BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

domingo, 31 de agosto de 2014

CRIME NA BOLSA

     Está na capa da Revista Exame, já nas bancas, esta matéria nada salutar ao mercado de capitais brasileiro, porque está acontecendo na Bovespa - Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. Os crimes são de informações privilegiadas que certos grupos detêm sobre balanços de empresas, fusões e compras, podendo de antemão manipularem, posto que sabem antecipadamente quais papéis serão valorizados/desvalorizados.
     Medidas urgentes são necessárias para coibir a prática criminosa que, sem dúvidas, afeta a nossa credibilidade e põe por terra a economia de um país inteiro. Somente a PREVI tem 60% de seu patrimônio aplicado em renda variável, o equivalente a 100 bilhões de reais, os quais, implicitamente, pelas denúncias de crime feitas pela Exame, podem estar em risco, assim como todos os investimentos que não estão sob a égide daqueles pequenos grupos privilegiados.
     Se eu tivesse algum poder decisório na PREVI, eu saía agora desse mercado perigoso e muito, muito especulativo. É muito risco para o meu combalido coração. Aplique-se em renda fixa, títulos públicos, imóveis, ES, Empréstimos Carim e outros. Boas oportunidades para aplicação não faltam. O importante mesmo é sair dessa areia movediça na Bolsa, ainda que esta saída seja gradual, porém constante. Nenhuma hora é melhor do que esta quando o patamar do ibovespa está acima dos 60 mil pontos. Saímos agora ou deixamos deteriorar ainda mais? Ficar ou sair, eis a questão.
 
SEGUNDO A REVISTA EXAME, A BOVESPA ESTÁ SENDO VÍTIMA DE CRIME.

35 comentários:

Anônimo disse...

Já se pensou o que aconteceria com a Bovespa se a Previ se desfizesse de todas as suas ações?
Quando começasse a vender, o tamanho da baixa e o consequente prejuízo ?
Sinuca de bico !
É preciso a CVM investigar quem detém as "inside informations" e está sempre ganhando na Bolsa.

Adaí Rosembak disse...

Ari Zanella,

Parabéns pela sua nota.
Esse problema de falta de punição ao crime de informações privilegiadas no Brasil levam a Bolsa ao total descrédito.
Nos USA esse tipo de crime (insider trading) leva o meliante direto para a cadeia. Não há contemplação. A polícia invade os escritórios de corretagem e prendem os caras na frente de todo mundo. Eles saem dos escritórios devidamente algemados direto para a cadeia.
Por isso não invisto na Bolsa aqui no Brasil.
Veja o caso das ações da Petrobrás. O próprio Governo que deveria zelar pela seriedade do mercado acionário é o primeiro a cometer esse tipo de crime.
Sinceramente, não sei qual vai ser o futuro da PREVI nesse mercado perigoso, como você bem define.
Você está absolutamente certo quando diz no último trecho de seu artigo que o melhor seria aplicar em renda fixa, títulos públicos, imóveis, ES, Empréstimos Carim e outros.
Mas para fazer isso teríamos primeiro que mudar os estatutos da PREVI.
E aí entra o Governo para impedir.
Sinceramente, está difícil de sair dessa sinuca.
Seria interessante você redigir novo artigo sobre o assunto falando dessa possibilidade de mudança dos estatutos para mudar o perfil de investimentos da PREVI.
Parabéns pelo seu brilhante artigo.

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Bom dia Ari Zanella, um ótimo domingo, voce sempre nos presenteando em pleno domingo com novas notícias e dessa vez mais uma BOMBA, se a diretoria não agir com a razão é porque prefere a cegueira, a troco de que ainda insiste nesse risco? quando como vce sugeriu poderia aplicar no ES , na CARIM e outros.

rafael campagnoli disse...

