BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CONTABILIZAÇÃO LEGAL, PORÉM IMORAL

     Nas Notas Explicativas dos balanços do BB constam estes valores lançados sobre reavaliação de ativos de valores a receber do fundo de pensão do qual é patrocinador, ao final do plano. Neste segundo trimestre este valor aproximou-se da casa de um bilhão.
     O BB trabalha em duas pontas: uma sujeito às leis de uma Sociedade Anônima, a outra baseada como patrocinador de fundo de pensão(neste caso, só realiza com a PREVI porque em outros fundos que também é patrocinador, não existem bons resultados). Nestas contabilizações como patrocinador conta com o Parecer Técnico 33 que reavalia ativo e passivo, dentro da Deliberação 600 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Nada ilegal, porém muito imoral, posto que baseado nos chamados ativos "podres" usados para aumentar lucros fora da atividade-meio, que é a intermediação financeira. Isso nada tem a ver com o superávit cuja divisão se dá pela Resolução 26. O BB aumenta seu lucro com estas jogadas contábeis, embora não tenha esse dinheiro "in cash" nem disponível para uso imediato. O Acordo de Basileia proíbe a utilização dos superávits do fundo de pensão no percentual que o Banco precisa ter, por exemplo, 15% dos ativos para enquadrar-se nas regras de Basileia.
     A PREVI igualmente realiza reavaliação de seus ativos, no entanto, os valores apurados por nosso fundo de pensão são mais modestos, devido a critério de reavaliação (Tábua de Mortalidade utilizada.)
     Mestre Edgardo sabe que este dinheiro não sai da PREVI, nem pode ser utilizado pelo Banco, o qual insere em seus balanços, paga dividendos a acionistas e impostos de 40% ao governo sobre este mesmo ativo "podre".
     O bônus recentemente aprovado faz muito mais mal ao nosso fundo do que esta contabilização de fundo de quintal.
NOBRE COLEGA JOÃO ROSSI NETO, AMIGO E COLABORADOR DE GOIÂNIA-GO

(Postagem elaborada com base em informações recebidas por telefone do prezado amigo João Rossi Neto, de Goiânia-GO. Espero ter escrito o espírito das informações a mim repassadas. Obrigado, João!)

47 comentários:

Anônimo disse...

Muito provavelmente tal bônus é um boi de piranha...

Anônimo disse...

Dizem alguns diretores que o dinheiro do Plano termina com os últimos remanescentes do Plano Um. Pelo que se nota na contabilidade do banco esta hipótese não está prevista.

rafael campagnoli disse...

Porque então o diretor doutor Marcel, que não era diretor nem comissionado no BB, mas sim um representante do Sindicato , portanto estava afastado do BB, vai receber a bolada como se fosse um diretor ativo do BB? No mínimo, ele não teria direito ... Mas e nós? Até parece que o tal bônus foi propositadamente colocado na sala para desviar a atenção tanto do teto quanto da revisão de nossos benefícios ... Não sei mais o que fazer.

Anônimo disse...

Tal bônus pode ser equiparado a certo bode que se coloca na sala de visitas. Retira-se o bode ... O problema foi resolvido... O que os proprietários MATERIAIS da poupança concentrada coletiva abominam são aglomerações na frente do Previ.

Anônimo disse...

Aglomerações podem revelar às falhas das duas linhas de força do novo regime de acumulação: (1) a poupança concentrada coletiva (fundo de pensão) é uma indústria ineficiente; (2) a desregulamentação dos mercados de ativos é uma falha maior.

Anônimo disse...

Enviada à Previ: Num momento em que tivemos a suspensão do pagamento do BET, que estava programado para até dezembro/14 e também a volta da contribuição mensal, sujeitando-nos a uma redução mensal de aproximadamente 25% de nossos benefícios (1/4), sob alegação de que o resultado estava aquém dos 25% da Reserva de Contingência, apesar de o superávit de 25 bilhões de reais, consideramos que a aprovação do bônus de 500 mil reais aos Diretores é um ato imoral sob todos os aspectos, ainda mais que o resultado menos expressivo é fruto da má gestão/aplicação dos recursos que pertencem exclusivamente aos assistidos.

