BANNER

Acesse aqui!
atendimento@anaplab.com.br
Joinville/SC: (47) 3026-3937
S.J. Pinhais/PR: (41) 3035-2095

sábado, 16 de agosto de 2014

A FALA DO PRESIDENTE

     Cada um tem o direito de expressar-se como melhor lhe aprouver, cabendo ao leitor igual direito de ter suas opiniões divergentes.
     O texto escrito pelo presidente Dan Conrado traz a opinião de como o patrocinador vê a situação na PREVI, exatamente o oposto da visão do associado. Não há justificativa convincente para o trabalho dos cedidos pelo Banco. Com efeito, não são pessoas "diferenciadas" como alega o presidente:

 "Os funcionários que trabalham na PREVI são cedidos pelo Banco do Brasil, com regras estipuladas em contrato de cessão existente entre o Banco e a PREVI desde 2005. Por serem funcionários do Banco – ainda que cedidos à PREVI – as regras de remuneração têm como parâmetro as do BB, conforme a Política de Gestão de Pessoas aprovada em 2008. Nem mais, nem menos. O diferencial de ter participantes gerindo o próprio futuro e fazer com que a PREVI seja atrativa no sentido de trazer e reter talentos foram motivações desse contrato de cessão. Na verdade, acredito que este seja um dos segredos do nosso sucesso."

     Se fossem esse talento todo, a PREVI não teria cortado o BET nem tampouco seria necessário voltar as contribuições. Na verdade, o que Conrado deveria ter dito é que o BB quer gerir a PREVI, do modo dele, tanto é que a presidência e as duas principais diretorias, Participações e Investimentos, são de alçadas exclusivas do patrocinador. Administra os nossos recursos sem a nossa aquiescência, porque a Lei Complementar 108 nos tirou o direito de administrar. Os eleitos estão de mãos atadas e todos sabem muito bem desta anomalia. A PREVI já paga uma comissão acima do valor de mercado para o BB "administrar" a carteira de ações, que é feita pela BBDTVM. Além de nada retribuir à PREVI pelo direito aos créditos da folha de pagamento.

"É importante ressaltar que a PREVI é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão pagar benefícios aos seus associados. Portanto, não cabe falar em bônus, nem em participação nos lucros. Trata-se de remuneração variável aplicada de forma equivalente à do BB, conforme determina a Política de Gestão de Pessoas, atrelada a resultados mensurados com base em indicadores de gestão próprios de um fundo de pensão. Estes indicadores é que foram objeto de aprovação na última reunião do Conselho Deliberativo."

     É muito fácil mudar o rótulo dos benefícios extras, não é Presidente? A sua redação devia ser: "É importante ressaltar que a PREVI é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão pagar benefícios aos seus associados. Portanto, não cabe pagar bônus, nem participação nos lucros, nem remuneração variável."

"Vincular o término do pagamento do Benefício Especial Temporário (BET) e o retorno das contribuições à política de remuneração da PREVI é leviano. Há entre os participantes do Plano 1 focos de insatisfação porque a PREVI deixou de pagar o BET e retornou as contribuições em 2014. É compreensível que todos desejassem que tais medidas não tivessem sido adotadas. No entanto, como explicamos à época, elas foram necessárias e seguiram o que determinam as regras vigentes. Sobretudo, visaram a perenidade e a manutenção da solidez do Plano 1."

     Presidente, a vinculação é óbvia e ululante. Não há como deixar de vincular, notadamente porque o senhor mesmo diz mais adiante em sua "brilhante" explanação:

"É inverídica a afirmação de que a “diretoria recebe bônus enquanto a PREVI está deficitária”. A PREVI não está deficitária. A PREVI continua superavitária. Fechamos o ano de 2013 com mais de R$ 24 bilhões de superávit no Plano 1. O que significa que a PREVI tem, em sua Reserva de Contingência, cerca de 21% de recursos a mais do que o necessário para cumprir todos os seus compromissos previdenciários com os atuais aposentados e com todos aqueles que virão a se aposentar."

     Ora, se a PREVI está (e sempre esteve nos últimos anos) SUPERAVITÁRIA, qual o motivo de ter cortado o BET? A única condição para o BET ser cortado era um déficit de 03 anos consecutivos. Se não houve sequer um ano de déficit, como é que esta "fabulosa" diretoria anterior tomou esta decisão?  Só este fato já seria motivo para uma demissão coletiva, todavia, ainda fazem questão de recompensar , com mais de 500 mil anuais, os fenomenais diretores que pisotearam velhinhos e pensionistas marcados pelo sofrimento e por privações. É fácil defender o próprio bolso, sem cumprir o sagrado dever de atender as expectativas de milhares de associados, verdadeiros donos do plano de benefícios. Da maneira como essa diretoria "encontra" as soluções para o plano, qualquer leigo pode fazer, porque é a maneira mais fácil e simples: cortar benefícios e voltar a cobrar mensalidades.

"Cumprir normas e regulamentos é nosso dever, assim como honrar contratos e compromissos, e isto é um dos critérios pelos quais se pode avaliar a confiabilidade da gestão."