PRESIDENTE DO BB CONTINUA NA MÍDIA, NEGATIVAMENTE.
Espero que o presidente do BB, que juntamente com Dan/Marcel, propiciaram os maiores sofrimentos, tristezas, angústias, depressão, inadimplência, desgosto, separações conjugais, suicídios etc sintam( isso é apenas o começo das dores ) um pouco na sua pele o que é fazer maldades com o próximo. Eles não tem dimensão do que é ter 24% a menos nos proventos!!!
A certeza que temos é que haverá um Juízo. Embora esse Juízo esteja reservado para o Fim, ao menos muitas coisas ruins deverão acontecer antes desse fim para aqueles que plantaram espinhos ... Não será castigo, mas uma Pedagogia para que possam ter empatia, sentir o que o outro está sentido ... e talvez mudem de vida ( convertam-se ).Nem sei se a Marina terá forças contra esse pessoal ... Mas vê-los um pouquinho preocupados e quiçá humilhados já alivia um pouco nossa mágoa ... Às vezes me envergonho dessa forma de escrever, mas até isso esse pessoal produziu em nós!

Ari Zanella disse...

Adair,

Grato e aquele abraço, meu amigo!

Ari Zanella disse...

Meu Caro Anônimo 00:36

Não se trata de vender TUDO de uma vez. A saída deverá ser lenta e continuada, feito dose de remédio ou o lema do meu blog Pão Celestial:

"Uma fatia por dia".

Rosalina de Souza disse...

Prezado Ari e Colegas do Blog.

A Previ já ganhou muito dinheiro especulando, e perdeu também na crise de 2008, foram mais de 25 bilhões,fruto da ganancia do patrocinador em produzir novos superavit.

A Previ em seus pronunciamentos sempre no caminho de pagar benefícios aos aposentados e pensionistas, seus assistidos, e vai especulando, até que uma nova crise surja e leve como levou mais de 24% dos nossos benefícios.

Continuamos na mesma roda vida, sem mudanças futuras, pois agora tem até bônus por produtividade,quanto mais fatura,mais o bônus engorda.

Não vejo preocupação da Previ, dos órgãos regulatórios, e nem do próprio governo, que tem administração direta como patrocinador nas grande empresas do pais como Banco do Brasil, Caixa, Bnds, Correios e outros.

Não acredito nos números da Previ, para mim são todos maquiados, muito papel podre nas carteiras, por isso não é fácil vender e realizar o lucro, pois ficaria a descoberto.

A situação é dramática, nossos benefícios chegou no fundo do poço,com aumentos que não cobre a manutenção da vida para pessoas que passaram dos 60 anos de idade, e que vê o agravamento do plano de saúde e a falência do sistema inteiro, pois na medida que nossos benefícios achatou a Cassi passou a receber menos, fruto desses CHAMADOS SUPERAVIT que desvia do nosso bolso, para o bolso do PATROCINADOR.

Até passar a existir os tais superavit nunca tivemos reserva de 25% a mais, para diretores e conselheiros brincar com especulação, e mesmo assim a Previ sobrevivia bem, agora que temos 25% de gordura a mais, vivemos na maior penúria e falta de tudo, até de um bom plano de saúde, que era um diferencial nas nossas vidas.

Esta tudo dominado, e para os que menos tem, a esperança agora é o dia que Deus fizer nossa chamada, para aliviar o sofrimento, porque não espero nada de Diretor, nem de Conselheiro, nem Eleito e nem indicado, pois pior situação que a de hoje é impossível de existir.

Saudações Cordiais

Rosalina de Souza
Pensionista
Bom domingo a todos.

Anônimo disse...



Mestre e colegas, que a paz do Senhor esteja em seus lares e cora -
ções !!! Não colegas, não sou evangélico nem piegas, embora admire a
dedicação daqueles religiosos.O que acontece comigo é que assustei
com a noticia na Folha que o presidente do BB transporta sacolas de
dinheiro antes do sol nascer. Fiquei a pensar, ainda insone, o que
teria acontecido. O BB como banco do governo é ator importante na ta-
refa de atuar para abastecer o meio circulante ; mas o presidente do
banco nunca se preocupou em fazer esta tarefa, mesmo porque é missão
que envolve altos riscos e não é apropriada aos janotas.Passado o sus-=
to, vem aquelas coisas que pululam na cabeça de pessoa já aposentada,
como nós, que fomos administradores e não fizemos o pé-de-meia bastan-
te para ter AP em NYork. Com relação a esse pensamento, consta que os
jovens no BB hoje falam que o sonho deles é seguir os passos dos che-
fes atuais que com apenas 15 anos de atividade já são multados em va-
lor superior ao que um Supervisor ganha no ano, ao contrario dos Che-
fes antigos que eram caretas ( não me ofendem por me considerarem as-
sim. Mas, colega Rafael Campagnoli que está tão veemente logo em cima
o que teria acontecido com estes antigos menores que os tornaram capa-
zes de supostas ações criminosas. O certo é que nós temos ex-menores
na Sorborne, no FMI, na ONU, no Vaticano e, já, já, teremos na PAPUDA
se Deus quiser .Mstre Ari e colegas, Bom domingo,com saúde .DivanySil-
veira-SeteLagoas-MG