Blog do Ed disse...

Estimado colega Rossi
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Não sabia de nada do que o colega explicou, exceto que o dinheiro da Reversão de Valores (QUE NÃO DEVE MAIS EXISTIR, não sei se ainda existe contabilizado para o BB...)não estava saindo da PREVI todos estes três anos passados, mas, como explicou o Procurador da República, podia sair com apoio na Resolução CGPC 26. Sei também que andaram dizendo por aqui, que aquele dinheiro contabilizado como Reversão de Valores para o BB, andou pagando até contribuição à PREVI para gente que nem administrador da PREVI é. Isso é muito sério!... E pode INDICAR muita outra coisa... É preciso que se permaneça muito atento e que se exija PLENO ACESSO JÁ. Obrigado, colega Rossi. Pelo menos, a minha pergunta reclamação provocou sua volta ao blog...
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Pelo que entendi, essa é a relação dos beneficiados com o voto minerva:

DAN CONRADO, PAULO ASSUNÇÃO, RENE SANDA, MARCO GEOVANNE, VITOR PAULO e MARCEL JUVINIANO.

O palácio de cristal se tornou uma mina de diamante para os diretores sindicalistas do PT.

Tá tudo dominado!!!!!

Anônimo disse...

O diretor de planejamento eleito atual pertence ao Plano Previ Futuro.
Vai planejar também o plano PB1 que teoricamente terminaria com o ultimo participante "assistido", recebendo os centavos.
Porque colocar um participante de um plano diverso do nosso (PB1), na administração/planejamento?
Não parece meio estranho?
Não vale o argumento que também administramos o Previ Futuro.
Com o retorno do João Rossi Neto, o assunto poderia ser considerado para discussão.

Anônimo disse...

Voltando ao Bônus.
Ele será pago também em 2014 ?
Faz parte da remuneração aos diretores indicados pelo BB, mas, também os outros eleitos recebem.
Esse bônus existe desde 2005, não é mesmo ? Foi turbinado agora.
Os novos diretores (eleitos e indicados ) também receberão nos próximos exercícios?
Já saíram em defesa do bônus pelas redes, inclusive nominando como demagogia sua discussão.
Quem será que defende um fato "legal, porém imoral ? Os beneficiados ? As pensionistas ?
Os endividados ? Os sem BET ?
Só queria entender...

Anônimo disse...

Prof. Ari,

veja o email que recebí da unidadebb.

que justificativa de imoralidade.

Mando-lhe para se inteirar do que está havendo do paralelo.

james

Em Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014 7:42, UnidadeBB escreveu:




Demagogia ajuda a cuidar da Previ?

A demagogia tem sido utilizada com frequência como arma política. Vale a pena trazer aqui uma definição encontrada no Wikipédia sobre o assunto:

"Demagogia é um termo de origem grega que significa "arte ou poder de conduzir o povo". É uma forma de actuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político1 ou outras vantagens correlacionadas.

É a estratégia de condução político-ideológica, valendo-se da utilização de argumentos apelativos, emocionais, racionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais2 para proveito próprio.

Em geral, a demagogia está relacionada à negativa da deliberação racional, fazendo uso de uma das falhas da democracia, qual seja, manipular a maioria pelo uso de aparentes argumentos de senso comum entremeados com disjunções falaciosas, prática esta que remonta já à Grécia antiga, muito embora sem conotação negativa a princípio."

A "denúncia" de que os dirigentes da Previ vão receber um bônus (totalmente legal, previsto na política de remuneração aprovada pelo Conselho e alinhada com a política de remuneração do BB) se insere nesta categoria de "demagogia".