     Para Vossa Excelência, cumprir normas e regulamentos é cumprir a Resolução 26. A única que o senhor não cumpre é a LEI. A 109 é bem clara, nítida, transparente e cristalina:

    Art. 20. O resultado superavitário dos planos de benefícios das entidades fechadas, ao final do exercício, satisfeitas as exigências regulamentares relativas aos mencionados planos, será destinado à constituição de reserva de contingência, para garantia de benefícios, até o limite de vinte e cinco por cento do valor das reservas matemáticas.
        § 1o Constituída a reserva de contingência, com os valores excedentes será constituída reserva especial para revisão do plano de benefícios.
 
     O senhor entendeu bem, Presidente?
 
 

53 comentários:

Anônimo disse...

É um novelo... rs rs rs quanto mais explica mais enrolado fica!!! Ô Dan... é dando que se recebe!!!
Vai agora receber pelos peitos toda a justíssima indignação dos aposentados e pensionistas P1. A guerra só está começando!!!

Anônimo disse...


Caro Ary,

Saúde, meu colega-amigo!

É engraçado o que acontece nesse nosso Brasil... Pode ficar certo de que muitos colegas-aposentados como eu estão, a esta hora da noite, indignados com a postura desse senhor, DAN CONRADO , presidente da PREVI, a justificar-se pela aprovação dos valores a serem pagos aos gestores de nossa Associação Previdenciária que, como o Brasil todo sabe, vive às custas das suadas e franciscanas contribuições mensais de seus assistidos. E a obrigação de seus gestores, indicados em parte pelo BB, é administrá-la bem e com honradez. Deveriam era declinar do recebimento desse bônus vergonhoso que deixou um mancha indelével em suas fés de ofício. Pensa esse senhor (com minúscula mesmo!)que o aposentado e a pensionista da PREVI sejam tolos? Certamente passou pela cabeça desse senhor alguma miragem no sentido de que todos irão ficar calados, amordaçados e satisfeitos com simples justificativa postada no sítio da PREVI...(Kékékéké!!!) Para mim é uma mensagem inaceitável, diante de tantas injustiças sociais por que passam os velhinhos e pensionistas deste Brasil, sobretudo para os tempos de hoje, quando o malfeito é cobrado imediatamente de quem o fez, despontando por todos os lados e projetando-se meteoricamente pelas redes sociais e mídias jornalística e televisivas. Eu não aceito a mensagem desse senhor dirigente da PREVI e sempre estarei protestando, enquanto eu tiver no peito a força da cidadania e a pujança patriótica de um bom brasileiro, nascido no Maranhão, na terra de Gonçalves Dias, a quem "a vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar". Para mim , e acredito extensivo para outros colegas, questiona-se é o "quantum" régio , exorbitante e desleal de 500 mil reais de bônus - extraídos do arrecadado mensalmente pela PREVI dos holerites de seus associados, além dos proventos que já recebem como funcis do BB, na condição de cedidos à PREVI. Ganham mais que um ministro do STF ou mesmo um ministro da máquina administrativa do Estado Brasileiro. Sinto-me enojado com essas coisas do BRASIL!... Boa noite, meu caro amigo Ary. Passe bem juntamente com seus familiares. Obrigado pela atenção! Williams Silva - Apos. PREVI - 9.843.050.5 - CPF 003.029.533-53 - e-mail wj.silva@globo.com - Tel 86-3232-0775

Antonia disse...

Prof. Ari,
Eles estão agindo no LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE, como dizia um colega deles do BB, não seria o caso de uma intervenção urgente, já que está mais do que comprovado que eles estão aprovando em proveito dos seus BOLSOS, isto sem contar que os Diretores que fazem isso são todos indicados pelo BB e o voto de Minerva também.
Diante disso, não cabe uma AÇÃO PARA PRESERVAR OS NOSSOS RECURSOS, pois também contribuímos para formar esse patrimônio e agora só quem manda e desmanda é o Patrocinador como se fosse unicamente dele.
Está tudo errado, a PREVI não pode pagar mais um ano de BET nem continuar com a suspensão das contribuições, por que não tem recursos e pode pagar Bônus milionário a esses incompetentes.
Esse Presidente não tem a menor condição de continuar à frente de nosso Plano, vamos ao MP solicitar o seu afastamento imediato.
Penso, que se ficarmos só na CONVERSA E PROTESTO seremos dizimados como os associados da AERUS.
Temos de corrigir logo, caso contrário, cada um que entrar, com essa vantagem do voto de Minerva, irá fazendo o seu pé-de-meia, pois pouco estão se incomodando com a ética, estão muito felizes com os milhões que levarão de nosso patrimônio, estão entrando com o propósito de enriquecer às nossas custas, enquanto os ASSOCIADOS PASSAM FOME.
VAMOS QUE VAMOS, A LUTA É MAIS DIFICIL AINDA!!!!!!

ANTONIA disse...

Prof. Ari,
Fomos promovidos de velhinhos trambiqueiros, para: VELHINHOS TRAMBIQUEIROS E RETARDADOS. Prá vir com essa conversa fiada, esse presidente só pode pensar isso. Dizer que o fato é legal, pode até ser, desde que tenha RECURSOS e se tem, TIREM DESSA MESMA FONTE PARA PAGAR (de uma vez) 1 ano de Bet e Suspender as contribuições.
Só cortaram na nossa carne para abastecer a deles.
ISSO É UMA VERGONHA!!!!