Anônimo disse...

TAMBEM NÃO INVISTO NA BOLSA.
PORÉM TEM GENTE QUE INVESTE E SÓ GANHA GRAÇAS A SUPER INTUIÇÃO. SÓ NÃO INVISTO PORQUE NÃO TENHO PARA INVESTIR.
O comentário das 10.45 está perfeitamente dentro da nossa realidade. O que era esperança virou desesperança.
Para nos defender só mesmo Chapolin Colorado.

Anônimo disse...

Sempre achei péssimo esse negócio de "vibrar" quando o Ibovespa sobe, para a volta do BET, etc., etc. Minha cidade tem 100 mil habitantes,todo mundo se conhece, e eu conheço UMA ÚNICA pessoa que investe na Bolsa, um aposentado do Santander, que tem uma vida tranquila e vários imóveis, e se diverte com cerca de R$ 100 mil aplicados, realizando pequenos "lucros' de 500, 600 reais, etc., de vez em quando. Ou seja, a BOVESPA NÃO FAZ PARTE da vida de 99% dos brasileiros, é um dinheiro volátil, uma jogatina para especuladores. Tomara que a PREVI, LENTAMENTE !, se desfaça de suas aplicações na Bolsa e procure um porto mais seguro para o dinheiro que (ainda) garante nossos complementos.

Everton disse...

Ex-motorista diz que transportou dinheiro para presidente do BB (folha de são paulo)
os apadrinhados do PT é que estão pondo a corda na reeleição da presidente Dilma

Anônimo disse...

Professor;

A Respeito do que trata este post.
Gostaria de Sugerir aos colegas,se já não o fizeram,
acessem o seguinte link a seguir:
http://www.unamibb.com.br/NBB%20internet/NBB%20100.pdf

UM BANCO DO BRASIL FORTE MAS SEM SAQUEAR A PREVI É POSSÍVEL.

Parabéns ao autor do EDITORIAL,em especial ao PRESIDENTE DA UNAMIBB na pessoa da Srª.ISA MUSA DE NORONHA, Seria Possível realizar?.

Anônimo disse...

Um dia desses conversava com um senhor no Santos Dumont, sobre a decepção com o PT; quando um rapaz desses que trabalham em corretora se intrometeu na conversa defendendo o partidos dos (não) trabalhadores. De certo seu escritório deve estar nadando de braçadas no atual governo. Foi de assustar a veemência na defesa de lula, dirceu, delúbio, etc. Tanto que fez questão de frisar seu ramo de trabalho não se preocupando com esse viés pouco ortodoxo de fazer dinheiro de onde não existe dinheiro.
Com este post tudo fica explicado

Anônimo disse...

Prezado mestre Ari e colegas, por favor leiam esta noticia:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1508614-ex-motorista-diz-que-transportou-dinheiro-para-presidente-do-bb.shtml

Anônimo disse...

Conforme notícia da Folha de S.Paulo de hoje, parece que o presidente do BB está,a cada dia que passa, mais enrolado. Sua declaração "o motorista sr.Ferreirinha parece não ser uma pessoa equilibrada". Agora pergunto: Como foi escolher uma pessoa desequilibrada para ser seu motorista??????

Anônimo disse...