Embora não seja assunto novo (o bônus existe há anos e nunca foi tratado como segredo), o denunciante aproveita um fato para explorar o sentimento dos que ganham menos contra os que ganham mais para fazer disto uma batalha política.

Algumas perguntas podem e devem ser feitas em torno deste assunto para ajudar a cada um pensar sobre ele:

1. Os dirigentes e funcionários da Previ deveriam receber menos que os dirigentes e funcionários do BB em posições equivalentes?

2. A remuneração dos dirigentes da Previ está em descompasso com a remuneração dos dirigentes de outros fundos de pensão? (adianto a informação de que a Previ, mesmo sendo disparadamente o maior fundo do país, tem sua remuneração abaixo da média dos demais fundos).

3. Os resultados da Previ, que situam-se entre os melhores entre todos os fundos, justifica uma penalização aos dirigentes e a suspensão do bônus?

4. O montante de remuneração dos dirigentes afeta de alguma maneira as finanças da Previ ou é desproporcional a sua despesas?

5. Os dirigentes de outras entidades vinculadas ao BB e seus funcionários praticam qual política de remuneração?

6. Pensar nestas perguntas e procurar respostas para elas ajuda a pensar na lógica e nas razões que levaram o denunciante a se manifestar.

A "demagogia" tem um importante efeito: serve para desviar a atenção de assuntos e temas relevantes e para inibir o debate baseado em dados. Os demagogos podem até obter vitórias políticas (e com frequência isto acontece), mas raramente geram resultados melhores (para o coletivo) do que aqueles que eles denunciam. O que não os impede de continuar com a demagogia, pois é só isso que sabem fazer.

Acesse: www.unidadebb.com.br




NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...

CARTA ENVIADA A DAN CONRADO, VIA SEDEX:
"SR. DAN CONRADO,
SUA MENSAGEM NO SITE ASSIM COMO DE TODOS VOCES AIH NA PREVI, TAMBEM EH COMPLETAMENTE CHEIA DE "MEIAS VERDADES". OQUE ESTAH DEIXANDO OS VERDADEIROS DONOS DA PREVI, APOSENTADOS, FUTUROS APOSENTADOS E PENSIONISTAS ENOJADOS EH A GRANDE IMORALIDADE DE SUA DIRETORIA EM DEIXAR OS QUE VERDADEIRAMENTE DEVERIAM SER BENEFICIADOS (APOSENTADOS E PENSIONISTAS) EM SITUACAO DE MISERIA COM A RETIRADA PREMATURA DO "BET" E A VOLTA DO RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUICOES MENSAIS, COM A MENTIROSA ALEGACAO DE "DEFICIT" E AO MESMO TEMPO, COM FESTAS EM CAMBORIU, APROVANDO BONUS MILIONARIOS AO SENHOR E SEUS "AUXILIARES", CUJOS ENRIQUECIMENTOS FINANCEIROS ESTAH MUITO CLARO. ISTO EH UMA IMORALIDADE QUE NAO TEM TAMANHO. NOS, IDOSOS, ESTAMOS DE "CHAPEU NA MAO" PEDINDO DINHEIRO EMPRESTADO A PREVI (O RIDICULO EMPRESTIMO SIMPLES QUE NEM TODOS PUDERAM TIRAR) E RECORRENDO A AGIOTAS PARA PODERMOS SO-BRE-VI-VER. SIM, SENHOR, SOBREVIVER. ENQUANTO ISSO UMA DUZIA DE VOCES AIH DA DIRETORIA E SEUS "EXECUTIVOS" ESTAO "SACANDO" BONUS MILIONARIOS DO FUNDO POIS ISSO "EH LEGAL", AMPARADO POR "LEIS COMPLEMENTARES" SABIDAMENTE TAMBEM IMORAIS. O SENHOR E SEUS PARCEIROS NAO TEM VERGONHA DISSO? EH LOGICO QUE NAO. O IMPORTANTE EH ENGORDAR SUAS CONTAS BANCARIAS QUE GARANTAM TRANQUILIDADE PARA SUAS VIDAS E SEUS DESCENDENTES.
SOH FALTA O SENHOR DIZER PARA OS IDOSOS MISERAVEIS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI: "SE VOCES NAO TEM PAO, COMAM BRIOCHE", FRASE MUITO CONHECIDA DA PRE REVOLUCAO FRANCESA, QUANDO A CORTE SE BANQUETEAVA ENQUANTO O POVO CACAVA RATOS PARA SE ALIMENTAR. A IMAGEM EH A MESMA, O QUADRO EH O MESMO.
COERENCIA EH O QUE OS SENHORES PROPOSITADAMENTE NAO TEM. IMORALIDADE ENTRETANTO ESTAH SOBRANDO PARA TODOS VOCES. EH LOGICO QUE UM BONUS DESSA MAGNITUDE E AINDA RETROATIVO A DOIS ANOS ATRAS OS DEIXARAH MAIS RICOS. PARABENS! FACAM O SENHOR, SEUS "AUXILIARES" E SUAS RESPECTIVAS FAMILIAS BOM PROVEITO DESSE DINHEIRO. POREM, FAZEMOS VOTOS QUE DEUS, A CADA MOMENTO DE SEUS "FESTINS COM ESSE DINHEIRO" COLOQUE EM SUAS MEMORIAS A NOSSA SITUACAO DE PENURIA.
SOMOS IDOSOS MAS NAOS SOMOS IDIOTAS. SABEMOS MUITO BEM PARA QUEM A PREVI EXISTE NOS ULTIMOS 12 ANOS, COM TODOS ESSES "ACERTOS LEGAIS" QUE VISAM SOMENTE UMA MAO DE DIRECAO: O INTERESSE DOS QUE ESTAO NO PODER.
NIVALDO ELIAS DOS SANTOS - MATR. 7.578.360-6