Anônimo disse...

Os associados da Previ não são ouvidos quando da implantação de benefícios próprios. Do mesmo modo deveriam ser ouvidos na implantação de procedimentos que beneficiem o BB.
Se o BB deseja estender aos diretores da Previ por ele nomeados os mesmos direitos dos seus diretores, que o faça as suas expensas ou consulte os associados.
O que não dá é fazer uso do voto minerva em benefício próprio. Duvido que qualquer juiz acate essa decisão unilateral.
Celio

GILVAN REBOUÇAS disse...

AÇÃO 30% CONSIGNADO.

Informamos aos nossos associados que promovemos, em 15/08/2014, o ajuizamento de todos os documentos recebidos para instruir a ação judicial 30% consignado. Todos os participantes desta ação foram cientificados através de mensagem particular informando o número do processo e o Tribunal onde se deu o respectivo ajuizamento.

A ANAPLAB disponibilizou, em sua página na internet (www.anaplab.com.br) AUTOATENDIMENTO / MINHAS AÇÕES, o cadastramento dos processos para que os participantes possam acompanhar o andamento da sua ação, mediante acesso à página do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Nesta primeira fase ajuizamos 13 GRUPOS

AÇÕES AJUIZADAS 30% CONSIGNADO

GRUPOS PROCESSO NÚMERO DATA

1 0255276-39.2014.8.19.0001 31/07/2014
2 0264170-04.2014.8.19.0001 07/08/2014
3 0259920-25.2014.8.19.0001 05/08/2014
4 0259991-27.2014.8.19.0001 05/08/2014
5 0264220-30.2014.8.19.0001 07/08/2014
6 0264673-25.2014.8.19.0001 08/08/2014
7 0264704-45.2014.8.19.0001 08/08/2014
8 0273023-02.2014.8.19.0001 14/08/2014
9 0273199-78.2014.8.19.0001 14/08/2014
10 0274318-74.2014.8.19.0001 15/08/2014
11 AGUARDANDO TRANSMISSÃO ELETRÔNICA 15/08/2014
12 0274386-24.2014.8.19.0001 15/08/2014
13 AGUARDANDO TRANSMISSÃO ELETRÔNICA 15/08/2014

Novos GRUPOS serão formados e ajuizados à medida que recepcionarmos documentos de interessados em participar desta ação.
As demais ações patrocinadas pela ANAPLAB estão em fase de fechamento de GRUPOS, e serão ajuizadas quando atingirem a quantidade mínima de participantes.
Os associados que desejarem participar das nossas ações judiciais devem observar fielmente as instruções contidas na nossa página na internet menu AÇÕES JUDICIAIS.
Atenciosamente.
Gilvan Rebouças

Anônimo disse...

Concordamos,no plural,com você companheiro Zanella, porque acredito que todos nós, associados, não aguentamos mais tanta falta de postura e de ética no desfrute de nossa instituição, que ajudamos a construir, quando muitos desses senhores que hoje se locupletam ainda nem haviam ingressado no Banco. E, realmente, bem gerir os negócios que lhes foram confiados não é mais do que parte da obrigação de cada um, pois para isso eles já são muito bem pagos. Os aposentados e pensionista é que ficaram a ver navios.(a)Indignado com a situação.

Anônimo disse...

Caro colega Zanella,
Concordamos, no plural, com suas contestações, pois acredito, que todos nós, associados, já não aguentamos mais tanta falta de caráter e ética no desfrute da nossa instituição, que ajudamos a construir ao longo dos anos, quando esses senhores ainda nem sequer haviam ingressado no Banco, e que hoje se julgam acima do bem e do mal e merecedores de privilégios que no mínimo imoral. Bem gerir aquilo que lhes foi confiado é uma obrigação, pois para isso estão sendo pagos, não necessitando de BÔNUS, que é um cala boca por parte do patrocinador, para que se submetam aos seus interesses. Da mesma forma, zelar para os interesses dos associados, é o que todos esperamos, pois somos nós, associados, que ajudamos a pagar os salários dos Diretores.

Anônimo disse...

Bom dia ... ainda bem que temos esse Blog para ficar por dentro de tudo que se passa na Previ. Obrigada Sr Ari

Anônimo disse...

Apesar de no site constar a informação de que “O contracheque do mês solicitado ainda não foi processado”, relativamente ao mês de agosto/14, no site do Banco o interessado poderá visualizar o seu contracheque seguindo as instruções abaixo:
Contracheque da PREVI também disponível no BB
Aposentados e pensionistas podem acessar seu contracheque no site e nos terminais de Autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil. A medida passa a valer a partir deste mês de novembro e pretende levar mais comodidade a todos que recebem benefício da PREVI. As consultas também podem ser feitas tanto pelo Autoatendimento do site da PREVI e pela Central 0800-729-0505, como pelos novos canais do BB.
Veja como acessar essas informações no site e nos TAAs do Banco:
- pela Internet:
1 - Site: www.bb.com.br;
2 - acesse sua conta;
3 - agência, conta e senha de autoatendimento;
4 - Serviços e Segurança;
5 - Outros Serviços;
6 - Outras Opções - BB Contracheque;
7 - identificação do empregado/matrícula (sem dígito verificador);
8 - mês e ano.
- pelos Terminais de Autoatendimento (TAA):
1 - Consultas (serviços/extratos/comprovantes/limites);
2 - contracheque;
3 - identificação/matrícula;
4 - mês e ano;
5 - senha do cartão.