Com R$ 100 mil na Bolsa se lucra 500 / 600 reais.
Quanto será necessário para lucrar o equivalente ao ES e ao BET ?
Vamos aplicar em infraestrutura, p.ex., no TREM BALA, em estradas como a Linea Amarilla no Peru, em aeroportos com retorno para daqui a 20/25 anos...
Ou vamos liquidar tudo e dividir o bolo antes que acabe?

Barreto disse...

http://www.clarin.com/politica/Fondos-pension-brasilenos-negociando-holdouts_0_1202879818.html

Ari, sabes se essa noticia tem baseamento?
se for, cabe pessoal eleito averiguar

antonio barreto

Anônimo disse...

Colega 31/08/14 13:04

O site indicado da Unamibb é referido pelo meu sistema de alerta de Internet como sendo "perigoso". Na página inicial diz que esta em reformulação. Quanto à presidência da entidade, paira dúvida, pois pelo que sei Da. Isa é Presidente da FAABB.

Anônimo disse...



Ao tempestivo anônimo das 23,58 hs, de 30/08

Grande colega, l X 0 prá você . Agora a partir de l° de jan/15
será um zero à esquerda o nosso Marcel. Os últimos eleitos se-
rão os primeiros. Tá na bíblia, colega ! Grato,divanysilveira-
Setelagoas-mg

Anônimo disse...

As candidatas Dilma Rousseff e Marina Silva têm algo em comum: beterraba. A presidente garante que sua borsch (sopa de beterraba) é imbatível; já a ex-senadora não dispensa gloss caseiro de beterraba, o que ajuda a fixar o habitual coque nos cabelos, seu penteado favorito.

Anônimo disse...

Há dias, falando num evento da OAB, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo, perguntado do que mais sente falta na advocacia, respondeu rápido: “Dos honorários”. Depois, falando sério, lembrou que advogados podem escolher causas onde atuam e juiz tem que decidir sobre tudo o que vem. No final, sobre a sensação de estar sentado numa cadeira da Alta Corte, Barroso não deixou por menos: “É como estar no céu, sem precisar morrer”.

Ari Zanella disse...

RENDA FIXA OU TÍTULOS PÚBLICOS.

O GOVERNO PRECISA "ROLAR" SUAS DÍVIDAS INTERNAS TODO O SANTO DIA.

Pr.guima disse...

-Quando o mordomo não é culpado, a culpa é do motorista (não denunciou). Isto é brasil... país de quinta.

Ari Zanella disse...

Caro Antonio Barreto,

A notícia é verídica sim, deu no Jornal Clarin da Argentina. Diz que os três maiores fundos de pensão do Brasil, além do BNDES estão fazendo oferta da dívida argentina (credores os fundos abutres). Parece que os fundos de pensão ofertaram 0,60 por cada dólar da dívida, e os abutres pedem 0,80.
Ainda segundo o Clarin, o Ministro da Fazenda Kicillof (ARG) estaria se reunido em São Paulo com o ministro Guido Mantega, e este assunto estaria sido tratado à margem da agenda, que era sobre a produção automotiva.

Edmilson lopes de sousa disse...

ntra presidente do BB
Data: 01/09/2014
Veículo: O GLOBO - RJ
Editoria: PAÍS
Página: CAB07
Assunto principal: BANCO DO BRASIL
Tamanho
da fonte A - A +
Veja a página da matéria
Veja a matéria no site de origem
-BRASÍLIA E SÃO PAULO- O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) confirmou ontem que Sebastião Ferreira da Silva, ex-motorista do presidente do BANCO DO BRASIL, ALDEMIR BENDINE, prestou depoimento à procuradora Karen Kahn no último mês de junho. A partir das denúncias do ex-motorista - que diz ter realizado diversos pagamentos a pedido do presidente do BB, além de ter visto o próprio Bendini carregando sacolas de dinheiro para encontros com empresários -, o MPF instaurou um procedimento investigatório, que está em curso.

O procedimento é sigiloso, segundo o MPF, para preservar a investigação e proteger a testemunha.