Ari Zanella disse...

Salvador (BA), 15/08/2014.





À Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI




Sr. Presidente,



Eu, EBENÉZER WALTER ARAUJO DO NASCIMENTO, matrícula 2.580.800-1, associado dessa PREVI (Plano I), mesmo considerando que o Estatuto do Interventor cassou as prerrogativas do Corpo Social, embora se utilize de consultas e plebiscitos, quando interessa ao patrocinador, registro meu voto contrário à concessão de qualquer bônus a Diretores da PREVI sob qualquer critério ou qualquer justificativa.



Ao mesmo tempo, manifesto meu apoio ao voto “NÃO” à CONCESSÃO DE BÔNUS A DIRETORES, consignado pelos Conselheiros Deliberativos Eleitos em reunião deliberativa de 31.07.2014.






________________________________

Ebenézer Walter Araújo do Nascimento

Matr. 2.580.800-1

Anônimo disse...

Caro Prof. Ari: o que é "ativos que o Banco tem a receber da Previ"...?
Seria 50% do que sobra no final do plano? Vai sobrar ?
Quando o Banco contribuía como patrocinador (3x1, 2x1..), tinha incentivos fiscais tipo IR nessas contribuições ?
Será pela sobra que estão reduzindo benefícios (BET) e retornando contribuições, corrigindo benefícios pelo mínimo ?

Anônimo disse...

Vejam no site da PREVI as explicações do Presidente Dan Conrado,que infelismente não convencem os participantes. É muita cara de pau. A imprensa tem que continuar publicando os desmandos na Previ.Esta semana já fui ameaçado pelo jurídico do BB a quitar meus Cdcs. Querem matar os aposentados de fome Vou ter que entrar na ação dos 30 por cento.

Ari Zanella disse...

13:42

É tudo o que sobrar do PB1 quando sair o último beneficiário. Isto inclui dinheiro em caixa, imóveis, participações, ações, e muito mais.

tarcisio augusto bulhoes martins disse...