Anônimo disse...

Ora,ora!
Quem nunca fala deveria ter se calado, para não falar asneiras.
Ficou rápido em defender o indefensável.
Se tivesse o mínimo de brio fingiria de mortinho.

Anônimo disse...

Prezado Ari Zanella. Pretendo copiar ou reproduzir e enviar , via postal, para muitos colegas participantes que não acessam a Internet....Há maios de 2 anos tenho acompanhado os blogs da Chapa 3..O SEU, da Cecilia, do Medeiros, do Carvalho, e o resultado tem sido muito bom !!!...Acho que poderíamos pensar em enviar para aqueles que, por algum motivo, não acompanham o dia-dia da PREVI, as publicações mais importantes e que de alguma forma nos interessam !!!...VIA POSTAL, teríamos condições de atingir um número enorme de aposentados e certamente,o resultado seria positivo para nossos objetivos !!! QUANTOS SOMOS ??? , só os com idade superior a 55/60 anos ???...grato...Olindo Serra...No FACEBOOK.....

Ari Zanella disse...

Meu caro Olindo Serra,

Fique à vontade para reproduzir como queira e ache melhor. Tem a minha total aprovação e agradeço pelo seu esforço. Um forte abraço.

fernando disse...

Prof Ari, me surgiu uma dúvida, quanto aos CEDIDOS do BB, que já digo, não tem culpa de nada. Eles tinham direito ao BET, eles tiveram o BET cortado? Eles tinham as contribuições suspensas, eles voltaram a contribuir ?Como o BB abre mão dos melhores funcionários para a Previ , em tese? NO mais, belo texto, professor.

Ari Zanella disse...

Meu caro Fernado,

A resposta para as suas duas primeiras perguntas é SIM.

Quanto à última, só pode ser por interesse do próprio Banco, não achas?

Obrigado pelo elogio.

Anônimo disse...

O "espêlho" de agôsto ainda não está disponível no site da Previ. Será que faltaram dígitos para rodar a FOPAG deste mês devido ao contra-cheque do Dan e demais contemplados com o bônus?

Anônimo disse...

Como já disseram melhor seria ter ficado calado.Ele quer que concordemos que aqueles que estão a nosso serviço recebam salários milionários em comparação com os nossos benefícios e ainda um bônus desse valor enquanto nos foi cortado o BET juntamente com a volta das contribuições.Achar que temos que aceitar não é pedir muito Sr.Presidente? Para que a Previ precisa de funcionários tão caros?

Anônimo disse...


Postagem muito bem elaborada.

Esse blog está se torna mais importante a cada post colocado. É impossível ficar um dia sem verificar as informações nele contidas.

Parabéns mestre Ari!

Anônimo disse...

Colega Wilson Luiz você que é o maior crítico do PT poderia nos dizer se ainda temos chance de tirar estes petralhas do governo, mesmo após a morte de Eduardo Campos?

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

AÇÃO OBRIGAÇÃO DE FAZER(30% Consig.)
Prezado Professor Ari, com a sua licença, a cara colega Sandra(8:51h, na postagem "Contabilização Legal,...) deve enviar SOMENTE OS EXTRATOS e não os Contratos.
Tudo digitalizado.
Grato e PAZ E BEM!

"O Altíssimo examinará as obras que vocês praticarem, governantes e autoridades e sondará as intenções que vocês têm."
Sabedoria 6,1-11.

Anônimo disse...

Realmente o espelho de agosto.não está disponível no site da Previ. Mas o valor do crédito já aparece como lançamento futuro na conta no BB. Celio

Anônimo disse...

Paulo Beno disse...
O colega e advogado Marco Antonio (16:05) sugere que as associações que nos representam ingressem já, na Justiça, com AÇÃO CAUTELAR inaudita altera partes, trancando a distribuição do bônus.

Ocorre que, com a liminar concedida, a ré (previ) vai alegar que não foi ouvida em audiência e que não há perigo na concessão do bônus, que será em 4 parcelas, etc. e tal... (protelará)e pelo art.796 do CPC este processo cautelar é dependente de outro processo principal, de conhecimento.

[...]

estão quase dominando tuuudo...
o medo nos assombra, mas só nos resta a Justiça

Qual o melhor caminho? Não sei ainda, temos que estudar bem.

- Entretanto, o bônus talvez seja um dos menores problemas dos associados do Previ...

A nosso ver, problemas maiores têm os associados do referido fundo, mormente ao permanecerem inertes ao legitimar determinada “aposta”. Estamos aqui nos referindo à enorme alocação das reservas técnicas do fundo Previ em renda variável (aproximadamente 60%). Tudo tem uma fonte... Se a fonte seca... Piora o problema... Voltaremos ao tema ASAP. Portanto, acampamento CIVILIZADO e ORGANIZADO nas redondezas do Previ já...