A procuradora está apurando indícios de lavagem de dinheiro, cruzando informações da Receita Federal e de instituições financeiras. Não está descartada a convocação de Bendini e de Marcos Fernandez Garms, empresário que teria recebido uma das sacolas de dinheiro, segundo Ferreirinha - apelido pelo qual é chamado o ex-motorista -, para prestarem depoimento. Procurado, o exmotorista afirmou que está passando por um problema de saúde na família e que só irá se pronunciar na Justiça.

BB CITA DENÚNCIAS ARQUIVADAS

Em nota, o BANCO DO BRASIL diz não ter sido notificado: "O BANCO DO BRASIL informa que não foi notificado sobre qualquer processo investigatório em curso a respeito de seu presidente, no Ministério Público Federal. O Banco também afirma que outros 12 órgãos públicos fiscalizatórios - dentre eles, o Ministério Público do Estado de São Paulo, o TCU e a Comissão de Ética da Presidência da República - arquivaram denúncias semelhantes, recebidas de entidades inexistentes ou de fontes escondidas pelo anonimato".

Em depoimento ao MPF, publicado pelo jornal "Folha de S.

Paulo", Ferreirinha diz ter feito vários pagamentos em dinheiro vivo a mando de Bendine. Em uma das ocasiões, segundo o depoimento, o presidente do BB teria saído de um prédio dos Jardins, bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo, com uma bolsa cheia de maços de notas de R$ 100. O dinheiro, de acordo com a reportagem publicada pela "Folha de S. Paulo" sobre o depoimento do motorista, teria sido entregue ao empresário Marcos Fernandez Garms, amigo de Bendine.

De acordo com o jornal, Ferreirinha trabalhou para a campanha presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. No ano seguinte, passou a trabalhar na representação da Presidência da República em São Paulo. O escritório ocupa um dos andares de um prédio do BB. Em 2007, segundo o jornal, foi demitido após um desentendimento com a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Noronha. Ela também foi demitida, mas por suspeita de tráfico de influência, em 2012. Ferreirinha foi contratado por Bendine em 2007, quando ainda era vice-presidente.

Foram quase seis anos prestando serviços a Bendine.
A corda só arrebenta do lado mais fraco.Se fosse para investigar edmílson em januária mg era na hora.Marina 40 nessa corja.edmílson em januária mg.

Anônimo disse...

Caro Ari e colegas,
Realmente o mercado de investimentos no Brasil tá uma patifaria geral. É bolsa manipulada, é presidente do BB com vultuosa quantia em cash, são operações escusas, etc. E isso é o que vaza, já imaginaram o que não ficamos sabendo. O pior é que o PT, sentindo-se ameaçado em sua estratégia de poder pela Marina, o que fará? Segurem se porque será um salve-se quem puder, um vale tudo. Depois ficaremos sabendo? Nada obstante, nosso trunfo, graças a Deus, é ter os integrantes da Chapa 3 na Previ que são nossos olhos e ouvidos e dificultam, digo dificultam, as falcatruas. Portanto, até a data das eleições, o certo é dormir com um olho aberto e o outro fechado. Cochilar jamais. Que Deus nos abençoe e nos livre do homem mau. Celio

Anônimo disse...

Professor Ari, e comentaristas...A verdade é que o nosso País estar uma vergonha,Nunca presenciei tanta corrupção em minha vida.A corrupção no nosso país e uma doença generalizada vergonhosa explicita liberada em todos os sistema do governo. A corrupção no Brasil e Moda Impunidade Corrupção Roubo ,crime ...Não sabemos mas o que fazer com a situação estamos no barco gritando e vendo ele afundar e miguem faz nada, ou como estamos dominados para não fazer nada.Onde estamos ? Pelo amor de Deus vamos procurar uma solução urgente para garantirmos nossos direitos. em quanto e tempo.

Anônimo disse...

Manipulação da bolsa de valores é uma coisa muito conhecida, fácil de entender, o que esperar desse país de 5º mundo cheio de ladrões, o importante é a condução dos investimentos no sentido de que as apostas em renda variável deve convergir gradativamente para a extinção, isso não está ocorrendo, deve haver uma redução gradativa do percentual, ano a ano, não vejo nenhuma ação nesse sentido das nossas associações, exceto a ANAPLAB, tem que ser exercida uma pressão, as pessoas tem que ser forçadas a se justificar, a verdade não se esconde.