Prof. Ari, boa tarde. Esse presidente da previ, com esse nome(?) insignificante, é um tremendo 171, como se diz na gíria da malandragem; agora novamente tenta explicar o inexplicável, revestindo de (IN)legalidade as injustiças arquitetadas pelos velhinhos trambiqueiros, contra os inocentes e laboriosos diretores. Mais esta pérola postada hoje no site da previ.... não da mais, chegaaaaaaaaaaaa. Tarcísio.

Anônimo disse...

Mestre Ari,

Na sua opinião, essa situação para quem esta dentro da Previ como é seu caso, agora suplente do conselho consultivo do PB-1, mancha a imagem da instituição como apregoa o Presidente Dan Conrrado.

Numa mudança de Governo, mesmo que a atual mandatária fique no cargo, esse Presidente deve sair pois na sua gestão fez muita lambança.

Ele mesmo na sua nota diz que grupos dentro da Previ estão descontentes com o fim do BET, e na opinião dele claro que quem ganha um bônus de meio milhão nunca vai ficar descontente.

Mais uma vez fez como rolando lero, amado MESTRE.

Anônimo disse...

Ari,

O Marcel J. Barros não lhe confidenciou mais nada a respeito da revisão do ES.

Anônimo disse...

A nova manifestação do Presidente da PREVI alterando a denominação do "bônus" para "verba variável" é simplesmente desastrosa. Quer tapar o sol com uma peneira. E porque não adota de imediato o teto para os estatutários, matéria já pacificada pela PREVIC?

Anônimo disse...



Mestre Ari, é sempre um prazer ver o colega João Rossi neste minifún-
dio pois o mesmo é um bravo defensor de nossa causa, mas uma coisa
me deixou preocupado ! Nem sei se devo falar já que o goiano não
é de brincadeira. Decidi falar pois sabemos que o João não tolera
injustiça, baixaria e compadrismo como vem fazendo o BB e a PREVI ao
liberar um abono aos diretores, num momento totalmente ilógico e a -
cintoso , apos cometer outras agressões ao código de ética. Mas vamos
ao assunto : se essa vermelhidão no rosto do J. Rossi for raiva nós
temos de tomar uma providência (atenção gente : não é a pinga ! )
senão perdemos o caro companheiro. Para tranquilizar os colegas mais
tensos, quero dizer que o rubor pode ser o sol em demasia nas lides
diárias no seu latifúndio, pois Goiás não tem sítios .Para terminar
este monólogo tomara que seja resultado de um bom vinho , tendo em
vista que a arroba do boi subiu com a chegada aqui dos russos. Por
falar em vinho vou comemorar a volta do João com uma taça do nacio -
nal. Para finalizar parabens ao Ebenézer pela sua insólita manifesta-
ção, que faço minha também.Um abraço,DivanySilveira-SeteLagoas-MG

Anônimo disse...

Professor Ari,
Acho que tudo isso que a diretoria está fazendo contra nós é por vingança. Eles perderam as eleições, e por isso estão se vingando. Acho que eles só vão deixar de nos torturar se todos os membros da chapa 3, vencedora, renunciarem. Se nenhum membro da chapa 3 vai receber essa bolada milionária, que tal a ideia de todos colocarem a disposição os seus cargos. Seria por uma causa nobre!!!

Anônimo disse...

15/08/14 14:25 Quer saber entre com a ação dos 30% Ja fiz isso e o juiz me deu causa ganha.Não perca mais tempo

Anônimo disse...

13:42 e 14:28 hs.
Ari, então fazendo mesmo força pra sobrar imóveis dinheiro, aeroporto, costa do Sauipe e muito mais.Vamos rachar logo esse bitelo de patrimônio antes que o BBGuloso pegue tudo no final.Entrego minha parte com desconto de 10% desde que paga a vista e não como iriam pagar o bet.rsrsrsrsrsrsrsrsrs!

Anônimo disse...