WILSON LUIZ disse...

Caro Professor Ari, você está sendo injusto, o Dan Conrado tem razão quando diz que a diretoria é diferenciada. São diferenciados negativamente, nunca vi tanta incompetência, cara de pau e ganância reunidas em um grupo de pessoas.

Anônimo disse...

Com toda a arrogância, se fez essa cartinha é pq tá fedendo...

Esgotará a produção nacional de óleo de peroba PELA DIREÇÃO BB

MARINA NELES!!!!!!!!!!!!!!

WILSON LUIZ disse...


Caro anônimo, 12:46 hs., é uma satisfação ver que há mais um interessado em política, infelizmente, somos muito poucos, no universo da PREVI. Isto é lamentável, ficamos malhando o Dan Conrado, o Marcel, os diretores nomeados pelo patrocinador, esquecendo que são meros marionetes, que venderam sua dignidade a troco de salários milionários, e que não têm autonomia para fazer coisa alguma, acho que até para ir ao banheiro pedem permissão ao Banco do Brasil. A única solução para tirar estes incompetentes é política, é chutar o PT do governo.

Em uma postagem anterior, ainda quando a Dilma era franca favorita, escrevi que não achava que a eleição estivesse decidida, que o cabo eleitoral Imponderável da Silva poderia dar as caras. Infelizmente, isto ocorreu de forma trágica. Neste momento, o cenário político está como o recinto dos terminais de atendimento de um banco, que está sendo assaltado, e que é liberada aquela cortina de fumaça, não se enxerga um centímetro à frente do nariz.

Para termos uma idéia do que vai ocorrer, é fundamental a decisão do PSB em relação a seu candidato a Presidente. O ex-presidente Lula solicitou uma reunião com os dirigentes do partido, certamente pedindo para que não apresentem candidato, e apoiem a reeleição da Dilma; se isto ocorrer, provavelmente a eleição será decidida no primeiro turno, e a presidenta será a favorita. Todavia, acredito que o PSB não tem outra saída a não ser lançar Marina Silva como candidata, pois seus candidatos a governador, senador e deputado precisam de um forte puxador de votos para se elegerem, além de que qualquer outra solução pareceria, para o eleitorado, uma traição a Eduardo Campos.

Tendo Marina, Aécio e Dilma como candidatos, como ficaria a situação? Marina deve perder alguns votos de Eduardo Campos, são os conservadores que deverão passar a apoiar o Aécio, mas deverá ganhar votos de evangélicos que estão apoiando o pastor Everaldo, também tirará votos da Dilma, mas, principalmente, deverá ganhar o apoio de muitos eleitores indecisos que não se identificam com os candidatos atuais; meus netos estão entusiasmados com a eventual candidatura dela. Além disso, a forte comoção provocada pela morte de Eduardo Campos poderá atuar a favor dela.

Acredito que não há mais favoritos, qualquer um dos três pode se eleger. Não seria uma jogada de mestre do destino, se o sacrifício de Eduardo Campos ajudasse Marina ser eleita, quebrando de vez o rodízio no poder da drupa PSDB/PT, que tanto nos infelicitou, e realmente provocasse mudanças neste país?

Vejam bem, tudo que escrevi é chute de bêbado com os olhos vendados.

Anônimo disse...

Prof.Ari,
Que postagem maravilhosa!Disse tudo que gostaríamos de dizer.
Como pessoas que só pensam nos interesses próprios criam defesas que de tão absurdas se tornam ridículas.Tantos ganhos acima da nossa realidade por conta de uma competência acima do normal segundo ele.Competência seria melhorar as condições dos aposentados e não piorar a cada dia. Como dizem os especilialistas um fundo de pensão bem administrado não deve gerar nem deficit nem superavit.Se a Previ teve superavit bilionário como o Presidente informou foi por conta de tudo o que tem tirado dos aposentados e pensionistas.E isso vem ocorrendo desde a primeira alteração do plano reduzindo os benefícios e depois apresentando superavit.

Anônimo disse...

Marina Silva presidente??? A mulher só entende de floresta amazônica!!

Henrique Soares disse...

O Bônus só me incomoda, nada mais do que isso. Sinto patenteada a má fé. Lembrando uma passagem bíblica um fazendeiro contratou alguns operários para trabalharem das 06 as 18h pelo valor digamos de 100,00 para cada um. As 16h o fazendeiro observou que o trabalho não seria concluído. Contratou mais 4 operários que juntamente com os demais conseguiram concluir o trabalho as 18h. Na hora do pagamento, o fazendeiro pagou o mesmo valor para todos, o que gerou descontentamento por parte dos primeiros contratos. Um deles questionou se era justo pagar àqueles que trabalharam só por duas horas o mesmo valor que foi pago aos que trabalharam o tempo todo. Acreditando na inteligência de todos aqui do blog, deixo a cargo de cada um a reflexão. O que dói não são os "benefícios" maquiados concedidos a vagabundos. O que dói é o excesso de ma fé, de prazer mórbido em assistir com banalização o sofrimento alheio. O que dói é a tristeza sem esperança, é o desprovimento da capacidade de se ter o mínimo de um valor tão precioso chamado compaixão. E um irresponsável desse chamado por DAN acaba DANdo obedecendo critérios que habitam em seu âmago primitivo. Ele talvez ficasse baratinado se nós lhe perguntássemos qual foi o último livro que leste, qual foi a última música que ouviste. Ora DAN você está certo, bonifique quem de direito deve, pode ser bonificado. Ora DAN, revise o Plano 1, que por direito deve e pode ser revisado. Nossa montanha de dinheiro tá aí pra que mesmo? - Você quer ter um final de semana espetacular? Então massageie seu ego que fora infectado pelo vírus da vaidade. Massageie com a minha humilhação particular, meu todo poderoso, arranje um tempinho pra mim, atualize meu "ordenado" dentro de condições que me permitam viver. Prometo propagar que tal milagre foi realizado pelo senhor. Só não vou falar que ressuscitei pois estou muito vivo, mas com o direito de viver e, não só sobreviver. Então faça isso por mim agora que com certeza depois de nossas mortes não vamos nos encontrar.