Anônimo disse...

GENTE,
COMO OUTROS ASSUNTOS, TAMBÉM IMPORTANTES, CASSI, PRESIDENTE BENDINI, BOLSA, POLITICA CONSEGUIRAM NOCAUTEAR A REUNIÃO DO CD EM 29.08.2014.
PASMEN, NENHUMA NOTICIA SOBRE NOSSAS REIVINDICAÇÕES (ES, REESCALONAMENTO, MELHORA BENEFICIO, INADIMPLENCIA, ETC).
OS NOVOS ASSUNTOS NÃO TERIAM I INTUITO DE ESQUECERMOS O QUE ESTAMOS PEDINDO ?

Anônimo disse...

Informações privilegiadas que geram fortunas não são restritas somente ao caso da Bolsa, não. Vejam os casos dos sortudos das lotéricas:
Caixa explica, mas não convence no caso das loterias.
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=13761
Uma pessoa que conseguiu a proeza ganhar 560 vezes na loteria, e outra que faturou o prêmio 107 vezes, em sete modalidades, no mesmo dia...

Anônimo disse...

Professor;

RETIFICANDO então:

PRESIDENTE DA UNAMIBB - Altair de Castro Pereira

VICE PRESIDENTE DA UNAMIBB -Dna. Isa Musa de Noronha.

Quanto ao Site,que agora está em reformulação, sempre acessei sem perigo algum.

Anônimo disse...

PALAVRAS DO CONSELHEIRO CARVALHO,EM RESPOSTA A UMA PERGUNTA DA DONA ROSALINA DE SOUZA - PENSIONISTA.

- Finalmente, com relação ao empréstimo simples a Diretoria de Seguridade fez estudo de viabilidade, considerando as sugestões recebidas, cujo resultado será divulgado no site da PREVI.

Anônimo disse...

Aposentado do BB tá bem na fita

Presidente do BB, patrocinador da Previ, usa seu veículo como carro forte levando dinheiro pra lá e pra cá sem origem e destino explicável.

Presidente da Previ, segundo denuncia de colega da Paraíba feita ao MP, quando era superintende naquele estado surrupiou contas com tarifas inexistentes.

Tamu no sal

Anônimo disse...

QUALQUER UM QUE GANHAR AS ELEIÇOES PARA PRESIDENTE PODE E DEVE VENDER O BANCO DO BRASIL POIS É IMPRESTÁVEL E NAO TEM CONSIDERAÇAO NENHUMA COM APOSENTADOS ENDIVIDADOS. NEM O BB NEM A PREVI.

Anônimo disse...




'FALO PORQUE LI E OUVI "

o Mestre, raposa velha (no bom sentido) deve estar conjeturando:
o que este mineiro leu que eu não li ? E continua : é certo que BH -
está perto de Braslia , mas e internet que varre o mundo ? Vou re -
solver o problema antes que você corte o meu passe no blog. Au -
gusto Nunes disse há pouco na sua coluna de Veja que um banco de
cimento duro na Papuda espera um chefão do Banco do Brasil. Quem
será ? Mudei eu ou mudamos o Brasil ? A idade chega e a gente tem,
de vez em quando,de fazer mentalmente a multiplicação 11x11,12x12,
13x13, para ver se o juízo tá bom. Por que pergunto ? Gente, eu vi
Dilma falando que o governo vai bem pois a Bolsa só sobe, apesar
das dificuldades que a oposição cria. E agora meu caro João rossi?
Eu achava que era por causa dela, dos embaraços ! Tem explicação ?
Meu velho PAI, já falecido, morreria de novo com a traquinagem mo-
netária do nosso " Boss", ele que gostava de dizer: No Banco do Bra-
sil só tem homens honestos.Coitado do velho; pelo menos os subordina -
dos estão aguentando a duras penas. Um abraço, pessoal, vou termi-
nar para o Mestre Ari não reclamar, pois é mais de l/2 noite e ele
tem de apagar as luzes,mesmo pq Gilvan já se foi! Um abraço,Divany
Silveira-SeteLagoas-MG