoísta, que não se incomodava com a situação dos mais necessitados(endividados), fui ignorado e por ai em diante. Para mim, a pior notícia que você trouxe de BC foi a possível extinção do nosso Plano de Associados, que esta diretamente ligado aos nossos baixos benefícios. Será um desastre. E agora, o que fazer se esta tragédia se concretizar? Endividados até o pescoço, com benefícios irrisórios e à procura de mais dívidas, só nos resta um caminho: o SUS. A que ponto chegamos, vamos padecer em filas de hospitais como indigentes, pois não vamos nem poder pagar um plano de saúde. Se ainda houver tempo, vamos brigar pelo ES de outra forma, lutando por benefícios mais dignos. Se conseguirmos, talvez, salvaremos a Cassi.

Anônimo disse...



GRANDE MESTRE, estive analisando friamente esta situação criada pela
PREVI que consistiu na suspensão do pagamento do BET e o retorno da
contribuição . Da resolução mencionada, temos declaração do nosso
Fundo de que a situação de dificuldades financeiras foram o estopim
para a tomada de decisão, fato que até agora não foi digerido pela
comunidade prejudicada. Ora, Mestre, se temos a palavra do diretor
nos informando que a crise vigente no país estaria ameaçando a esta-
bilidade de todo o sistema, como se explica o fato de o Banco do Bra-
sil decidir, por voto de minerva, conceder este ABONO milionário pa-
ra diretores , contradizendo tudo que havia sido dito e posto em pra-
tica, l00 % contra o quadro de associados ? Preocupado com este qua -
dro de injustiça, consultei um mestre do Direito e ele me falou que
o nosso caminho é uma ADIN, em virtude de evidências de injustiça e
influência do poder econômico. Mestre, se você achar razoável esta
idéia, penso que para colocá-la em prática custa dinheiro para cujo
mister me proponho ajudar e concitar amigos interessados.Cordialmente
DivanySilveira-SeteLagoas-MG

Anônimo disse...

Será que essa gente tem a coragem de chegar em casa,olhar nos olhos dos seus filhos e dizerem: "eu sou honesto" ?

Anônimo disse...

Obrigado por nos representar e defender Prof.Ari.

Parabéns pela coragem de enfrentar
o diretor Marcel.

Precisamos de pessoas como o Sr. para continuar na luta.

Anônimo disse...

Anonimo 10/08/14 13:36

Você esta completamente "fora da casinha" e não sabe que um dos motivos pelos quais a maioria ingressou no BB foi porque teria acesso a esse plano de saúde corporativo com inclusão dos dependentes. É o que se chama de salário indireto, sem o qual a maioria teria desistido do concurso. Acredito que você deve ser muito bem abonado. Tenho 5 (cinco) dependentes e se pagar Cassi Família para eles não terei o que comer. Só não digo bobagens porque o blog não permite.

Anônimo disse...

Atenção AABB do Rio de janeiro. Depois de 21 anos na presidência da AABB o Sr. Odali Cardoso foi obrigado a largar o osso. Por ele não largaria. Foi obrigado pela lei. lei que já não cumpria já que só é permitida um reeleição. Assumiu o Sr. Reinaldo, que modificou o clube. Fez obras importantes, Saneou finanças etc etc. Agora quem está de volta ? O petista Odali cardoso. Que encontramos sempre po aí nas coisas do Banco do Brasil. Conselho disto e daquilo. Não larga o osso. Fora Dilma, fora Lula fora Rose, fora PT ! A AABB do Rio agradece !