Professor Ari como faço para entrar com a ação de 30%,quais são os documentos?grata Sandra

Anônimo disse...

Colega Ari,
Esses pau-mandados do BB, aliados a traidores, descumpriram o Código de Ética.
Veja o que consta no item 8.2 - os relacionamentos externos:
8.2.3 - O relamento com o Patrocinador caracteriza-se pela colaboração, consideração e parceria mutua, zelando sempre pelos interesses dos PARTICIPANTES.
Reunirem-se, secretamente, para deliberarem matéria de interesse próprio, sem perspectiva de derrota, é interesse cos Participantes?
Cedidos ou eleitos, a incumbência principal desses funcionários é demonstrar a capacidade, profissionalismo, ética, honra e outros adjetivos, para com os participantes.
O que fizeram traíram, inclusive, o principio de boa governança, tão apregoado pelos mesmos.
Governança para fins espúrios.
na

Anônimo disse...

Enquanto isso, vamos ficar mais um mês sem salário, haja vista o débito da prestação do ES já ter sido enviado à FOPAG e não ter sido autorizado a prorrogação para diminuição das prestações.
Até quando?

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Vamos deixar de bla-bla-bla e começar a falarde um assunto muito sério: A CASSI.Que tal repassar 50% das nossas contribuiçoes à Previ eendereçá-las à Cassi...?
Outras sugestoes sao bem-vindas.

Ari Zanella disse...

Sandra,

Solicito gentilmente que acesse o nosso site:

www.anaplab.com.br

-Ações Judiciais

-Clicar sobre a última ação
AÇÃO 30% CONSIGNADO

Ali consta tudo o que você precisa saber.

Tenha um ótimo final de semana.

Ari Zanella disse...

Anônimo 15:09

Ele disse que estão batalhando para incluir os 3.000 mutuários que ficaram fora da renovação.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

O NOME DO PRESIDENTE
Estimado Professor Ari e meu caro Tarcísio, provavelmente, o nome do Presidente da Previ, Dan, seja uma variação de Dã, nada menos do que um dos filhos do Patriarca Jacó. Bala foi a sua mãe, com o consentimento de Raquel, esposa de Jacó, a qual era estéril.(Gênesis 30,1-13)
Não eu, mas a Escritura Sagrada diz que Dã era uma fera(Gênesis 49,16).
Com esse pretexto, envio a todos o melhor voto de bom e abençoado fim de semana e até segunda-feira, se Deus quiser.
Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Raquel disse: 'Deus me fez justiça, ouviu a minha voz e me deu um filho.' Por isso, o chamou Dã."
Gênesis 30,6.

Anônimo disse...

Emérito Professor ZANELLA:


O PINÓQUIO DAN CONRADO, postou no site da PREVI,com data de 15.08.14 (hoje), uma: MENSAGEM DO PRESIDENTE DA PREVI AOS PARTICIPANTES, explicando o "porquê" do BÔNUS 500. Finaliza enviando a todos um ABRAÇO (deve ser um do mais feroz tamanduá).
Como a PREVI argumenta que cumpre estritamente à lei, é tolice e perda de tempo questioná-los, O QUE DEVE SER ARGUIDO É A "CONSTITUCIONALIDADE" DA LEI (Normativos, Resoluções, Preceitos, Leis Complementares, etc.).

Anônimo disse...

Os diretores do nosso Fundo tiveram uma atuação brilhante, que culminou com a perda do BET, a manutenção do pagto. dos sem teto e o retorno das contribuições, e, em razão dos parâmetros dos "indicadores de gestão", fizeram jus ao Bônus, digo, à "remuneração variável", retroativa a 2011.
Ah bom, tá tudo explicadinho!





Angelo Christianini disse...

Após receber a mensagem do presidente, mandei para a PREVI a seguinte mensagem:

Senhor(a) ANGELO AUGUSTO CUNHA CHRISTIANINI

A PREVI confirma o recebimento da mensagem abaixo.
Aguarde nosso retorno em breve.