Henrique Soares disse...

Anônimo das 13:59 - Essa é sua opinião. Ela conhece a floresta amazônica, conhece nossos problemas. Com certeza, os seus também, que acredito ser os mesmos nossos. E o Senhor(a) não conhece a Marina.

WILSON LUIZ disse...

Caro anônimo 13:59 hs., não é necessário ser um gênio para se fazer uma boa administração, a condição essencial é ter humildade e formar uma equipe muito competente. Neste quesito, estamos hoje no pior dos mundos, temos uma presidenta que nada sabe, cercada por auxiliares medíocres e subservientes. Bill Clinton, quando se elegeu Presidente dos Estados Unidos, era um político do Arkansas, uma espécie de Maranhão lá deles. Apesar da pouca experiência, formou uma excelente equipe de governo, o resultado é que, em seu mandato, os Estados Unidos tiveram o maior período de crescimento econômico desde 1945, e o país, em seus oito anos de governo, não se envolveu em nenhuma guerra.

Anônimo disse...

Vamos, gente, pra porta da Previ...antes que a Dilma volte, antes que seja tarde, antes que eles pensem que nos calaram! Vamos levar a mídia, os jornais alternativos, não a mídia comprada e usada por esse governo. Já disse e repito:a diretoria da Previ só faz o que o patrão manda! A união nos fará fortes!

Anônimo disse...

Este senhor finge-se de cego, surdo e mudo e não consegue convencer a ninguém , a não ser ele mesmo.

Anônimo disse...

Só vejo um objetivo imediato e mais importante nesse momento, varrer o pt do mapa, uma das coisas mais terríveis e medonhas que assolaram e assolam esse país, esse partido é a certeza do nefasto, da derrocada, e da desgraça, seja lá o que for que venha por aí, nada poderá ser pior, a cruzada maior é devolver esses seres de volta para as profundezas das trevas de onde nunca deveriam ter saído.

Anônimo disse...

Dilma/Marina nem a pau Juvenal. Uma terrorista comuna outra muito verde... não plantaremos nem colheremos mais nada, voltaremos a ser coletores vagando pelas florestas.

Não é prá falar de politica, mas o que estamos amargando na Previ é consequência disso.

Anônimo disse...

A Dilma não entende de nada e quer se reeleger

fernando disse...

Ao anonimo das 12:34, o espelho está disponível no autoatendimento ou na internet site BB.

Anônimo disse...

Poxa Henrique... vc me fez chorar.

Ari Zanella disse...

LEIAM A EXCELENTE POSTAGEM "A NOTA DA PREVI E A AUDIÊNCIA NO SENADO" no blog

www.blogdoedear.blogspot.com.br

Eis um trecho do Mestre Edgardo:

" Em resumo, a PREVI, por escrito, declara para o público em geral, através de seu PRESIDENTE, que o Plano de Benefícios 1 está não só EQUILIBRADO ECONÔMICA, FINANCEIRA E ATUARIAMENTE como possui RESERVA DE CONTINGÊNCIA, CORRESPONDENTE A 21% DESSE VALOR DE EQUILÍBRIO. E que, apesar disso, restabeleceu o pagamento de Contribuição.



Noutras palavras, a PREVI afirma que SUA META ECONÔMICA, FINANCEIRA E ATUARIAL É SUPERAR O EQUILÍBRIO ECONÔMICO, FINANCEIRO E ATUARIAL."

Rosalina de Souza disse...

Prezado Amigo Ari,

Nesta dia 16/08/2014, finalmente meu neto Helan Spassini de Oliveira esta livre, cumpriu durante 1 ano e 8 meses em regime fechado a sua pena por ter cometido um crime, foi condenado a mais de 7 anos.

Estou muito feliz, pela volta dele ao convívio da família e da volta com a vida os desafios de usuário de drogas,pois certamente o vicio adormece e com a liberdade tudo me volta a cabeça.

Mais hoje mesmo com muitos problemas, as lágrimas, tenho que desabafar, acredito na cura e na recuperação do caráter e da dignidade.

Hoje estou chorando mais é de alegria e com muita fé, acredito na sua recuperação como ser humano, e acredito mais ainda, que mobilizados vamos construir novos CAMINHOS PARA TERMOS UMA PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS.