Gerência de Atendimento
PREVI

Esta mensagem é automática e seu retorno não é monitorado.

__________________________________________________________

Data: 15/8/2014
Tipo: Sugestão

Mensagem: Se os diretores e o presidente são indicados pelo Banco do Brasil para serem representantes dos interesses do Banco, o Banco que deveria ser o responsável pelo pagamento desses representantes,
pois os representantes da Previ deveriam representar seus associados, e zelar pelos seus interesses, e não legislarem em causa própria e pelos interesses do BB.

A questão não é o que está estabelecido e sim o que é moralmente correto. Se torna ultrajante o pagamento desses Bônus, quando há uma grande parcela de aposentados e pensionistas sofrendo pelo corte do BET e retorno da contribuição. O que é um absurdo estar aposentado e continuar contribuindo depois de uma vida toda de contribuição para uma aposentadoria tranquila e o BET deveria ter sido incorporado e não retirado.

O que se espera da diretoria da PREVI é que ela nos represente, focando sempre nos interesses do aposentado ou futuro aposentado. Faça uma gestão transparente e calcada em resultados, que gerem bônus, como gratificações merecidas ou ônus, como afastamento dos administradores que não derem resultados positivos. É necessário lembrar que todos devem ganhar, não só um grupo restrito.

Toda a diretoria da PREVI é hoje contribuinte ou já é aposentado, que no caso continua contribuindo, então deve ser alinhada ao pensamento corporativo de um mesmo grupo e lutar por esses interesses comuns, é preciso que a voz que grita por mudanças seja ouvida por nossos representantes que estão em posição de mudar o estabelicido e estes hoje diretores, saibam que hoje estão diretores mas que também fazem parte desse corpo associado e são esses interesses que devem predominar.

Grato.

Angelo Christianini


Matrícula: 755170
Nome: ANGELO AUGUSTO CUNHA CHRISTIANINI
E-mail: futchos@hotmail.com

Anônimo disse...

Colegas,

O grupo Unidadebb fala sobre "Demagogia", arma política que se vale da "utilização de argumentos apelativos, emocionais, racionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais2 para proveito próprio."

E mais ainda: A "denúncia" de que os dirigentes da Previ vão receber um bônus...se insere nesta categoria de "demagogia".

E tem mais, tá entre parênteses: ...(totalmente legal, previsto na política de remuneração aprovada pelo Conselho e alinhada com a política de remuneração do BB)."

PQP..., agora digo eu: sofisma também vem dos tempos da Grécia Antiga, e significa "Argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário."
(definição do Pliberam).

Eles, na verdade, subestimam a inteligência dos aposentados.
Lydio

Anônimo disse...

por que nada acontece de bom p os DONOS do fundo e tudo de bom acontece com os DONOS DO PODER?:???????? p os aposentados MASSACRE p os poderosos benesses q sempre tiram da cartola

Anônimo disse...

Colegas,

Acha-se em andamento a programação para um protesto no Mourisco.

Manifestei no REDE-SOS contrário à data inicialmente prevista, dia 20 agora, muito em cima da hora.

A coisa tem que ser bem preparada, precisamos de tempo para organizar um movimento forte e expressivo, não podemos correr o risco de um fracasso, senão a vaca vai pro brejo mesmo.

As associações de aposentados estão sendo instadas a se manifestarem a respeito.

A data vai ser repensada, vamos ficar atentos a esse chamamento, não podemos perder essa oportunidade de reação.

Vamos à luta, colegas, permaneçamo-nos unidos e que Deus nos ajude.
Lydio

Anônimo disse...

Trata-se de uma GRATIFICAÇÃO com preço alto para os aposentados e pensionistas do Plano 1.

O bônus de 500 mil para cada diretor nada mais é do que uma gratificação por terem antecipado o fim do BET e pela retomada das contribuições mensais dos assistidos.

Anônimo disse...