Que essa força brote em cada um de nós para lutarmos por DIAS MELHORES, sem essa de Bônus para diretoria, eu me pergunto todos os dias se a Previ esta com 21% de reservas a mais do que todos os seus compromissos até o fim do PB-1, para que voltar a contribuir, para engordar ainda mais o Caixa do Patrocinador Banco do Brasil S/A.

Jesus prometeu:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

(Mateus 11:28-30).

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista

Ari Zanella disse...

Rosalina muito estimada,

Que as forças celestiais ajam em defesa da recuperação total do teu filho Helan, que ele possa, com a graça de Deus banir de sua vida este vício devastador. Ore sempre por ele, não se descuide sequer um minuto para que ele jamais volte a pecar. Que o Senhor Nosso Deus possa abençoar toda a tua família, especialmente teu filho Helan, para que ele se volte para Jesus Cristo e para que não peque mais, amém!

E Jesus diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14:38).

Anônimo disse...

Caro professor Ari,

Junto-me aos demais colegas para parabeniza-lo pela excelente análise do malfadado artigo.
Quando instado, logo após o primeiro artigo (o de 11 do corrente), enviei mensagem ao presidente da PREVI repudiando a atitude dos conselheiros indicados.
A PREVI deve ter recebido inúmeras manifestações semelhantes, o que teria originado a segunda investida do sr. Dan Conrado.
Alguns que clamam por intervenção estão se esquecendo de que esta seria realizada pela PREVIC, resultando inócua a nosso favor, pois tal superintendência esta nas mãos do patrocinador/governo.

Cordial abraço,
Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

Rosalina,
estamos todos alegres pela volta do seu filho. Dê a ele todo carinho que ele precisa neste momento e não esqueçam de agradecer a Deus.

Saúde e paz !

Luiz Paulo

Blog do Ed disse...

A Vida é só o presente. Faça de seu PRESENTE UMA BOA REALIDADE. Em geral, consegue-se.
Edgardo Amorim Rego

Ari Zanella disse...

Neste domingo estarei trabalhando como fiscal num concurso público do município, fora o dia inteiro. Por este motivo deixo o blog SEM moderação, contudo, não será permitido nesse dia a participação dos anônimos.
Muito obrigado.

Adaí Rosembak disse...

Ari Zanella,
Você se ultrapassou nessa nota.
Acabei de responder a um comentário em meu blog em que recomendo a leitura de seu artigo.
Parabéns.
Adaí Rosembak

Henrique Soares disse...

Wilson Luiz, ei cara, eu sou maranhense, moro aqui em São Luís. rsrsr. Você conhece isso aqui? Rapaz, não compare esta M com o Arkansas, Se o Coronel lê isso em tempos de eleições, amanhã mesmo vai sair propagando que isto aqui pode ser comparado a um estado norte americano. Isto aqui, meu irmão é o caos do caos. Se eu te contasse o que acontece aqui, juro que você não iria acreditar. Sem exageros. No que você sai na rua, você ver estampado em todos os lugares, eu disse todos os lugares, o descaso... É indescritível. Pra você ter uma ideia, só o fato de está escrevendo sobre isso aqui, me traz tanta coisa à mente, que sinto-me mal. Não venham aqui nem de visita, posso te afirmar, não vale a pena. Os Lençóis Maranhenses? Cenário da TV Globo na novela "Da cor do Pecado"? Já tem dono, literalmente, Já tem dono. Opa desculpa, mas tocaram a campainha e é um rapaz da Prefeitura, vou ter que atender. Vou conferir se minha casa ainda é minha... (Se não for, quem perde é nosso colega, meu Pai, que me emprestou pra morar. ixi)

Anônimo disse...

Há na internet, o depoimento de vários colegas dizendo que o crédito referente à cesta alimentação foi retirado dos seus espelhos e, alguns, tiveram o débito retroativo ao mês de julho. Se isso aconteceu, a maldade dos sanguessugas da Previ é maior do que imaginávamos.

Francisco

Anônimo disse...



Esse cara de boca fechada, CALADA, é um gênio como dizia o Deputado, agora Senador, Romário.

Anônimo disse...

Mestre Ari,

Nosso conselho consultivo do PB-1, se reúne de 3 em 3 meses.

No caso desse Bônus, imagino que neste mês vai haver reunião nesse conselho consultivo do PB-1.

Que medidas pode ser tomada, no sentido de impor ato ou esse conselho consultivo não tem poderes por exemplo de propor o reforço que esse bônus mesmo legal é imoral.

De onde vem essa verba para novos benefícios, já que esse Bônus pode ser considerado novo benefício a 6 colegas do Banco, e alguns ainda trabalhando na ativa, como é o caso dos 3 indicados pelo Banco do Brasil.

O Regulamento do Plano de Benefícios tem que refletir equanimidade em suas regras.

As divergências de situação entre os participantes tem que ser equalizadas.

Assim, as regras não podem determinar que para uns (a grande maioria) certas verbas sejam excluídas do salário de participação e para outros (uma minoria) não.

Em caso o Bônus, não se reverta os dois Diretores da Chapa 3 Cecília e Décio vão receber ou vão devolver esses Bônus.

Anônimo disse...

Ari,

Esse Bônus Diretoria pode ser o pagamento pela não distribuição do Superávit de 2010,2011 e 2012, de cerca de 1 bilhão de reais.

Lembro que esse superavit só aconteceu porque a Diretoria trocou títulos do governo que vencia em determinada data por títulos que vence em 2033.

Sera que esse foi o acordo para não pagar os velhinhos trambiqueiros.

Anônimo disse...

Os velhinhos não puderam renovar o ES, porque se morre quebra a Previ,para pagar o BET não tem, para acertar os salários das Pensionistas não tem, para acertar os nossas aposentadorias não tem, mas para pagar o Bonus TEM e não quebra a Previ. Somos um número de velhinhos jogados na lata do Lixo da Previ, com a única certeza de podemos colocar a cabeça no travesseiro, e dormir tranquilos e Vcs aí do Bonus ???
E ainda mais essa notícia sobre a Cassi, que vem me tirando o sono, pois paguei a vida inteira e nunca usei , agora fiquei muito doente e to usando.
Meu Deus nos ajude.
Ari seu Blog sempre ajudando ... Obrigada e que Deus o proteja sempre.

Rosalina fiquei Feliz pela volta do Helan, vou ficar aqui rezando por Vcs.

Anônimo disse...

A quem possa interessar, uma oportunidade de conhecer melhor sobre um tipo de investimento que a Previ pretende ampliar, conforme notícia de abril/14 do Estadão reproduzida no final deste post.

Fundação Getúlio Vargas
Curso online Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores
## G R Á T I S ##

O curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores é um curso completo de iniciação ao Private Equity e Venture Capital para empreendedores. Com 40 horas de duração, o conteúdo está estruturado em oito módulos que abordam os seguintes temas: Empreendedorismo e Private Equity e Venture Capital; Características Gerais da Indústria e Aspectos da Captação de Recursos; Perfil dos Negócios em Private Equity e Venture Capital; Análise dos Investimentos e das Alternativas para os Empreendedores; Processo de Investimento e Aspectos Contratuais; Gestão e Monitoramento Contínuo; Desinvestimento e Retorno e Estudo de Casos.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em consonância com sua missão de promover a execução da Política de Desenvolvimento Industrial, atua em diferentes frentes institucionais.

Por meio do subprojeto Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital, do Programa de Promoção da Política de Desenvolvimento Produtivo e do Ambiente de Inovação, a ABDI visa ampliar o acesso aos instrumentos de desenvolvimento e inovação pela indústria nacional.

Pré-requisito: Nenhum
Início do curso: Imediato
Período de inscrição: Imediato
Carga horária: 40 horas
Com certificado

Link do curso:

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Introducao-Ao-Private-Equity-E-Venture-Capital-Para-Empreendedores/OCWPEVCEAD-01slsh2010-1/OCWPEVCEAD_00/SEM_TURNO/358


PREVI QUER INVESTIR R$ 2,5 BI EM PRIVATE EQUITY ATÉ 2020
Estadão Conteúdo
Por Mariana Sallowicz e Idiana Tomazelli | Estadão Conteúdo – ter, 15 de abr de 2014

O fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, pretende investir mais R$ 2,5 bilhões em private equity até 2020 e busca reduzir a exposição em renda variável, afirmou hoje o gerente executivo André Tapajós Cunha, durante o Congresso da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap).
A Previ quer aplicar entre 2% e 3% do patrimônio do Plano 1 (funcionários mais antigos, o grupo mais numeroso) em private equity até 2020. Atualmente, o porcentual é de 0,6%.
No caso do Previ Futuro (funcionários que entraram no banco após 24 de dezembro de 1997), a intenção é subir o porcentual de 1,8% para entre 4% e 5% até o mesmo ano. O Plano 1 tem R$ 160 bilhões de ativos e o Previ Futuro outros R$ 4,5 bilhões, informou o gerente.
Segundo Cunha, a Previ quer diminuir a sua exposição em renda variável, que chega a cerca de 60% no Plano 1 e em torno de 40% no Previ Futuro. "A nossa política indica uma redução desse porcentual gradativamente", afirmou. Ele não soube precisar para quanto o porcentual será reduzido.
Para ele, o fundo ainda possui uma exposição pequena em private equity. "Lembrando que o private equity tem a função de diversificar o risco do portfólio da carteira. Essa é a nossa ideia, estar em setores aonde o índice Bovespa não tem ações, é uma forma de mitigar o risco do portfólio como um todo".
O gerente disse também que três fundos de private equity estão em processo de finalização de captação por parte dos gestores. "Estamos prontos para assinar. Já foram aprovados pela diretoria e estamos esperando a efetivação da subscrição".
A Previ possui 198.223 participantes, sendo 117.768 do Plano 1 e outros 80.455 do Previ Futuro.

Anônimo disse...

Bom dia, Prof.Ari!
Preciso falar com a Rosalina como ela fez para diminuir o valor das parcelas dos empréstimos descontados em folha. Sou pensionista e em situação semelhante, passando por grandes dificuldades.
Meu celular: 99737-0074
Obrigada. Deus nos abençoe!