Prezado Ari e colegas,

Sinceramente, não entendi até agora a razão da votação do CD. Na carta do sr. Dan, ele diz: "O que o Conselho Deliberativo definiu nessa reunião foi o critério pelo qual o pagamento da remuneração variável é acionado. Trata-se da definição de indicadores de gestão ligados à atividade de um fundo de pensão, e cujos valores estavam previstos no orçamento de despesas administrativas."
Não se sabe quais critérios estavam em votação, etc...

Se alguém entendeu, por gentileza, explique.

Anônimo disse...

Caro colega Ari e demais colegas,

Outro trecho nebuloso da mensagem é esse:

"Não podemos atender aos anseios de determinados grupos em detrimento de outros."

O que será que ele quis dizer, e o que tem a ver isso com a imoralidade do bônus-500 mil/ano?

Anônimo disse...


O Dan se acha muito esperto e pensa que vai nos enrolar com sua habilidade na escrita. No site da Previ ele tenta justificar o injustificável.

Ari Zanella disse...


Caro Anônimo 22:30

Este era um assunto para o CD decidir porque é a instância maior da PREVI. Abaixo como votaram os conselheiros, sendo que a votação favorável veio EXCLUSIVAMENTE dos conselheiros indicados pelo BB:

Robson Rocha - BB - A FAVOR
Alexandre C. Abreu - BB - A FAVOR
Paulo R. L. Ricci - BB - A FAVOR

Rafael Z. G. Araújo - ELEITOS
(VOTOU CONTRA)
Haroldo R. Vieira - ELEITOS
(VOTOU CONTRA)
Antônio José de Carvalho - ELEITOS
(VOTOU CONTRA)

Então, o poder do voto de Minerva,

ROBSON ROCHA - BB - Tiro de misericórdia.

Anônimo disse...

Precisamos lutar pelos nossos direitos de um salário digno. Deixem esses diretores para lá, 100% para TODOS.Perdão do ES. e fim de papo

Simples assim

Anônimo disse...

Bom. Dia Prof. Ary,
Verifiquei no site da anaplab, os documentos para ajuizar a ação dos 30% conforme sua orientação. Porém surgiram algumas dúvidas: como faço para conseguir os contratos da cooperforte,BB ,Poupex,ES. Quanto tempo em média demora para que ocorra essa limitacao no contracheque. Grata Sandra

Ari Zanella disse...

Sandra,

Melhor você nos enviar email para:

atendimento@anaplab.com.br

ou

jurídico@anaplab.com.br

Que lhe retornaremos com as explicações necessárias.

Ou ainda, pode fazer uso dos telefones:

(41) 3035-2095 (Gilvan)

(47) 3026-3937 (comigo Ari)

Anônimo disse...

Na Lei Complementar não consta que o CD possa fixar seus próprios
vencimentos, bônus ou PLR. No caso de "politica geral de administração" não podem invocar esse item, para fixar sua remuneração.


Lei Complementar 108/2001

Art. 13. Ao conselho deliberativo compete a definição das seguintes matérias:

I – política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios;

II – alteração de estatuto e regulamentos dos planos de benefícios, bem como a implantação e a extinção deles e a retirada de patrocinador;

III – gestão de investimentos e plano de aplicação de recursos;

IV – autorizar investimentos que envolvam valores iguais ou superiores a cinco por cento dos recursos garantidores;

V – contratação de auditor independente atuário e avaliador de gestão, observadas as disposições regulamentares aplicáveis;

VI – nomeação e exoneração dos membros da diretoria-executiva; e

VII – exame, em grau de recurso, das decisões da diretoria-executiva.

Parágrafo único. A definição das matérias previstas no inciso II deverá ser aprovada pelo patrocinador.

Anônimo disse...

Anonimo do dia 15/08 as 14:25, poderia me informar a quanto tempo deve os CDC's do BB? estou na mesma situação desde janeiro.obgdo